Para quem conhece o Chile, as primeiras coisas que aparecem na mente são Santiago e a Cordilheira de los Andes; o norte e o deserto; o sul e os gelos eternos. Mas também existe um paraíso mais tropical, bem longe do continente sulamericano.
A Isla de Pascua (Ilha de Páscoa aqui no Brasil) fica a 3500 kilometros de Santiago do Chile e é usada também para ir ao Tahiti. Nao é fácil chegar.
A Latam é a única aerolinha comercial que chega a Rapa Nui (como os habitantes originais dessa ilha no Pacífico a batizaram). Mas uma viagem à Ilha de Páscoa oferece muito aos turistas e visitantes.
A Ilha de Páscoa é pequena. Tem apenas 163 kilometros quadrados e muitas pessoas que ja foram sempre dizem a mesma coisa: você pode conhecer a ilha completa em um dia.
Mas para conhecer direito e não estar correndo por todos os lugares, o ideal é estar 4 ou 5 dias. Assim também você conhece um pouquinho da cultura pascuense.
Os habitantes desta ilha tem origem polinésica e a mistura com imigrantes europeus que chegaram a ilha desde o momento do descobrimento, em 1722, provoca alguns rasgos diferentes ao acostumado.
Onde ficar na Ilha de Páscoa
Hanga Roa é a capital e principal “pueblo” da ilha. Lá ficam os hotéis, restaurantes, supermercados e lojas para comprar alguma lembranças.
Muitos pascuenses transformaram suas casas em hotéis ou hospedagens residenciais, por isso a oferta é grande. Dá para procurar hospedagem em Páscoa depois de chegar a ilha.
Quando estivemos lá, em maio, a diária para dois com café da manha fica em torno a US$ 60, aproximadamente. Quem reserva antes normalmente é buscado no aeroporto.
O aeroporto da Ilha de Páscoa fica a uns 7 minutos caminhando do centro de Hanga Roa. Algo diferente que entrega a ilha.
Alugando um jipe na ilha
A melhor forma para conhecer a ilha é alugando um jipe. Na rua principal você acha duas lojas para alugar veículos: Oceanic e Insular. As duas tem basicamente o mesmo tipo veículos: jipes todo terreno (off-road), motos tipo Vespa, motos de quatro rodas.
O melhor é um jipe por três dias. Com um bom desconto, fica em uns US$ 60 por dia. Na Isla de Pascua nada é barato. Mas vale a pena.
Os Moais da Ilha de Páscoa
Para complementar o dia 1 da viagem, caminhe pela rua principal e até a “costanera” que é a rua que está ao lado mar. Você vai ter o primeiro encontro com um Moai, aqueles gigantes de pedra que voce viu muitas vezes em revistas e na televisão.
Rapa Nui é o único lugar do mundo onde você os encontrará. Os Moais estão espalhados pela ilha inteira e você não vai cansar de vê-los.
Depois de ver e fotografar este Moai, que está ao lado do único campo de futebol da ilha (em 2009 o Colo Colo visitou a ilha e goleou a seleção local por 4×0 no ultimo jogo oficial), você chega a “caleta” de pescadores.
Lá ficam as embarcações locais. Tente ir bem cedo a caleta para ver pesca diária com peixes muito exóticos como o Mero da Ilha de Pascua.
Ali também é o local onde ficam as companhias de mergulho e alguns dos melhores restaurantes da Ilha de Páscoa.
Continuando pela “costanera” em direção ao norte, você encontrará uma piscina artificial rodeada de palmeiras e um dos mais conhecidos Moais da ilha, chamado Ahu Tahai.
Este é o único Moai com olhos originais. Nesta parte da ilha, você pode contemplar o amanhecer.
Olá, você sabe se consigo um tour por lá ou é melhor conseguir com alguma agência aqui no Brasil antes de viajar?
O Matias fez tudo por lá, mas não sabemos dar a melhor sugestão, depende do seu perfil. Em geral, eu prefiro fazer os tours com as agências nos locais.