Início / Souvenir / Inglês para aviação: livros para comissários de bordo
Qual o salário de tripulantes no Brasil?

Inglês para aviação: livros para comissários de bordo

No mundo global, falar inglês é fundamental para todo profissional, em especial aqueles que lidam com estrangeiros no seu dia-a-dia como é o caso dos comissários de voo.

No entanto, uma particularidade no ensino do idioma para estes profissionais é o vocabulário técnico que devem aprender tanto para ter um bom diálogo com os passageiros dentro das aeronaves e aeroportos, como para relacionar-se com seus colegas de outros departamentos da companhia aérea.

Livros para o comissário de voo estudar inglês

Elencamos abaixo lista de excelentes livros para o aprendizado do idioma para profissionais da aviação, bem como para você se preparar para entrevistas em inglês em companhias aéreas.

Inicie comprando um, estude, faça exercícios, confira as respostas, melhore seu vocabulário e aos poucos monte uma biblioteca para que possa sempre consultar e aperfeiçoar seu conhecimento na língua inglesa.

Usando uma metodologia moderna para o ensino do idioma inglês, este livro é de grande auxílio a aeronautas, aeroviários e aeroportuários.

O livro é dividido em três partes, com ricos diálogos e conversações utilizadas entre funcionários e passageiros, pilotos e controle de tráfego, de navegação, sobre as partes das aeronaves e dos aeroportos e ainda sobre os procedimentos usuais dos diversos profissionais que atuam nos meios aeronáuticos. O livro acompanha um CD que ajuda o aluno a se acostumar com os sons das palavras e a fazer os exercícios de cada unidade.

O conteúdo deste livro é todo fundamentado no manual de proficiência de idioma da ICAO – “ICAO Language Proficiency Requirements”; O livro ajuda a desenvolver as habilidades específicas descritas no nível 4 de idioma exigidos pela ICAO. Dividido em 12 unidades, ainda acompanha CD-ROM que oferece simulações interativas, pronúncia e exercícios extras de listening.

Outro excelente livro para o aprendizado do “Inglês para Aviação”. O livro foi projetado para ajudar comissários, pilotos e controladores de tráfego aéreo com a fraseologia padrão da aviação. O livro é auto-didata com atividades warm-up para iniciantes, dicas, pontos chave, frases úteis, etc. O livro acompanha um CD-ROM.

Este guia para comissários de voo oferece diversas dicas para quem pretende atuar na profissão de comissário de voo.

Ao contrário dos livros acima não pretende ensinar inglês para o profissional, mas como é todo em inglês ajuda na compreensão de termos utilizados no setor. Vale a pena a leitura para conhecer um pouco mais a profissão.

Escrito por Tim Kirkwood, comissário de voo da TWA, o livro é um manual para uma carreira de tripulante de cabine.

O livro aborda sobre as condições físicas e educacionais exigidas, técnicas para procurar o emprego e se sair bem nas entrevistas e seleções, entre outras curiosidades da profissão. Assim como o livro acima, não é um livro didático sobre o ensino do idioma, mas uma leitura recomendada para quem quer saber mais sobre o universo da profissão de aeronauta.

Não poderíamos deixar de indicar um dicionário específico para aviação. Afinal, para o estudo de qualquer idioma é imprescindível contarmos com a ajuda de um bom dicionário.

Esta edição contém mais de 5.000 termos usados pelos controladores de tráfego aéreo, pilotos, tripulação de cabine, equipes de manutenção, pessoal de terra e outros departamentos da companhia aérea. Este dicionário tem todas as palavras que você precisa para ficar a par dos termos utilizados na aviação.

O CD é voltado para quem fala inglês e quer aprender frases e expressões comuns no dia-a-dia de quem transita com frequência em aeroportos. É uma boa dica para quem está começando a aprender a língua.

O CD tem duração de 60 minutos e é uma maneira simples de aprender apenas o suficiente para se sair bem em situações essenciais tanto para turistas como viajantes de negócios.

Cursos online gratuitos de idiomas

As companhias aéreas recebem milhares de currículos, portanto, para enfrentar a concorrência é preciso estar preparado.

Este livro irá lhe dar diversas dicas sobre processo de seleção de tripulação de cabine. Cada aspecto é descrito em detalhes, completo com numerosos exemplos e dicas desde a elaboração do currículo, maquiagem, perguntas que são feitas com mais frequência, até como entrar e sair da sala das entrevistadoras.

Voltado para aqueles que procuram uma oportunidade na aviação, este guia contém todas as informações necessárias para se preparar para uma entrevista de emprego em companhia aérea, bem como aconselhamento sobre as mudanças de estilo de vida e os desafios que acompanham este plano de carreira. Ainda é dado um breve histórico da profissão e exemplos da rotina de trabalho.

Neste livro você vai compreender melhor a carreira de comissário de bordo e saber o que todas as companhias aéreas procuram em um candidato a esta profissão. Este livro ajudará você nas fases decisivas das seleções em companhias aéreas, dando dicas sobre dinâmicas em grupo e entrevistas em profundidade.

Aeromoça – é um ótimo livro para todos que são apaixonados pela profissão de comissário de voo. O livro celebra e relembra de forma elegante a época em que viajar de avião era chique e todos consideravam as aeromoças seres fascinantes, um símbolo gracioso da mulher moderna.

O livro decola com uma introdução esclarecedora sobre a história da profissão de aeromoça e é embalado com fotografias antigas (vintage), trata sobre cursos de formação, histórias e curiosidades sobre o voo, publicidades antigas, além de muitas e muitas fotos de aeromoças.

É um livro que combina a pesquisa acadêmica de uma monografia e uma narrativa atraente, repleta de ilustrações de um best seller.

A autora escreve o texto com clareza e inteligência. O livro traz uma significativa contribuição para nossa compreensão do trabalho das aeromoças em paralelo ao feminismo da época, tornando a obra um conjunto de pesquisa, história e emoção que contesta a noção de que o feminismo foi essencialmente um movimento de classe média branca.

Salto agulha, minissaia, cabelos sempre com corte e bem arrumados, novas tecnologia e lugares exóticos e turísticos fazem parte do estilo de vida cosmopolita das aeromoças e comissários de voo.

Neste livro é possível saber sobre quase toda a história da companhia aérea australiana Qantas, especialmente dos uniformes utilizados por seus tripulantes ao longo dos anos. A autora explora a indústria da moda da Austrália, comentando sobre diversos estilistas famosos como Emilio Pucci e Yves Saint Laurent.

O livro ainda traz importantes informações sobre etiqueta e protocolo, uma vez que é sobre moda e todo comissário de voo precisa de uns toques sobre etiqueta.

O livro voa alto e consegue captar diversos aspectos da vida, rotina e estilo de vida dos comissários de voo e aeromoças. Apresenta interessantes gráficos e imagens.

O livro ganha valor ao passo que foi escrito por alguém que viveu a aviação como poucos. A aeromoça Amanda Callaway relembra os tempos em que voar era algo fascinante, ser aeromoça era o mesmo que ter um convite VIP para usufruir de vários benefícios.

Claro que sempre há um preço a ser pago. Descubra lendo este interessante romance. Encoste seu assento na posição vertical, relaxe e aproveite o nosso voo.

Tripulantes da Gol

É um livro divertido que conta de forma engraçada as facetas da profissão de comissário de voo. Este profissional que lida diariamente com uma absurda quantidade e variedade de tipos de passageiros.

O livro conta alguns segredos dos comissários de bordo e mostra uma versão única da demonstração de segurança.

Aperte o cinto e prepare-se para uma perspectiva ímpar sobre o mundo da aviação.

Dentre as histórias mais cômicas estão o voo para Pittsburgh, na Pensilvânia, que acabou em Topeka, em Kansas. O voo que não poderia pousar em Chicago por causa do mal tempo. O voo longo que cruzava os EUA com seis bebês chorando, doze crianças gritando e três bêbados. Vale a leitura!

Neste livro, a aeromoça Marsha Marcas conta suas aventuras dentro da cabine de passageiros. Parece que todos os lugares por onde a aeromoça voava coisas engraçadas aconteciam.

Ao ler o livro, temos a impressão de que basta estarmos atrás de um trolley para nossa vida ter mais graça. A aeromoça conta de modo hilário e perspicaz sua carreira como comissária de bordo.

De voos perdidos a falta de uniformes, de um parto a bordo a difícil comunicação quando não entendemos o sotaque do passageiro, a leitura é um convite para rirmos de nós mesmos e lembrar a importância do bom humor não apenas na profissão, mas principalmente durante as turbulência da vida.

Da mente criativa de Anthony Norris vem um livro ímpar que você realmente precisa ler para se entreter no jump seat durante as horas vagas em um voo chato. Sua escala está tão ruim que nem tempo para ler um livro você tem? Não tem problema! ! Leia enquanto estiver sentado em um vaso sanitário!

Através de uma série de histórias curtas e pensamentos sobre seu primeiro ano na aviação, o autor faz divagações sobre tudo o que os comissários de bordo realmente pensam mas só ele teve a coragem de dizer.

O livro mostra o mais importante para todo tripulante – que o passageiro nem sempre tem razão. Porém, a tripulação também não está com a razão. O único que está certo é Anthony, o comissário de voo mau.

É o único livro necessário para todos que estão cheios de vontade de viajar, mas não tem um parceiro companheiro de viagem.

O autor, um comissário de voo, ajuda viajantes solitários a planejar todas as etapas de uma viagem para desfrutar de uma viagem solo de sucesso. Ele explica as vantagens de viajar sozinho, como superar o medo, lidar com diferenças culturais, poupar dinheiro em comida e alojamento, jantar sozinho, além de conhecer pessoas durante uma viagem que se faz sozinho.

Também aborda questões práticas como a melhor forma de arrumar as malas, escolha dos voos e da companhia aérea, proteger os seus pertences pessoais e lidar com a jet lag. Encorajando os leitores a mergulharem em outras culturas, este livro vai servir de inspiração para quem procura uma viagem independente.

© Conteúdo originalmente publicado no Meio Aéreo e agora parte do Muita Viagem.

Sobre Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*