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A definição de CRM na Aviação: O que é?

O que é CRM – Corporate Resources Management na Aviação?

Na Aviação, Corporate Resources Management, ou antigo Cockpit Resources Management, ou Crew Resources Management, é um treinamento desenvolvido pela NASA para pilotos e comissários, e posteriormente todos os profissionais da empresa aérea – da alta direção ao menor nível hierárquico – reduzam incidentes e acidentes aeronáuticos.

Dessa forma, o CRM na Aviação é um treinamento e exercício obrigatório internacionalmente para todas as empresas aéreas que transportem passageiros, seja companhia de transporte regular, ou táxi aéreo. Ou seja, todos os países signatários da ICAO ou OACI – Organização da Aviação Civil Internacional, órgão da ONU responsável pela regulação internacional e o Brasil é membro fundador.

No Brasil na aviação civil a ANAC é a responsável por regulamentar a norma IAC 061-1002, que traduzida para o português ficou como “Treinamento em gerenciamento de recursos de equipes”.

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Treinamento – CRM

O CRM da aviação é um treinamento onde o trabalho em equipe em ambiente crítico ou adverso é uma constante, e estas equipes serem em cada jornada composta novos integrantes.

A tripulação em empresas aéreas médias e grandes nem sempre são os mesmos. Comandantes e primeiro oficial (o antigo copiloto) e comissários são escalados e provavelmente nunca voaram juntos antes. Mas com o treinamento do CRM aprendem a trabalharem como um time campeão.

O CRM “aéreo” é hoje adaptado para outros cenários de trabalho em equipe como em equipes de cirurgia, de defesa civil, de explosão de minas e edifícios, resgate e urgências, vendas, policia, gestão de crises, concretagem em grandes obras e também noutros ambientes aonde o espaço para o erro pode custar vidas, prejuízos ou atrasos, visando redução de risco e erro.

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TRM – Tower Resources Management

O CRM da aviação é também aplicado em toda a aviação militar de muitos países, no programa espacial e para o controle de tráfego aéreo o mesmo já tem outra sigla: TRM – Tower Resources Management.

Para quem deseja entender melhor sugiro assistirem os filmes Apolo 13 e o do pouso no Rio Hudson. Abaixo, vídeo mostrando a importância do CRM no caso do voo 1549 da US Airways em Nova York:

Mitos e verdades sobre voar que vão te surpreender

Em algum momento, sem dúvida, você deve ter ouvido relatos estranhos sobre viagens de avião. Conheça os 10 mais comuns e não ajude a espalhar invenções populares!

Viajar de avião é uma das melhores coisas da vida e, dependendo do lugar, o avião é a forma mais segura e confortável de concluir um destino. Ainda assim, muitas pessoas evitam ao máximo o meio de transporte por inúmeras razões e alguns medos infundados, como o do desconhecido.

1. É possível ser sugado pelo vaso sanitário durante o voo?

Mito: O som alto da sucção pode ser assustador, mas o sistema não pode te sugar para baixo. Todos os sanitários possuem um sistema fechado a vácuo. Ou seja, quando você aciona a descarga, uma válvula é aberta no cano coletor e o sistema suga o conteúdo do vaso para o tanque. Apesar do barulho ensurdecedor, podemos garantir que é seguro.

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2. A porta da aeronave pode ser aberta durante o voo?

Mito: As portas da cabine só podem ser abertas se a pressão no interior e exterior da aeronave forem a mesma. Então é praticamente impossível que isso aconteça, pois a pressão do ar em grandes altitudes é baixa, razão pela qual a pressão da cabine é aumentada artificialmente.

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3. O comissário de bordo tem permissão para prender um passageiro?

Verdade: O piloto é a autoridade máxima durante o voo. Por isso, a pedido (e em nome) do capitão, o comissário de bordo pode ser autorizado a prender um passageiro, se necessário. Por outro lado, isso só acontece se o passageiro oferecer risco aos outros ou a si mesmo.

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4. A tempestade aumenta o risco de um acidente de avião?

Mito: Não, mas pode dificultar a visibilidade do voo. Uma forte tempestade pode causar turbulências durante o voo e elas podem ser desconfortáveis para os passageiros a bordo. Mas, e se o avião for atingido por um raio?

Tecnicamente, o raio pode danificar o sistema, mas não chega a comprometer o segurança do voo. Se isso acontecer, uma inspeção completa será realizada assim que o avião pousar.

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5. Quem nasce a bordo de uma aeronave, pode voar de forma gratuita para o resto de sua vida?

Mito: Seria uma verdade maravilhosa, mas infelizmente não acontece!

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6. Ingerir álcool durante o voo deixa a pessoa bêbada mais rapidamente?

Mito: Não há estudos que comprovem esse mito. De qualquer maneira, é interessante sempre evitar a mistura de álcool e sedativos antes do embarque e durante o voo.

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7. Para trabalhar de aeromoça ou comissário é preciso ser alto?

Verdade: Não que seja preciso ser alto, mas a altura mínima exigida é de 1,58 e, a máxima, até 1,90 de altura.

crm aviação

© Conteúdo originalmente publicado no Meio Aéreo e agora parte do Muita Viagem.

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