Início / Antes da Viagem: planeje melhor / Mala de viagem: a bagagem de mão

Mala de viagem: a bagagem de mão

Finalmente chegaram as férias. É hora de fazer a mala da viagem e separar a bagagem de mão!

Há quem goste de mala tamanho grande – preferimos uma mala de viagem média ou pequena, com rodinha 360, de preferência. Gostamos de levar na mala sempre um kit de viagem com remédios e primeiros socorros.

Nesse texto, falaremos sobre malas de viagem, modelos, marcas e tamanhos. Elencamos dicas para arrumar uma mala de viagem, se vale a pena comprar o conjunto de malas, dicas de identificação, loja para comprar mala de viagem, se vale a pena levar no conserto e o que fazer quando a companhia aérea estraga a sua bagagem. Enfim, uma série de dicas para quem está de férias e planeja viajar em 2021!

Férias de fim de ano: planeje a sua viagem!

Bagagem de mão ou mala de viagem?

mala de viagem

Dicas para malas de viagem e bagagem de mão

Na hora de viajar de avião, é possível embarcar no voo com uma bagagem de mão, e despachar malas maiores. Lembrando que cada companhia aérea tem sua política de preço na hora de despachar a bagagem do passageiro, bem como regras específicas para voos nacionais e internacionais.

Bom, a dica aqui é sempre ter uma mochila a tira colo, uma mochila de ataque ou mala pequena, com rodinhas ou não, para levar consigo dentro da cabine de passageiros no avião. Novamente, cada companhia aérea e modelo de aeronave possui limite de tamanho específico. É preço conferir no site das linhas aéreas a informação antes de embarcar.

É importante que a bagagem de mão tenha compartimento para levar documentos pessoais, objetos de valor, dinheiro, cartão de crédito, maquiagem, livro de bolso, celular e remédios de uso contínuo (com receitas médicas).

Limite de peso na bagagem de mão: 10 kg

Para voos domésticos ou saindo do Brasil, é permitido bagagem de mão com até 10 kg sem custo adicional. Alguns países têm regras próprias. Verifique sempre no site da companhia aérea.

Antes da viagem, é preciso ler atentamente as regras quanto às dimensões máximas que a companhia aérea permite para a bagagem de mão. A Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR) possui cartilha com informações sobre franquia de bagagem de mão e as dimensões oficiais de cada companhia aérea brasileira:

Segundo a ABEAR, não existe custo sobre a bagagem de mão para avião, desde que ela esteja dentro das regras das empresas aéreas. As companhias podem exigir que os passageiros despachem volumes que ultrapassem as dimensões ou os limites de peso permitidos a bordo.

Mas como funciona a franquia de mala de mão? Após nova regulamentação da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), a franquia para viagens nacionais ou internacionais passou a ser de 10 kg. Esse limite é válido para voos da Azul, Gol, Latam e Voepass. A MAP – por causa dos modelos de aeronaves que opera – tem como peso limite para a bagagem de mão 5 kg.

Se o total da bagagem de mão pesar mais do que o peso limite, você pode ter que despachar e pagar pelos quilos excedentes. Para evitar a tarifa extra, a sugestão é pesá-la antes de ir ao aeroporto para garantir que tudo esteja certo para embarcar.

Medidas da mala de mão

mala de viagem 2021

O que levar na mala de viagem?

Além da franquia, é importante ficar de olho no tamanho permitido para a bagagem de mão para avião. Confira as dimensões máximas para a mala de mão e para o item pessoal nas principais companhias aéreas brasileiras:

AZUL, GOL e LATAM: 55 cm X 35 cm x 25 cm

VOEPASS e MAP: 55 cm X 35 cm X 22 cm

Item pessoal:

AZUL, LATAM e VOEPASS: 45 cm X 35 cm X 20 cm.

GOL: 43 cm X 32 cm X 22 cm

MAP: não permite o transporte de mais um item a bordo

Atenção: se a sua bagagem de mão ultrapassar os limites, as companhias se reservam o direito de transportá-la como bagagem despachada.

Vale ressaltar esse “item pessoal” – um artigo pessoal para levar a bordo além da mala de mão. Vale bolsa, mochila pequena, sacola, notebook, máquinas fotográficas ou algo excepcional. Entretanto, há pouca fiscalização em voos de uma forma geral. Quando acontece do voo estar com excesso de bagagens, comissários e agentes de aeroporto fazem o despachos das malas antes da decolagem.

Como remarcar viagem de avião: Azul, Gol e Latam

O que levar na mala de mão?

A dica é levar na mala de mão ou na bolsa, o menor peso possível, porém carregar objetos frágeis, importantes, de valor econômico e sentimental ou úteis durante a viagem de avião, como:

  • Equipamentos eletrônicos (laptop, celular, câmera);
  • Remédios, dinheiro, documentos e chaves;
  • Material para leitura ou conforto pessoal (como tampões de ouvido, máscara para cobrir os olhos, travesseiros de pescoço etc.);
  • É bom levar agasalho, pois, em algumas aeronaves, a temperatura pode ficar baixa; e
  • Leve uma muda de roupa adequada ao clima na cidade de destino. Vale também como precaução em caso de extravio da bagagem.

Evite levar: líquidos e objetos pontiagudos, cortantes ou inflamáveis.

O que pode levar na mala na viagem de avião

Melhor mala de viagem

Há inúmeras boas marcas de malas para viagem. No site da Amazoncomprar mala de viagem você contra diversos modelos das marcas Samsonite, Village, American Tourister, Multilaser, Mikah777, GoSuper, Baby Nut, Stokke, DMW Bags e BANGE.

O site vende online para todo país e é fácil encontrar promoções e ofertas, além de diversos artigos para viagens, como barraca para camping e saco de dormir.

Os preços variam bastante. Encontramos o conjunto de malas viagem Primicia Oslo ABS Giro 360° Pequena, Média e Grande, na cor de rosa por R$ 1.249,00. Já o conjunto de malas viagem Primicia Livorno ABS Rodas duplas 360° Pequena e Média – na cor grafite o preço é R$ 934,90. (pesquisa em dezembro de 2020)

Vai lá no site e confere. Se liga no preço do frete, muitas entregas são grátis. Faça filtros pelos produtos mais vendidos e faça a sua escolha, que é muito pessoal e depende da sua necessidade, tipo de viagem e orçamento para comprar uma mala de qualidade.

Dicas para escolher mala de viagem

Evite uma mala preta. É muito comum, uma dica para identificação é bordar uma palavra na sua mala, como as suas iniciais, frase, nome de cidade ou nome de música. Um lenço ou fita na alça, ou ainda uma tag ou capa personalizada são boas ideias de localizar facilmente a sua mala na esteira do desembarque.

Conjunto de malas: é sempre uma boa. Você encontra ofertas nesses kit com 3 malas de tamanhos diferentes e ocasiões diferentes. Gostamos de levar sempre uma mala pequena para viagens de curta duração, mas, muitas vezes, pode ser necessário levar mais roupas – destinos frios; ou equipamentos de fotografia, filmagem, livros, etc. Aí uma mala de tamanho grande é mais adequada.

Mala danificada

Uma dica na hora de comprar uma mala de viagem é não considerar a aparência, mas sim na resistência e qualidade do material. Afinal, é muito fácil acontecer imprevistos e você receber a sua mala danificada.

O que fazer? Bom, primeiro – sempre tire uma foto da sua mala antes da viagem, inclusive aberta, mostrando mais ou menos o que leva. Em caso de precisar levar a mala para o conserto, vá imediatamente à área de despacho e atendimento da companhia aérea relatar o ocorrido.

Sobre Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.