Ah, que tal uma lista fresquinha de lugares para viajar no Paraná?
Fazendo divisa com SP, já ao sul, o Estado do Paraná conta com lugares incríveis e alguns dos melhores destinos do Brasil, como Foz do Iguaçu, onde está localizado o Parque Nacional das Cataratas.
A capital Curitiba fica a pouco mais de 400 km de São Paulo e é considerada uma das metrópoles mais inteligentes do mundo. De lá fica fácil seguir para o litoral, que inclui a Ilha do Mel, uma estação ecológica com natureza preservada, além de Morretes, ainda na descida da Serra do Mar paranaense, entre 60 km de Curitiba e 60 km das praias.
Leia também: Hotel fazenda no Paraná
Lugares para viajar no Paraná
Foz do Iguaçu – Brasil
Sem dúvida, uma das cidades para conhecer no Paraná é Foz do Iguaçu. A cidade turística fica na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, sendo um dos melhores destinos turísticos do país.

As Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu – Paraná
O Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu está entre as principais atrações turísticas do mundo. Iguaçu em tupi-guarani significa água grande, não a toa as cataratas são consideradas um Patrimônio da Humanidade pela Unesco e uma das 7 Novas Maravilhas da Natureza.
O hotel e resort Bourbon Cataratas do Iguaçu é dica para quem deseja relaxar. Já o hotel Rafain Palace é sugestão de hotel bom e barato.
Curitiba – PR

Centro histórico de Curitiba – Paraná
A capital paranaense é uma metrópole cultural, com centro histórico preservado, bela arquitetura, parques e segurança moderada se comparada a outras capitais como Rio de Janeiro e São Paulo.
Apesar da guarda municipal na rua, é preciso cuidado ao caminhar a pé em alguns lugares do centro de Curitiba, especialmente perto da rodoviária.
Guardado os cuidados, vale a pena fazer um roteiro a pé em Curitiba e visitar a cidade especialmente durante o Festival de Teatro. Fique atento às reds sociais para saber mais sobre o evento esse ano. Aliás, para quem pretende ir ao festival, uma dica de hotel no centro é o San Juan Executive.
Morretes – Serra do Mar/PR

Morretes é um dos lugares mais charmosos do Paraná
Antes de mais nada, vale dizer que essa pequena cidade para conhecer no Paraná é uma graça. A vila serrana trás em cada cantinho um pouco do seu passado, marcado pela imigração. Às margens do Rio Nhundiaquara, a vila é um dos lugares mais bonitos para conhecer no Paraná.
O legal é a proximidade da cidade turística com o Aeroporto Internacional Afonso Pena (CWB), em São José dos Pinhais. De lá para Morretes são apenas 60 km pela BR 277. Dá para alugar carro no aeroporto e fazer uma viagem bate e volta a partir de Curitiba. Ou o tradicional passeio de trem turístico que parte da Rodoferroviária de Curitiba.
Já para o Pontal do Sul, ponto de embarque para a Ilha do Mel, a distância é de pouco mais de 100 km, sendo que se você incluir Morretes no roteiro já estará na metade do caminho.
Leia também: O que fazer em Morretes
Ilha do Mel – Pontal do Paraná

Fim de tarde na Praia das Encantadas – Ilha do Mel, PR
A Ilha do Mel é mais um daqueles lugares mágicos do Brasil e certamente um dos lugares para viajar no Paraná.
Para chegar lá é preciso embarcar em catamarã no píer do Pontal do Sul/Pontal do Paraná. A travessia leva 20 minutos. Carros não são permitidos na ilha, que possui belas praias, trilhas e pontos históricos e turísticos. No continente, os balneários de Ipanema, Santa Terezinha e Albatroz são opções de praias na costa.
Quando fomos, ficamos hospedados na Pousada Canto da Galheta, na Praia das Encantadas, e recomendamos.
Leia também: O que fazer na Ilha do Mel

Passeio de barco na Ilha do Mel – Paraná
Vila Velha – Ponta Grossa
Por fim, acreditamos que a cidade Ponta Grossa, a aproximadamente 100 km de Curitiba, seja uma boa dica de viagem de carro a partir da capital paranaense.
Talvez o maior entrave para a popularização efetiva do Parque Vila Velha seja o acesso. Assim como o Parque Nacional dos Campos Gerais, o Parque Vila Velha fica a cerca de 20 km da cidade de Ponta Grossa e a cerca de 100 km da capital paranaense, Curitiba.
Leia também: Lugares para viajar no sul do Brasil

Vila Velha – Ponta Grossa/PR | Marcos Moreira
Parque de Vila Velha e Campos Gerais
Tanto um quanto o outro parque têm capacidade limitada para receber visitante, por isso, o público que se dirige aos parques se resume basicamente aos proprietários de veículos e seus acompanhantes. Por isso, a demanda de visitantes de outras partes do Brasil a até mesmo estrangeiros acabam prejudicados.
A linha de ônibus que sai de Ponta Grossa e vai até o Parque Velha, mas não adentra sua portaria, disponibiliza apenas duas viagens por dia – há outra maneira de chegar ao parque com uma baldeação a mais durante o dia inteiro.
E além disso elas partem do Terminal Oficinas, no subúrbio do município, e não no Terminal Central, de onde sai outra linha para que se possa fazer a transferência entre um ônibus e outro. Quando falamos do Parque Nacional dos Campos Gerais, o quadro de quase exclusividade se aprofunda. Não há linhas de ônibus regulares até o Buraco do Padre, por exemplo. É preciso tomar um táxi ou carona por aplicativo.
Ainda não conhecemos o Parque Estadual de Vila Velha, mas está nos planos para a próxima viagem ao Paraná. O parque preserva formações de arenito e campos nativos. É muita viagem!
Por fim, para não errar na viagem, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens em lugares perto de SP, destinos no Brasil e as melhores sugestões de passeios, roteiros e acomodações. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências. Escreva nos comentários!
A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!