Início / Viagens pelo Brasil / Sul / Santa Catarina / Ilha do Campeche, passeio de barco no Sul de Florianópolis
Campeche, Florianópolis - Brasil

Ilha do Campeche, passeio de barco no Sul de Florianópolis

Localizada a 1,5 km de distância da Praia do Campeche, em uma região de Florianópolis conhecida como Sul da Ilha – bem distante do centro da capital catarinense, a Ilha do Campeche é um dos lugares bonitos para conhecer em SC e um passeio de barco bacana para fazer em Floripa.

A dica é fazer a viagem bate-volta, ficar 4 horas na ilha, mas quem estiver em lua de mel pode reservar pousada ou hotel na Ilha do Campeche.

A Ilha do Campeche é a “ilha dentro da ilha”, e ainda mais cheia de magia. Há diversas inscrições rupestres que datam de 3.500 a. C. espalhadas pelas rochas, transformando o lugar em um importante sítio arqueológico de Santa Catarina, Brasil. Desde 2.000, a Ilha do Campeche faz parte do Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional do IPHAN.

O que fazer em Florianópolis – SC

Como chegar na Ilha do Campeche

Para chegar na Ilha do Campeche é preciso contratar o serviço com barcos com autorização para desembarque na ilha. Isto porque o número de visitantes é controlado, com menos de mil pessoas permitidas por dia.

Por isso, na alta temporada é importante reservar o passeio com antecedência!

Lugares para conhecer em SC

Há 3 pontos principais para se chegar na Ilha do Campeche – da Praia da Armação, Barra da Lagoa e da própria Praia do Campeche.

Saindo da Praia da Armação

Saindo da Praia da Armação, o tempo de viagem é de cerca de 45 minutos. Os preços variam de acordo com a época do ano. Confira mais informações no site da APAAPS.

Saindo da Barra da Lagoa

Com distância mais longa, saindo da Barra da Lagoa o tempo de deslocamento é um pouco maior, ultrapassa 1h de viagem de barco. Procure pela por alguma agência que trabalhe com a Associação de Empresas de Transporte Náutico da Barra da Lagoa. Acesse o site para mais informações.

Saindo da Praia do Campeche

Para quem não quer ficar muito tempo dentro do barco, é melhor fazer o trajeto saindo da Praia do Campeche até a Ilha do Campeche. Em 5 minutos você chega na Ilha. Vale lembrar que os passeios são feitos pela Associação de Botes da Praia do Campeche.

Os preços aumentam na alta temporada.

Praia da Enseada

Uma vez na Ilha do Campeche, relaxe. Aproveite as belezas naturais de um dos lugares mais lindos de Santa Catarina.

A Praia da Enseada é pequena, tem areia branquinha e águas transparentes.

Nas travessas da ilha, não deixe de agências e monitores do IPHAN/SC para fazer as melhores trilhas na Ilha do Campeche.

Para quem gosta de aventura, o Felipe do blog Santa Ilha  dá dicas detalhadas de pelo menos 5 trilhas na Ilha do Campeche:

  • Trilha do Letreiro;
  • Trilha da Pedra Fincada;
  • Trilha Norte;
  • Trilha da Pedra Preta do Sul; e
  • Trilha da Pedra da Vigia.

Portanto, não deixe de fazer um roteiro que inclua a Ilha do Campeche em sua viagem para Florianópolis!

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.