Home / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / Lugares de Minas Gerais – Melhores destinos de MG
A Janela do Céu é um dos lugares mais bonitos do Brasil

Lugares de Minas Gerais – Melhores destinos de MG

Cachoeiras, cidades históricas, arte moderna, parques naturais. Pontuar as atrações turísticas de Minas Gerais não é fácil. São muitos os lugares para viajar em Minas Gerais.

O estado brasileiro tem atrações variadas para conhecer de norte a sul. E diversas cidades mineiras têm estrutura turística, com roteiros culturais, atrações naturais e boas ofertas de pousadas, hotéis-fazenda e lugares para ficar em MG.

Entre as paisagens mineiras, estão montanhas com altos picos e cachoeiras entre as mais belas do Brasil, parques naturais onde predomina o cerrado ou a mata atlântica, cavernas com pinturas rupestres e o mais impressionante museu de arte contemporânea do mundo: Inhotim, em Brumadinho, destino pertinho da capital mineira Belo Horizonte.

– Booking: Melhores pousadas em Minas Gerais

Lugares perto de BH

Vale a pena fazer um roteiro a pé em Ouro Preto e ver lugares como a rua dos Bancos

BH e lugares próximos, por sinal, são repletos de opções de lazer para uma viagem rápida ou com mais calma. E é possível encontrar pousadas confortáveis e até resorts com piscina no interior de MG por um bom preço para uma viagem perto de Belo Horizonte.

Ouro Preto, a mais conhecida cidade histórica de MG, é o lugar turístico mais conhecido perto de BH.

Destino religioso e de Carnaval, Ouro Preto tem igrejas do período colonial, comida de fazenda, restaurantes charmosos e atrações históricas, além de cachoeiras e lugares para relaxar no interior de MG, como Lavras Novas.

Ouro Preto é um dos melhores lugares de Minas para passar o Carnaval para quem gosta de muita festa de rua, com direito a fantasias, blocos e música sem parar.

Relaxar, visitar igrejas históricos e também fazer trilhas ecológicas e esportes de aventura: não faltam coisas para fazer perto de BH.

Em uma viagem de final de semana ou feriado, dá para voar de parapente sobre a Serra da Moeda, conhecer as trilhas e cachoeiras da Serra do Cipó, passear de balão em Sete Lagoas ou relaxar em uma pousada romântica em Macacos.

Um distrito de Nova Lima, Macacos tem pousadas, restaurantes, trilhas e picos que atraem famílias no final de semana, namorados em viagem romântica e quem quer relaxar perto da capital mineira.

Mariana, vizinha a Ouro Preto, é outra cidade histórica pertinho de BH, mas existem opções ainda mais interessantes um pouco mais distantes da capital mineira.

– Hotéis-fazenda perto de BH

Os destinos perto de BH estão entre os melhores lugares para uma viagem de final de semana a partir da capital mineira, durante o ano inteiro.

Tiradentes, um destino romântico em MG

Tiradentes-MG é a mais charmosa das cidades históricas de Minas

Diamantina é um desses lugares para visitar em Minas Gerais que misturam pontos de interesse histórico, com casarões e ruas de pedra, com belas paisagens. Cercada pela Serra dos Cristais, na região do Alto Jequitinhonha, no norte de MG, Diamantina tem, em seu entorno, cachoeiras e trilhas para os amantes do ecoturismo.

Já Tiradentes é a mais charmosa e romântica cidade histórica mineira.

Monumentos históricos, como a igreja Matriz de Santo Antônio, construída em 1710, dividem espaço nas ruas de pedra com restaurantes e lojinhas de artesanato.

Com ótimas pousadas em casarões históricos, Tiradentes tem, ainda, um dos melhores resorts de MG, o Santíssimo Resort, encravado em pleno centro histórico (e turístico) da cidade.

Nos arredores de Tiradentes, o visitante encontra trilhas e cachoeiras, além do aconchegante povoado de Bichinho, um ótimo lugar para comprar artesanato e móveis em MG.

Tiradentes é um dos lugares para viajar em junho mais legais de Minas Gerais. Vale a pena viajar para Tiradentes em junho, mês dos namorados.

Capitólio-MG, Serra da Canastra e cachoeiras

As cachoeiras da região de Capitólio e da Serra da Canastra estão entre as atrações do interior de Minas

Outro destino turístico de Minas Gerais que vale a pena visitar é a região de Capitólio, onde se encontra o Lago de Furnas.

Na Serra da Canastra, com belas cachoeiras, lago para passeios de lancha e outros esportes de água, a região de Capitólio-MG um destino no interior de MG cada vez mais procurado.

Não por acaso, a região na Serra da Canastra recebeu o apelido de Mar de Minas. Capitólio-MG é um dos melhores lugares para conseguir uma pousada, mas existem outras boas opções mais baratas de lugares para ficar na Serra da Canastra.

– Pousadas em Capitólio-MG e na Serra da Canastra

Um dos lugares que vale a pena conhecer na Serra da Canastra, em MG, é a Cachoeira Casca D´Anta. Com 186 metros, essa linda cachoeira de Minas Gerais é a mais alta queda d’água do rio São Francisco, que cruza o estado mineiro.

Além das cachoeiras e do lago, a Serra da Canastra tem trilhas para bike e para longas caminhadas, sendo um importante destino de ecoturismo em Minas Gerais.

Mais cachoeiras em MG

Ibitipoca tem paisagens lindas no interior de Minas Gerais – foto: Divulgação

Quem gosta de cachoeiras encontra outros bons lugares para viajar em Minas Gerais.

A charmosa vila de Conceição do Ibitipoca é um desses cantinhos que valem a pena conhecer em MG.

A vila de Ibitipoca tem ruas de pedra, casinhas coloridas e pousadas baratas. O lugarejo mineiro é um dos pontos de partida para o Parque Estadual do Ibitipoca, que guarda belas trilhas e cachoeiras.

Um dos pontos mais conhecidos da região de Ibitipoca é a Janela do Céu, com uma vista impressionante da região. Mas tem muito mais o que fazer em Ibitipoca.

Para os amantes de cachoeira e quer um destino pertinho de São Paulo, Bueno Brandão é um ótimo destino.

Bueno Brandão, na fronteira com Socorro, Circuito das Águas de SP, é conhecida como Cidade das Cachoeiras. Com pousadas aconchegantes e campings, é um bom destino barato em Minas Gerais para viajar.

O sul de MG, por sinal, guarda muitos lugares gostosos onde ir perto de São Paulo.

Na região sul de Minas Gerais, por exemplo, ficam destinos encravados nas montanhas da Serra da Mantiqueira, entre Rio de Janeiro, São Paulo e MG.

– Hotéis-fazenda no Circuito das Águas de Minas Gerais

Lugares românticos em MG

Monte Verde, que realiza festival de inverno em julho, é um dos melhores destinos do sul de MG

Na Monte Verde, há bons restaurantes e lojinhas, entre outras coisas para fazer

Monte Verde, pertinho de SP, é um desses destinos: conhecida como Cidade dos Namorados, a vila no alto das montanhas é um dos principais destinos de inverno de Minas Gerais, com temperaturas que caem abaixo de zero em junho e julho.

Monte Verde, na Serra da Mantiqueira, atrai turistas por suas paisagens naturais que misturam mata atlântica e mata de araucária, seus restaurantes gostosos e suas ótimas pousadas românticas e chalés charmosos.

Gonçalves-MG é outro lugar romântico na mesma região. Um destino da Serra da Mantiqueira, Gonçalves é rodeado por montanhas cobertas por araucárias e guarda o clima de cidadezinha do interior de MG.

Gonçalves é um destino com pousadas mais baratas que Monte Verde e Campos do Jordão, um refúgio aconchegante para viajar no interior. Para fugir no Carnaval ou ficar em um lugar para relaxar no Réveillon, Gonçalves é uma ótima opção. Apesar do calor do verão, Gonçalves é cercada por verde e montanhas e tem temperaturas amenas nas férias de verão, no Ano Novo e no Carnaval.

Ainda no sul de MG, Poços de Caldas, São Lourenço, Caxambu e Cambuquira estão entre as cidades que oferecem águas medicinais e atividades de ecoturismo para os visitantes, que têm a disposição bons hotéis-fazenda para ficar nesses lugares em MG.

Poços de Caldas é um dos mais tradicionais destinos turísticos de Minas Gerais. Com águas medicinais, picos para salto de paraglide, cachoeiras com boa estrutura e um grande número de pousadas, é um lugar para viajar em Minas com toda família.

O Carnaval em Poços de Caldas, com bloquinhos familiares e bonecões, é um carnaval gostoso para família no sul de Minas.

Outro destino no sul de Minas Gerais que vale a pena destacar é São Thomé das Letras, um dos lugares mais misteriosos do Brasil. Além do mistério, São Thomé tem muitas coisas para fazer.

Com cachoeiras e muita pedra, São Thomé tem um clima de mistério e esoterismo que atrai amigos e namorados para aproveitar o gostoso lugar em Minas.

About Gustavo

Vamo? Vamo! (ou não).

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*