Início / Souvenir / Mecânico de aeronaves: salário, mercado de trabalho e livros
Curiosidades da Aviação Comercial

Mecânico de aeronaves: salário, mercado de trabalho e livros

Após saber mais sobre como se tornar um piloto de avião, iremos esclarecer algumas dúvidas para quem pensa em trabalhar como mecânico de voo.

Um dos profissionais da aviação que possuem um alto grau de responsabilidade e comprometimento com a segurança de voo é, sem dúvida, o mecânico de manutenção de aeronaves.

Para ser mecânico aeronáutico (ou simplesmente mecânico de voo), é necessário concluir com aproveitamento um curso homologado pela ANAC, dentro de uma das habilitações (GMP, CEL ou AVI), em uma escola de aviação autorizada pela agência.

O profissional precisa passar por um rígido treinamento para poder exercer suas atividades baseadas na plena segurança.

O curso tem duração aproximada de 13 meses para cada uma das diferentes habilitações. A carga horária total para a formação plena é de aproximadamente 1.100 horas. O salário pode chegar a R$ 8 mil, mas depende muito da empresa aérea, horários e nível de experiência do profissional.

Lembrando que de acordo como o SNA – Sindicato Nacional Dos Aeronautas, o salário base do Mecânico de Manutenção Aeronáutica (2019-2020) é de R$ 3.416,15.

Mecânico de Voo

Mecânico de Voo exige capacitação técnica e profissional

As especialidades da profissão:

GMP (Grupo moto propulsor) – Concentra informações sobre todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto-propulsores.

CEL (Célula) – Esta habilitação fornece conhecimentos para todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos, além da parte de fuselagem de aviões e helicópteros em geral.

AVI (Aviônicos) – Nesta especialidade, o profissional adquire conhecimentos em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio-comunicação, sistemas elétricos e de radar.

Pré-requisitos para iniciar na profissão:

Ter no mínimo 18 anos, a serem completados até o final do curso;

Ter Nível Médio (antigo 2º grau) adquirido em estabelecimento de ensino público ou privado, devidamente autorizado.

Entre em contato com a escola ou aeroclube de seu interesse para saber quais documentos são necessários para fazer a matrícula na curso. A dica é ligar para algumas entidades e realizar uma pesquisa sobre o valor das mensalidades.

Exames da Anac

As provas são compostas por 60 (sessenta) questões para cada categoria de habilitação (especialidades).

Após ser aprovado no exame da Anac de determinada habilitação, o profissional obtém o Certificado de Habilitação Técnica (CHT) inicial. Após dois anos de experiência este profissional será checado novamente pela Anac em uma avaliação prática e se aprovado receberá sua CHT definitiva.

Uma dica é que desde o início do curso o aluno procure uma oportunidade de trabalho na área, mesmo que seja um estágio não remunerado. Como a maioria das grandes empresas exige experiência, é preciso estar preparado para a concorrência.

Leia aqui mais informações sobre a RBHA 65 da Anac que dispõe sobre a carreira do Mecânico de Manutenção Aeronáutica.

Empresas com vagas

Confira abaixo diversos sites de empresas de manutenção aeronáutica que você pode enviar o seu currículo para tentar uma oportunidade de trabalho na aviação civil como mecânico de manutenção de aviões:

Aero Safety, Aeronarte, Aeroclube de São Paulo, Aeroteste, Alfa Instrumentos, Go Air (antiga Master Helicópteros), Flytec, Brasitest, Avitron, Aviocorp, Avaeronautica, JP Martins, Jet Avionics, Helifly, Helicentro, Helibras, Goodyear, Ocean Air Taxi Aéreo,  Navy Aerospace, Naves Aviação, Metaltec não Destrutivos, Líder Aviação, Lance Air, WM Manutenção, William ItagibaVoterx Motores, Tucson Aviação, TS Aviação, TAM Aviação ExecutivaProar Aviação.

O mercado de aviação no Brasil tem potencial de crescimento. Podem surgir novas oportunidades nos próximos anos. Com cenário mais favorável, empresas que prestam serviços e vendem produtos de manutenção aeronáutica tendem a contratar mais mecânicos de voo com cursos em todas as especialidades (grupo moto propulsor, célula, aviônica).

Livros sobre Manutenção de Aeronaves

Profissionais da Aviação

Nas atividades da manutenção de aeronaves estão envolvidos termos e conceitos técnicos em todos os processos de revisão, reparação, inspeção, ensaio e certificação de componentes e sistemas da aviação pneumática, hidráulica, combustível, elétrica, mecânica e ambiental das aeronaves.

Tendo em vista que a língua inglesa é a linguagem universal da aviação e todos os manuais de aeronaves são escritos neste idioma, fica claro que o profissional técnico em manutenção aeronáutica necessita não apenas se comunicar em inglês, mas especialmente saber termos técnicos.

O bom mecânico de manutenção aeronáutica precisa saber mais termos e expressões da linguagem mecânica de aviões do que falar inglês fluentemente. O idioma para o profissional está mais relacionado com o entendimento de manuais técnicos, diferente do comissário de voo que precisa se comunicar diariamente com centenas de pessoas.

Por isso, selecionamos uma série de livros que poderão ajudar mecânicos de aviões aperfeiçoarem seus conhecimentos técnicos em inglês. Como alguns livros são caros, vale a dica de comprar em conjunto de amigos e montar um grupo de estudos.

Editora: Aviation Supplies & Academics
Autor: Federal Aviation Administration (EDT)

O livro é um ótimo guia para começar a entender melhor termos técnicos em inglês, pois fornece informações precisas sobre aviação mecânica geral, células, grupos motopropulsores, além de testes de conhecimento.

Editora: McGraw-Hill
Autor: Bleier, Frank P.

Um guia que lhe dará informação sobre os vários aspectos da tecnologia moderna em turbinas. Este manual lhe oferece habilidades para entender sobre design, seleção, manutenção e reparação de turbinas utilizadas na indústria aeronáutica e uma vasta gama de aplicações, incluindo aerofólios, ventiladores centrífugos, ventiladores de fluxo misto, ventiladores de teto, ventiladores de fluxo cruzado, sopradores regenerativa e muito mais.

Editora: Aviation Supplies & Academics

Livro relata de forma detalhada todas as habilidades e os parâmetros de conhecimento que pilotos e mecânicos devem demonstrar para a obtenção de uma licença de piloto pela FAA.

O guia auxilia técnicos de manutenção aeronáutica, aspirantes a piloto e instrutores de voo que pretendem realizar o teste da FAA.

Author: Dale Crane

Em formato de livro de bolso, o livro é muito útil e ideal como referência para profissionais de manutenção aeronáutica, pilotos e proprietários de aeronaves. Fornece conversões, fórmulas, densidades, estado sólido, ferramentas, equipamentos, dimensionamento de hardware, as regras de polegar, eletrônica e muito mais. Em apenas um livro diversas informações úteis sobre manutenção aeronáutica.

Author: Paul Hamilton

Neste livro, o autor Paul Hamilton introduz a utilização e manutenção do motor ROTAX 912. Muitos problemas de motores podem ser evitados com o bom funcionamento e a manutenção periódica, com o 912 não é exceção. O livro é rico em detalhes e muito útil para profissionais de manutenção aeronáutica, pilotos e instrutores de voo. Além de ser ótimo para entender melhor a pronúncia das palavras utilizadas no ramo.

Author: Larry Reithmaier

Este é o manual (292 páginas) definitivo para técnicos de manutenção aeronáutica no que se refere à mecânica, construção, revisão, e manutenção de todos os aviões de metal, de Cessna 150s à Boeing 747s. Capas procedimentos, métodos e técnicas utilizadas pela Lockheed, Rockwell e Boeing.

Está esperando o que para começar estudar? Mãos a obra para ficar craque nos termos técnicos.

Lembre-se que a fluência no idioma e o bom nível de inglês técnico serão fundamentais em sua ascensão profissional.

© Conteúdo originalmente publicado no Meio Aéreo e agora parte do Muita Viagem.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.