Início / Melhores destinos / Machu Picchu – Como chegar na misteriosa cidade Inca
Portão do Sol em Machu Picchu
Spoiler alert! Este é o Portão do Sol em Machu Picchu

Machu Picchu – Como chegar na misteriosa cidade Inca

O cenário de Machu Picchu mistura as mais misteriosas e conhecidas ruínas inca, montanhas, nuvens e floresta tropical.

Antes de começar, ir para Machu Picchu, no Peru, era um sonho antigo que realizei no mochilão de cinco meses pela América do Sul. Aliás, a região é um dos lugares mais efervescentes para ir não só no Peru, ou na América do Sul, mas no planeta.

Quem é você na trilha Inca?

Por isso, as trilhas são percorridas tanto por mochileiros como por turistas de luxo, ainda famílias com crianças e aventureiros em viagens interiores. Além é claro, de pessoas fascinadas pelo misticismo e energia do local e arqueólogos que investigam a misteriosa história de Machu Picchu.

Machu Picchu – como ir/chegar

Para quem cresceu assistindo Indiana Jones, é inevitável se imaginar em tramas parecidas com as de seus filmes. Há histórias de rituais realizados nos solstícios e equinócios e até de sacrifícios humanos. Os Incas dominavam com maestria a arquitetura e a astronomia e seus feitos podem até nos fazer questionar se todo aquele papo de ajuda extraterrestre não é mesmo verdade.

machu picchu - peru

Spoiler alert!

Roteiros

Existem vários roteiros para chegar nas ruínas de Machu Picchu: caminhos no meio da floresta, trilhas seculares que foram usados pelos incas e ainda hoje guardam tesouros arqueológicos, trem que corre ao lado do rio Urubamba, trekkings que cruzam montanhas a quase 5 mil metros de altura e exigem preparo do turista, que vai caminhar no meio das nuvens em paisagens literalmente de tirar o fôlego.

Vou falar um pouco dos principais jeitos de como chegar a Machu Picchu e dar algumas dicas da melhor época para visitar o santuário, dos tours e pacotes e do que ficar atento para aproveitar bem a viagem.

Dicas básicas

História, natureza e cultura estão reunidos no Santuário Histórico de Machu Picchu e na região entre os Andes e a Amazônia, onde a cidade inca está localizada.

Cusco, a capital histórica do Peru, é a origem da maioria dos tours. Por toda a cidade, agências vendem diferentes pacotes para chegar em Machu Picchu: de trem, de carro, de trilha etc.

Machu Picchu está localizado a 112 km de Cusco, mas de carro a viagem é longa: cruzando estradas que sobem e descem montanhas em zigue-zague, a viagem até a Hidrelétrica de Santa Tereza, um dos principais pontos de acesso para Machupicchu Pueblo (Águas Calientes), com parada para o almoço, demora cerca de 7 horas.

Águas Calientes

Da Hidrelética de Santa Tereza até Machupicchu Pueblo (Águas Calientes), existe uma trilha tranquila de 10 km, quase plana, seguindo ao lado do rio Urubamba e do trilho do trem. Essa caminhada demora entre duas e três horas e há a possibilidade de ir de trem.

Outra forma de chegar a Machupicchu Pueblo (Águas Calientes) é de trem direto a partir de Ollantaytambo (a 60 km de Cusco), cidadezinha no Vale Sagrado chamada de Ollanta pelos locais. Nesse sentido, existe um trem de Ollantaytambo até Machupicchu Pueblo, fácil de encontrar.

Trem de Ollantaytambo até Machupicchu Pueblo

Machu Picchu - Como ir barato

Foto clássica em Machu Picchu durante Mochilão no Peru

Machupicchu Pueblo (Águas Calientes), localizada na base das montanhas que cercam as ruínas incas, é passagem quase obrigatória para quem quer visitar o ponto tur;istico: quase todos os turistas dormem na cidade e saem de manhã bem cedo para subir à misteriosa cidade.

É uma cidadezinha de menos de 2 mil habitantes focada toda em turismo. Há muitas opções de pousadas, hostels e hotéis para quem vai subir para Machu Picchu. Àguas Calientes também tem vários restaurantes charmosos, bares, uma feirinha boa de artesanato e, como não poderia deixar de ser, águas calientes, ou águas termais.

Os preços em Águas Calientes não são caros, mas em Cusco você consegue tudo mais barato do que na base de Machu Picchu.

Réveillon 2025 no Brasil e outros lugares do mundo

Como chegar de Águas Calientes a Machu Picchu

Águas Calientes fica a 2.040 metros acima do nível do mar. Já Machu Picchu a 2.400 metros acima do nível do mar. Muita gente se surpreende, mas a cidade inca no meio das montanhas é mais baixa que Cusco –mesmo assim, algumas pessoas sofrem com o efeito da altitude.

trilhas machu picchu

Ollantaytambo, no Vale Sagrado dos Incas

Para chegar na cidade inca a partir de Águas Calientes, existem duas opções: ônibus que saem o tempo todo a partir das 5h30 da manhã do centro da cidade (o bilhete pode ser comprado na hora) ou uma trilha.

Vale dizer que a trilha é bem íngreme e as pessoas demoram de duas a três horas para subir. É uma área de floresta, então não oferece boas vistas da região. Eu subi de ônibus (o melhor horário para entrar em Machu Picchu é logo pela manhã, para ver o sol nascer entre as montanhas que cercam as ruínas) e desci pela trilha. Acho que é a melhor opção.

O que fazer em La Paz – Bolívia

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.