Início / Na Viagem / O que fazer com crianças em São Paulo no feriado: ver e fotografar aviões
Embraer exposto em frente ao Centro Logístico da Aeronáutica | Deni Willians

O que fazer com crianças em São Paulo no feriado: ver e fotografar aviões

Já fui comissário de bordo, e algo que sempre gostei de fazer como chefe de cabine quando o avião estava em solo era incentivar as crianças a conhecerem a cabine do comandante. Acho importante incentivar a paixão das crianças pela Aviação.

Para quem tem filhos pequenos e quer dicas de lugares para ver aviões, elencamos como sugestão para o próximo feriado — 12 de Outubro (Dia das Crianças), alguns lugares onde é possível visitar museus com aviões antigos, aviões de guerra e de caça, simuladores de voo, conhecer pilotos de avião e até entrar na cabine de aviões menores.

Onde ficar perto do aeroporto de Congonhas?

Aeroporto Campo de Marte, SP

O espaço do aeroporto Campo de Marte é uma dica bem legal para levar crianças pequenas aos finais de semana. Além de réplica de um avião no teto de um dos restaurantes do entorno, é possível avistar e ver aviões e helicópteros bem de perto na pista e hangares do aeroporto.

Agora, se quiser algo mais próximo das aeronaves, leve o seu filho pequeno até o Aeroclube de São Paulo e peça gentilmente aos instrutores que passem alguma informação sobre os aviões da escola. Se o instrutor for gente boa (é sempre uma gentileza), pode até deixar você tirar uma foto da criança no avião. Mais uma vez lembramos que nem sempre é possível este contato, mas não custa tentar.

A dica é você se mostrar interessado, educado e que a criança desperte esta paixão por aviões que todo aviador tem no sangue.

Uma outra dica é conversar com o pessoal do Águia. A equipe da polícia militar é bem bacana. De novo, seja gentil e demostre interesse. (É preciso que a criança tenha interesse também, não apenas o pai).

O aeroclube fica localizado na Av. Olavo Fontoura, 650, em frente ao Anhembi.

– Pesquise opções de hospedagens perto do Campo de Marte, em São Paulo.

Hotel tem decoração inspirada na aviação

Ibis Style: hotel barato perto do Anhembi – SP

A rede de hospedagens Accor, dona da marca dos hotéis Ibis, lançou recentemente hotel temático bem legal para quem tem filhos, trabalha em aeroportos e aviões ou simplesmente é um entusiasta da aviação. É um novo conceito de hotel econômico em São Paulo, SP.

hotel Ibis Styles São Paulo Anhembi é um hotel estilizado e totalmente personalizado com o tema “aviação”. Todos os ambientes do hotel foram inspirados em aviões, aeroportos, pilotos e comissários de bordo.

Quem assina a decoração com o tema aviação é a Arquiteta Consuelo Jorge. Logo ao entrar no hotel já é possível perceber a “viagem” e entrar no universo da aviação.

O hotel econômico fica localizado em frente à estação de metrô Portuguesa-Tietê, próximo ao Pavilhão de Convenções do Anhembi, ao Expo Center Norte e aeroporto de Campo de Marte.

O lobby do hotel remete uma pista de pousos e decolagens de um aeroporto.Cada cantinho do hotel barato perto do Anhembi conta um pouco da história da aviação no Brasil e no mundo – como o voo do 14 Bis, em 1906, de Alberto Santos Dumont e os feitos de Amelia Mary Earhart, a primeira mulher a voar sozinha pelo Oceano Atlântico.

O restaurante simula um corredor de avião com serviço de bordo. Já os quartos a ideia é fazer o viajante e hospede se sentir literalmente num céu de brigadeiro, com a cabeceira da cama em forma de nuvem.

– Leia opiniões de quem já se hospedou lá pelo TripAdvisor

Mirante do edifício garagem em Guarulhos

Avião da Azul Linhas Aéreas

Outro lugar que sei que é possível ver avião decolando e pousando é no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Além das janelas do 2.º andar, perto da agência do Santander e da franquia do quiosque Chopp Brahma, ou das janelas do restaurante Viena no Terminal 2, a GRU Airport inaugurou a alguns anos, uma área para spotter.

A área é reservada para fotógrafos, cinegrafistas e público em geral que queiram tirar fotos de aviões decolando e pousando. O local é um mirante, localizado ali no 7.º andar do edifício-garagem do Terminal 3 (Novo Terminal Internacional). O spotter point é, sem dúvida, um dos melhores lugares onde fotografar aviões em São Paulo.

O preço do estacionamento é caro. Uma dica é ir de ônibus (estação Tatuapé + ônibus urbano Airport Service) ou ainda saindo no metrô perto do Aeroporto de Guarulhos.

Como escolher um lugar legal para viajar em família

Museu TAM, em São Carlos (SP) – FECHADO

Atualmente FECHADO, o museu abriga mais de 100 aeronaves.

Museu da TAM era ótima dica de passeio para levar crianças no final de semana em viagem curta dentro de SP.

O museu que já teve sede na cidade de São Carlos – SP poderá ser reaberto na cidade de São José dos Campos, compondo um acervo dentro do Memorial Aeroespacial Brasileiro, segundo reportagem do site Aero Magazine do UOL.

— Leia no blog Aviões e MúsicaPor onde andariam os Fokker 100 da TAM?

© Conteúdo originalmente publicado no Meio Aéreo e agora parte do Muita Viagem.

Sobre Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*