Home / Antes da Viagem / Mirantes no Brasil: lugares incríveis para ver do alto
Alto da Pedra da Macela, na estrada Paraty-Cunha

Mirantes no Brasil: lugares incríveis para ver do alto

O Brasil pode ser visto sob vários prismas e, com certeza, os mirantes que descortinam a natureza brasileira ostentam uma grandeza de sensível percepção, difícil de se explicar com palavras, tão pouco imagens. É preciso viajar para ver.

Selecionamos 9 mirantes em lugares incríveis do país que mostram um pouco desta faceta deslumbrante do gigante. Para você conhecer, elencamos desde lugares com fácil acesso de carro ou a pé, até destinos mais pitorescos, que exigem equipamentos e preparação para longas caminhadas.

Viagens imperdíveis no Brasil

Pedra da Macela – Cunha, SP

A Baía de Angra dos Reis vista da Pedra da Macela, em Cunha-SP

Em Cunha, a cidade entre as serras da Mantiqueira, Bocaina e do Mar, um dos destinos imperdíveis é a Pedra da Macela. Do topo do mirante é possível avistar a Baía de Angra dos Reis quando o céu está sem nuvens.

O pico da montanha está a mais de 1.800 metros de altitude, bem na divisa dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. São 2,5 km de subida muito íngreme que fazem parecer 10 km. A descida é tranquila.

O que fazer em Cunha, no interior de SP

Pedra Grande – Mairiporã, SP

Mirante do alto da Pedra Grande, na Serra da Cantareira (SP)

Ao lado do Horto Florestal, na Zona Norte de São Paulo, fazendo parte do núcleo da Serra da Cantareira, o Parque da Pedra Grande possui trilha que leve até o mirante sob a rocha, a uma altitude de pouco mais de mil metros. O percurso em aclive moderado tem 9,6 km (ida e volta).

Abre só aos fins de semana e feriados, das 8h às 17h (entrada até às 15h).

Como chegar no horto florestal, em SP

Janela do Céu – Conceição do Ibitipoca, MG

Janela do Céu - MG

Vista para a “Janela do Céu”, no Parque da Serra do Ibitipoca, MG

A pequena vila de Conceição de Ibitipoca, próxima de Lima Duarte, é encantada com a presença das cachoeiras do Parque Estadual da Serra do Ibitipoca. A Janela do Céu e o Circuito das Águas são os roteiros mais bonitos do local.

A trilha para a Janela do Céu é longa, são 16 km, e requer 6 horas de caminhada. O visual de um dos mais bonitos mirantes do Brasil compensa cada gota de suor.

O que fazer em Ibitipoca, MG

Baía dos Porcos – Fernando de Noronha, PE

Praias Fernando de Noronha

Praia da Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha

Do Mirante da Baía dos Porcos é possível admirar o Morro dos Dois Irmãos, cartão-postal de Fernando de Noronha. É fácil chegar. O acesso se dá pelo Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

Dicas para economizar em Fernando de Noronha

Praia do Bonete – Ilhabela, SP

Visual da Praia do Bonete, em Ilhabela | Muita Viagem

O mirante para a Praia do Bonete é a recompensa no final do percurso de 12 km, feitos em até 6 horas de caminhada. Apesar da dificuldade, é uma das trilhas mais legais de Ilhabela. Além do mirante, o trajeto ainda passa por 3 cachoeiras. Após curtir o visual é possível descer até a praia e voltar de barco.

Melhores praias de Ilhabela, SP

Mirante de São Sebastião – Ouro Preto, MG

O Mirante de São Sebastião oferece uma paisagem única no interior de MG

O Mirante Morro São Sebastião fica em um ponto especialmente alto de Ouro Preto: não é todo mundo que tem disposição para chegar lá caminhando.

A recompensa do mirante em Ouro Preto: uma linda vista da região, especialmente no pôr do sol, quando a luz dourada derrama-se, entre as montanhas, sobre as igrejas de Ouro Preto.

O que fazer em Ouro Preto, MG

Pedra do Baú – São Bento do Sapucaí, SP

Pequena trilha até o mirante do Bauzinho | Muita Viagem

Em um dos pontos mais altos do Brasil, ao lado de Campos do Jordão, a Pedra do Baú é um complexo rochoso com quase 2 mil metros de altitude, no alto da Serra da Mantiqueira.

É fácil chegar. Em São Bento do Sapucaí, vá de carro até o estacionamento do Bauzinho (siga as placas para a Pedra do Baú). Pague a taxa de preservação ambiental (R$10 por carro) e observe as placas das trilhas.

O que fazer em São Bento do Sapucaí, SP

Monte Roraima – Boa Vista, RR

Índio na Pedra, em Mirante no Monte Roraima | Cláudia Salazar

No extremo norte do Brasil, já na fronteira com a Venezuela, o Monte Roraima ostenta um visual digno de cinema.

Para se chegar ao Monte Roraima, no entanto, é preciso dar uma volta a mais e entrar pela cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén. Ali os locais dispõem de toda a infra-estrutura para a escalada nas montanhas que passam de 1.400 metros de altitude.

O que fazer em Boa Vista, em Roraima

Chapadão na Praia do Amor – Pipa, RN

O chapadão e as falésias em Pipa (RN)

O Chapadão no final da praia do Amor é um dos lugares incríveis para se conhecer em Pipa. A famosa falésia da praia da Pipa é bastante visitada nos finais de tarde, no pôr do sol, mas algo que vale a pena fazer também é acordar antes do nascer do sol para ver o astro surgindo no mar do Chapadão.

O que fazer na Praia de Pipa, RN

About Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*