Início / Melhores destinos / Viena, na Áustria – O que fazer em roteiro de 2 dias na cidade
hotéis em viena
A Kärntner Strasse é dica para fazer compras ou só curtir o fim de tarde em Viena

Viena, na Áustria – O que fazer em roteiro de 2 dias na cidade

Há muito o que fazer em Viena se está pensando em viajar para a Europa em 2024. Desde museus, galerias de arte e cultura e parques para lazer, sempre há coisas para ver em Viena. A capital da Áustria é uma cidade exuberante, com arquitetura belíssima e opções de passeios românticos e lugares bonitos para conhecer.

Antes de começar, a cidade é famosa por Mozart, que mudou-se da cidade de Salzburg, onde nasceu, para a capital aos 25 anos de idade, ficando lá praticamente até o final de sua vida, e pela princesa Sissi, imperatriz da Áustria-Hungria (final do século XIX), Viena é uma cidade bonita e clássica.

O que fazer em Viena, Áustria

Dividida em 23 distritos, é o 1.º Inner City e o 2.º Leopoldstadt, onde se concentram as principais atrações turísticas. Mesmo sendo estes 2 distritos os mais visitados, todos os outros 21 podem ser visitados sem problemas. Aliás, vale lembrar que viena é uma das capitais mais tranquilas e seguras da Europa.

Como chegar em Viena

Para quem está viajando pelo Leste da Europa, acaba sempre colocando Viena no roteiro, além de Praga e Budapeste. Fiz a viagem de ônibus de Praga até Viena, em 5 horas, com serviço de bordo cobrado e wi-fi grátis pela Agency Student ao preço de 18 Euros.

o que fazer em viena

Ônibus para roteiro em Viena, Áustria.

Desse modo, andar pelas ruas de Inner City já é em si uma forma de fazer de turismo. Viena é um grande museu a céu aberto, com muitas atrações no centro. Por isso, a dica em Viena é caminhar pelas ruas com calma, observado cada detalhe dos edifícios e monumentos.

Sendo assim, uma dica legal para fazer um passeio barato por Viena e conhecer de uma forma geral o centro antigo é pegar o ônibus 1A, que fará praticamente o mesmo percurso daqueles ônibus turísticos, por um preço bem mais acessível.

Para você ter uma ideia, o preço deste ônibus 1A custa 2,20 Euros, já o ônibus turístico custa a partir de 14 Euros. Ou seja, uma baita economia em uma cidade que é bem carinha para quem está viajando pelo leste europeu, com destinos mais baratos na Europa.

Roteiro de 2 dias na capital da Áustria

Fiquei dois dias em Viena, e pude ver muita coisa. Afinal, há muito o que fazer em Viena, a capital da Áustria. Faltaram muitas, é claro, mas acredito que o final de semana que passei lá foi suficiente para explorar o melhor da cidade.

A maioria das atrações turísticas em Viena são próximas e podem ser feitas em roteiro a pé, mas se quiser pegar o metrô para ir de uma estação à outra para diminuir a distância pode ser uma dica se tiver apenas uma passagem rápida por uma das cidades mais românticas da Europa.

Ringstrasse – Áustria

Este grande anel viário foi construído em torno do centro histórico de Viena e abriga importantes prédios públicos e privados, praças e parques, monumentos e ótimos cafés. Um passeio por ali pode ser o início do seu roteiro e ter muito o que fazer em Viena, na Áustria.

Fim de ano em Viena

Uma vez em Ringstrasse, você poderá admirar alguns dos edifícios mais esplêndidos da cidade, como o State Opera, o Museu de História da Arte, o Museu de História Natural, o Parlamento (foto abaixo) e o Viena City Hall. Aliás, em dezembro, na época do Natal, é ali também que acontece o maior mercado de Natal da cidade, com barraquinhas espalhadas em frente ao City Hall.

Após o réveillon, entre janeiro e março, é possível patinar no gelo em pista (Wiener Eistraum) construída em frente à Prefeitura (foto abaixo). Já entre julho e agosto é ali que acontece o festival de cinema ao ar livre de Viena, que inclui apresentações de ópera, ballet e jazz, e o melhor: é tudo grátis!

rota romântica na europa

O prédio da prefeitura no roteiro o que fazer em Viena, Áustria.

Pegando a linha 1 do trem, você consegue passear por grande parte do Ringstrasse – de Schwedenplatz para Kärntner Ring. É a forma barata, usando apenas um bilhete comum do serviço de transporte público. Uma alternativa é utilizar o Vienna Ring Tram, projetado para o turismo, porém o preço é alto. Custa 8 Euros e tem duração de 30 minutos.

Sem dúvida há muitas coisas pra fazer em Viena, e após o passeio por tantos pontos turísticos, vale a pena sentar na grama em algum dos parques ao redor do Ringstrasse para relaxar. Opções não faltam: Burggarten, Volksgarten ou Stadtpark. Em conclusão, minha dica é ir até o Burggarten, onde há o célebre café Palm House. Não é barato, mas vale pedir só um cafezinho, apreciar a vista e relaxar…

Kärntner Strasse

A Kärntner Strasse está para Viena assim como a Champs Elysées está para Paris. Além de um grande número de lojas, esta linda rua possui imponentes edifícios históricos e diversos cafés de rua, bem ao estilo austríaco. É uma ótima pedida para simplesmente caminhar sem ter o que fazer em Viena, ou simplesmente fazer compras e ver as vitrines.

Stephansplatz

A praça Stephansplatz fica localizada bem no centro da cidade de Viena.  Durante o verão na Europa, Stephansplatz se transforma em um palco para artistas de rua. Aliás, ali no meio da praça é possível visitar a Catedral de St. Stephen, um marco da capital austríaca.

Uma dica é dar a volta pela igreja, admirando uma parte mais antiga da cidade. As ruas de paralelepípedos de Blutgasse, Domgasse e Grünangergasse têm um charme especial. Nesse sentido, ali próximo fica a estação U-Bahn Stephansplatz, uma das mais movimentadas da cidade, que une as linhas de metro U1 e U3.

É a melhor estação de metro para descer e começar o seu roteiro por Viena.

Mapa do metrô de Viena, Áustria

o que fazer em viena

Mapa do metrô de Viena | Disponível em Wienerlinien

Hofburg, o Palácio Imperial

Em seguida, o Palácio Imperial é uma das atrações turísticas clássicas de Viena em Hofburg. Lá dentro você encontra o Museu Sisi, o Tesouro Imperial e a Escola Espanhola de Equitação.

viena o que fazer

O Museu da Imperatriz Sissi é um dos destaques de Hofburg – o que fazer em Viena, Áustria.

O preço dos ingressos para visitar os quartos do Palácio Imperial são bem caros, assim como os do Palácio de Schönbrunn. Caso faça questão, a dica é visitar um dos dois. Em ambos os palácios, o estilo e mobiliário barroco dos quartos datam do mesmo período.

Para quem gosta de arte, vale a pena visitar, ali ao lado, o Albertina, com coleções valiosíssimas de história da arte, que vão desde o impressionismo francês até os dias de hoje. Obras de arte de Monet, Renoir, Cézanne, Miró, Picasso, entre outros podem ser vistos no Albertina. O ingresso custa 12 Euros.

Belvedere

Certamente, o Palácio de Belvedere, em estilo barroco, vale pela vista esplêndida que se tem do edifício. Aliás, Belvedere significa “bela vista”. Desse modo, o palácio abriga uma das maiores coleções de arte de Viena, com enorme acervo do pintor Gustav Klimt, incluindo o quadro “O Beijo“. A entrada no museu custa 12,50 Euros, sendo algo legal para fazer em Viena, Áustria. Já para caminhar apenas nos jardins de Belvedere não se paga nada!

Palácio de Schönbrunn

Continuando, o Palácio de Schönbrunn é um dos mais belos palácios barrocos da Europa. Para ter acesso aos quartos do palácio é preciso pagar cerca de 12 Euros. A dica é permanecer pelos jardins, pois é gratuito e muito bonito. Por fim, se quiser gastar um dinheirinho, vá até o café Gloriette, localizado em uma pequena colina, com uma vista maravilhosa da cidade, sendo algo gostoso para fazer em Viena no fim de tarde.

MuseumsQuartier

o que fazer em Viena

MuseumsQuartier, um complexo de museus e muito o que fazer em Viena, Áustria.

Em seguida, ao lado do Palácio Imperial, é o MusemQuartier é um complexo de museus e galerias de arte de Viena. Os destaques ficam por conta do Leopold Museum, com obras de Gustav Klimt, Oskar Kokoschka, Albin Egger-Lienz, entre outros; o Museu de Arte Moderna – MUMOK, que reúne muita coisa legal de Pop Art, Novo Realismo, etc.

Deu fome? Uma dica para comer uma boa comida por lá são os restaurantes “Kantine” e o “Glacis Beisl“.

Karlsplatz

Um dos destaques da praça é a igreja de St. Charles (Karlskirche), em estilo barroco. Em dezembro, na época do Natal, acontece o Mercado de Artesanato. O pavilhão Art Nouveau, construído por Otto Wagner, funciona o Club U, legal para sair à noite.

Aliás, para quem gosta de arte e história, uma atração nos arredores é o Museu Wien, com exposições sobre a cultura e história vienense desde o início do povoamento da cidade nas margens do Danúbio até os dias atuais. O ingresso custa 8 Euros.

Schwarzenbergplatz

Sem dúvida, o grande destaque de Schwarzenbergplatz é o Hochstrahlbrunnen, uma grande fonte com jatos de água que formam um arco-íris em dias ensolarados. Durante o verão na Europa muitas pessoas ficam ao redor do chafariz refrescando-se.

o que fazer em Viena, Áustria

Um lugar gostoso para relaxar depois de caminhar pelo centro com o que fazer em Viena, Áustria.

No final da Segunda Grande Guerra, em 1945, assim como a Alemanha, a Áustria foi dividida.

Desse modo, Viena permaneceu ocupada pelos soviéticos, que construíram o monumento ao Exército Vermelho, um memorial em homenagem aos 17 mil soldados que morreram lutando contra a ditadura nazista. Há relatos de que muitas vezes as pessoas já tentaram destruir este controverso monumento.

O que fazer em Viena

Uma das tradições históricas em Viena é andar de carruagem. Nesse sentido, a cidade é considerada por muitos como uma das capitais da Europa para viagens românticas, e andar de carruagem é uma das dicas para quem deseja lua de mel agradável em Viena.

Carruagem em Viena

destino romântico na europa

Carruagem em frente ao Museu Albertina – uma das coisas para fazer em Viena.

Desse modo, a empresa Fiaker Rundfahrten oferece dois passeios – uma pequena volta pela cidade sai por nada mais, nada menos do que 55 Euros e duração de 20 minutos. Já o passeio mais longo, com duração de 40 minutos, sai por 80 Euros o casal.

Vienna State Opera, em Viena

Antes de mais nada, a cidade onde Mozart e Beethoven passaram grande parte de suas vidas respira música erudita, e por quê não assistir uma ópera ou concerto no famoso Vienna State Opera? Os ingressos podem chegar a 200 Euros, porém há uma dica!

o que fazer em viena

O Vienna State Opera, em Viena, é uma das casas de ópera mais famosas do mundo.

É possível pagar apenas 3 Euros para assistir ao espetáculo de pé! Isso mesmo, há um espaço dedicado para quem quiser assistir a ópera de pé, sem assento ou cadeira.

No entanto, a procura é grande e é necessário chegar pelo menos 90 minutos antes do início da apresentação. Estudantes também pagam preços promocionais que variam entre 10 e 25 Euros, contudo também é preciso chegar cedo (pelo menos 30 minutos antes).

Mercado Naschmarkt

O Naschmarkt é um dos mais famosos mercados de rua de Viena. Você encontra de tupo por lá, desde frutas, verduras e legumes, pães, peixes e carnes e especiarias. A dica é ir no sábado de manhã quando acontece também um “mercado de pulgas”, com muitas quinquilharias. Há também muitos restaurantes por lá. Um dos clássicos é o Zur eisernen Zeit, um típico restaurante vienense. Os preços são acessíveis e farão você voltar no tempo.

mercado de rua europa

Naschmarkt, nas ruas de Viena. Você encontra de tupo por lá.

Aluguel de Bicicleta em Viena

Além de uma cidade plana, Viena é toda adaptada para os ciclistas, com muitas ciclovias e até semáforos para bicicletas (foto). Sendo assim, leia neste site, mais informações sobre ciclismo na cidade, com dicas para aluguel de bicicletas, mapas de ciclovias e leis de trânsito.

Nesse sentido, existe um serviço de aluguel de bicicleta em Viena onde você pode pedalar sem pagar nada por 1 hora. Depois você paga 1 Euro na segunda hora, 2 Euros na terceira hora, 4 Euros na quarta hora e mais 4 Euros a cada nova hora deste período.

aluguel de bike viena

Uma das estações com aluguel grátis de bicicleta em Viena, Áustria.

O serviço chama-se Citybike Wien, com mais de 100 estações de bicicletas espalhadas pela cidade. Para usufruir deste serviço, basta usar um cartão de crédito. Caso não tenha um cartão de crédito, você pode usar o Cartão Citybike Tourist ao custo adicional de 2 Euros por dia.

O cartão pode ser adquirido na Pedal Power nos endereços Ausstellungsstrasse, 3 ou em Elisabethstrasse, 13. Para quem estiver viajando pela Áustria, recomendo visitar a cidade de Salzburg. Por fim, a cidade natal de Mozart, fica a poucas horas de ônibus de Viena. Fui pra lá em minha primeira viagem à Europa, em 2007. Achei a cidade encantadora.

Restaurantes em Viena

Altes Rathaus-Café

Já dei algumas opções de restaurantes e cafés para comer em Viena durante os passeios, mas tirando estes lugares, uma dica que que vale a pena pelo custo x benefício é o Altes Rathaus-Café, localizado na Wipplingerstrasse 6.

Gostei do atendimento, da comida e especialmente do preço. O menu do almoço saiu por 6 Euros com direito a uma sopa de entrada + o prato principal. Ao lado do nosso hotel chegamos a ir em 2 restaurantes diferentes – Das Kolin Café e o Café Stein.

Das Kolin

Este primeiro restaurante é um pouco mais requintado, com pratos gourmet. Eu e meu irmão pedimos gnhocchi à manteiga servido em uma casquinha crocante e legumes por 9,80 Euros. Achamos o prato pequeno e não matou muito nossa fome. Já um fillet mignon acompanhado de batata frita sai por 28 Euros. Um peixe frito custa 15,90 Euros e um hambúrguer 12,50 Euros.

Café Stein

Gostamos mais do Café Stein, onde fomos bem atendidos e achamos o ambiente mais descontraído e os preços melhores. O forte deste restaurante são os lanches, mas só para comparar, um gnhocci lá custava 8,20 Euros. Acabamos pedindo um hambúrguer com batata-frita por 8,90 Euros.

Sobremesas…

Quem gosta de sorvete, irá se dar bem em Viena. Há inúmeras sorveterias na cidade. Recomendo o Zanoni & Zanoni nos arredores de Stephansplatz. O sorvete de massa sabor nougat o melhor dos que experimentei.

Outra dica de lugar para adoçar a vida em Viena é o Café Sacher, lugar famosinho para comer uma torta de chocolate. É carinho, mas dizem que vale a pena. Eu preferi manter a dieta. O preço da torta de chocolate com chantilly é de 5,30 Euros. O cafezinho expresso simples sai por 2,90 Euros.

Como ir até o aeroporto de Viena

Para chegar ao aeroporto, peguei a linha U3 do metrô até a estação Landstrasse Wien Mitte e de lá o City Airport Train (CAT), que leva apenas 16 min. até o aeroporto de Viena, capital da Áustria.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.