Início / Viajei (relatos) / Cartão Postal / Morretes – Paraná: roteiro de charme na Serra do Mar
Morretes, cidade turística no sul do Brasil

Morretes – Paraná: roteiro de charme na Serra do Mar

Encrustada na Serra do Mar, entre Curitiba e o litoral do Paraná, Morretes é uma vila turística composta por um mosaico de construções históricas, restaurantes típicos e uma cultura própria que dá todo o charme à cidade serrana.

Por diversos motivos Morretes tornou-se uma das cidades turísticas mais charmosas do sul do Brasil. A paisagem e a arquitetura são alguns deles, sem contar o humor e a simpatia do povo acolhedor.

O ar de interior e toda beleza das montanhas da Serra do Mar com vegetação preservada da Mata Atlântica transforma Morretes em destino para colocar na lista de viagens neste ano!

Mirantes no Brasil: lugares incríveis para conhecer

A estrada entre Curitiba e Morretes é repleta de paisagens incríveis

Muitas pessoas optam por fazer a viagem de trem a partir de Curitiba, que digamos é um dos passeios imperdíveis para se fazer no Brasil.

A passagem é barata, custa apenas R$ 26,00 com trem partindo às 8:30 de Curitiba pela Serra Verde Express. É literalmente uma viagem pela história do Brasil.  A Princesa Isabel estava presente na viagem inaugural.

A estrada de ferro conta com dezenas de pontes, túneis e viadutos, destaque para a Ponte São João e o Viaduto do Carvalho. As belezas naturais somadas à rica fauna e flora da Serra do Mar Paranaense são o grande atrativo do passeio, que dura aproximadamente 4 horas.

Desta vez optamos pelo aluguel de carro em Curitiba, seguindo por uma estrada bastante sinuosa e ao mesmo tempo com paisagens incríveis a cada curva. Vale a viagem!

O aluguel do carro saiu por menos de R$ 160,00 a diária (+ taxas de seguro) na Localiza. Devolvemos o carro no aeroporto e economizamos com Uber / táxi.

O que fazer em Urubici, na Serra de Santa Catarina

O que fazer em Morretes – Paraná

O Rio Nhundiaquara dá romantismo ao centro turístico de Morretes – Paraná

Às margens do Rio Nhundiaquara, restaurantes convidam o cliente para o prato típico da região — o Barreado. Um prato típico dos Açores, levado pelos portugueses nos tempos do Brasil-Colônia.

É um prato que precisa saber preparar. A farinha de mandioca na mesa não é à toa. É preciso misturar a carne de panela com caldo junto à farinha para, então, juntar a banana à milanesa e preparar, na hora, o famoso prato da serra paranaense, que também acompanha camarão empanado e frito.

Empório do Largo, em Morretes, tem palco com música ao vivo

O Empório do Largo é um dos melhores restaurantes da cidade, que oferece amplo ambiente com direito a música ao vivo, decoração pitoresca e jardim com uma grande seringueira centenária, hábitat de uma família de pequenos saguis.

Para sobremesa não deixe de experimentar os tradicionais doces de banana, vendidos na praça do coreto.

As ruas à beira do rio são tomadas por bons restaurantes e lojinhas de artesanatos

Para quem gosta de fazer compras, nas ruas do centro turístico há dezenas de lojas com artesanatos, artigos de decoração e artes, além de uma feirinha livre com barraquinhas que vendem cachaças, mel e doces produzidos na região.

Já os amantes de aventura e montanhismo devem procurar o Parque Estadual do Pico do Marumbi, com 8 cumes, sendo o Monte Olimpo, com 1539 metros, o mais alto.

O Conjunto do Marumbi faz parte de roteiro ecológico com trekking e escalada na Serra do Mar, que também revela atrações naturais como as cachoeiras do Salto dos Macacos. A trilha de acesso nasce na estrada das Prainhas, com um percurso que dura cerca de duas horas. Há trilhas mais difíceis, que duram até 6 horas.

Para as famílias que desejam contemplar as belezas da serra paranaense com as crianças pequenas, a dica é conhecer o Rkôa Park, parque para fazer arvorismo, tirolesa, participar de oficinas de sustentabilidade e outras atividades. O parque abre todos os finais de semana e feriados.

Por fim, quem gosta de praia, consegue combinar a viagem à Morretes com um final de semana na Ilha do Mel, a apenas 70 km de distância.

Sobre Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*