A Ilha das Couves é um dos lugares mais visitados em Ubatuba – SP. Se você ainda não conhece não sabe o que está perdendo! Ou seja, a 2,5 km de distância do continente, a Praia das Couves faz parte de arquipélago de mesmo nome – Ilha das Couves.
Assim, com atmosfera paradisíaca, quem visita a Ilha das Couves encontra águas calmas e cristalinas, perfeitas para snorkeling com kit máscara ou prática de mergulho com cilindro. Desse modo, a Ilha das Couves é um verdadeiro aquário natural em Ubatuba (SP), com inúmeras espécies de peixes e água de tons em azul e verde esmeralda.
Ilha das Couves – Ubatuba
São duas praias para banho de mar – Praia Menor ou Praia da Terra, e a Praia Maior ou Praia de Fora. Uma dica para não ficar frustrado com o passeio, como costuma chover bastante no verão em Ubatuba, espere um dia de sol para conhecer a Ilha das Couves.

Praias paradisíacas na Ilha das Couves, Ubatuba – SP | Pedro Orabona
Praia Menor
A Praia Menor, também conhecida como Praia das Couves ou Praia da Terra, é o ponto de chegada de muitos barcos e lanchas. A dica é chegar cedo para evitar aglomerações e aproveitar o dia todo na ilha. Desse modo, saindo da Praia Menor, basta seguir uma trilha de cinco minutinhos de caminhada para chegar à Praia Maior.
Sendo assim, a Praia de Fora, como também é conhecida, tem 250 metros e grande faixa de areia, sendo o ponto mais procurado para banho de mar. Leve seu kit com máscara para snorkeling para não precisar alugar na hora.
Praia Maior
A partir da Praia de Fora dá para seguir pela Trilha do Topo.
Assim, a caminhada deve ser feita com um guia credenciado – peça informações na pousada ou hotel em que estiver hospedado. Ao final da caminhada, atingimos o ponto mais alto da ilha, e cenário para muitas fotos.
Quando visitar a Ilha das Couves, em Ubatuba
Há sempre muitos banhistas que procuram fazer o passeio até a Ilha das Couves, por isso, deixe para fazer a viagem durante os dias da semana. E chegue cedo! O ideal é chegar para fazer a travessia antes das 9h da manhã.
A alta temporada de verão, que vai de dezembro a fevereiro, a Ilha das Couves fica ainda mais lotada. Por isso, se puder, deixe para ir na baixa temporada. Há mais as chances aproveitar as piscinas naturais e evitar aglomerações e praia menos lotada.
Como chegar à Ilha das Couves
Para chegar até a Ilha das Couves, em Ubatuba, é preciso ir até uma praia de Ubatuba que ofereça passeios de barcos até a ilha – Praia de Itaguá, Praia de Picinguaba, Praia do Prumirim, Praia do Lázaro e Praia da Almada. Assim, a dica é pedir Uber ou pegar um ônibus até a mais próxima de onde estiver.
Leia também: Praia do Flamengo, Ubatuba

Ilha das Couves, em Ubatuba | CC
Evite ir de carro, é sempre complicado estacionar. Entretanto, muitas praias do litoral são mantidas por associações dos condomínios à beira mar. Por isso, para entrar em muitas praias é necessário passar por uma portaria, sempre com livre acesso ao público. No mais, não existe praia particular.
Para deixar o carro estacionado na rua perto das praias é quase sempre exigido cartão Zona Azul de Ubatuba. Porém, a folha do cartão vale o dia todo. Aliás, um detalhe importante para quem não conhece muito o litoral norte de SP é que 90% das ruas secundárias são de terra com muitos buracos. Por isso, saiba que quanto mais longe da beira mar, mais buraco tende a pegar nos trajetos pousada-praia.
Em síntese, além de belas praias, Ubatuba tem resorts, cachoeiras entre a Mata Atlântica e muitas outras coisas para fazer, como o Quilombo Caçandoca, em uma área que guarda a praia deserta da Caçandoquinha, além da praia da Caçandoca, ambas ótimas para relaxar mesmo na temporada de férias de verão.
Cidades próximas de Ubatuba
- Rio de Janeiro, RJ – a 250 km
- São Paulo, SP – a 270 km