Início / Melhores destinos / Monte Alegre do Sul, SP – interior paulista
Monte Alegre do Sul, no interior de SP

Monte Alegre do Sul, SP – interior paulista

A cidade de Monte Alegre do Sul tem a sua origem com a imigração italiana no Estado de São Paulo, sendo famosa pela festa do morango. Autenticidade é a marca de Monte Alegre do Sul, uma cidade que conquista corações com seu jeito especial.

Aliás, o portal da cidade recepciona quem chega à cidade com a bandeira da Itália e os dizeres bien venuti em letreiro junto ao portal da cidade.

Já pensou um destino desses pertinho de São Paulo, fácil para ir de carro?

Inserida dentro do Circuito de Águas Paulistas, bem pertinho de Serra Negra e Amparo, a estância hidromineral é apinhada de bicas e fontes de água mineral.  Além de oportunidades para tomar banho de cachoeira nas quedas do rio Camanducaia, que serpenteia as montanhas e bosques da região.

Encontre pousadas e hotéis em Monte Alegre do Sul

Bandeira da Itália: bien venuti a Monte Alegre do Sul

Acesso rápido ao conteúdo:

Onde fica a cidade

Monte Alegre do Sul fica a 130 km de distância da capital e apenas 90 km de Campinas. A temperatura na cidade é agradável durante o ano todo, especialmente durante a primavera, entre os meses de setembro e novembro.

O que fazer em Monte Alegre do Sul – SP

A pacata vila rural de Monte Alegre do Sul é indicada para casais sem filhos e famílias com crianças pequenas que buscam a tranquilidade do campo.

Monte Alegre do Sul - balneário da cidade

Balneário Municipal, no centro da cidade, que fica a 130 km de distância da capital.

Quando ir: Uma das épocas mais divertidas para conhecer a cidade é durante a Festa do Morango, sempre aos finais de semana do mês de julho.

É fácil caminhar pelo centro histórico, que possui restaurantes, lojinhas com artesanatos, embutidos, doces, cervejas, licor e cachaça artesanal. Uma tranquila caminhada torna-se um belo passeio romântico e interessante para conhecer os principais pontos turísticos de Monte Alegre do Sul a pé.

Aprecie a arquitetura clássica dos casarões em taipa de pilão e tijolos de barro datados da segunda metade do século XIX.

Cachoeiras no interior de SP

As cachoeiras mais fáceis de se chegar na região são do Andorinha e a localizada dentro da Pousada da Cachoeira, com acesso livre para visitação apenas.

Além disso, é possível almoçar no restaurante da pousada, que serve diariamente refeição self service à vontade com sobremesas. O valor é acessível e a comida é boa.

Para quem gosta de banhos relaxantes, imersão, hidromassagem, ducha escocesa e sauna, é possível encontrar no Balneário Municipal um recinto belíssimo para relaxar o corpo e desligar a mente. A cidade de Monte Alegre do Sul também é rota de ciclistas, que pedalam em circuitos e trilhas de bike pelo interior de SP.

Pousada Ypê das Montanhas – Monte Monte Alegre do Sul

Cachaça Artesanal de Monte Alegre do Sul

fazendas no interior de SP

Cachaças produzidas na cidade do interior paulista, entre as melhores do país

Uma das grandes atrações da cidade, no entanto, são os alambiques, que produzem algumas das melhores cachaças do Brasil. Dentre as cachaçarias de Monte Alegre do Sul, conhecemos algumas que nos recomendaram como as principais — Neno Campanari, Peterlini, Chora Menina e a do Italiano.

São mais de 80 sítios produtores do aguardente. Com tantas adegas na cidade, fica fácil encontrar uma para visitar e se deliciar numa boa prosa. É legal entender um pouco sobre o processo da destilação e a história de cada família.

Vale a pena ir na Cachaça Campanari, que desde 1932 produz a cachaça artesanal mais famosa de Monte Alegre do Sul. Quem nos atende é o próprio “Neno”, neto do senhor Luigi Campanari, imigrante italiano que chegou no Brasil em 1901 e como tantos outros se fixaram entre o interior de SP e o Sul de MG.

No coração do interior paulista, Monte Alegre do Sul se destaca como um oásis de cultura e vida rural da fazenda.

Monte Alegre do Sul

Adega da Família Peterlini, uma das mais visitadas da região

Em 2012 a Cachaça Campanari conquistou o primeiro lugar em concurso nacional promovido pela USP de São Carlos, e no concurso estadual promovido pela Unesp de Araraquara. Experimente o licor de maracujá, feito com a própria fruta. É uma delícia!

Outra destilaria bacana de visitar é a adega da família Peterlini, nos arredores de Monte Alegre do Sul. No local, além de degustar do líquido santo, é possível provar doces e bolos caseiros com aquele gostinho de fazenda. Não exagere nas degustações, afinal você vai experimentando uma aqui, outra ali, e quando vê já está alto, alto. E, claro, se for beber não dirija!

Doces e embutidos

Próximo à praça do coreto, no centrinho de Monte Alegre do Sul, encontramos a adega e o empório São Bento. Lá dá para comprar produtos da família Peterlini e outras mercadorias, como rótulos de cervejas artesanais da região.

E para quem precisar de glicose no sangue, vale a pena caminhar até a Praça do Trem da Mogiana e procurar a doçaria Peschiera. Há verdadeiras delícias servidas fresquinhas o tempo todo — bala de coco gelada, quindim, pavê de amendoim, bolos e muito mais.

O que fazer em Monte Alegre do Sul

Cervejas artesanais vendidas no Empório e adega São Bento

Para os dias quentes, vale a pena experimentar o sorvete artesanal tipo italiano da Gelateria Conti. A sorveteria fica em frente à praça central de Monte Alegre do Sul.

Já quem gosta de pimenta, o produtor Fábio Tuma, criou o “Viciados em Pimenta”. Promete ter produzido a pimenta mais ardida do mundo. Contudo, para visitar a produção é preciso agendar a visita. O local fica dentro de condomínio fechado.

A doçaria acima costumava vender a pimenta, mas não vende mais. O preço do produto aumentou muito com o sucesso da receita. O projeto é interessante. É possível fazer compras online direto no site do produtor e até ter a sua própria pimenteira cultivada virtualmente.

Leia também: Pedra da Macela – ecoturismo em Cunha/SP

Mirantes em Monte Alegre do Sul

Há dois mirantes de fácil acesso na cidade, um deles é o Mirante do Cruzeiro, no alto de Monte Alegre do Sul. O acesso se dá pela lateral da igreja matriz – Santuário do Senhor Bom Jesus. Além do Mirante do Cristo Redentor, com fácil acesso para chegar de carro.

Cidades do interior de SP

Um dos mirantes da cidade turística do interior de SP

Para atingir o alto do Mirante do Cruzeiro é preciso seguir por escadaria e pequena trilha de terra. No percurso, escalando o morro que leva até mirante, é possível refletir sobre as 15 estações da via crucis.

Monte Alegre do Sul - SP

Via Crucis na trilha que leva ao mirante da Cruz, em Monte Alegre do Sul.

Lá do alto, uma bela capela, uma escultura do santo sepulcro e vista panorâmica para a estância hidromineral. O acesso é feito ao lado da igreja matriz.

Maria Fumaça – Monte Alegre do Sul

Maria Fumaça - interior de SP

Maria Fumaça, em Monte Alegre do Sul (SP)

Para quem está viajando com crianças e gosta de fazer passeios com os pequenos há opções de passeios.

A Maria Fumaça, exposta no Centro Cultural, e a Mini Cidade, que reúne pequenas edificações e uma réplica da igreja matriz são duas atrações para os pequenos no interior de SP.

Dentre os eventos na cidade, vale a pena planejar viagem para curtir o carnaval de rua, bem família.

Além do festival cultural junino, em junho, e a tradicional Festa do Morango, em julho. Por fim, uma dica imperdível é o Festival de Fanfarras, que agita a pequena vila turística no início de agosto, aniversário da cidade, dia 4 de agosto.

Pousadas charmosas, chalés e hotel fazenda

Conhecemos e recomendamos três pousadas em Monte Alegre do Sul:

Ipê da Montanha

Com chalés românticos e cercada de natureza, a primeira dica é conhecer a Pousada Ipê da Montanha. Assim, o hotel fazenda em Monte Alegre do Sul oferece diversas atividades de lazer e turismo, especialmente para quem gosta de fazendas históricas.

Pousada Monte Alegre do Sul

Pousada Villa Cottage, bem localizada e ótima infraestrutura no centro da cidade.

Villa Cottage

A primeira delas, a Pousada Villa Cottage, fica localizada na região central. Ou seja, o hóspede fica a uma curta caminhada do centro histórico, onde encontra restaurantes, lojas e pontos turísticos da cidade.

Chalés para casais

Chalés em Monte Alegre do Sul, no interior de SP

Além disso, o local conta com excelente estrutura e privacidade, com quartos confortáveis, piscina, e bela decoração, com sala de leitura, refeitório, quiosque e jardim. Ficamos hospedados e aprovamos.

Certamente, a pousada em Monte Alegre do Sul é uma ótima dica para casais sem filhos, jovens e público da terceira idade.

Vale das Maritacas

Já quem viaja com filhos pequenos ou busca um refúgio verde, vale a pena consultar a Pousada Vale das Maritacas, localizada na área mais rural de Monte Alegre do Sul.

Com muita área verde, cachoeira, trilhas e três piscinas — aquecida, com toboágua e cascata e infantil, é o lugar perfeito para uma viagem curta nas férias escolares. Além disso, a pousada ainda conta com lago para pesca esportiva, parquinho infantil e paredão de escalada.

Vale lembrar que boa parte das acomodações são chalés, ou seja, uma dica de hospedagem sempre bem-vinda para casais em viagem romântica.

Leia também: O que fazer em Bragança Paulista (SP)

Por fim, para não errar na viagem, confira todo nosso conteúdo, com dicas de passeios, hotéis e pousadas em Monte Alegre do Sul. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.