Início / Dicas / Missões Jesuíticas, na cidade de Encarnação – Paraguai
Missões Jesuíticas no Paraguai
Missões Jesuíticas no Paraguai.

Missões Jesuíticas, na cidade de Encarnação – Paraguai

Saiba como chegar na cidade de Encarnação, no Paraguay para conhecer as Missões Jesuíticas neste guia Paraguai, além das compras!

Sim, há turismo no Paraguai! Infelizmente, muitas pessoas viajam para lá apenas com a intenção de fazer muitas compras e desconhecem que o país também oferece algumas opções para turistas e mochileiros de plantão. Confesso que não é um turismo muito confortável ou cheio de luxo, mas é barato e creio que vale a pena pra conhecer um pouco mais esse vizinho brasileiro.

Comprei passagens aéreas muito baratas para Foz do Iguaçu (PR), tinha quatro dias disponíveis, então aproveitei a chance para dar um pulinho no Paraguai.

As missões jesuíticas

Desembarquei em Foz do Iguaçu e primeiro fui conhecer o lado argentino das cataratas. De Puerto Iguazu, na Argentina, peguei um ônibus para Ciudad del Este, no Paraguai. Como o objetivo principal não era “muambar”, segui viagem para a capital paraguaia, Assunção, onde dormi no hostel El Viajero.

Assunção é pequena, um dia é suficiente para conhecer toda a cidade, que é bem modesta e não tem cara de capital. Há muitos carros antigos na rua, muitos deles sem placa, e motoristas um tanto quanto apressados. Por isso, fica a dica: nunca atravesse a rua achando que os carros irão parar para você atravessar.

Vi muitos ônibus (também antigos), porém não cheguei a utilizar o transporte público local porque conheci a cidade toda a pé.

As Missões Jesuíticas no Paraguai

Para chegar até as ruínas das missões jesuíticas (para onde os índios guaranis eram levados para catequização na época da colonização espanhola) é preciso ir até a cidade de Encarnação.

O ônibus que faz o trajeto Assunção/Encarnação custa aproximadamente G$ 60.000,00 e a viagem dura aproximadamente sete horas, já que o ônibus vai parando em todos os pontos possíveis e imagináveis. Encarnação está na região sul do Paraguai e faz fronteira com Posadas, na Argentina.

Missões Jesuíticas no Paraguai

Missões Jesuíticas no Paraguai.

O desembarque em Encarnação não é nada encantador: a cidade é feia e não tem nenhum atrativo turístico, sendo apenas uma parada para os viajantes que querem conhecer as missões.

Não há nenhum hostel ou bons hotéis na cidade, somente algumas pensões e hotéis bem econômicos. Mas, se o objetivo é chegar até as missões, os olhos devem se fechar diante todas as precariedades.

No terminal de ônibus, perdemos (eu e dois amigos) um tempo enorme perguntando qual seria o ônibus que nos deixaria nas ruínas jesuíticas. São ônibus e microônibus muito velhos, sem placas de itinerário, com preços variados, sem horários definidos e sem cobrador.

Enfim, depois de muito perguntar, entramos em um microônibus que custou G$ 10,00 e demoramos cerca de 40 minutos até o nosso destino. Durante a viagem, perguntamos para muitas pessoas onde deveríamos descer, até que uma senhora falou para que desembarcássemos junto com ela na entrada de Trinidad.

Reducciones Jesuiticas de la Santísima Trinidad del Parana

Do ponto em que descemos, andamos uns 10 minutos até a entrada das Reducciones Jesuiticas de la Santísima Trinidad del Parana. Para entrar nas ruínas é preciso comprar um bilhete que custa G$ 25.000,00 e dá acesso a mais duas missões: San Cosme y Damian e Jesus de Tavarangue. Santísima Trinidad, construída em 1706, é a maior e mais conservada ruína.

De lá é possível ir a Jesus de Tavarangue (1685) pegando um “tuc tuc” (semelhante aos indianos) por um preço definido na hora pelo motorista. Ambas as ruínas foram reconhecidas como Patrimônio Universal da Humanidade pela Unesco, em 1993.

Os dois lugares são incríveis, mas gostei mais de Trinidad. Não fomos até San Cosme y Damian porque era muito distante. Ainda existem mais quatro ruínas jesuíticas no Paraguai: Santa Rosa de Lima, San Ignacio Guazú, Santa Maria de Fé e Santiago. No entanto, infelizmente, as informações turísticas sobre as ruínas são escassas e o acesso se torna difícil.

Dicas e informações gerais:

Para chegar à Assunção é necessário comprar passagens aéreas a partir do Aeroporto de Guarulhos, de onde saem voos diretos da Latam e Gol. A Aerolineas Argentinas tem voos com conexão em Buenos Aires. O clima subtropical torna Assunção uma cidade bastante quente e úmida, com muitas chuvas, especialmente entre outubro e fevereiro. Entre novembro e março é muito quente mesmo.

A moeda local é o Guarani, mas muitos estabelecimentos aceitam dólar ou outras moedas do continente, como o peso argentino, real brasileiro e o peso uruguaio. Veja cotação do Guarani aqui. Como elencamos abaixo, para viajar à Assunção ou mesmo Ciudad del Este, a melhor escolha é levar dólares, já que muitas lojas trabalham com a moeda ou é possível trocá-los por Guaranis (G$, moeda local).

Dica local: compras no cartão de crédito sofrem acréscimo entre 10% e 15%.

Leia também: Dicas para comprar dólar mais barato antes de viajar

Por fim, para não errar na próxima viagem internacional, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.