Início / Onde ficar / Ouro Preto (MG) – Hotéis e pousadas na cidade histórica
pousada em ouro preto
Casarões em Ouro Preto servem como bonitas pousadas na cidade histórica

Ouro Preto (MG) – Hotéis e pousadas na cidade histórica

Neste texto temos opções para quem busca um bom hotel ou pousada em Ouro Preto (MG).

Antes de começar, vale dizer que a experiência hoteleira na antiga Vila Rica pode surpreender. Isto porque muitos dos hotéis e pousadas em Ouro Preto também aproveitam a arquitetura colonial do destino histórico.

Assim, grandes casarões coloniais viraram charmosas pousadas e hotéis na cidade, com estilo caseiro -mas de séculos passados. Além disso, há uma boa oferta de hotel estilo casa colonial em construções históricas para passar uma temporada em Ouro Preto.

Pesquise hotel e pousada em Ouro Preto pelo Booking.com

QUERO RESERVAR

Dica de hotel em Ouro Preto (MG)

Para começar, a primeira dica onde ficar é o Grande Hotel Ouro Preto (MG). Localizado no coração do centro histórico, a propriedade conta com piscina cujo destaque é o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer. Ou seja, entre as opções de lugares para ficar na antiga Vila Rica, além de pousadas em casarões coloniais, estão hotéis em solares e, claro o icônico Grande Hotel Ouro Preto.

Neste sentido, era um dos hotéis em Ouro Preto que sempre motivou curiosidade. Sem dúvida, Ouro Preto é uma cidade de soluções arquitetônicas únicas. O Grande Hotel Ouro Preto é um exemplo moderno. Projetado por Oscar Niemeyer, o hotel em Ouro Preto não tentou mimetizar o padrão colonial característico da cidade. O grande arquiteto investiu em traçados contemporâneos na época da construção do hotel, em 1938, mas que conversassem com o relevo irregular.

Arquitetura contemporânea na cidade de São Paulo

Arquitetura de Oscar Niemeyer

A ideia do hotel de Niemeyer na cidade histórica é ser uma expressão pura de “arte contemporânea, mas apresentando a necessária ligação com o ambiente local”, na descrição da Revista Municipal de Engenharia de 1942. No entanto, é preciso lembrar que a arte contemporânea de então é hoje conhecida como movimento modernista, e Niemeyer é o grande representante na arquitetura.

Grande Hotel Ouro Preto

A piscina do Grande Hotel Ouro Preto é bastante agradável para ficar na cidade histórica de MG.

Bem localizado, o hotel conta com piscina estilosa com vista panorâmica para as construções históricas e igrejas da cidade mineira. Ficamos na piscina, com drinques e petiscos nos finais de tarde. Os preços do restaurante, em comparação com outros hotéis em destinos turísticos famosos, valem a pena.

Para famílias e casais, o Grande Hotel Ouro Preto tem suítes espaçosas, com dois andares e varandinha. Em síntese, os os quartos não são extremamente luxuosos, mas exalam uma atmosfera clássica, bem ao feitio do começo dos anos 1940, quando entrou em atividade. Sem dúvida, dica de hotel bom e barato em Ouro Preto, recomendamos!

Pesquisar hotéis e pousadas em Ouro Preto

Hotel Pousada Clássica

Já uma alternativa para quem busca um hotel em Ouro Preto, barato e bem localizado, encontra no Hotel Pousada Clássica, a 40 metros da Praça Tiradentes, um dos cartões-postais de Ouro Preto, excelente opção de lugar onde ficar na cidade mineira. Além do café da manhã, o chá da tarde servido pelo hotel é bastante elogiado pelos hóspedes.

Pesquisar hotéis e pousadas em Ouro Preto

Pousada em Ouro Preto em casarões

Na sequência, para quem prefere entrar no clima dos casarões coloniais que dominam a paisagem mineira, existem muitas pousadas em Ouro Preto (MG) que aproveitam os lugares históricos para receber turistas.

pousadas em ouro preto

Casarões coloniais em Ouro Preto servem como pousadas na cidade histórica mineira.

Entre as depressões e montanhas do interior de Minas Gerais, surgiu o primeiro grande centro urbano do Brasil e a harmonia entre o traçado urbano e a geografia acidentada deu à cidade histórica mineira o título de patrimônio histórico brasileiro. Assim, hoje em dia, as construções históricas de casas em estilo colonial e solares, servem como restaurantes, museus e, claro, charmosas e rústicas pousadas em Ouro Preto (MG).

Chalés em Minas Gerais

Pousada Guignard

Para começar, uma das melhores pousadas da cisdade, próximo a atrações históricas, é a Pousada Guignard. No coração da cidade história, a acomodação tem decoração antiga clássica e está bem cuidada, sendo especialmente bem avaliada por casais em viagens a dois para Ouro Preto.

Pesquisar hotéis e pousadas

pousada em ouro preto mg

Além das atrações históricas, Ouro Preto tem programação especial em feriados e festas populares.

Pousada Gerais

Por sua vez, a Pousada Gerais a 1,5 km do centro turístico é bem avaliada para famílais, especialmente por conta do café da manhã caseiro, e quartos mais espaçosos para quem faz viagem com filhos.

Pesquisar hotéis e pousadas em Ouro Preto

Solar de Maria

Já o Solar de Maria, a 800 metros de distância do centro turístico, está instalada em uma mansão colonial restaurada. Além disso, conta com piscina e sala de TV com lareira. Sem dúvida, uma pousada em Ouro Preto que agrada famílias e casais com seus quartos confortáveis e decoração clássica.

Pesquisar hotéis e pousadas em Ouro Preto

Casa colonial na cidade histórica

Além disso, na cidade há bonitas casas coloniais para aluguel por temporada. Neste sentido, é possível alugar casas de temporada em Ouro Preto pelo Booking.com, nosso parceiro. Basta fazer um filtro nas buscas. Nós selecionamos três sugestões:

Casa Frente às Cachoeiras

Há 10 km do centro de Ouro Preto, a casa colonial Frente às Cachoeiras oferece quatro quartos, banheiro e TV de tela plana, além de cozinha equipada.

Pesquisar hotéis e pousadas em Ouro Preto

Casa com Vista Verde

Uma outra dica bacana é a casa colonial com Vista Verde, a apenas 1,1 km do centro histórico e Praça Tiradentes. A casa de temporada acomoda até quatro pessoas. São dois quartos, dois banheiros, sala de estar com TV de tela plana.

Pesquisar hotéis e pousadas em Ouro Preto

Casinha 14

Por fim, a simpática Casinha 14, bem no centro histórico de Ouro Preto. Com dois quartos, a casa colonial acomoda até cinco pessoas.

Pesquisar hotéis e pousadas em Ouro Preto

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.