Início / Dicas / Ilha das Couves – Ubatuba
praias ubatuba
Praias paradisíacas na Ilha das Couves, Ubatuba - SP | Pedro Orabona

Ilha das Couves – Ubatuba

A Ilha das Couves é um dos lugares mais visitados em Ubatuba – SP. Se você ainda não conhece não sabe o que está perdendo! Ou seja, a 2,5 km de distância do continente, a Praia das Couves faz parte de arquipélago de mesmo nome – Ilha das Couves.

Assim, com atmosfera paradisíaca, quem visita a Ilha das Couves encontra águas calmas e cristalinas, perfeitas para snorkeling com kit máscara ou prática de mergulho com cilindro. Desse modo, a Ilha das Couves é um verdadeiro aquário natural em Ubatuba (SP), com inúmeras espécies de peixes e água de tons em azul e verde esmeralda.

Ilha das Couves – Ubatuba

São duas praias para banho de mar – Praia Menor ou Praia da Terra, e a Praia Maior ou Praia de Fora. Uma dica para não ficar frustrado com o passeio, como costuma chover bastante no verão em Ubatuba, espere um dia de sol para conhecer a Ilha das Couves.

o que fazer em ubatuba - ilha das couves

Praias paradisíacas na Ilha das Couves, Ubatuba – SP | Pedro Orabona

Praia Menor

A Praia Menor, também conhecida como Praia das Couves ou Praia da Terra, é o ponto de chegada de muitos barcos e lanchas. A dica é chegar cedo para evitar aglomerações e aproveitar o dia todo na ilha. Desse modo, saindo da Praia Menor, basta seguir uma trilha de cinco minutinhos de caminhada para chegar à Praia Maior.

Sendo assim, a Praia de Fora, como também é conhecida, tem 250 metros e grande faixa de areia, sendo o ponto mais procurado para banho de mar. Leve seu kit com máscara para snorkeling para não precisar alugar na hora.

Praia Maior

A partir da Praia de Fora dá para seguir pela Trilha do Topo.

Assim, a caminhada deve ser feita com um guia credenciado – peça informações na pousada ou hotel em que estiver hospedado. Ao final da caminhada, atingimos o ponto mais alto da ilha, e cenário para muitas fotos.

Quando visitar a Ilha das Couves, em Ubatuba

Há sempre muitos banhistas que procuram fazer o passeio até a Ilha das Couves, por isso, deixe para fazer a viagem durante os dias da semana. E chegue cedo! O ideal é chegar para fazer a travessia antes das 9h da manhã.

A alta temporada de verão, que vai de dezembro a fevereiro, a Ilha das Couves fica ainda mais lotada. Por isso, se puder, deixe para ir na baixa temporada. Há mais as chances aproveitar as piscinas naturais e evitar aglomerações e praia menos lotada.

Como chegar à Ilha das Couves

Para chegar até a Ilha das Couves, em Ubatuba, é preciso ir até uma praia de Ubatuba que ofereça passeios de barcos até a ilha – Praia de Itaguá, Praia de Picinguaba, Praia do Prumirim, Praia do Lázaro e Praia da Almada. Assim, a dica é pedir Uber ou pegar um ônibus até a mais próxima de onde estiver.

Leia também: Praia do Flamengo, Ubatuba

Ilha das Couves Ubatuba

Ilha das Couves, em Ubatuba | CC

Evite ir de carro, é sempre complicado estacionar. Entretanto, muitas praias do litoral são mantidas por associações dos condomínios à beira mar. Por isso, para entrar em muitas praias é necessário passar por uma portaria, sempre com livre acesso ao público. No mais, não existe praia particular.

Para deixar o carro estacionado na rua perto das praias é quase sempre exigido cartão Zona Azul de Ubatuba. Porém, a folha do cartão vale o dia todo. Aliás, um detalhe importante para quem não conhece muito o litoral norte de SP é que 90% das ruas secundárias são de terra com muitos buracos. Por isso, saiba que quanto mais longe da beira mar, mais buraco tende a pegar nos trajetos pousada-praia.

Em síntese, além de belas praias, Ubatuba tem resorts, cachoeiras entre a Mata Atlântica e muitas outras coisas para fazer, como o Quilombo Caçandoca, em uma área que guarda a praia deserta da Caçandoquinha, além da praia da Caçandoca, ambas ótimas para relaxar mesmo na temporada de férias de verão.

Cidades próximas de Ubatuba

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.