Início / Aviação / Mecânico de aeronaves: salário, mercado de trabalho e livros
Curiosidades da Aviação Comercial

Mecânico de aeronaves: salário, mercado de trabalho e livros

Após saber mais sobre como se tornar um piloto de avião, iremos esclarecer algumas dúvidas para quem pensa em trabalhar como mecânico de aeronaves – salário, cursos e mercado de trabalho em 2023.

Primeiramente, um dos profissionais da aviação que possuem um alto grau de responsabilidade e comprometimento com a segurança de voo é, sem dúvida, o mecânico de manutenção de aeronaves.

Portanto, para ser mecânico aeronáutico (ou simplesmente mecânico de voo), é necessário concluir com aproveitamento um curso homologado pela ANAC, dentro de uma das habilitações (GMP, CEL ou AVI), em uma escola de aviação autorizada pela agência.

Nesse sentido, o profissional precisa passar por um rígido treinamento para poder exercer suas atividades baseadas na plena segurança.

O curso tem duração aproximada de 13 meses para cada uma das diferentes habilitações. A carga horária total para a formação plena é de aproximadamente 1.100 horas.

O salário pode chegar a R$ 8 mil, mas depende muito da empresa aérea, horários e nível de experiência do profissional.

Mecânico de Aeronaves

Para começar, vale citar que de acordo como o SNA – Sindicato Nacional Dos Aeronautas, o salário base do Mecânico de Manutenção Aeronáutica (2019-2020) é de R$ 3.416,15.

mecânico de aeronaves

Mecânico de Voo exige capacitação técnica e profissional

As especialidades da profissão:

GMP (Grupo moto propulsor) – Concentra informações sobre todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto-propulsores.

CEL (Célula) – Esta habilitação fornece conhecimentos para todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos, além da parte de fuselagem de aviões e helicópteros em geral.

AVI (Aviônicos) – Nesta especialidade, o profissional adquire conhecimentos em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio-comunicação, sistemas elétricos e de radar.

Pré-requisitos para iniciar na profissão:

Para começar, é preciso ter no mínimo 18 anos, a serem completados até o final do curso. Além disso, ter Nível Médio (antigo 2º grau) adquirido em estabelecimento de ensino público ou privado, devidamente autorizado.

Sendo assim, entre em contato com a escola ou aeroclube de seu interesse para saber quais documentos são necessários para fazer a matrícula na curso. A dica é ligar para algumas entidades e realizar uma pesquisa sobre o valor das mensalidades.

Exames da Anac

As provas são compostas por 60 (sessenta) questões para cada categoria de habilitação (especialidades). Desse modo, após ser aprovado no exame da Anac de determinada habilitação, o profissional obtém o Certificado de Habilitação Técnica (CHT) inicial.

Após dois anos de experiência este profissional será checado novamente pela Anac em uma avaliação prática e se aprovado receberá sua CHT definitiva.

Aliás, uma dica é que desde o início do curso o aluno procure uma oportunidade de trabalho na área, mesmo que seja um estágio não remunerado.

Por fim, como a maioria das grandes empresas exige experiência, é preciso estar preparado para a concorrência.

Leia aqui mais informações sobre a RBHA 65 da Anac que dispõe sobre a carreira do Mecânico de Manutenção Aeronáutica.

Empresas com vagas

Confira abaixo diversos sites de empresas de manutenção aeronáutica que você pode enviar o seu currículo para tentar uma oportunidade de trabalho na aviação civil como mecânico de aeronaves e manutenção:

Aero Safety, Aeronarte, Aeroclube de São Paulo, Aeroteste, Alfa Instrumentos, Go Air (antiga Master Helicópteros), Flytec, Brasitest, Avaeronautica, JP Martins, Jet Avionics, Helicentro, Helibras, Goodyear, Naves Aviação, Metaltec não Destrutivos, Líder Aviação, Lance Air, WM Manutenção, Tucson Aviação, TAM Aviação ExecutivaProar Aviação.

Em síntese, o mercado de aviação no Brasil tem potencial de crescimento, assim podem surgir novas oportunidades nos próximos anos.

Desse modo, com cenário mais favorável, empresas que prestam serviços e vendem produtos de manutenção aeronáutica tendem a contratar mais mecânicos de voo com cursos em todas as especialidades (grupo moto propulsor, célula, aviônica).

Nas atividades da manutenção de aeronaves estão envolvidos termos e conceitos técnicos em todos os processos de revisão, reparação, inspeção, ensaio e certificação de componentes e sistemas da aviação pneumática, hidráulica, combustível, elétrica, mecânica e ambiental das aeronaves.

Livros sobre Manutenção de Aeronaves

Nesse sentido, tendo em vista que a língua inglesa é a linguagem universal da aviação e todos os manuais de aeronaves são escritos neste idioma, fica claro que o profissional técnico em manutenção aeronáutica necessita não apenas se comunicar em inglês, mas especialmente saber termos técnicos.

mecânico de aeronaves

Profissionais da Aviação: O mecânico de aeronaves (salário, cursos e mercado de trabalho)

Afinal, o bom mecânico de manutenção aeronáutica precisa saber mais termos e expressões da linguagem mecânica de aviões do que falar inglês fluentemente, pois o idioma para o profissional está mais relacionado com o entendimento de manuais técnicos, diferente do comissário de voo que precisa se comunicar diariamente com centenas de pessoas.

Por isso, selecionamos uma série de livros que poderão ajudar mecânicos de aeronaves aperfeiçoarem seus conhecimentos técnicos em inglês.

Livros sobre turbinas

Como alguns livros são caros, vale a dica de comprar em conjunto de amigos e montar um grupo de estudos.

Editora: Aviation Supplies & Academics
Autor: Federal Aviation Administration (EDT)

O livro é um ótimo guia para começar a entender melhor termos técnicos em inglês, pois fornece informações precisas sobre aviação mecânica geral, células, grupos motopropulsores, além de testes de conhecimento.

Editora: McGraw-Hill
Autor: Bleier, Frank P.

Um guia que lhe dará informação sobre os vários aspectos da tecnologia moderna em turbinas.

Sendo assim, esse manual do mecânico de aeronaves lhe oferece habilidades para entender sobre design, seleção, manutenção e reparação de turbinas utilizadas na indústria aeronáutica e uma vasta gama de aplicações, incluindo aerofólios, ventiladores centrífugos, ventiladores de fluxo misto, ventiladores de teto, ventiladores de fluxo cruzado, sopradores regenerativa e muito mais.

Operação do Rotax 912

Author: Paul Hamilton

Neste livro, o autor Paul Hamilton introduz a utilização e manutenção do motor ROTAX 912. Muitos problemas de motores podem ser evitados com o bom funcionamento e a manutenção periódica, com o 912 não é exceção.

Aliás, o livro é rico em detalhes e muito útil para profissionais de manutenção aeronáutica (mecânico de aeronaves), pilotos e instrutores de voo. Além de ser ótimo para entender melhor a pronúncia das palavras utilizadas no ramo.

Melhores livros para mecânico de aeronaves

Editora: Aviation Supplies & Academics

Livro relata de forma detalhada todas as habilidades e os parâmetros de conhecimento que pilotos e mecânicos de aeronaves devem demonstrar para a obtenção de uma licença de piloto pela FAA. Assim, o guia auxilia técnicos de manutenção aeronáutica, mecânico de aeronaves, aspirantes a piloto e instrutores de voo que pretendem realizar o teste da FAA.

Author: Dale Crane

Em formato de livro de bolso, o livro é muito útil e ideal como referência para profissionais de manutenção aeronáutica, pilotos e proprietários de aeronaves.

Desse modo, o livro fornece conversões, fórmulas, densidades, estado sólido, ferramentas, equipamentos, dimensionamento de hardware, as regras de polegar, eletrônica e muito mais. Em apenas uma obra, diversas informações úteis sobre manutenção aeronáutica para o profissional mecânico de aeronaves.

Author: Larry Reithmaier

Este é o manual (292 páginas) definitivo para técnicos de manutenção aeronáutica no que se refere à mecânica, construção, revisão, e manutenção de todos os aviões de metal, de Cessna 150s à Boeing 747s. Capas procedimentos, métodos e técnicas utilizadas pela Lockheed, Rockwell e Boeing.

Está esperando o que para começar estudar?Mãos a obra para ficar craque nos termos técnicos.

Por fim, lembre-se que a fluência no idioma e o bom nível de inglês técnico serão fundamentais em sua ascensão profissional.

manutenção aeronáutica

© Conteúdo originalmente publicado no Meio Aéreo e agora parte do Muita Viagem.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.