Início / Destinos / Lençóis Maranhenses: com o pé na areia branca entre dunas e água
A Lagoa do Peixe ainda tinha água nos Lençóis Maranhenses em novembro

Lençóis Maranhenses: com o pé na areia branca entre dunas e água

Quando ir e qual a melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses (MA) é o tema do texto a seguir.

Uma imensidão de dunas brancas brilha sob o sol muito forte. Para começar, Lençóis Maranhenses é destino de grandes aventuras entre dunas e água, com pé na areia branca. Ao nível do chão, dá para ver o tapete de areia se mexer graças ao vento que corta o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o principal destino turístico do Maranhão e uma das viagens mais legais do Brasil.

Como chegar nos Lençóis Maranhenses

Primeiramente, o destino no Maranhão é o ponto de partida para quem faz a Rota das Emoções, do Maranhão ao Ceará. Sendo assim, o roteiro em destinos do nordeste passa também pelo Delta do Parnaíba, na divisa com o Piauí, e pelo Parque Nacional de Jericoacoara.

Percorremos o roteiro da Rota das Emoções, e podemos dizer que valeu a pena pela variedade de cenários, com dunas, rios, praias, mangues, e pela riqueza cultural desses estados nordestinos.

Guia da Rota das Emoções:

Quando ir para os Lençóis Maranhenses

Fomos em novembro conhecer as lagoas azuladas e esverdeadas, a vegetação de restinga e as dunas dos Lençóis Maranhenses. No entanto, não é a melhor época. Quando ir para os Lençóis Maranhenses, então?

Os melhores meses para fazer a viagem fica entre junho e agosto, quando as lagoas estão bem cheias. Assim, o destino vira cenário ideal para quem deseja se esbaldar nas lagoas que se formam entre as dunas. De qualquer modo, a paisagem é surpreendente e nada monótona o ano todo: do tamanho e paredões de dunas até a palheta de azul do céu, tudo ajuda a formar um cenário instigante, difícil de se comparar com tudo que já vimos.

dunas Lençóis Maranhenses

As dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Fomos para os Grandes Lençóis a partir de Barreirinhas, cidade de 50 mil habitantes a 270 km de São Luís que é a principal porta de entrada do Parque Nacional.

A viagem até as dunas é tranquila e pode ser agendada na cidade. Como já dissemos acima, fizemos o roteiro da Rota das Emoções pelas paisagens brasileiras típicas do nordeste. Assim, o passeio passa pelos Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e litoral piauiense, para finalizar no Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará.

Rio Preguiças em 4×4

Nesse sentido, os veículos 4×4 que levam aos Lençóis Maranhense pegam os turistas nas pousadas e hotéis de Barreirinhas e, depois de cruzar o rio Preguiças de balsa, passam por uma estrada de areia de cerca de 12 km de percurso na areia até a entrada do parque.

Para ilustrar, o caminho até o parque já é uma aventura: o carro dança na pista de areia, em algums momentos é lambido pelos coqueiros, muricis e carnaúbas entre outras espécies que formam a vegetação da região.

Caminhando pelas dunas

Com os carros parados, é hora de andar!

Afinal com o pé na reia sentimos que não é um passeio muito tranquilo: o sol queima forte, o vento é muito forte e traz areia aos olhos, à boca, à máquina fotográfica. Desse modo, enfrentar as dunas exige esforço –mas, mesmo assim, vimos crianças curtindo o passeio.

Leia também: Como escolher os melhores assentos no avião

Lençóis Maranhenses – Quando ir

Em nossa opinião vale a pena ir o ano inteiro. Fizemos a viagem em novembro, quando as famosas lagoas que se formam entre as dunas já estão secas –restavam poucas.

melhor época para ir nos Lençóis Maranhenses

A Lagoa do Peixe ainda tinha água em novembro, apesar de não ser a melhor época para ir nos Lençóis Maranhenses.

Entre janeiro e maio é o chamado inverno, quando chove e as lagoas se formam. A partir de junho, as centenas (ou milhares) de lagoas estão cheias, pois em julho o parque fica lotado de turistas brasileiros. Já os meses de setembro e agosto é a temporada dos estrangeiros, principalmente europeus.

Em síntese, se o inverno foi chuvoso, ainda restam boas lagoas em outubro. Já os meses de novembro e dezembro são poucas lagoas, mas dá para molhar o pézinho nas poças.

melhor época para ir nos Lençóis Maranhenses

Mesmo em novembro, que não é considerada a melhor época para ir aos Lençóis, as dunas ficam cheias

Em novembro, a maior parte das lagoas já evaporou, mas ainda restam algumas (a melhor época para ir para os Lençóis Maranhenses é entre em junho e setembro para quem quer ver as lagoas). Aliás, mais cheia que visitamos, a lagoa do Peixe, tinha cerca de 1,2m de profundidade na parte mais profunda, deu até para mergulhar a cabeça e nadar.

Meses de chuva nos Lençóis Maranhenses

O destino é uma boa dica de viagem de junho a agosto para quem quer ver o cenário (após as chuvas), com as centenas (ou milhares) de lagoas entre as dunas e pegar boas temperaturas. Entretanto, em julho o lugar fica cheio, lotado, podendo incomodar o viajante que quer mais tranquilidade. Em junho, logo após a temporada de chuvas da região, mais forte entre janeiro a maio, pode ser uma boa viagem.

Nesse sentido, acreditamos que vale a pena ir fora da alta temporada brasileira, mas tem gente que prefere por causa das lagoas. Óbvio, os Lençóis Maranhenses não estão entre as viagens mais baratas do Brasil. Achamos os preços dos passeios OK, os preços de hospedagem razoáveis e os preços da comida, em Barreirinhas, bem caros. Porém, queremos voltar nos próximos anos.

Como chegar nos Lençóis Maranhenses – Barreirinhas

Para chegar aos Lençóis Maranhensenses, descemos no aeroporto de São Luís (MA), cidade cujo centro histórico é patrimônio mundial da humandade pela Unesco e na qual nos divertimos por quatro dias antes de partir para Barreirinhas.

A cidade de 50 mil habitantes no interior do Maranhão é porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e as dunas dos Grandes Lençóis.

Mapa de Barreirinhas

Portanto, da rodoviária de São Luís tem ônibus para chegar em Barreirinhas, mas, apesar de ser contra a regra dos mochileiros, vale a pena ir de transfer privador, que dá para agendar no hotel ou hostel.

Como não agendamos, fomos de ônibus, que para bastante. Saí de São Luís às 6h e chegamos em Barreirinhas às 10h30. O preço do ônibus não é caro, já o transfer um pouquinho mais e você vai direto, por isso vale a pena ir usar o transfer até Barreirinhas.

Barreirinhas

Sem dúvida, a atração turística mais famosa de Barreirinhas são as dunas dos Grandes Lençóis Maranhenses. É fácil agendar passeios pelos Lençóis a partir da cidade para quem ainda não fechou com uma agência.

Os passeios pelos Lençóis Maranhenses a partir de Barreirinhas partem em dois horários, de manhã e à tarde. Os viajantes vão de carros 4×4 por uma sinuosa estrada de areia por 12 km mais ou menos até a entrada do parque e o passeio dura o período inteiro.

Barreirinhas - Maranhão

Os 4×4 pegam os turistas em Barreirinhas

No entanto, também vale a pena descer o rio Preguiças até Caburé, na foz do rio. Aliás, esse passeio de barco passa por Vassouras, onde as dunas dos Pequenos Lençóis se deitam sobre o rio Preguiças, incrível, e pelo Farol do Mandacaru, que tem uma das vistas mais alucinantes que já experimentamos.

Pousada em Barreirinhas

Não tivemos problema para achar pousadas onde ficar em Barreirinhas, a cidade, banhada pelo rio Preguiças, gira em torno do turismo de aventura e ecoturismo. Acredite, existe até um belo resort em Barreirinhas.

Ficamos na pousada Vitória do Lopes, que tinha o melhor preço para um lugar com Internet. É uma pousada bem simples, com quarto pequeno. O café da manhã é nota 6. A pousada fica bem perto do rio Preguiças e perto da praça da prefeitura de Barreirinhas.

Sem dúvida, Barreirinhas é a principal cidade para quem quer visitar os Lençóis Maranhenses, assim recebe turistas do mundo inteiro. Dessa forma, há muitas opções de hotéis e até resorts em Barreirinhas, mas não tem hostel. Foram poucas as pousadas mais baratas nos Lençóis Maranhenses que encontramos.

Existem várias opções de hotel em Barreirinhas para quem quer sofisticação, como o Porto Preguiças Resort, que fica na beira do rio Preguiças, entre outras pousadas do tipo.

As melhores pousadas em Barreirinhas pelo Booking.com

QUERO RESERVAR

O que fazer nos Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses - Vassouras

As dunas dos Pequenos Lençóis Maranhenses em Vassouras

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está entre aqueles destinos que povoam nossos sonhos: as dunas, as lagoas, o sol rachando, o cenário dominado pela natureza, o Maranhão. Desse modo, quando programamos o mochilão de 40 dias pelo nordeste, tínhamos o Parque Nacional como o principal destino. Sem dúvida, valeu a pena!

Apesar de novembro, quando fizemos a viagem, não ser considerada a melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses, não nos arrepemos em nada. Porém, certamente voltaríamos de janeiro a dezembro para aquele lugar.

Pôr do sol nas dunas

Lençóis Maranhenses

Recomendo ir à tarde para ver o sol sumir entre as dunas

Em conclusão, os passeios turísticos de Barreirinhas mais comuns para os Lençóis Maranhenses saem pela manhã ou pela tarde. Certamente recomendamos ir à tarde para ver o pôr-do-sol colorir as dunas.

Vassouras – Maranhão

lençóis maranhenses dunas - rio Vassouras

As dunas se encontram com o rio em Vassouras

Caburé é uma praia onde venta muito, na foz do rio, uma paisagem diferente e sempre mudando por causa dos ventos. Tem alguns poucos restaurantes (caros) e pousadinhas. Leve dinheiro em nota, apesar dos lugares e restaurantes aceitarem cartão de crédito, a rede pode ficar fora do ar.

De Caburé, o passeio de barco pode voltar para Barreirinhas ou seguir para Atins, um pequeno povoado à beira-mar que vale a pena conhecer e passar uma ou duas noites.

Leia também: O que fazer no Jalapão (TO)

Farol de Mandacaru

Farol de Mandacaru - Barreirinhas

A vista do Farol de Mandacaru

Por fim, uma experiência que não faz parte do cardápio para turistas e que vale a pena é pegar o pau-de-arara de Barreirinhas para Paulino Neves, outra cidade do roteiro nos Lençóis Maranhenses. São 38 km de muitas paisagens diferentes e pequenas vilas no Maranhão. Leia nosso relato sobre esse roteiro pelo interior do Maranhão.

Além disso, existem caminhadas que cruzam os Lençóis Maranhenses e duram dias. Queremos fazer a jornada em uma próxima viagem pelo nordeste brasileiro.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.