Início / Kids - Passeios com crianças / Atividades para fazer com crianças durante a quarentena
Livros infantis são indicados para ler com crianças durante a quarentena e não é preciso comprar

Atividades para fazer com crianças durante a quarentena

Para quem tem crianças em casa, a quarentena é um desafio: encontrar atividades para fazer com as crianças, saber como lidar com ansiedades e dúvidas das crianças e dar distração e coisas produtivas para fazer em casa estão entre as coisas para pensar na quarentena por causa do coronavírus.

Selecionamos algumas dicas para quem tem crianças na quarentena e o que fazer com crianças na quarentena.

Uma das dicas dos especialistas para crianças na quarentena é não criar uma rotina muito rígida e ter cuidado com as cobranças sobre si mesmo. “É tempo de curtir o filho, fazer o que tem vontade e pensar o que pode fazer junto com a criança durante esse tempo em casa. Tomar café, trabalhar um pouco, fazer intervalos mais frequentes para estarem juntos e decidir que eles são a prioridade, porque precisam de segurança física e emocional”, sugere a psicologa Raissa Volker.

A Gazeta do Povo criou um bom material para 10 dias de atividade com as crianças, com 30 ideias do que fazer nesse período.

O jornal mineiro O Tempo também fez um bom material em vídeo com atividades e ideias para distrair os pequenos em casa durante a quarentena. São boas ideias para assistir no YouTube.

A Universidade Federal de São Carlos também fez uma ótima apostila on-line com dicas para fazer com crianças desde os bebês até as crianças maiores, de 5 anos.

Entre as dicas, está a leitura de livros, brincadeiras de desenhas, brincadeiras de faz de conta, jogos e outras coisas agradáveis para pais e filhos.

A Sociedade Brasileira de Pediatria lançou algumas orientações online do que fazer e como conversar com os pequenos durante a necessária quarentena por causa da pandemia de coronavírus.

Ler junto, uma das melhores atividades para pais e filhos fazerem junto na quarentena, ganhou um bom reforço com chancela da Organização Mundial da Saúde durante a quarentena.

O livro infantil Meu Herói És Tu – Como as crianças podem combater a covid-19 é um livro gratuito com belas ilustrações e uma história que ajuda explicar aos filhos do que se trata a doença que está sendo falada em todo lugar.

Não é preciso comprar livros infantis nem brinquedos ou jogos pela internet para distrair e melhorar o clima em casa com crianças durante a quarentena.

O que fazer na quarentena? Como passar o tempo durante o isolamento social?

Primeiro, é importante alimentar-se bem, arejar a casa com janelas abertas, tomar água, tomar sol.

Essas medidas durante o isolamento, além de diminuir o sofrimento mental, também colaboram para a saúde e aumentam a imunidade caso você venha a adoecer com o coronavírus / covid-19.

Também é importante fazer atividades físicas dentro de casa, no quintal ou em um lugar isolado, a pelo menos dois metros de outra pessoa.

No YouTube e no instagram tem vários programas de exercícios físicos para fazer dentro de casa, além de aulas como yoga, dança e outras atividades prazerosas que vão ajudar a manter o corpo em movimento e melhorar o humor durante o isolamento social necessário para enfrentar a pandemia de Covid-19.

Também sugerimos outras atividades e coisas para fazer durante a quarentena. Com o tempo, vamos organizar uma lista de coisas legais para fazer nesses dias e melhorar a saúde mental durante a crise da pandemia de Covid-19

O que fazer na quarentena: ver estrelas

Ver estrelas aproveitando menos poluição nas cidades

O nível de poluição nas cidades vai diminuir com o isolamento, sendo mais fácil observar as estrelas durante as noites de quarentena.

Vários sites e programas ajudam a encontrar as estrelas e conhecer melhor o céu durante a crise da pandemia de coronavírus.

Um dos melhores programas para usar para observar o céu é o Stellarium Web Online Map Star.

Lembre-se de suar sua localização para ter uma visão bem detalhada de como está o céu na sua cidade.

Sou observador iniciante do céu e a minha dica é começar procurando pelas Três Marias, um dos asterismas mais visíveis e conhecidos por todos no Brasil.

As Três Marias compõem o cinturão de Órion, uma das constelações mais fáceis de se encontrar no céu noturno.

A partir das Três Marias e de Órion, fica fácil encontrar Canis Major (a referência, aqui, é Sirius, a estrela mais brilhante do céu noturno), Pollux e Castor, as cabeças dos Gêmeos.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.