Home / Antes da Viagem / Portugal: o guia alternativo para explorar Lisboa e descobrir Sesimbra, no litoral

Portugal: o guia alternativo para explorar Lisboa e descobrir Sesimbra, no litoral

Por Cristiane Salgado Nunes

Portugal é o país da vez da Europa! Com um aumento no turismo e na migração – tanto de brasileiros quanto de europeus – a “terrinha” oferece cada vez mais novas opções para serem exploradas nas vilas e cidades.

Mapeei alguns lugares em Lisboa para você sair do passeio turístico clichê, e ainda descobrir a região litorânea de Sesimbra, trazendo um novo olhar sobre Portugal.

Guia de viagens para explorar Portugal

Transeunte observa movimentação em Bairro Alto, Lisboa | Cris Nunes

Lisboa, Portugal: o que fazer e visitar

Paredes pixadas, varais de roupas e a paleta de cores dos muros de Lisboa compõe o cenário da cidade | Cris Nunes

Uma cidade solar. Definitivamente, Lisboa tem o melhor clima entre as capitais europeias. Mesmo com o ar de calmaria e de romantismo, entre azulejos e ruelas com os tradicionais bondinhos, Lisboa atualmente vive uma efervescente cena criativa e cultural.

Isso tem movimentado os jovens europeus, que (re)descobriram a cidade e muitos resolveram morar e empreender nela, aliado ao custo de vida mais em conta do que outras metrópoles.

Assim como muitos brasileiros têm visto Lisboa como a porta de entrada para o “sonho europeu”. De qualquer forma, esse fluxo de pessoas traz vida e movimento para a cidade, que se renova a cada dia mais, não só por parte de estrangeiros, mas dos próprios portugueses que enxergam aí novas oportunidades.

Por essas e outras, vamos mostrar por que Lisboa se tornou uma das cidades mais cool do velho continente. Esqueça de dicas sobre lugares tradicionais, como Sintra ou a Torre de Belém. A ideia é explorar a capital portuguesa como um habitante local, com dicas de cafés, restaurantes, bares e lojas que valem a visita.

Por isso, um dos destaques é a região de Marvila, marcada por um passado de caráter portuário e industrial, hoje é um dos bairros mais cool e alternativo de Lisboa – Portugal, com novos empreendimentos e atrativos.

O que fazer em Lisboa: principais atrações turísticas

Hello Kristof

Decoração escandinava no café Hello, Kristof | Divulgação

Com inspiração escandinava, esse café tem uma decoração minimalista e oferece uma bela seleção de revistas sobre arte, design, cultura e viagem enquanto se degusta as opções do cardápio da casa. Fica a dica para a torrada com avocado, tomate e pimenta rosa.

Rua do Poço dos Negros, 103

http://hellokristof.com

Pistola y Corazón Taqueria

Tacos e totopos no Pistola y Corázon Taqueria | Divulgação

O lema aqui é “comer sem vergonha”. E o que isso significa? É apreciar os tacos e burritos com as mãos, sem talheres, como manda a tradição. Na carta de drinks, diferentes opções com tequila e mezcal. À noite, o bar costuma ficar bem animado e lotado, com discotecagem que vai do rock’n’roll ao hip hop.

Rua da Boavista, 16

https://pistolaycorazon.com/pt

COMOBA Lisboa

A decoração clean e industrial do COMOBA | Cristiane Nunes

Panquecas de matchá, smoothie bowl, burritos, chocolate quente feito com leite de amêndoas. Não importa qual a opção, nesse restaurante, na região do no Cais Sodré, tudo é orgânico. Com uma decoração minimalista e industrial chique, o espaço também oferece mesas compartilhadas, que também são ótimas para quem deseja trabalhar um pouco, sem dispensar uma boa comida.

Rua de São Paulo, 99

http://instagram.com/comoba_lisboa

Dear Breakfast

Inúmeras opções para bem servido brunch no Dear Breakfast | Divulgação

O café da manhã é sua refeição preferida do dia? Pois bem, se for, esse lugar vai ser um verdadeiro achado para você.

Neste restaurante em Lisboa – Portugal, a especialidade da casa são os ovos: cozidos, mexidos, omelete, no brioche, entre outras formas. O “pequeno almoço” (como os portugueses chamam o café da manhã) é servido até as 16 horas, num espaço com cadeiras de veludo, que dão um toque arrojado para essa refeição.

Rua Gaivotas, 17

http://dearbreakfast.com

Prado Mercearia

O charmeda fachada da Prado Mercearia já chama atenção na rua | Divulgação

Com uma ambientação rústica e tradicional, a mercearia que surgiu a partir do restaurante que leva o mesmo nome é um verdadeiro charme. Os produtos à venda são uma bela curadoria do que há de melhor nacional: vinhos, queijos, mel e frutas, além de outras especiarias a granel. No balcão é possível provar os sanduíches preparados com os próprios produtos, bolos e sobremesas.

Rua das Pedras Negras, 37

https://www.instagram.com/prado_mercearia

Fauna & Flora

Opções saudáveis e deliciosas para o brinner no Fauna & Flora | Divulgação

Além de café da manhã, brunch, aqui também oferece o brinner! Já ouviu falar? É o café da manhã servido na hora do jantar (breakfast + dinner). Entre muitas plantas decorando o local e um balcão feito com as típicas portas portuguesas, o restaurante segue a linha saudável. A maioria dos pratos priorizam frutas e legumes, mas sem dispensar totalmente a carne.

Rua da Esperança, 33

https://www.instagram.com/faunafloralisboa

PARK Bar

Um dia de sol no terraço do PARK Bar | Divulgação

O rooftop é o grande atrativo desse lugar, no Bairro Alto, que costuma encher durante os dias de sol.

O acesso ao local é por um estacionamento, pegando um elevador até o último andar. Na área interna tem uma pista, e a programação pode ser acompanhada pelo perfil do Facebook. Recomendo assistir um pôr dol sol lisboeto acompanhado de um bom drink.

Calçada do Combro, 58

O Corvo

O estilo vintage do café O Corvo | Cristiane Nunes

Na região da Mouraria, em uma pracinha, um charmoso café com móveis vintage e mesinhas na rua, é uma bela parada para as subidas da região. O polvo à lagareiro é uma boa pedida para o almoço.

Largo dos Trigueiros, 15A

http://instagram.com/cafeocorvo

Escadinhas de São Cristóvão e Beco do Castelo

Os grafites nas Escadinha de São Cristovão | Cristiane Nunes

Para quem curte grafite e murais, ali na região do Castelo de São Jorge, na Mouraria, o trajeto das Escadinhas de São Cristovão e o Beco do Castelo lembram o Beco de Batman, se for para comparar com São Paulo. As ruelas sinuosas, os becos sem saída e as escadinhas te fazem perder na região, mas se prepare para boas fotos!

O que fazer em São Paulo: um SP nada óbvia

Miradouro de Santo Estevão

A vida boa em Lisboa pela vista do Miradouro de Santo Estevão | Cristiane Nunes

O Miradouro de Santo Estevão, atrás de uma igreja do século XII, que leva o mesmo nome, é um dos mais simples em termos de ambientação, mas ao mesmo tempo um dos mais tranquilos e autênticos.

Na minha opinião, oferece uma das melhores vistas, pois dá para perceber a beleza de Lisboa como uma cidade solar: o rio Tejo e lajes residenciais preparadas para tomar sol.

O que fazer à noite (e de madrugada) em Madrid, na Espanha

LX Factory

Feirinha de domingo na LX Factory | Cristiane Nunes

Um local que pertencia a uma fábrica de fiação e de tecidos no século XIX passou a ser ocupado a partir de 2008 por empresas de design e de artes, agência de publicidade, lojas e restaurantes, formando um aglomerado hype em Lisboa.

Aos domingos, acontece o LX Market: uma feirinha no espaço com novas marcas de moda, acessórios, gastronomia, entre outros.

Fica a dica para almoçar no belíssimo Taberna 1300 de culinária contemporânea, e comer um bolo no famoso Landeau Chocolate. Também não deixe de entrar na Livraria Ler Devagar, que te conquista logo de cara pelo espaço super cool.

Impossível não fotografar Livraria Ler Devagar | Cristiane Nunes

Rua Rodrigues de Faria, 103

http://www.lxfactory.com

Under the Cover

Under the Cover, espaço alternativo em Lisboa | Divulgação

Se você é amante do impresso, essa loja de revistas próxima ao Museu Calouste Gulbenkian é um achado em Lisboa. Reunindo inúmeras revistas, de vários países, sobre arte, moda, fotografia, arquitetura, viagem, design, cultura e sociedade, dá para passar o tempo e nem perceber as horas voarem!

Rua Marquês Sá da Bandeira, 88B

https://www.underthecover.pt

Centro Cultural de Belém

Guaxinim de Bordalo II, ao lado do Centro Cultural de Belém | Cristiane Nunes

Ao lado Centro Cultural de Belém, de arte contemporânea, um enorme guaxinim feito de materiais e objetos descartados, o artista português Bordalo II é conhecido por transformar o lixo em arte.

Galeria Filomena Soares

Galeria Filomena Soares | Divulgação

Saindo da região central de Lisboa, no bairro de Beato – quase chegando em Marvila – fica a galeria de arte contemporânea Filomena Soares, uma das mais prestigiadas de Portugal. Uma bela oportunidade para conhecer novos artistas portugueses.

Rua da Manutenção, 80

http://gfilomenasoares.com

Marvila, o bairro descolado de Lisboa

Antigo prédio e adega para engarrafamento de vinho em Marvila | Cris Nunes

Na foto acima, antigo prédio que funcionava para adega e engarrafamento de vinho em Marvila e se tornou espaço de coworking e para novas empresas.

Cool, hipster, alternativa… como você preferir classificar. Aqui vão algumas dicas da efervescente região de Marvila, em Lisboa – Portugal.

Onde ficar em Lisboa: os bairros mais atraentes

Refeitório do Senhor Abel

O restaurante dentro do edifício Abel Pereira da Fonseca, com bar anexo | Cris Nunes

No edifício Abel Pereira da Fonseca, servindo a típica pizza italiana, o restaurante funciona junto com o Heterônimo BAAR, inspirado no poeta Fernando Pessoa. A ligação entre o restaurante e o bar se faz através de uma pequena sala com livros. A criatividade e os detalhes desse lugar já dão uma amostra do que esperar de Marvila.

Praça David Leandro da Silva, 5

https://senhorabel.pt

Cantinho do Vintage

Aparadores, poltronas, mesas, estantes e objetos de decoração no Cantinho do Vintage | Divulgação

Um grande galpão repleto de móveis antigos, letreiros e objetos dos mais variados tipos é o paraíso para quem gosta de decoração e do estilo vintage (mesmo que você esteja só de passagem pela cidade e não vá comprar nada!).

Rua do Açúcar, 19

http://www.cantinhodovintage.pt

Café com Calma

Clima acolhedor e romântico no Café com Calma, em frente do Cantinho do Vintage | Divulgação

Com um clima acolhedor e de casa da vovó, este café faz jus ao nome da rua com seus bolos caseiros, cafés e chás. Móveis vintage compõem o ambiente que – sem ser clichê no trocadilho – inspira para apreciar um brunch ou um café da tarde com muita calma!

Nos fins de semana, o restaurante costuma ser mais cheio e com filas de espera.

Rua do Açúcar, 10

https://www.instagram.com/cafecomcalma

Aquele Lugar que Não Existe

Propositalmente sem divulgação nenhuma, Aquele Lugar Que Não Existe virou hype
pelo boca a boca | Divulgação

Sem nenhuma indicação por fora e proibido tirar fotos do local. Sem perfil nenhum nas redes sociais. Esse restaurante secreto em Marvila sintetiza bem a vibe cool da região.

Com uma decoração alternativa – mesa de sinuca e itens vintage se misturando com móveis de madeiras e lustre de caixote preso por cordas – e um cardápio que mescla culinária indiana e pizzas de sabores exóticos, certamente, é um dos lugares mais interessantes de Lisboa.

Rua do Açúcar, 89

Fábrica Musa

O tap room da cerveja portuguesa Musa | Divulgação

Mais um lugar dando peso à Rua do Açúcar em Marvila, dessa vez aos amantes de cerveja. A marca portuguesa de cerveja artesanal Musa abriu um tap room, um bar ao lado de sua fábrica de produção. Os nomes das cervejas fazem trocadilhos com figuras do rock, como a “Mick Lager” e “Red Zeppelin”. O espaço é amplo, com dois andares, e decoração industrial.

Rua do Açúcar, 83

https://cervejamusa.com/

Galeria Underdogs

Exposição do artista português André Saraiva na Underdogs | Divulgação

Mais do que uma galeria de arte contemporânea, a Underdogs é uma plataforma cultural. Além do espaço físico em Marvila com exposições, também oferece serviço de street art tour para quem quer conhecer mais da arte urbana em Lisboa. No próprio site, estão mapeados grafites e murais da cidade com seus respectivos endereços.

Rua Fernando Palha, 56

A vila litorânea de Sesimbra

Do alto da trilha, a bela paisagem da praia Ribeira do Cavalo, em Sesimbra | Cristiane Nunes

Se você está em Lisboa, mas tem poucos dias e quer conhecer as maravilhosas praias portuguesas, aqui vai a dica de um lugar perfeito para um bate-volta e pouco conhecido explorado pelos turistas quando comparado com a região de Algarve.

Sesimbra fica a cerca de 50 minutos de distância de Lisboa de carro (vale a pena alugar, é bem fácil o trajeto).

As praias próximas ao centro comercial da cidade são lindas, mas Praia Ribeira do Cavalo é um verdadeiro paraíso! Sem nenhuma infraestrutura, apenas natureza, o seu acesso é por uma trilha de mais ou menos 1 km. É recomendável fazer o trajeto de tênis, pois há muitas pedras e é preciso descer o morro, o que exige cuidado.

Verão em Portugal: A Costa Alentejana

Não há muita sinalização até o local, e a referência é o estacionamento junto ao Clube Naval. Mas com internet fica fácil chegar à praia e os carros estacionados em uma estradinha de terra batida apontam que você chegou ao lugar.

Para almoçar no centro da cidade, sugiro o restaurante Casa Matheus, que oferece os tradicionais pratos portugueses e muito bem feitos. Fica a dica para os mexilhões de entrada e o polvo de prato principal. O endereço do local é Lg. Anselmo Braamcamp, 4.

About Cris

Cristiane Salgado Nunes é jornalista, curiosa nata, e adora descobrir novos lugares. É apaixonada por fotografia, moda e street art. Trabalhou no Estado de S. Paulo e na Discovery Channel.

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*