Início / Dicas / Berlim – Muro de Berlim, Sachsenhausen e Potsdam
o que fazer em berlim
A vista do rio Spree que corta a cidade de Berlim | Cristiane Nunes

Berlim – Muro de Berlim, Sachsenhausen e Potsdam

Saiba como visitar o muro de Berlim, o campo de concentração de Sachsenhausen, dentre outros passeio em roteiro de cinco dias na Alemanha.

Para começar, Berlim, a capital da Alemanha, respira história e cultura. Assim, a cidade é limpa, organizada e conta com excelente rede de transporte público, perfeita para roteiros a pé, ou mesmo para quem gosta de andar de bicicleta.

O Muro de Berlim, Museu dos Judeus, Memorial do Holocausto, Catedral de Berlim, Campo de Concentração Sachsenhausen e Potsdam são os passeios mais recomendados em roteiros de três a cinco dias em Berlim.

Fizemos a viagem para Berlim em outubro, Outono na Europa. O clima e a temperatura estavam agradáveis, sol pela manhã e friozinho a partir das três da tarde. Nesse sentido, os meses de abril, maio, detembro e outubro são os melhores meses para fazer uma viagem barata na Europa. São épocas nem tão frias, nem tão quentes, sem preços caros e lotação nos lugares.

Leia também: O que fazer em Berlim – passeios e lugares descolados

Roteiro de viagem na Alemanha

Os principais pontos turísticos da cidade, incluindo o muro de Berlim, estão elencados abaixo com dicas, preços e horários para facilitar a sua viagem. Foram quatro noites e cinco dias na cidade. Sendo assim, com este tempo foi possível fazer muitas coisas por lá, sendo bem fácil se locomover utilizando as linhas de metrô e um mapa da cidade.

Desse modo, comprando o ticket para o dia todo (Day Pass) – o preço deste passe do metrô é mais barato, e você ainda facilita sua vida e economiza tempo nos deslocamentos para as atrações turísticas da cidade, otimizando o trajeto do roteiro.

1.º Dia – Chegada pelo Aeroporto de Berlim até o Hostel

Chegamos no aeroporto de Berlim – Berlin Tegel Airport (TXL) e fomos atrás de um ônibus para ir ao centro da cidade. Após desembarcar, perguntamos onde pegar um ônibus até o bairro onde estava localizado o hostel. Indicaram o ônibus 11 ou 12, sendo fácil achar – é o ponto de ônibus da primeira plataforma logo após o desembarque.

Assim, fomos Fui até o hostel Amstel, onde ficamos hospedados. Naquela noite apenas saímos para comer. Ali pertinho do hostel, na rua Wiclefstrasse, há várias opções de restaurantes. Comemos uma pizza, compramos umas cervejas no supermercado e fomos para o hostel planejar o roteiro dos próximos dias.

2.º Dia – Tiergarten, Brandeburg Gate, Reichstag, Memorial do Holocausto e Checkpoint Charlie

Acordamos e seguimos pelo Tiergarten até o Brandenburg Gate e o Reichstag. Dentre todas as estátuas e monumentos do parque Tiergarten, destaco a Coluna da Vitória, atração de quase 70 metros de altura, localizada em rotatória central do parque. Ali, figuras remetem à Guerra Franco – Prussiana.

Leia também: O que fazer em Bruges, na Bélgica

Portão de Brandenburgo

No final do parque já avistamos o Portão de Bradenburgo, algo bem legal que se tem para fazer em Berlim. O portal que, assim como o muro de Berlim, já dividiu as “Alemanhas”, hoje une o centro histórico de Berlim ao Tiergarten, Reichstag e Potsdamer Platz.

muro de berlim

O Portão de Brandenburgo dividia a Alemanha do regime nazista | Foto: Groman

Assim, o Portão de Brandemburgo está localizado na parte ocidental do centro de Berlim, entre as avenidas Unter den Linden e Ebertstraße, perto da Pariser Platz, Palácio Reichstag e Checkpoint Charlie. Aliás, se quiser poderá incluir neste dia do roteiro, o Museu Madame Tussauds ou o Museu DDR (carros antigos). No entanto, para visitar a cúpula Bundestag já adiante a reserva online antes da viagem (ver orientações abaixo).

Leia também: Roteiro barato mochilão na Europa

Reichstag e Bundestag

O Reichstag é a sede do parlamento alemão. O edifício fica localizado ao lado Brandenbrug Gate, em Mitte. A arquitetura impressiona e certamente um passeio legal para fazer em Berlim é visitar a cúpula de vidro.

Reichstag - o que fazer em berlim

O que fazer em Berlim – visitar o Reichstag.

Para visitar o Bundestag:

Você entra no site do Deutscher Bundestag, passa o mouse na aba Visit the Bundestag e seleciona a opção online registration. Em seguida, você deverá escolher o tipo de visita (escolha visit to the dome para visitar a cúpula) ou escolha outro tipo de visita. As reservas podem ser feitas com até 2 meses de antecedência.

Siga os passos, porém, infelizmente após receber o e-mail é necessário ir antes do horário agendado, para poder confirmar a visita. Cheguei lá 30 minutos antes do horário que eu tinha agendado, mas não consegui. A dica é fazer o pré-cadastro online e depois ir lá para confirmar, preferencialmente três dias antes.

Leia também: O que fazer em Viena, na Áustria

A Catedral nas margens do Rio Spree

o que fazer em berlim

O que fazer em Berlim – visitar a catedral.

Logo ali, beirando as margens do rio Spree, que atravessa Berlim, já é possível ver a Catedral de Berlim. A igreja é magnifica, uma das mais bonitas que já vi, porém não conseguimos entrar por causa do horário. Fomos em outubro, lembra?

Assim, a catedral fica aberta de segunda a sábado, das 9:00 às 20:00 e aos domingos e feriados, das 12:00 às 20:00. No entanto, de outubro a março, fecha mais cedo, às 19:00.

Memorial do Holocausto – Stiftung Denkmal

O memorial do Holocausto – Stiftung Denkmal fica bem no centro de Berlim. É uma obra que ocupa todo um quarteirão da Cora Berliner com a Hannah Arendt.

Memorial do Holocausto muro de berlim

O que fazer em Berlim – visitar o Memorial do Holocausto

O Memorial aos Judeus Mortos da Europa impressiona. Fica a reflexão dos 6 milhões de judeus mortos durante o Nazismo. Para fazer o áudio tour da exibição, você paga 4 euros (50% de desconto para estudantes) em inglês ou alemão. Já o Memorial Walking Tour, feito para grupos de até 25 pessoas, tem duração de três horas.

3.º Dia – Potsdam: a cidade dos castelos perto de Berlim

O terceiro dia da viagem caiu em um domingo. Logo, decidimos fazer o roteiro de bicicleta nos parques e jardins de Potsdam. Saindo do hostel, é bem fácil chegar. Pegamos o trem S-Bahn sentido Potsdam Hfb via Zoologischer. A dica é comprar o bilhete do metrô para um dia (Tageskarte), porém válido para as zonas ABC. É mais econômico e dá direito a viagens ilimitadas em transporte público no dia da validação.

Os castelos mais bonitos de Potsdam são nesta ordem: Sanssouci, Neus Palais, Neue Kammern e o moinho, Orangerieschloss e Schloss Charlottenhof.

Leia também: O que fazer em Amsterdam, Holanda

Jardins e castelos de Potsdam

Sanssouci potsdam berlim

Jardins do castelo Sanssouci, em Potsdam – Alemanha | Foto: Wolfgang Staudt

o que fazer em berlim

O moinho de Neue Kammern é algo para conhecer perto de Berlim.

castelos em berlim

Neus Palais, logo na entrada do parque perto de Berlim – Alemanha.

Dica local: Já saia da cidade com uma bicicleta alugada, por exemplo, do hostel em Berlim. Afinal, alugar uma bike em Potsdam não é tarefa simples, só encontramos uma loja aberta, na própria estação, contudo fechava às 16:00 e reduziu nosso tempo de passeio pelos castelos de Postdam.

Leia também: O que fazer em Hamburgo, Alemanha

Muro de Berlim – Alemanha

4.º Dia – Muro de Berlim, Museu Judeu e Museu Anne Frank

East Side Gallery

Em toda cidade há fragmentos do muro de Berlim, porém a parte mais fotografada, sem dúvida, é a East Side Gallery. Este é o ponto alto da viagem na História quando se visita a Alemanha. Assim, você parece voltar no tempo e sente o quão real foi da Segunda Grande Guerra e o famigerado muro de Berlim.

muro de berlim

Muro de Berlim na East Side Gallery – Alemanha

A East Side Gallery é uma grande galeria de arte ao ar livre. É a parte leste do famigerado Muro de Berlim. São mais de 100 pinturas de artistas de todo o mundo que teve início na década de 1990. Fica perto do centro de Berlim, na rua Mühlenstraße em Friedrichshain-Kreuzberg, margeando o rio Spree.

Para chegar lá de transporte público, vá até a estação S+U Warschauer Str.

Museu dos Judeus

Além do muro de Berlim, o Jüdisches Museum Berlin, é algo que bos faz refletir. Afinal, o local possui as instalações mais apavorantes e sombrias das quais já experimentamos em museus. A sala totalmente escura na qual ficamos presos ao som de batida de um imenso portão de ferro é páreo somente com o corredor repleto de cabeças sem rostos de peças fundidas em aço que fazem barulho horripilante.

6 milhões de judeus foram mortos em toda Europa durante o domínio Nazista.  A arquitetura do museu possui eixos vazios em várias partes da construção. Estes “vácuos” se estendem verticalmente por todo o museu e representam a ausência dos judeus da sociedade alemã. É de arrepiar.

Não tem o que falar. Você precisa ir. […]

O Museu dos Judeus fica localizado na rua Lindenstraße 9-14. O local fica aberto de Segunda das 10:00 às 22:00; e de Terça a Domingo das 10:00 às 20:00. Entrada permitida até 1h antes do fechamento.

Museu Anne Frank

anna frank museu berlimTivemos o azar de deixar para visitar o Museu Anne Frank na segunda-feira, único dia fechado. Afinal, o museu abre de terça a domingo das 10:00 às 18:00.

Anne Frank nunca foi à Berlim, porém após sucesso de uma exposição contando sua história e trajetória em 1994, marcando 50 anos da libertação dos judeus do Regime Nazista, deu início ao museu.

Dicas para incluir no roteiro em Berlim:

Por fim, vale acrescentar no roteiro em Berlim, a visita à torre de TV na Alexander Platzt. A torre tem 203 m, sendo que o elevador chega ao topo em 40 segundos. Além disso, subir no balão de ar, que sobe a 150 metros e o passeio leva cerca de 15 minutos.

5.º Dia – Campo de Concentração Sachsenhausen

Finalmente, deixamos para o último dia a visita ao campo de concentração de Sachsenhausen. Tínhamos apenas uma manhã, por isso o passeio foi corrido, mas valeu a pena e fechou a viagem em Berlim. Sem dúvida, é um passeio muito triste. Ou seja, momento de reflexão, pois as lágrimas escorrem, impossível conter.

Campo de Concentração Sachsenhausen

“Arbeit macht frei”, O trabalho liberta, em alemão. | Foto: MV

Como li no blog De Volta à nave mãe, da Ivana, “a dimensão do espaço é superlativa e o horror é ainda maior quando se imagina que Sachsenhausen foi um dos menores campos (de concentração)”.

Leia também: O que fazer em Praga, na República Tcheca

Como ir até Sachsenhausen

Para quem quer conhecer e ir em algum campo de concentração Sauchsenhausen, em Berlim, na Alemanha. É fácil ir até lá.

Campo de concentração Sachsenhausen em Berlim

Como era nosso último dia, deixamos nossas malas e bagagens no hostel e pegamos o trem sentido zona C. Para chegar em Oranienburg deve se tomar o S1 (Wannsee – Oranienburg). Após cerca de 40 minutos você chega lá. Compre o bilhete do dia por 7,90 euros.

Sachsenhausen

Como chegar no campo de concentração Sachsenhausen, em Berlim.

Chegando na estação, desça e aguarde o ônibus #804 Malz ou #821 Tiergarten. O bilhete do ônibus custa menos de 2 euros e leva menos de 5 minutos. Ambos te levam ao campo de concentração nazista em Berlim Sachsenhausen.

Se quiser ir a pé, são aproximadamente 20 minutos de caminhada. Siga as placas, só cuidado para não se perder. Aliás, o app com mapa e GPS pode ser bem útil! Assim, o ideal é reservar uma manhã e meia para fazer todo o bate-volta. Tivemos que ver tudo correndo porque tínhamos voo para Praga para seguir nosso roteiro mochilão na Europa. Por óbvio, a visita é gratuita.

Cidades turísticas na Europa

Por fim, para não errar na próxima viagem internacional, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.