Início / Melhores destinos / Natal, RN – O que fazer na Cidade do Sol
As rochas da praia de Ponta Negra guardam prainhas mais reservadas, mas o acesso não é fácil

Natal, RN – O que fazer na Cidade do Sol

Natal, no Rio Grande do Norte, saiba tudo o que para fazer na capital potiguar e passeios pelas dunas de Genipabu.

Praias, como Ponta Negra e as dunas de Genipabu, lugares históricos, como o Forte dos Reis Magos, pontos de interesse, como o maior cajueiro do mundo e lagoas. Estas são apenas algumas atrações turísticas para fazer em Natal, a Cidade do Sol.

Natal, a capital do Rio Grande do Norte, é um dos principais destinos turísticos do país.

Resorts e hotel 5 estrelas em Natal

O que fazer em Natal – Guia rápido

A cidade oferece pontos turísticos de interesse histórico, cultural, gastronômicos e passeios para casais e famílias. Sendo assim, elencamos abaixo dicas para viagens em Natal-RN. Confira!

Praia de Ponta Negra – Morro do Careca

A praia de Ponta Negra é a principal região turística da capital potiguar; é a praia urbana mais frequentada. Próximo à areia ficam pousadas, hotéis e até resorts.

Praia Ponta Negra Natal - RN

Com vários hotéis, Ponta Negra é o melhor lugar para ficar em Natal-RN

Na Avenida Erivan França, a Beira-Mar, ficam restaurantes, bares e muitas lojas para comprar lembranças do RN, de castanhas de caju a roupas, biquínis e sungas. Num extremo, fica o Morro do Careca, cartão-postal de Natal. Aliás, é uma praia de Natal-RN boa para famílias, com um mar sem correnteza próximo ao Morro do Careca.

Certamente, um passeio legal para fazer em Ponta Negra é o Jangada Show, que contorna o Morro do Careca e as rochas negras da ponta da praia mais conhecida de Natal e entra em uma área militar protegida.

É comum, durante o passeio de barco em Natal, observar golfinhos e até tartarugas. O passeio também oferece parada em águas rasas para banho de mar. Aliás, em Ponta Negra também ficam centros de artesanato e lojas com lembranças e coisas típicas para comprar em Natal.

Na rua a beira-mar dessa praia, existem vários hotéis praticamente pé na areia, além de restaurantes com vista para o mar e agências de turismo para fazer passeios em Natal ou pelo litoral do Rio Grande do Norte.

Praia de Ponta Negra, a mais movimentada

o que fazer em natal - rio grande do norte

As rochas da praia de Ponta Negra guardam prainhas mais reservadas, mas o acesso não é fácil

Ponta Negra é a praia mais movimentada de Natal e guarda o cartão-postal da cidade, o Morro do Careca. A maior festa de Réveillon em Natal acontece em Ponta Negra, entre outros eventos. O bairro de Ponta Negra reúne muitos hotéis e pousadas em Natal, além de ter muita coisa para fazer, de dia e de noite.

Em Ponta Negra, ficam as principais baladas e casas noturnas da cidade, além dos restaurantes mais disputados. A praia de Ponta Negra é bonita, principalmente na pontinha próxima ao Morro do Careca, onde pedras criam pequenas praias mais reservadas.

Porém, Ponta Negra tem uma faixa de areia apertada e não é muito extensa, ficando bem cheia. Bares e barracas oferecem mesas e cadeiras na praia para seus clientes.

Bares na Praia de Ponta Negra

Para quem gosta de beber e comer com o pé na areia, Ponta Negra oferece diversas opções para fazer lanchinhos, almoçar ou apenas beber.

Nossa dica é evitar comer nas barracas ao longo da praia, que cobram caro por porções feitas longe e que nem sempre chegam no melhor estado. Para comer com o pé na areia em Ponta Negra, procure os bares quase colados no Morro do Careca.

Abaixo, estão as duas melhores opções que fomos:

1- Dixie & Dallas – Hamburgueria e casa de sucos com cardápio moderno, mas com estilo rústico, tem bons sanduíches e sucos. A música, em caixas de som, é boa.

2- Old Five – Mais sofisticado que o Dixie & Dallas, é um bom lugar para pegar o final da tarde na praia. Tem bons drinks no cardápio e comidinhas gostosas. É um bar de praia da juventude dourada, do menu às músicas.

Praia e dunas de Genipabu

Em Extremoz, a 30 km ao norte de Ponta Negra, fica outra praia para conhecer imperdível perto de Natal, Genipabu. As dunas, além do cenário paradisíaco, formam o palco para fazer em Natal aventuras radicais, como os passeios de bugue, ou contemplação das lagoas.

praia de genipabu

No passeio de bugue, dá para conhecer lagoas nas dunas de Genipabu

As dunas de Genipabu é um cenário privilegiado, guardado pelo Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu, que fica em uma Área de Preservação Ambiental (APA).

Assim, a praia de Genipau é uma das principais atrações da região de Natal, um ponto de interesse que vale a pena conhecer pelo cenário da praia, das dunas e pelas coisas que têm para fazer. Entre os passeios mais conhecidos de Natal está o passeio de bugue pelas dunas de Genipabu (com emoção ou sem emoção), que, de quebra, leva para ver belas paisagens de lagoas em meio às dunas. Caminhar a pê’ pelas dunas eh uma atividade física e tanto.

Ou seja, a Parque das Dunas é uma área verde protegida dentro da zona urbana de Natal. Assim, aprincipal entrada do Parque das Dunas é pelo simpático Bosque dos Namorados, local que guarda muitas atividades para crianças e é um ótimo lugar para ir com a família na capital do Rio Grande do Norte.

Entre as atrações do Bosque dos Namorados estão um laboratório com uma coleção de insetos e plantas, além de lanchonetes e dos saguis bagunçando pelas árvores. Nesse sentido, o Parque das Dunas é uma boa pedida para quem quer entender melhor a formação das famosas dunas natalenses, sua flora e fauna.

Aliás, o parque oferece, ainda, caminhadas monitoradas pela mata que cobre a área.

Praia do Forte / Praia dos Artistas

A longa faixa de areia ao norte de Ponta Negra já foi uma das mais procuradas pelos turistas e tinha bons hotéis. Hoje a região está decadente, mas guarda atrações e coisas para fazer em Natal.

O destaque é o Forte dos Reis Magos, uma das mais antigas fortificações do Brasil, que fica numa área de praia bonita, colada com o recife de Natal-RN.

Praia do Cotovelo

Praia em Parnamirim, em direção ao litoral sul, a 15 km de Ponta Negra, é mais vazia que a praia de Ponta Negra. Sem dúvida, o cenário é composto por uma colorida falésia, forma de relevo que marca o litoral potiguar.

Há dois bons restaurantes quase a beira-mar para comer caranguejo, ingrediente típico na culinária local, o Restaurante Barramares e o Falésias Restaurante, mais acolhedor e romântico.

Praia de Búzios - RN

A praia de Búzios é boa para fazer quase nada: relaxar com o pé no riozinho

Praia de Búzios

Também para o litoral sul, a praia é de mar agitado, mas onde deságua um riacho tranquilo, onde dá até para deitar na cadeira para tomar sol ou pousar os pés enquanto bebe uma cerveja nos bares pé na areia. Fica em Nisia Floresta, pertinho de Natal – RN

Mirante dos Golfinhos de Tabatinga

Entre as praias de Búzios e de Tabatinga, a bela vista ainda pode ser completa por golfinhos. No local, dá para ver rendeiras em ação e comprar lindas peças, além de ter um pequeno restaurante.

Barra de Tabatinga

A 30 km de distância de Natal, no litoral sul, é uma praia bem tranquila, com pedras que embelezam o mar, mas que dificultam achar um lugar para Nadar.

Uma opção é recorrer à piscina do resort Praia Bonita, que tem pacote day use e é restaurante bem localizado em frente ao mar. O charmoso local, mais isolado, tem chalés em Natal bons para viagens de casal em lua de mel.

Praia de Tabatinga - RN

A pousada perto de Natal tem pacote day use e é boa para casais em lua de mel

O cajueiro é um dos pontos de interesse que valem conhecer em Natal-RN, como Tibaú do Sul – Praia de Pipa – A 80 km de Ponta Negra.

Tibaú é um passeio para fazer em Natal que merece estar nos planos de todos, das famílias com crianças pequenas, aos casais em viagem romântica, passando por grupo de amigos e amigas solteiras que vão conhecer, em Pipa, um das noites mais legais do Brasil, cheia de coisas para fazer.

Pipa conta com pousadas charmosas e aconchegantes, além de hotéis de luxo especiais para casais em lua de mel. Assim, entre as coisas para fazer em Pipa estão caminhadas até o Chapadão, passeios de barco para ver golfinhos na Enseada dos Golfinhos e assistir ao pôr do sol e os surfistas –ou surfar– na praia do Amor.

Leia também: Dica de hotel bom e barato no Rio de Janeiro

Turismo em Natal – RN

Abaixo algumas dicas de passeios em Natal, que podem ser feitos gratuitamente:

Centro de Artesanato de Ponta Negra

Em Ponta Negra, tem produtos regionais para comprar, como toalhas de renda, chapéus e comidas típicas.

Centro Municipal de Artesanato – Praia do Meio

O centro de artesanato, localizado à beira da Praia do Meio, oferece, além dos artigos tradicionais feitos pelos artesões locais, restaurantes e tapiocarias.

Horário de visitação do centro: Diariamente – 8h às 22h

Praça das Flores

A praça, que justifica o nome, vale a visita por si só. Mas a Praça das Flores, que fica no bairro de Petrópolis, um dos mais tradicionais de Natal, também é cercada por bons restaurantes, charmosos bistrôs e bares, entre outras atrações turísticas da Cidade do Sol.

Mercado da Redinha

O Mercado Público fica na Redinha, uma antiga vila de pescadores de Natal. O local é famoso pela comida típica que serve aos visitantes, como a ginga com tapioca.

Teatro Alberto Maranhão

O Teatro Alberto Maranhão

O Teatro Alberto Maranhão tem linhas arquitetônicas francesas

Com linhas arquitetônicas francesas do final do século 19, o Teatro Alberto Maranhão foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Norte. Aliás, o prédio que começou a ser construído em 1.898, conta ainda com revestimento de cerâmica belga no piso da entrada e de onde fica a plateia.

Visitação: diariamente das 9h às 17h. | Horários específicos em dias de espetáculo

Museu Câmara Cascudo

Museu da ciência natural e antropologia é um bom atração para ir com crianças em Natal – RN Entre as peças do Museu Câmara Cascudo, encontram-se fósseis da região e esqueletos de animais como baleia, elefante, leão etc. Assim, outros destaque do acervo do museu de Natal, mantido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, são o artesanato indígena e afro-brasileiro.

Leia também: Dica de hotel fazenda poara o Carnaval 2023

Forte dos Reis Magos

viagens baratas nordeste

Natal foi fundada no final do ano, justamente no dia de Natal (25 de Dezembro de 1599). Por isso, além de alta temporada de verão, dezembro guarda o aniversário da cidade e o feriado de Réveillon.

O marco inicial da ocupação portuguesa da capital do Rio Grande do Norte foi a construção do Forte dos Reis Magos, ou Fortaleza da Barra do Rio Grande. Assim, o Forte dos Reis Magos é aberto todos os dias para visitação, das 8h da manhã às 4h da tarde.

Na construção em formato de estrela, o turista pode conhecer canhões, ver alojamentos e um pouco da história do Rio Grande do Norte e do Brasil. A praia do Forte, protegida por uma barreira de corais, forma algumas piscinas naturais e já foi uma das principais atrações turísticas da cidade.

Hoje, infelizmente, a praia e as redondezas estão degradadas, e é constante o relato de roubos a turistas nas areias e nas vizinhanças.

Leia também: O que fazer em Porto de Galinhas (PE)

Quando ir para Natal-RN

A cidade de Natal é um dos melhores destinos do nordeste para aproveitar o calor o ano inteiro, seja na alta temporada de férias de verão, seja para fugir do frio do inverno no sul e no sudeste. Assim, Natal é conhecida por ser uma das capitais com mais dias de sol no Brasil ao longo do ano e não por acaso recebe o apelido de Noiva do Sol.

morro do careca - Natal

O Morro do Careca, em Natal

A época do Réveillon é a mais movimentada na capital potiguar. Se a ideia é viajar para a capital do Rio Grande do Norte no fim de ano, compre as passagens aéreas e reserve hotéis em Natal com antecedência. Não deixe de fazer o planejamento da viagem com cuidado.

Assim, as férias de verão estão dentro da estação seca, que vai de setembro a janeiro. Já entre fevereiro e agosto, é a época mais chuvosa, mas você provavelmente terá dias de sol durante todos os meses do ano.

Maior cajueiro do mundo

Cajueiro de Pirangi

Famoso como o maior cajueiro do mundo, é tão grande que parece um pequeno bosque –um passeio que vale a pena fazer em Natal. Ao redor, um pequeno centro de artesanato vende lembranças de Natal, roupas e outros presentes.

cajueiro natal

O cajueiro é um dos pontos de interesse que valem conhecer em Natal-RN

O cajueiro de Pirangi, em Parnamirim, vizinha a Natal, é uma das atrações que mais gosto na capital potiguar. Sem dúvida, o maior cajueiro do mundo é realmente impressionante: um bosque formado por apenas uma árvore, com galhos tortuosos que criam sombras cheias de efeito… um espetáculo.

Também vale a pena conhecer o cajueiro por cima, do mirante, e ver que a árvore frutífera forma um verdadeiro bosque, ocupando uma quadra bem grande com seu verde. Na frente do cajueiro, fica um bom centro de artesanatos para compras em Natal, com muitas opções de produtos a base de caju, é claro.

Assim, pertinho do cajueiro fica a bela praia de Pirangi, com um bom número de restaurantes e bares na areia para aproveitar o dia.

Canto do Mangue

O pôr do Sol é um espetáculo no Canto do Mangue, que fica ao lado do bairro da Ribeira, às margens do rio Potengi. Lá também fica o famoso Mercado de Peixe de Natal. Além das histórias dos pescadores que vendem peixes e frutos-do-mar fresquinhos, uma ótima pedida para quem está em um hostel ou pousada com cozinha em Natal…

A praça de alimentação do Mercado de Peixe de Natal é uma ótima opção para quem procura comidas típicas do Rio Grande do Norte e serve deliciosos pratos de peixe. Leva a máquina fotográfica: a praça tem ainda uma vista privilegiada do rio Potengi.

Praias próximas de Natal – RN

A capital do RN é ponto de partida para fazer uma curta road trip pelo nordeste para Tibaú do Sul – Pipa, viajar para João Pessoa – Paraíba — e para a praia de nudismo de Tambaba, uma das melhores praias de naturismo para ir no Brasil.

natal rn

A praia do Cotovelo fica perto de Natal – RN e é fácil de chegar

No sentido contrário da Praia da Pipa – RN,  entre outros lugares do litoral potiguar que valem a pena ver está São Miguel do Gostoso, uma pérola no Rio Grande do Norte. O charmoso lugar é muito procurado por casais em lua de mel.

O que fazer em Natal

Entre as coisas para fazer no Rio Grande Norte está comer caju, ou as castanhas

Para quem quer fazer outras coisas em Natal além das praias e passeios durante o dia, existem bons restaurantes para conhecer em Natal (Camarões e Mangai estão entre os destaques), além de novidades em bares e baladas.

Praias do litoral sul do RN

golfinhos nordeste

A Enseada dos Golfinhos, com suas falésias coloridas, é uma das praias de Pipa-RN

No litoral sul do Rio Grande do Norte ficam algumas das melhores praias do Nordeste, na minha opinião. O destaque na região é a Vila de Pipa, em Tibaú do Sul, a 85 km de distância de Natal, com ótimas pousadas charmosas e hotéis para quem quer se hospedar no balneário mais famoso do Rio Grande do Norte.

Dá para fazer de Natal um bate e volta, mas vale a pena se hospedar um ou dois dias em Pipa. Assim, da Praia da Pipa, o turista pode conhecer, de ônibus, van ou carro alugado, lugares como a Lagoa das Guarairas, que tem um pôr do sol inesquecível -e ótimos restaurantes para acompanhar o espetáculo.

Outro lugar perto de Pipa que vale a pena conhecer é Baía Formosa, que justifica o nome pela beleza que oferece. Aliás, as praias que banham Pipa estão entre as mais bonitas do Brasil.

A Enseada dos Golfinhos é rústica e recebe visitas diárias de golfinhos. O cenário conta ainda com falésias coloridas e ondas perfeitas para quem está aprendendo a surfar. Já na praia do Madeiro, as falésias se misturam à Mata Atlântica.

Por fim, a praia do Amor tem boas ondas e atrai muitos surfistas; também oferece uma bela vista panorâmica a partir do Chapadão, um lugar alto onde casais e turistas vão aproveitar o final do dia ou o nascer do sol.

Praias do litoral norte do RN

O litoral norte do Rio Grande do Norte conta com praias como Genipabu, pertinho de Natal, e outras surpresas, como Maracajaú, que tem bonitas piscinas naturais e lugares para mergulho. Dá para fazer de Natal passeios de um dia com mergulho em Maracajaú.

As praias mais bonitas do litoral norte do Rio Grande do Norte ficam em São Miguel do Gostoso, a 110 km de distância de Natal (RN). São Miguel do Gostoso é hoje uma das praias mais desejadas do Brasil, mas a vila ainda é sossegada e suas imensas faixas de areia ficam desertas até mesmo na alta temporada.

Há três  anos, em outra das viagens pelo Rio Grande do Norte, fomos poucos dias depois do réveillon, em janeiro, e sempre dava para encontrar trechos de imensos de areia quase desertos.

A praia mais interessante para conhecer em São Miguel do Gostoso é a praia de Tourinho, que oferece um belo pôr do sol. Por fim, uma outra praia que vale a pena conhecer no Rio Grande do Norte é Galinhos, também no litoral norte do estado nordestino.

Melhores restaurantes de Natal-RN

Natal, capital do Rio Grande do Norte, é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Recebe turistas o ano inteiro,na alta temporada de férias de verão e também em julho, quando muita gente escolhe Natal-RN para viajar e fugir do frio no inverno.

A estrutura para receber turistas em Natal é boa. Natal tem muitos hotéis, não só em Ponta Negra, principal praia turística de Natal, muita coisa para fazer à noite e ótimos restaurantes.

Entre os melhores restaurantes de Natal-RN estão casas que servem pratos de frutos do mar (como o Camarões), restaurantes especializados na culinária regional (aqui, o destaque é o Mangai) e até pizzarias, como o restaurante Curva do Vento, com ambiente rústico e aconchegante

No começo de 2020, tivemos a chance de conhecer alguns dos melhores restaurantes de Natal para ir nos próximos anos. Veja, a seguir, nossa lista de restaurantes top em Natal-RN de vários estilos.

Camarões Potiguar – Avenida Pedro Fonseca Filho, 8.887

O restaurante Camarões em Natal conta com duas casas; o que fomos, cujo endereço está indicado, tem algumas mesas com vista para o mar.

O Camarões é o melhor restaurante de Natal para muitos

Entre os melhores restaurantes de Natal-RN, o Camarões tem bons preços

Apesar de ser um restaurante grande, não raro você vai encontrar uma fila de espera. Dá para pedir drinks, comer deliciosos pastéis da casa ou apenas petiscar, gratuitamente, frutas e beber cachacinha. O cardápio se destaca pelos pratos de frutos do mar, com destaque para o camarão (potiguar, em um idioma indígena, significa comedor de camarão).

Tem ótimas opções de pratos para duas pessoas em torno de R$ 90, mais ou menos o preço de restaurantes não tão bons à beira-mar em Ponta Negra.

Mangai – Av. Amintas Barros, 3.300

Mais que um bom restaurante de Natal-RN, o Mangai é uma experiência gastronômica única.

O buffet por quilo (em torno de R$ 70) oferece dezenas de pratos da culinária regional, como carne de sol na nata, purê de jerimum, arroz encharcado, entre muitas outras opções que enchem os olhos, agradam ao olfato e são muito gostosos.

Um dos nossos restaurantes preferidos em Natal em 2020 para conhecer novos sabores.

Curva do Vento – R. Dr. Manoel Augusto Bezerra de Araújo, 396

Restaurante em Natal que tem como destaque as pizzas de massa fina e crocante, além de receitas únicas, como a Dilúvio (Mussarela, camarão com mix de cogumelos e tomate seco, molho de tomate, tomate, orégano e azeitonas), uma de nossas escolhas no dia em que fomos em 2020.

Em Nata-RN, também tem pizzarias deliciosas

O charme do Curva do Vento em Natal é completado por ótimas pizzas – Divulgação

Outro destaque do cardápio são as batatas rosti. Além da comida gostosa, o restaurante tem um ambiente rústico e acolhedor, com árvores e velas entre as mesas, além de música ao vivo.

É um restaurante gostoso para sair a dois em Natal.

Pérola Restaurante – Avenida Erivan França, 20

O único restaurante quase pé na areia que fomos em Ponta Negra, exatamente pelo preço: não encontramos outro lugar com prato para uma pessoa na sequência de casas na orla.

A pedida, filé de peixe grelhado, foi um prato simples, mas muito bom. Para quem procura um bom restaurante em Natal perto do mar para uma pessoa, o Pérola é uma boa escolha. É uma casa simpática e gostosa –e tem vista para o mar.

Old Five Beach Restaurante  – Avenida Erivan França, 230

É um bar pé na areia com bom cardápio de comidinhas para comer na praia, além de drinks. Nós fomos de salada –e drinks no final da tarde. Aliás, é um lugar moderninho, mais para paquerar, beber e ver o mar do que para matar a fome.

Dixie And Dallas Juice Bar – R. João Rodrigues de Oliveira, 10

Casa de suco pé na areia de Natal, quase no pé do morro do Careca, é bom para ouvir música, beber cerveja gelada, tomar suco, comer salada ou matar fome com um dos hamburgueres do cardápio. Tem bastante opções de comida saudável em Natal, um lugar que não é fácil achar pratos vegetarianos, por exemplo.

Restaurante saudável em Natal

A comida saudável é caprichada no Dixie e Dallas – Divulgação

Faz o estilo rústico, mas muito charmoso para passar a manhã ou o final da tarde pertinho do mar, foi onde mais voltamos nas férias de 2020.

Tábua de Carne – Avenida Engenheiro Roberto Freire, 2.396

Na nossa busca por bons restaurantes para ir em Natal, não poderíamos deixar de ir em um rodízio. A casa, ampla, tem carnes bem feitas e um buffet competente, além de preço bom se comparado com restaurantes das capitais do sudeste.

Certamente, um bom restaurante potiguar para ir com a família e comer muito.

Paprika Restaurante e Pizzaria – Rua Pedro Fonseca Filho, 9.001

Um dos lugares mais badalados em Natal para ir nos próximos anos, abre às 18h. O cardápio é variado e passa por ceviche, massas, grelhados, frutos do mar etc.  Na programação do restaurante em Natal, tem música ao vivo e show de humor. Ou seja, um bom restaurante para ir de casal em Natal-RN, tem mesa com vista para o mar.

Falésias Restaurante – RN-063, 16, Parnamirim – RN

No final da praia do Cotovelo, é um lugar agradável para comer ouvindo o barulho do mar. Aliás, o destaque, assim como para a barraca vizinha Barramares, são os caranguejos.

Aeroporto de Natal (RN) – São Gonçalo do Amarante

O Aeroporto de Natal fica em São Gonçalo do Amarante, no caminho para o litoral norte do estado. De carro, o aeroporto fica a uns 50 minutos de Ponta Negra, a praia que recomendamos para se hospedar em Natal.

Natal - vila do cotovelo

A vista do restaurante na praia do Cotovelo é linda

Para quem comprou passagens aéreas e chegou de avião na capital do Rio Grande do Norte, existem locadoras de carro na área de desembarque do aeroporto, além de agências de viagens com transfer para Ponta Negra e para Pipa, principalmente.

Em Ponta Negra, existem muitas locadoras de carro com ofertas de aluguel bem barato, mas são veículos em piores condições que os carros para alugar no aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Nesse sentido, quem pretende alugar um carro no aeroporto, para ter conforto e facilidade para sair do local após o voo para o Rio Grande do Norte, deve pesquisar os preços com alguma antecedência na Internet.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.