Para conhecer a cachoeira dos Pretos, a maior de SP, é preciso viajar até Joanópolis.
Assim, encravada num vale da Serra da Mantiqueira, a singela e acolhedora cidade de Joanópolis é o endereço certo para os turistas que buscam um pouco de paz e ar puro, longe das aglomerações das praias e o estresse das grandes metrópoles, como São Paulo, Campinas (SP) e Belo Horizonte.
Certamente, a cidade bonita e bem próxima de São Paulo, é um lugar pra lá de romântico para viagem de casal ou família. Assim, o jeito simples e pacato de uma típica cidade do interior encantam.
Afinal, o que fazer em Joanópolis é apreciar as ruas pacatas e caminhos de terra, povo simpático e hospitaleiro, carroças à tôa na praça da matriz e o coreto. Além disso, a antiga pharmácia (com a grafia antiga mesmo) e a igrejinha de São João Batista.
O que fazer em Joanópolis
Cachoeira dos Pretos
Com 154 metros de queda, o cartão postal da cidade é a cachoeira dos Pretos – uma das maiores cachoeiras de SP. Situada em área de preservação ambiental, o local abriga a nascente do Rio Piracicaba. E, ao contrário do que muitos pensam, o nome da cachoeira (dos Pretos) não tem nada a ver com escravizados. A origem advém do sobrenome de uma família de bandeirantes que morou e que ainda é dona das terras na região.

Cachoeira dos Pretos, em Joanópolis – SP | CC
Desse modo, a Cachoeira dos Pretos é uma das maiores quedas d’agua de SP, com mais de 150 m de altura. A cachoeira é indicada para a prática do rapel, mas cuidado — não é indicada para mergulho por causa da quantidade de pedras que existem lá embaixo.
Outras cachoeiras legais para nadar na região são a Cachoeirinha, que fica no caminho para a Cachoeira dos Pretos, e Cachoeira dos Pires, que requer uma caminhada de 40 minutos em trilha de nível médio.
Outro ponto de interesse é a represa do Rio Jacareí também é bastante visitada pelos turistas. Com uma área total de 50 quilômetros quadrados, o local possui vários mirantes que proporcionam lindos visuais – isso sem falar da prática de esportes náuticos como passeios de barco, jet ski, caiaque e pescaria no interior de SP.
Leia também: O que fazer em Socorro (SP)
O Gigante Adormecido
Você também não pode deixar de conhecer a formação rochosa que ganhou o nome de Gigante Adormecido – o recorte das montanhas com o céu produz uma silhueta que lembra um homem deitado.
A montanha fica na divisa com o município de Extrema (MG). Dali é possível ver diversas cidades da região. O ponto mais alto é o Pico do Lopo com 1.725 metros de altitude. Neste local existem rampas para a prática de asa delta.

Gigante adormecido | foto: Elias Gomes
Para quem curte a mata, riachos e animais, caminhadas e trekking são excelente opção – não se esqueça de levar uma câmera para fotografar as paisagens e uma garrafa com água.
Se quiser algo mais radical, opte pelo mountain bike. A cidade oferece diversas trilhas de bike perto de São Paulo (SP). Já para roteiros de jipe em 4×4 e mapas de motocross para motoqueiros, há várias rotas pelas estradas que ligam Joanópolis às cidades do sul de Minas, como Extrema e Monte Verde.
Por fim, outra atração na cidade é o resort Monte das Oliveiras. Um dos melhores hotéis de luxo de SP e um dos resorts mais próximos de SP. O resort em Joanópolis é um lugar bastante procurado para viagem de lua de mel em SP. No entanto, para férias em família, há acomodações mais econômicas em pousadas e chalés também.
Onde fica Joanópolis
Localizada a 115 km de distância de São Paulo, o acesso à Joanópolis é feito rodovia Fernão Dias (BR-381). Vá até o Km 2 e pegue a saída para Joanópolis – SP.
Cidades turísticas em Minas Gerais
Distância de Belo Horizonte (MG)
- Ouro Preto, MG – a 98 km
- Brumadinho, MG – a 55 km
- Rio Acima, MG – a 40 km
Por fim, para não errar na viagem, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.
A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!