Início / Viajei (relatos) / Cartão Postal / O que fazer em Natal – Uma viagem pelo litoral do Rio Grande do Norte
Genipabu é uma das praias mais bonitas para conhecer perto de Natal

O que fazer em Natal – Uma viagem pelo litoral do Rio Grande do Norte

Natal, a capital do Rio Grande do Norte, é um dos melhores destinos do Nordeste para aproveitar o calor o ano inteiro.

Natal é conhecida por ser uma das capitais com mais dias de sol no Brasil ao longo do ano.

As férias de dezembro e janeiro são alta temporada, com muito calor -média de 27 graus- e pouca chuva. O Réveillon e o começo do ano atraem muitas pessoas para Natal.

 

No inverno, como em julho, chove um pouco mais, mas os dias continuam quentes e ensolarados a maior parte do tempo.

O Morro do Careca, em Natal

A capital do Rio Grande do Norte tem muitas atrações nas redondezas, como o Forte dos Reis Magos, um dos mais antigos fortes do Brasil, a praia de Ponta Negra e, na região, Genipabu e suas dunas e lagoas e o maior cajueiro do mundo, na praia de Pirangi , em Parnamirim.

Um pouco mais longe, ficam praias como a Praia da Pipa, Barra do Cunhaú, Maracajaú e São Miguel do Gostoso, uma praia tranquila e charmosa, perfeita para passar a viagem de lua de mel.

Com muitas atrações e pontos de interesse, Natal e o Rio Grande do Norte oferecem coisas para fazer para todos os estilos de viajantes, desde jovens que procuram viagens baratas e diversão também à noite, a casais em viagens românticas e pessoas de espírito aventureiro, que querem praias quase desertas.

Além das belezas naturais e atrativos históricos para conhecer, Natal conta com uma boa rede de hotéis, pousadas e resorts, com opções de lugares baratos para ficar e também lugares de luxo, como hotéis 5 estrelas na beira do mar, restaurantes de comida nordestina e culinária internacional e muitos bares e casas noturnas, com um cardápio que vai do tradicional forró até sertanejo, música eletrônica e rock.

– Viagens no final de ano: Réveillon 2018

Ponta Negra, a praia mais movimentada

As rochas da praia de Ponta Negra guardam prainhas mais reservadas, mas o acesso não é fácil

Ponta Negra é a praia mais movimentada de Natal e guarda o cartão-postal da cidade, o Morro do Careca.

O bairro de Ponta Negra reúne muitos hotéis e pousadas em Natal, além de ter muita coisa para fazer, de dia e de noite.

Em Ponta Negra, ficam as principais baladas e casas noturnas da cidade.

A praia de Ponta Negra é bonita, principalmente na pontinha próxima ao Morro do Careca, onde pedras criam pequenas praias mais reservadas.

Porém Ponta Negra tem uma faixa de areia apertada e não é muito extensa, ficando bem cheia. Bares e barracas oferecem mesas e cadeiras na praia para seus clientes.

Com vários hotéis, Ponta Negra é o melhor lugar para ficar em Natal-RN

Um passeio legal para fazer em Ponta Negra é o Jangada Show, que contorna o Morro do Careca e as rochas negras da ponta da praia mais conhecida de Natal e entra em uma área militar protegida.

É comum, durante o passeio de barco em Natal, observar golfinhos e até tartarugas. O passeio também oferece parada em águas rasas para banho de mar.

Em Ponta Negra também ficam centros de artesanato e lojas com lembranças e coisas típicas para comprar em Natal.

Na rua a beira-mar dessa praia, existem vários hotéis praticamente pé na areia, além de restaurantes com vista para o mar e agências de turismo que fazem passeios em Natal ou pelo litoral do Rio Grande do Norte.

Forte dos Reis Magos

Natal foi fundada no final do ano, justamente no dia de Natal (25 de Dezembro de 1599).

Por isso, além de alta temporada de verão, dezembro guarda o aniversário da cidade e o feriado de Réveillon.

O marco inicial da ocupação portuguesa da capital do Rio Grande do Norte foi a construção do Forte dos Reis Magos, ou Fortaleza da Barra do Rio Grande.

O Forte dos Reis Magos é aberto todos os dias para visitação, das 8h da manhã às 4h da tarde.

Na construção em formato de estrela, o turista pode conhecer canhões, ver alojamentos e um pouco da história do Rio Grande do Norte e do Brasil.

A praia do Forte, protegida por uma barreira de corais, forma algumas boas piscinas naturais e já foi uma das principais atrações turísticas da cidade.

Hoje, infelizmente, a praia e as redondezas estão degradadas, e é constante o relato de roubos a turistas nas areias e nas vizinhanças.

Praia e dunas de Genipabu

No passeio de bugue, dá para conhecer lagoas nas dunas de Genipabu

Distante 25 km de Natal, Genipabu fica em Extremoz, município vizinho à capital potiguar.

É um cenário privilegiado, guardado pelo Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu, que fica em uma Área de Preservação Ambiental.

A praia de Genipau é uma das principais atrações da região de Natal, um ponto de interesse que vale a pena conhecer pelo cenário da praia, das dunas e pelas coisas que têm para fazer.

Entre os passeios mais conhecidos de Natal está o passeio de bugue pelas dunas de Genipabu (com emoção ou sem emoção), que, de quebra, leva para ver belas paisagens de lagoas em meio às dunas.

Maior cajueiro do mundo

O cajueiro é um dos pontos de interesse que valem conhecer em Natal-RN

O cajueiro de Pirangi, em Parnamirim, vizinha a Natal, é uma das atrações que mais gosto na capital potiguar.

O maior cajueiro do mundo é realmente impressionante: um bosque formado por apenas uma árvore, com galhos tortuosos que criam sombras cheias de efeito… um espetáculo.

Também vale a pena conhecer o cajueiro por cima, do mirante, e ver que a árvore frutífera forma um verdadeiro bosque, ocupando uma quadra bem grande com seu verde.

Na frente do cajueiro, fica um bom centro de artesanatos para compras em Natal, com muitas opções de produtos a base de caju, é claro.

Pertinho do cajueiro fica a bela praia de Pirangi, com um bom número de restaurantes e bares na areia para aproveitar o dia.

Praias do litoral sul de RN

A Enseada dos Golfinhos, com suas falésias coloridas, é uma das praias de Pipa-RN

No litoral sul do Rio Grande do Norte ficam algumas das melhores praias do Nordeste, na minha opinião.

O destaque na região é a Vila de Pipa, em Tibaú do Sul, a 85 km de Natal, com ótimas pousadas charmosas e hotéis para quem quer se hospedar no balneário mais famoso do Rio Grande do Norte.

– Melhores pousadas em Pipa-RN

De Pipa, o turista pode conhecer, de ônibus, van ou carro alugado, lugares como a Lagoa das Guarairas, que tem um pôr do sol inesquecível -e ótimos restaurantes para acompanhar o espetáculo.

Outro lugar perto de Pipa que vale a pena conhecer é Baía Formosa, que justifica o nome pela beleza que oferece.

As praias que banham Pipa estão entre as mais bonitas do Brasil.

A Enseada dos Golfinhos é rústica e recebe visitas diárias de golfinhos. O cenário conta ainda com falésias coloridas e ondas perfeitas para quem está aprendendo a surfar.

Na praia do Madeiro, as falésias se misturam à Mata Atlântica.

A praia do Amor tem boas ondas e atrai muitos surfistas; também oferece uma bela vista panorâmica a partir do Chapadão, um lugar alto onde casais e turistas vão aproveitar o final do dia ou o nascer do sol.

Praias do litoral norte de RN

O litoral norte do Rio Grande do Norte conta com praias como Genipabu, pertinho de Natal, e outras surpresas, como Maracajaú, que tem bonitas piscinas naturais e lugares para mergulho.

As praias mais bonitas do litoral norte do Rio Grande do Norte ficam em São Miguel do Gostoso, a 110 km de Natal.

São Miguel do Gostoso é hoje uma das praias mais desejadas do Brasil, mas a vila ainda é sossegada e suas imensas faixas de areia ficam desertas até mesmo na alta temporada.

Fomos poucos dias depois do Réveillon, em janeiro, e sempre dava para encontrar trechos de imensos de areia quase desertos.

A praia mais interessante para conhecer em São Miguel do Gostoso é a praia de Tourinho, que oferece um belo pôr do sol.

São Miguel do Gostoso tem pousadas charmosas para casais em lua de mel e restaurantes românticos e bucólicos, que aproveitam a natureza local na decoração.

Por seus belos cenários e sua estrutura charmosa, São Miguel do Gostoso é hoje um dos lugares do Nordeste mais procurados por casais que querem viajar juntos.

Outra praia que vale a pena conhecer no Rio Grande do Norte é Galinhos, também no litoral norte do estado nordestino.

– O que fazer em São Miguel do Gostoso

Pacotes e passagens aéreas para Natal

Natal está entre os destinos brasileiros que oferecem o maior número de pacotes turísticos, com opções em agências como a CVC Turismo e Hotel Urbano, inclusive boas promoções de pacotes, já que a concorrência é grande.

Mas com uma grande rede de hotéis e pousadas, vale a pena também planejar a viagem por conta própria, já que é possível encontrar boas ofertas de lugares para ficar em Natal, mesmo na alta temporada (claro que no Réveillon isso fica um pouco mais difícil).

– Passagens aéreas baratas

O Aeroporto de Natal fica em São Gonçalo do Amarante, no caminho para o litoral norte do estado. De carro, o aeroporto fica a uns 50 minutos de Ponta Negra, a praia que recomendamos para se hospedar em Natal.

Como as principais atrações de Natal para conhecer se espalham pela cidade e por cidades turísticas próximas, vale a pena alugar um carro em Natal.

Para quem comprou passagens aéreas e chegou de avião na capital do Rio Grande do Norte, existem locadoras de carro na área de desembarque do aeroporto, além de agências de viagens com transfer para Ponta Negra e para Pipa, principalmente.

Em Ponta Negra, existem muitas locadoras de carro com ofertas de aluguel bem barato, mas são veículos em piores condições que os carros para alugar no aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

Quem pretende alugar um carro no aeroporto, para ter conforto e facilidade para sair do local após o voo para o Rio Grande do Norte, deve pesquisar os preços com alguma antecedência na internet.

Alugar carro pela internet é mais barato do que alugar na hora, principalmente em temporada como férias de verão e Ano Novo.

Gustavo

Vamo? Vamo! (ou não).

Tire a sua dúvida, comente. Participe!

O e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*