Início / Viagens pelo Brasil / Nordeste / O que fazer em Natal-RN
Genipabu é uma das praias mais bonitas para conhecer perto de Natal

O que fazer em Natal-RN

Natal, no Rio Grande do Norte, tem muita coisa para fazer. Praias, como Ponta Negra e Genipabu, lugares históricos, como o Forte dos Reis Magos, pontos de interesse, como o maior cajueiro do mundo e lagoas, estão entre as coisas para fazer em Natal e nos arredores.

Mas Natal tem muito mais para conhecer.

A praia do Cotovelo fica perto de Natal e é ´facil de chegar

A capital do RN é ponto de partida para fazer uma curta road trip pelo Nordeste para Tibaú do Sul – Pipa, viajar para João Pessoa – Paraíba (e para a praia de nudismo de Tambaba, a melhor praia de naturismo para ir, no sentido contrário de Pipa,  entre outros lugares do litoral potiguar que valem a pena ver, como São Miguel do Gostoso, uma pérola no Rio Grande do Norte. O charmoso lugar é muito procurado por casais em lua de mel.

– MaxMilhas: Passagens aéreas promocionais para Natal

– Booking: Hotéis em Natal – RN

O que fazer em Natal: visitar feiras de frutas locais

Entre as coisas para fazer no Rio Grande Norte está comer caju, ou as castanhas

Para quem quer fazer outras coisas em Natal além das praias e passeios durante o dia, existem bons restaurantes para conhecer em Natal (Camarões e Mangai estão entre os destaques), além de novidades em bares e baladas.

O que fazer em Natal – Guia rápido

PRAIAS DE NATAL – RN

O final de Ponta Negra é o melhor lugar para fazer banho de mar

Com vários hotéis, Ponta Negra é o melhor lugar para ficar em Natal-RN

Praia de Ponta Negra – Morro do Careca – A praia de Ponta Negra é a principal região turística da capital potiguar; é a praia urbana mais frequentada. Próximo à areia ficam pousadas, hotéis e até resorts. Na Avenida Erivan França, a Beira-Mar, ficam restaurantes, bares e muitas lojas para comprar lembranças do RN, de castanhas de caju a roupas, bikinis e sungas. Num extremo, fica o Morro do Careca, cartão-postal de Natal.

É uma praia de Natal-RN boa para famílias, com um mar sem correnteza próximo ao Morro do Careca.

Praia de Genipabu –  Em Extremoz, a 30 km ao norte de Ponta Negra, fica outra praia para conhecer imperdível perto de Natal, Genipabu. As dunas, além do cenário paradisíaco, formam o palco para fazer em Natal aventuras radicais, como os passeios de bugue, ou contemplação das lagoas.

Dá para fazer passeios de bugue ou a pé nas dunas em Natal-RN

No passeio de bugue, dá para conhecer lagoas nas dunas de Genipabu

Praia do Forte / Praia dos Artistas – A longa faixa de areia ao norte de Ponta Negra já foi uma das mais procuradas pelos turistas e tinha bons hotéis. Hoje a região está decadente, mas guarda atrações e coisas para fazer em Natal. O destaque é o Forte dos Reis Magos, uma das mais antigas fortificações do Brasil, que fica numa área de praia bonita, colada com o recife de Natal-RN.

Praia do Cotovelo – Praia em Parnamirim, em direção ao litoral sul, a 15 km de Ponta Negra, é mais vazia que a praia de Ponta Negra. O cenário é composto por uma colorida falésia, forma de relevo que marca o litoral potiguar. Há dois bons restaurantes quase a beira-mar para comer caranguejo, ingrediente típico na culinária local, o Restaurante Barramares e o Falésias Restaurante, mais acolhedor e romântico.

Em Búzios, faça refeição com pé na água

A praia de Búzios é boa para fazer quase nada: relaxar com o pé no riozinho

Praia de Búzios – Também para o litoral sul, a praia é de mar agitado, mas onde deságua um riacho tranquilo, onde dá até para deitar na cadeira para tomar sol ou pousar os pés enquanto bebe uma cerveja nos bares pé na areia. Fica em Nisia Floresta, pertinho de Natal.

Mirante dos Golfinhos de Tabatinga – Entre as praias de Búzios e de Tabatinga, a bela vista ainda pode ser completa por golfinhos. No local, dá para ver rendeiras em ação e comprar lindas peças, além de ter um pequeno restaurante.

 

Praia de Tabatinga – A 30 km de Natal, no litoral sul, é uma praia bem tranquila, com pedras que embelezam o mar, mas que dificultam achar um lugar para Nadar. Uma opção é recorrer à piscina da Pousada Praia das Tartarugas, que tem pacote day use e é restaurante bem localizado em frente ao mar. O charmoso local, mais isolado, tem chalés em Natal bons para viagens de casal ou viagens de lua de mel.

Dá para fazer uma parada para almoço na pousada em Tabatinga

A pousada perto de Natal tem pacote day use e é boa para casais em lua de mel

O cajueiro é um dos pontos de interesse que valem conhecer em Natal-RNTibaú do Sul – Praia de Pipa – A 80 km de Ponta Negra, é um passeio para fazer em Natal que merece estar nos planos de todos, das famílias aos casais em viagem de lua de mel, passando por pessoas solteiras que vão conhecer, em Pipa, um das noites mais legais do Brasil, cheia de coisas para fazer. Pipa conta com pousadas baratas e hotéis de luxo, especiais para casais em lua de mel.

Entre as coisas para fazer em Pipa estão caminhadas até o Chapadão, passeios de barco para ver golfinhos na Enseada dos Golfinhos e assistir ao surf –ou surfar– na praia do Amor.

PONTOS DE INTERESSE

Cajueiro de Pirangi – Famoso como o maior cajueiro do mundo, é tão grande que parece um pequeno bosque –um passeio que vale a pena fazer em Natal. Ao redor, um pequeno centro de artesanato vende lembranças de Natal, roupas e outros presentes.

Um passeio que não dá para deixar de fazer em Natal é conhecer o cajueiro

 

Centro de Artesanato de Ponta Negra –  Em Ponta Negra, tem produtos regionais para comprar, como toalhas de renda, chapéus e comidas típicas.

Forte dos Reis Magos – Um passeio que vale a pena fazer para ver muitas atrações de Natal, como a bela ponte Newton Navarro, a maior ponte estaiada do Brasil, a barra do rio Potengi e o recife de Natal.

PASSAGENS AÉREAS PARA NATAL

Um dos destinos mais procurados por brasileiros, Natal conta com um aeroporto internacional, que fica na região metropolitana, em São Gonçalo do Amarante. Com uma boa programação, dá para encontrar passagens aéreas por bons preços para Natal.

Além disso, vale a pena consultar passagens aéreas para João Pessoa em busca de promoções e ótimos preços. A viagem Natal – Jampa é fácil de fazer. Natal fica a apenas 180 km da capital da Paraíba. Outra coisa que dá para fazer com certa tranquilidade é ir de Recife a Natal –nesse caso, são 280 km de distância entre as capitais.

Quando ir para Natal-RN

Natal é um dos melhores destinos do Nordeste para aproveitar o calor o ano inteiro, seja na alta temporada de férias de verão, seja para fugir do frio do inverno no sul e no sudeste.

Natal é conhecida por ser uma das capitais com mais dias de sol no Brasil ao longo do ano e não por acaso recebe o apelido de Noiva do Sol.

A época do Réveillon é a mais movimentada na capital potiguar. Se a ideia é viajar para a capital do Rio Grande do Norte no Réveillon 2021, compre as passagens aéreas e reserve hotéis em Natal com antecedência. Não deixe de fazer o planejamento da viagem com cuidado.

As férias de verão estão dentro da estação seca, que vai de setembro a janeiro. Entre fevereiro e agosto, é a época mais chuvosa, mas você provavelmente vai ver fazer sol em Natal o ano inteiro. Não por acaso, o ano inteiro tem turistas fazendo passeios pela cidade e pelos arredores, não só nas férias.

O Morro do Careca, em Natal

Além das belezas naturais e atrativos históricos para conhecer, Natal conta com uma boa rede de hotéis, pousadas e resorts, com opções de lugares baratos para ficar e também lugares de luxo, como hotéis 5 estrelas na beira do mar, restaurantes de comida nordestina e culinária internacional e muitos bares e casas noturnas, com um cardápio que vai do tradicional forró até sertanejo, música eletrônica e rock.

Ponta Negra, a praia mais movimentada

As rochas da praia de Ponta Negra guardam prainhas mais reservadas, mas o acesso não é fácil

Ponta Negra é a praia mais movimentada de Natal e guarda o cartão-postal da cidade, o Morro do Careca. A maior festa de Réveillon em Natal acontece em Ponta Negra, entre outros eventos.

O bairro de Ponta Negra reúne muitos hotéis e pousadas em Natal, além de ter muita coisa para fazer, de dia e de noite.

Em Ponta Negra, ficam as principais baladas e casas noturnas da cidade, além dos restaurantes mais disputados.

A praia de Ponta Negra é bonita, principalmente na pontinha próxima ao Morro do Careca, onde pedras criam pequenas praias mais reservadas.

Porém Ponta Negra tem uma faixa de areia apertada e não é muito extensa, ficando bem cheia. Bares e barracas oferecem mesas e cadeiras na praia para seus clientes.

Com vários hotéis, Ponta Negra é o melhor lugar para ficar em Natal-RN

Um passeio legal para fazer em Ponta Negra é o Jangada Show, que contorna o Morro do Careca e as rochas negras da ponta da praia mais conhecida de Natal e entra em uma área militar protegida.

É comum, durante o passeio de barco em Natal, observar golfinhos e até tartarugas. O passeio também oferece parada em águas rasas para banho de mar.

Em Ponta Negra também ficam centros de artesanato e lojas com lembranças e coisas típicas para comprar em Natal.

Na rua a beira-mar dessa praia, existem vários hotéis praticamente pé na areia, além de restaurantes com vista para o mar e agências de turismo para fazer passeios em Natal ou pelo litoral do Rio Grande do Norte.

BARES NA PRAIA DE PONTA NEGRA

Para quem gosta de beber e comer com o pé na areia, Ponta Negra oferece diversas opções para fazer lanchinhos, almoçar ou apenas beber.

Nossa dica é evitar comer nas barracas ao longo da praia, que cobram caro por porções feitas longe e que nem sempre chegam no melhor estado. Para comer com o pé na areia em Ponta Negra, procure os bares quase colados no Morro do Careca. Abaixo, estão as melhores opções que fomos:

Dixie e Dallas – Hamburgueria e casa de sucos com cardápio moderno, mas com estilo rústico, tem bons sanduíches e sucos. A música, em caixas de som, é boa.

Old Five – Mais sofisticado que o Dixie e Dallas, é um bom lugar para pegar o final da tarde na praia. Tem bons drinks no cardápio e comidinhas gostosas. É um bar de praia da juventude dourada, do menu às músicas.

Forte dos Reis Magos

Natal foi fundada no final do ano, justamente no dia de Natal (25 de Dezembro de 1599).

Por isso, além de alta temporada de verão, dezembro guarda o aniversário da cidade e o feriado de Réveillon.

O marco inicial da ocupação portuguesa da capital do Rio Grande do Norte foi a construção do Forte dos Reis Magos, ou Fortaleza da Barra do Rio Grande.

O Forte dos Reis Magos é aberto todos os dias para visitação, das 8h da manhã às 4h da tarde.

Na construção em formato de estrela, o turista pode conhecer canhões, ver alojamentos e um pouco da história do Rio Grande do Norte e do Brasil.

A praia do Forte, protegida por uma barreira de corais, forma algumas boas piscinas naturais e já foi uma das principais atrações turísticas da cidade.

Hoje, infelizmente, a praia e as redondezas estão degradadas, e é constante o relato de roubos a turistas nas areias e nas vizinhanças.

Praia e dunas de Genipabu

No passeio de bugue, dá para conhecer lagoas nas dunas de Genipabu

Distante 25 km de Natal, Genipabu fica em Extremoz, município vizinho à capital potiguar.

É um cenário privilegiado, guardado pelo Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu, que fica em uma Área de Preservação Ambiental.

A praia de Genipau é uma das principais atrações da região de Natal, um ponto de interesse que vale a pena conhecer pelo cenário da praia, das dunas e pelas coisas que têm para fazer.

Entre os passeios mais conhecidos de Natal está o passeio de bugue pelas dunas de Genipabu (com emoção ou sem emoção), que, de quebra, leva para ver belas paisagens de lagoas em meio às dunas.

Maior cajueiro do mundo

O cajueiro é um dos pontos de interesse que valem conhecer em Natal-RN

O cajueiro de Pirangi, em Parnamirim, vizinha a Natal, é uma das atrações que mais gosto na capital potiguar.

O maior cajueiro do mundo é realmente impressionante: um bosque formado por apenas uma árvore, com galhos tortuosos que criam sombras cheias de efeito… um espetáculo.

Também vale a pena conhecer o cajueiro por cima, do mirante, e ver que a árvore frutífera forma um verdadeiro bosque, ocupando uma quadra bem grande com seu verde.

Na frente do cajueiro, fica um bom centro de artesanatos para compras em Natal, com muitas opções de produtos a base de caju, é claro.

Pertinho do cajueiro fica a bela praia de Pirangi, com um bom número de restaurantes e bares na areia para aproveitar o dia.

Praias do litoral sul de RN

A Enseada dos Golfinhos, com suas falésias coloridas, é uma das praias de Pipa-RN

No litoral sul do Rio Grande do Norte ficam algumas das melhores praias do Nordeste, na minha opinião.

O destaque na região é a Vila de Pipa, em Tibaú do Sul, a 85 km de Natal, com ótimas pousadas charmosas e hotéis para quem quer se hospedar no balneário mais famoso do Rio Grande do Norte.

Dá para fazer de Natal um bate e volta, mas vale a pena se hospedar um ou dois dias em Pipa.

– Melhores pousadas em Pipa-RN

De Pipa, o turista pode conhecer, de ônibus, van ou carro alugado, lugares como a Lagoa das Guarairas, que tem um pôr do sol inesquecível -e ótimos restaurantes para acompanhar o espetáculo.

Outro lugar perto de Pipa que vale a pena conhecer é Baía Formosa, que justifica o nome pela beleza que oferece.

As praias que banham Pipa estão entre as mais bonitas do Brasil.

A Enseada dos Golfinhos é rústica e recebe visitas diárias de golfinhos. O cenário conta ainda com falésias coloridas e ondas perfeitas para quem está aprendendo a surfar.

Na praia do Madeiro, as falésias se misturam à Mata Atlântica.

A praia do Amor tem boas ondas e atrai muitos surfistas; também oferece uma bela vista panorâmica a partir do Chapadão, um lugar alto onde casais e turistas vão aproveitar o final do dia ou o nascer do sol.

Praias do litoral norte de RN

O litoral norte do Rio Grande do Norte conta com praias como Genipabu, pertinho de Natal, e outras surpresas, como Maracajaú, que tem bonitas piscinas naturais e lugares para mergulho. Dá para fazer de Natal passeios de um dia co mergulho em Maracajaú.

As praias mais bonitas do litoral norte do Rio Grande do Norte ficam em São Miguel do Gostoso, a 110 km de Natal.

São Miguel do Gostoso é hoje uma das praias mais desejadas do Brasil, mas a vila ainda é sossegada e suas imensas faixas de areia ficam desertas até mesmo na alta temporada.

Há três  anos, em outra das viagens pelo Rio Grande do Norte, fomos poucos dias depois do Réveillon, em janeiro, e sempre dava para encontrar trechos de imensos de areia quase desertos.

A praia mais interessante para conhecer em São Miguel do Gostoso é a praia de Tourinho, que oferece um belo pôr do sol.

São Miguel do Gostoso tem pousadas charmosas para casais em lua de mel e restaurantes românticos e bucólicos, que aproveitam a natureza local na decoração.

Por seus belos cenários e sua estrutura charmosa, São Miguel do Gostoso é hoje um dos lugares do Nordeste mais procurados por casais que querem viajar juntos.

Outra praia que vale a pena conhecer no Rio Grande do Norte é Galinhos, também no litoral norte do estado nordestino.

– O que fazer em São Miguel do Gostoso

Pacotes e passagens aéreas para Natal

Natal está entre os destinos brasileiros que oferecem o maior número de pacotes turísticos, com opções em agências como a CVC Turismo e Hotel Urbano, inclusive boas promoções de pacotes, já que a concorrência é grande.

Mas com uma grande rede de hotéis e pousadas, vale a pena também planejar a viagem por conta própria, já que é possível encontrar boas ofertas de lugares para ficar em Natal, mesmo na alta temporada (claro que no Réveillon isso fica um pouco mais difícil).

– Passagens aéreas baratas

O Aeroporto de Natal fica em São Gonçalo do Amarante, no caminho para o litoral norte do estado. De carro, o aeroporto fica a uns 50 minutos de Ponta Negra, a praia que recomendamos para se hospedar em Natal.

Como as principais atrações de Natal para conhecer se espalham pela cidade e por cidades turísticas próximas, vale a pena alugar um carro em Natal.

Para quem comprou passagens aéreas e chegou de avião na capital do Rio Grande do Norte, existem locadoras de carro na área de desembarque do aeroporto, além de agências de viagens com transfer para Ponta Negra e para Pipa, principalmente.

Em Ponta Negra, existem muitas locadoras de carro com ofertas de aluguel bem barato, mas são veículos em piores condições que os carros para alugar no aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

Quem pretende alugar um carro no aeroporto, para ter conforto e facilidade para sair do local após o voo para o Rio Grande do Norte, deve pesquisar os preços com alguma antecedência na internet.

Alugar carro pela internet é mais barato do que alugar na hora, principalmente em temporada como férias de verão e Ano Novo.

Sobre Gustavo

Vamo? Vamo! (ou não).

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.