fbpx
Home / Souvenir / Listas de viagens / Lugares e cidades frias no Brasil para viajar no inverno
Serra do Corvo Branco, perto de Urubici - SC

Lugares e cidades frias no Brasil para viajar no inverno

Lugares frios entre o Sul de Minas Gerais, passando pelas cidades mais frias do interior de São Paulo — cravadas no Mar de Morros, e destinos turísticos na região serrana do Rio de Janeiro, Serra Catarinense e Serra Gaúcha contemplam dezenas de destinos de inverno para viajar no Brasil em julho de 2019.

Especialmente para quem gosta da estação mais fria do ano, elencamos abaixo algumas dicas de cidades frias para curtir as baixas temperaturas do inverno.

Lugares para viajar em julho no Brasil

Sul de Minas Gerais

Poços de Caldas tem hotéis, pousadas e resorts para ficar

Vista de Poços de Caldas, cidade turística com bons hotéis e pousadas

Monte Verde, Poços de Caldas e Ibitipoca são três cidades mineiras que agradam quem busca um chalé romântico para viagem a dois.

Nesta época é legal procurar um chalé com lareira para encarar o frio do inverno nas montanhas do Sul de MG.

Em Monte Verde, o mês de julho é o mais frio e seco do ano, com temperatura média de 12° C, mínima de 5° C. Já em Poços de Caldas a temperatura em julho varia entre 19° C e 6° C. No mesmo mês, Ibitipoca tem média de 15 °C.

Lugares em MG para viajar no inverno

Serra da Mantiqueira

São Bento do Sapucaí, a 185 km de São Paulo e 45 km de Campos do Jordão

Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal são deliciosos destinos cravados na Serra da Mantiqueira que paulistanos adoram subir para aproveitar o clima de montanha durante os meses de inverno, especialmente em julho, quando acontece o festival de inverno nas cidades do interior paulista.

Campos do Jordão ganha charme e erudição durante as férias de julho — o Festival de Inverno agita a cidade e transforma o destino em um dos lugares mais gostosos para curtir no frio. Santo Antônio do Pinhal também recebe festival de inverno bastante animado.

Locais para comer no frio em SP

Rede na varanda com vista para as montanhas, na pousada Vila dos Quilombolas – São Bento do Sapucaí

A Serra da Mantiqueira revela inúmeros lugares para conhecer no frio no interior de São Paulo que certamente garantem aquele friozinho gostoso para curtir a estação mais fria do ano.

Campos do Jordão, por ser a cidade mais alta do Brasil, é uma das cidades mais frias do país. A temperatura em julho é de 5 °C para a mínima e 18 °C para a máxima. No mesmo mês, Santo Antônio do Pinhal tem temperatura média de 13 °C. Já São Bento do Sapucaí fica na média de 15 °C.

Pesquise opções de hotéis em Campos do Jordão

A bonita Gruta do Anjo de Socorro-SP

Um roteiro de inverno interessante é o Circuito Águas Paulistas, com destaque para as cidades frias de Socorro, Serra Negra, Águas de Lindóia e Monte Alegre do Sul. Com boas opções de pousadas e hotéis, as estâncias turísticas agradam especialmente casais e grupos da melhor idade.

Socorro ganha destaque pelos esportes de aventura; Serra Negra pelas malhas, aliás, um ótimo destino para comprar roupas de inverno em SP; Já Águas de Lindóia é perfeita para comer bem e relaxar nas fontes de águas termais; e finalmente Monte Alegre do Sul, uma cidade fria em SP com ótimos alambiques para esquentar os dias frios do inverno.

Em Socorro, a temperatura mínima pode chegar a 8,5° C em julho. A temperatura média de julho é de 15° C, a mesma de Monte Alegre do Sul. No mesmo mês, Serra Negra tem 18° C de média. Já Águas de Lindóia é uma cidade mais fria em julho, com a temperatura média de 14,5° C.

Pesquise opções de hotéis e pousadas no interior de SP

Chalé com lareira no alto da Serra do Mar

Por fim, uma outra cidade fria em SP que vale a pena passar um final de semana durante o inverno é Cunha-SP, na divisa com o estado do RJ. Aliás, a estrada que liga Cunha à Paraty é uma das mais bonitas do Brasil.

Além de ser uma das cidades mais frias do estado, Cunha é charmosa com campos de lavanda, trilhas e belas cachoeiras no Parque Estadual da Serra do Mar. Cunha tem temperatura média de 13,5° C em julho.

Chalés em SP para viagem a dois no inverno

Serra de Santa Catarina

Mirante com vista para Urubici, encravada na Serra Catarinense

São Joaquim, Urubici e Urupema formam a Santíssima Trindade das cidades frias da Serra Catarinense. Cada qual guarda seus encantos e podem ser conhecidas em belo roteiro de charme em Santa Catarina.

Estivemos na região em julho de 2018. Conhecer as cidades frias da Serra de Santa Catarina é viver a diversidade cultural do país, com belos cenários da natureza e elementos típicos da região. Você descobre uma nova faceta do país, com baixas temperaturas, neve, bons vinhos e paisagens incríveis.

Em São Joaquim, o mês de julho chega a ter mínimas de 6° C, com temperatura média de 11° C. No mesmo mês, Urubici tem temperatura média de 12° C. Já Urupema é a cidade mais fria, com temperatura média de 10,5° C.

São Joaquim: em busca de neve no Sul do Brasil

Região Serrana Fluminense

Serra de Itaipava, em Petrópolis – RJ | Instagram @elidaq

Petrópolis, a cidade imperial, é um dos melhores destinos de frio no Rio de Janeiro. Berço da primeira cervejaria do Brasil e com inúmeras cafeterias e lojinhas que vendem doces e chocolates propicia ótimo clima para curtir o friozinho a dois na Serra Fluminense.

O que fazer em Petrópolis – RJ

Dedo de Deus, na estrada entre Petrópolis e Teresópolis | Muita Viagem

A estrada que dá acesso à região serrana fluminense é bonita e vale apreciar a paisagem a cada momento da viagem.

Em Petrópolis, a temperatura mínima pode chegar a 18° C em julho, a mesma mínima de Teresópolis para o mês.

Destinos baratos para fugir do frio no Brasil

Gramado e Canela

Por fim, as queridinhas do inverno brasileiro — Gramado e Canela. As duas cidades da Serra Gaúcha ganham destaque durante o inverno, especialmente Gramado, que sedia o Festival de Inverno de Gramado, em julho, e o Festival de Cinema de Gramado, em agosto.

Ambas cidades possuem boa infraestrutura hoteleira com hotéis de luxo e pousadas e hospedarias mais em conta. Para viagens nesta época, a dica é reservar o hotel com antecedência para garantir o melhor custo benefício.

Em Gramado, a temperatura mínima pode chegar a 7,5° C em julho, a mesma mínima de Canela para o mês.

Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Só um comentou

  1. Fernando Munaiar Correa

    O Dedo de Deus fica entre Teresópolis e Rio de Janeiro,mais precisamente entre Teresópolis e Guapi/Mirim e não Petrópolis.

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*