Início / Melhores destinos / Caracas – O que fazer na capital da Venezuela
caracas

Caracas – O que fazer na capital da Venezuela

Nesse texto falamos onde fica Caracas e quais são as melhores praias da Venezuela.

Para começar, é preciso dizer que não é muito agradável chegar em Caracas, capital da Venezuela. A cidade é ofuscada por uma política complicada.  No entanto, Caracas é um grande centro financeiro, bastante populosa e com atrações para todos os gostos – saiba onde comer, o que fazer, onde ficar em Caracas. Destaque para as belezas naturais das florestas e da montanha de Ávila.

A cidade de Caracas foi fundada em 1567 pelo espanhol Diego de Losada, que inicialmente batizou a região de Santiago de León de Caracas. Existem várias teses para a origem do nome da cidade; nenhuma comprovada. Contudo, a versão mais aceita é que “caraca” era o nome dado pelos índios locais a uma planta abundante na região.

Leia também: Onde fica Aruba, no caribe venezuelano

Caracas, a capital da Venezuela

Aliás, como toda cidade de colonização espanhola, Caracas cresceu em torno de uma praça central. Foi nela que nasceu em 1783 Simón Bolívar, “O Libertador”, uma das figuras históricas mais veneradas na América Latina.

Como sabemos, Bolívar foi o líder da revolução que levou seu nome e culminou na independência da Venezuela, Equador, Colômbia, Peru, Panamá e Bolívia. A sua influência na cultura e no imaginário venezuelano continua forte e viva até hoje.

A importância de Bolívar é tamanha que se tornou a principal inspiração do falecido ex presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Em seus pronunciamentos, era comum comparar a luta contra o capitalismo e o imperialismo norte-americano à Revolução Bolivariana.

Simón Bolívar, “O Libertador”

caracas venezuela

Grafitti nas ruas de Caracas. | Foto: Muita Viagem

O clima é intertropical, com baixa variação de temperatura entre os meses mais frios e os mais quentes. Além disso, há duas estações muito bem definidas. A seca, entre Novembro e Dezembro e entre Abril e Maio, e a úmida, durante todo o resto do ano.

Cuidado! Entre junho e outubro há uma grande incidência de tempestades elétricas, devido à localização da cidade. Evite andar em lugares descampados, ficar próximo à árvores e aparelhos eletrônicos na tomada. A melhor época para ir é mesmo na seca, entre novembro e dezembro ou abril e maio. Há poucas chuvas e você aproveita melhor a viagem.

Lembre-se que Caracas fica localizada em uma região bem montanhosa e banhada pelo rio Guaire.

Leia também: O que fazer em Copacabana, na Bolívia

Como se locomover em Caracas

caracas hotel aeroporto

Petroleo é barato, mas não vale alugar carro. Táxi só de “confiança”

Apesar de razoável transporte público, com 50 estações de metrô divididas em quatro linhas e ônibus circulando (veículos em sua maioria importados do Brasil, grande parceiro econômico, companheiro), a dica é pegar táxi, apenas com “pessoas de confiança” (assim que se referem às pessoas indicadas. sempre peça referências antes de entrar num carro de desconhecido).

O Aeroporto Internacional Simón Bolívar (CCS), fica a apenas 26 km de distância do centro de Caracas. O aeroporto na verdade fica localizado na cidade de Maiquetía, por isso muitas vezes chamado apenas de Aeroporto de Maiquetía. Já o Aeroporto de Caracas ou Maiquetía possui dois terminais – um para voos domésticos; outro para voos internacionais.

O que fazer em Caracas

Dentre os lugares mais visitados estão El Ávila e seu teleférico de 2 mil metros; a Plaza Bolívar; a casa na qual Simón Bolívar nasceu e foi transformada em um pequeno museu; o Panteón Nacional, que homenageia os heróis locais, e o Museu de Arte Contemporânea, um dos mais importantes da América do Sul.

A cidade é um pouco suja e mal cuidada, com muitos carros velhos e poluição. É possível, porém admirar arquitetura colonial, museus, galerias e muitas referências ao libertador Simón Bolívar, além de parques e área preservada.

Capitólio Nacional

Com grandiosos dourados e decoração neoclássica, o capitólio ocupa um quarteirão inteiro e, desde 1870, é usado como a sede do Congresso. Sua sala mais famosa é o Salão Elíptico, que tem um domo coberto por murais e paredes de retratos.

Casa Natal de Bolívar

caracas o que fazer

Pedras na rua em frente à casa natal de Simón Bolívar, em Caracas | Foto: Rufino Uribe

Reconstruída, a casa onde nasceu Simón Bolívar em 24 de Julho de 1783 foi transformada em museu. Sua exposição inclui relíquias de Bolívar e objetos da época como armas e cartazes.

Catedral

Localizada no leste da Plaza Bolívar, a Catedral de Caracas foi construída entre 1665 e 1713. Sua ornamentação inclui deslumbrantes altares dourados, 32 colunas que suportam a nave central e charmosas capelas laterais.

Museo de Bellas Artes

O Museo de Bellas Artes promove mostras de arte contemporânea e ilustrações. www.gan.org.ve. Ao lado há a galeria e coleção que engloba cinco séculos da expressão artística da Venezuela. Chama atenção também pelo seu design desenvolvido pelo arquiteto venezuelano Carlos Raúl Villanueva. A graciosa construção se abre para um pátio em estilo neoclássico com um lago e salgueiros-chorões.

Museo de Arte Contemporânea de Caracas

Localizado no complexo do Parque Central, o Museo de Arte Contemporáneo é um dos mais renomados da América do Sul. São 12 salas com grandes e, às vezes, chocantes obras dos mais conhecidos artistas venezuelanos, incluindo Jesús Soto, famoso por suas peças cinéticas.

Também estão expostas pinturas de Chagall, Matisse, Monet e Miró, além de uma coleção de Picasso, criada entre 1931 e 1934.

Museo Histórico Del Poder Popular

Criado para o polêmico processo revolucionário iniciado por Hugo Chávez, tem como objetivo ressaltar a herança cultural do povo venezuelano através de mostras do progresso de movimentos sociais, os feitos do heróis revolucionários e supostos crimes do imperialismo norte-americano.

Panteón Nacional

dicas turismo caracas

A arquitetura de Caracas chama a atenção. | Foto: Juan Carlo Rodriguez

A mais venerada construção da Venezuela foi inicialmente uma igreja, mas recebeu um novo propósito e se tornou um lugar de descanso final dos venezuelanos que se destacaram. Vale assistir a cerimônia de troca de guarda que acontece várias vezes ao dia.

o que fazer em caracas

Plaza Bolívar

A praça é agitada. Ao longo de tulipas africanas e jacarandás, está sempre cheia de pessoas que se encontram para conversar com pássaros e esquilos. No centro, se encontra o monumento de Bolívar montando seu cavalo.

Parque Nacional El Ávila

A principal atração é o teleférico que leva ao topo da montanha de mais de dois mil metros em poucos minutos. Não cheguei a ir, mas lá de cima é possível ver toda a cidade e ainda ter visão privilegiada da cordilheira terminando no mar caribenho.

Para quem gosta de fazer trilhas nas viagens, uma caminhada no parque é legal com dezenas de trilhas em meio a florestas e cachoeiras. São trilhas que duram de algumas horas até dois dias!

praia caracas

Uma das praias de Caracas. São sempre lotadas no verão | Foto: Muita Viagem

Onde comer em Caracas

Quem viaja a Caracas deve experimentar a comida mais tradicional do país, ‘La Arepa’. Apesar de um pouco gordurosas, são deliciosas! Não existe pessoa no mundo que tenha provado e não tenha gostado. Com suas inúmeras combinações de recheio, elas agradam qualquer tipo de paladar. Além disso, a cidade possui algumas opções de restaurantes.

La Gorda: Para saborear uma autêntica comida criolla, com gostinho e preços caseiros a dica é o simpático La Gorda, um tradicional restaurante que tem noites concorridas e bastante animadas. Endereço: Calle Santa Rosalia, 32.

Mokambo (Calle Madrid – Las Mercedes): Combina os elementos da culinária caribenha e para em pratos como nhoque de yucca (um tipo de flor) e carpaccio de polvo. É possível fazer as refeições no terraço no jardim do Mokambo.

La Guayaba Verde: O restaurante oferece fartas porções de tradicional cozinha venezuelana em menus variados. Fica na Av. Este, 2. Candelária.

Informações úteis

Embaixada do Brasil em Caracas: Calle Los Chaguaramos com Avenida Mohedano Centro Gerencial Mohedano – Piso 6, Caracas. Embaixada do Brasil na Venezuela. Como relatei em – como chegar em Los Roques?, achar uma hospedagem boa e barata não é tarefa tão simples em Maiquetia ou Caracas. Ou seja, fiquei em dois hotéis baratos, mas só recomendo se você tiver uma toalha de banho na mala e não ligar muito para conforto e limpeza.

Sendo assim, fiquei no Hotel Catimar (U$30) na primeira noite quando cheguei no Aeroporto Internacional de Maiquetia (CSS). E uma noite no Hotel Aeroporto Suítes, antes de fazer o voo de volta ao Brasil. Este último, tinha um ar-condicionado que permanecia ligado, fazendo barulho e ligado a noite toda, só desligando às quatro horas da manhã!! Horrível. A toalha de banho esfarelada…

Portanto, a dica que dou para quem vai à Los Roques é não economizar com hospedagem em Caracas, especialmente se estiver em viagem de lua de mel, a dois. Vale a pena gastar um pouco mais e ficar em hotel bom. (Não será apenas uma noite se esta noite parecer não ter fim…)

Maiquetia – Venezuela

A vantagem de ficar em Maiquetia, além de economizar na viagem, é a facilidade pela proximidade com o aeroporto local e ter restaurantes por perto. Para quem tem voo para Los Roques com a Aerotuy, ficar em Maiquetia facilita a vida do turista. Portanto, fique em Maiquetia se fizer o voo até Los Roques com esta linha aérea (Aerotuy).

Dicas de hotéis perto de Caracas

onde ficar em caracas

Hotel Catimar. Barato, mas não recomendo para casais em viagem de lua de mel..

Aliás, alguams outras opções de hotéis perto de Caracas que pode tentar a sorte no pernoite em Maiquetia são o Chip Beats (US$80) ou o Miramar (US$40). Ou ainda, tentar o Playa Grande Caribe, que parece bom. Ali do lado também tem o Hotel Silvepe, que parece melhor, mas não grande coisa.

O hotel Luna Mar parece bem zuadinho, mas não cheguei a entrar. Já o Hostel Tanausu até anima dar uma chegada. Acho que pode ser uma opção de hostel barato para mochileiros. Desse modo, a minha hospedagem foi no hotel Catimar, mas acho que pode conseguir coisas um pouco melhor se optar em ficar no Miramar ou Chip Beats, com boas recomendações na Internet e bom custo x benefício.

Fiquei uma noite lá e não gostei muito do quarto, apesar de ter um bar razoável dentro do hotel e opções de restaurantes perto. Ali ao redor vi 3 restaurantes bons. Contudo, o Restaurante Catimar pareceu bom. Entre 300 e 600 Bsf é possível comer um prato. Ao lado, o Brisas Del Mar e o Tasca logo à frente são outras opções, mas a dica é pegar um táxi e ir comer no Perla Marina ali na Av. La Playa Maiquetia.

Leia também: O que fazer em Valparaíso, no Chile

Conexão para Los Roques

o que fazer em caracas

Ficar em Maiquetia é mais perto do terminal doméstico do aeroporto CSS

Depois que voltei de Los Roques, fiquei uma noite no Hotel Aeroporto Suites, mas é ainda pior do que o Catimar (1.200 Bsf), além de ser mais caro. Paguei 1.600 Bsf pela hospedagem. Para economizar tem ainda o Miramar por 1.800 Bsf, ou mais caro, o Chip Beats por 4.800 Bsf.

Ali no Aeropuerto Suítes é a região de Catia La Mar, caminhando por lá passeio pelo Balneário Público Catia La Mar – uma praia para famílias. Sempre se vê família na areia e no mar.

Uma boa dica de hotel é o Marriott Playa Grande. O hotel tem piscina, é novo e confortável, e está localizado em área urbana segura, além de ser pertinho do aeroporto. Sem dúvida, é a melhor opção para casais em viagem de lua de mel.

Hotel em Caracas, Venezuela

Para começar, vale dizer que sou daqueles que gosta de aproveitar o pernoite na cidade. Vai para Los Roques e tem que pernoitar em Caracas? Aproveite o pernoite, afinal é um destino na viagem. Sempre tem coisa para fazer, ver e onde ir.

praia venezuela

Praias na Venezuela, próximo de Caracas.

Caracas tem uma área bem legal para conhecer, entre praias e montanhas. Caso opte em passar o pernoite em hotel em Caracas, uma dica de hotel bom para ficar é o Renaissance Caracas La Castellana. O hotel é bem localizado e ambiente tranquilo. Casais em viagem, é aqui!

Ou ainda, para uma noite mais tranquila em hotel bom em Caracas, vale a pena pagar um pouco mais e ficar no Hotel Eurobuilding. Achei bem salgado o preço pelo Booking.com. É bom lembrar que na Venezuela não é bom deixar nada para a última hora…

Praias em Caracas, na Venezuela

Uma das praias em Caracas.

Tire um dia a mais para conhecer as praias do litoral de Caracas.

Combine com um taxista de confiança e passe pela Playa Oasis, Playa Surfista, Playa Alí Bábá, Playa Los Corales, Playa Los Cocos. Vale dar uma sapiada no Puerto La Guaira e ver preço para Isla Margarita, Aruba, Curacao e outros destinos no Caribe.

Hotéis em Higuerote

praia higuerote venezuela

A Praia Porto Francês é muito bonita, mas falta infra-estrutura para o turista.

Para quem tem o voo com a ChapiAir até recomendo passar um final de semana em Higuerote. Não dormi na cidade. Pernoitei em Maiquetia, mas acordei cedo para ir até o Aeroporto de Higuerote para meu voo da ChapiAir para ir até Los Roques.

Chegamos cedo em Higuerote devido às férias escolares (menos trânsito na cidade), portanto, tivemos tempo de visitar a Praia Porto Francês, de lá partem passeios de barco para Isla Margarita, Tortuga e Caracolito. Por fim, na Venezuela é sempre complicado utilizar cartão de crédito. Por isso, a dica é reservar tudo antes de sair do Brasil.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.