Home / Viajei (relatos) / Cartão Postal / O que fazer em Itacaré, no sul da Bahia
Em Itacaré, na Bahia, o verde da mata se mistura ao azul do mar

O que fazer em Itacaré, no sul da Bahia

Itacaré, no litoral sul da Bahia, é uma praia para entrar em contato com a natureza em praias isoladas pela Mata Atlântica e curtir uma agitada vida noturna, povoada por hippies, surfistas e mochileiros. É o mais conhecido destino turístico perto de Ilhéus e fica a 70 km da cidade, que conta com um dos principais aeroportos da Bahia.

Itacaré tem muitas coisas para fazer e praias para conhecer

As praias de Itacaré são pontuadas por coqueiros e cercadas pela Mata Atlântica

O centrinho turístico de Itacaré reúne pousadas, baratos hostels, restaurantes mais sofisticados e bares, que se concentram na rua Pedro Longo. Na alta temporada, a rua pode fechar para carros do começo da noite ao final da madrugada por causa do movimento dos bares, então leve isso em consideração na hora de reservar uma pousada. Algumas das pousadas mais baratas de Itacaré ficam justamente no centro da muvuca.

– O que fazer em Ilhéus

As praias próximas das principais pousadas e hotéis de Itacaré são as praias do Resende, com ondas, e a praia da Concha, com boa estrutura turística e mar tranquilo para nadar, mas não é uma praia bonita.

Vale a pena conhecer a Praianha, uma das mais bonitas praias do sul da Bahia

Para chegar na Prainha de Itacaré é preciso fazer trilha com belas paisagens

Mas Itacaré guarda lindas praias. A Prainha, ladeada por dois morros cobertos por Mata Atlântica e pontilhada por coqueiros, frequenta listas das praias mais bonitas do Brasil.

Em Itacaré, na Bahia, o verde da mata se mistura ao azul do mar, como na chegada à Prainha

A praia de Jeribucaçu é outra pérola desse trecho o litoral sul da Bahia. O banho tranquilo é garantido pelo rio que desemboca na praia de ondas.

Tanto a Prainha e a praia de Jeribucaçu são acessíveis por trilhas que com nível moderado de dificuldade, mas as belezas do caminho entre a Mata Atlântica do sul da Bahia garante bons momentos para quem gosta de caminhadas.

– Praias do sul da Bahia

No encontro do rio com o mar, Jeribuaçu tem lugar para nadar com tranquilidade

Para fazer as trilhas para as praias mais bonitas de Itacaré, vale a pena contratar guias para acompanhar, principalmente quem não faz parte de um grupo, não conhece a região e está levando objetos de alto valor como máquinas fotográficas.

Itacarezinho, fora do centrinho urbano, é outra bonita praia para conhecer nesse trecho do litoral baiano. A praia conta com boa estrutura e tem estacionamento de carro próximo da areia, mas não é barato estacionar ali. Muita gente deixa o carro na estrada e faz uma caminhada de cerca de 15 minutos até a faixa de areia.

Além das praias de Itacaré, vale a pena pensar em passeios de barco pela região.

Itacaré pode servir como base para um dos mais bonitos passeios de barco no litoral baiano. O passeio para Taipú de Fora na Península de Maraú é uma boa opção para conhecer em um dia as águas do Caribe baiano e suas lindas piscinas naturais.

A Cachoeira de Tijuípe, entre Ilhéus e Itacaré, no sul da Bahia

A Cachoeira do Tijuípe, entre Itacaré e Ilhéus, é outro ponto de interesse da região. A Cachoeira do Tijuípe fica dentro de uma bem cuidada propriedade particular com restaurante charmoso e outras facilidades. Com trilhas tranquilas, lugares sombreados e passeios de caiaque, a cachoeira perto de Itacaré é um lugar gostoso para passar um dia em família ou mesmo em uma viagem romântica.

Pousadas e resorts em Itacaré

Com boas opções de lugares para ficar, Itacaré tem altos preços durante a temporada de férias de verão e em festas como o Réveillon, mas existem pousadinhas mais baratas e muitas opções de hostels para quem quer economizar na viagem.

Entre as melhores pousadas de Itacaré estão a Pousada Tikuna, a Pousada Bambu e a Pousada Abaré.

O Itacaré Eco Resort, um resort em Itacaré 5 estrelas, é uma das opções de lugares para ficar com mais coisas para fazer em Itacaré e conta com serviço de shuttle do aeroporto de Ilhéus. É uma boa opção de resort para família ou mesmo resort para casal.

O Txai Resort Itacaré mistura aconchego e charme em meio a Mata Atlântica e é uma ótima sugestão de resort para lua de mel na Bahia.

About Gustavo

Vamo? Vamo! (ou não).

Um comentário

  1. Dicas maravilhosas do que fazer nesse local lindo. Fiquei encantada e com muita vontade de viajar.

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*