Início / Melhores destinos / Valparaíso – O que fazer na cidade chilena
Roteiro no litoral chileno

Valparaíso – O que fazer na cidade chilena

Neste texto elencamos todas as dicas sobre o que fazer em Valparaíso, no litoral do Chile, um balneário bem próximo de Santiago, a capital.

Após falarmos bastante de pontos turísticos em Santiago e dar dicas sobre o que fazer em roteiros de um a cinco dias na capital chilena, hoje o post será para divulgar e prestigiar duas cidadezinhas encantadoras do litoral do Chile.

Estou falando de Viña Del Mar e Valparaíso. Sem dúvida, as duas cidades são como dois lados da mesma moeda. Aliás, uma é colada na outra, porém apesar de certa unidade, são dois lugares completamente diferentes. Ambas na mesma região litorânea, mas cada qual possui características singulares.

Melhores praias do Chile

Como chegar em Valparaíso e Viña Del Mar

Para quem, como nós, decidir fazer o bate-volta saindo de Santiago, a dica é acordar bem cedo e seguir de metrô até a estação Universidade de Santiago de onde partem ônibus de 15 em 15 minutos para qualquer um dos dois destinos.

cidades próximas de santiago chile

Nos finais de semana do verão a estrada para o litoral tem tráfego intenso.

Atenção! O terminal fica na estação Universidade de Santiago. Vale lembrar que há outras estações como nome parecido, como Universidade Católica e Universidade de Chile.

Há várias empresas de ônibus que realizam o trajeto – a Pullman, a Condor e a Turbus. Recomendo esta última, que vende passagens baratas, tem ônibus confortáveis e maior frota com mais opções de horários. Como teríamos apenas um dia para conhecer ambas cidades, decidimos ir de Santiago até Valparaíso e voltamos via Viña Del Mar. Pagamos 6.600 pesos por cada trecho.

Mapa do metrô de Santiago

Para ir de Valparaíso até Viña Del Mar é fácil, pois há um metrô de superfície. Para usá-lo, você precisa comprar o cartão pré-pago no valor de 1.350 e pagar o valor do trecho, que depende do horário e das estações que irá percorrer.

mapa metro santiago chile

Mapa do metrô de Santiago. Para o Terminal Alameda, desça na estação Universidade de Santiago!

Ali mesmo na estação de metrô há uma conexão para o Terminal Alameda (rodoviária). Aos finais de semana de verão há filas imensas, por isso é interessante comprar a passagem um dia antes. Não é mais possível comprar as passagens online, isto porque agora é preciso inserir o número RUT (CPF chileno) para concretizar a compra no site.

Terminal Alameda (rodoviária) – Santiago

Para ter uma ideia, saímos do hotel às 8:00, chegamos no metrô Tobalada (perto do hotel) às 8:15 e no Terminal Alameda, na estação Universidade de Santiago, às 8:35. Entramos na fila e acabamos conseguindo passagem apenas para às 10:00. Ou seja, se tivéssemos comprado a passagem antes poderíamos ter ido, de repente, no ônibus das 8:45 o que nos daria mais tempo para curtir as praias de Viña Del Mar.

Terminal Alameda ônibus Santiago Chile

Fila no Terminal Alameda. A estação fica lotada nos finais de semana do verão.

Dica local: Na ida, vá na janelinha do lado direito do ônibus para poder ver as vinícolas ao longo da estrada na rota dos vinhos de Casablanca (Veramonte, El Cuadro, Emiliana, Quintay, Indomita, etc.). As fazendas começam a aparecer após cerca de uma hora de viagem. Ficam a aproximadamente 50 Km de Valparaíso. Na volta, escolha um escolha um ônibus com poltronas “semi-cama”, que reclinam mais, pois você certamente irá dormindo.

No entanto, para quem pretende alugar carro para ir até Viña Del Mar ou Valparaíso separe dinheiro para pagar os dois pedágios que há no caminho. O preço de cada um é de 2.600 pesos.

O que fazer em Valparaíso

Ao chegar na cidade, um choque. Saímos de Santiago, cidade limpa e ordeira, para nos deparamos com ruas sujas e bagunçadas, típicas de uma cidade portuária. Contudo, é uma cidade viva, com centenas de casas escondidas e dispersas por mais de 40 morros que a cercam a área urbana da cidade.

Aliás, a arquitetura das casinhas coloridas nos remete a pequenos vilarejos da Europa. Caminhar pela cidade é gostoso e uma descoberta a cada esquina. Valparaíso é, sem dúvida, uma cidade intensa e repleta de surpresas para o turista que decide aventurar-se neste roteiro de viagem no Chile.

Mercado Municipal de Valparaíso, Chile

o que fazer em valparaiso

Para quem tiver mais tempo, vale a pena ter a experiência e aventurar-se pelo mercadão.

Ao sair da rodoviária de Valparaíso dá até medo de passar pelo entorno do Mercado Municipal, com vendedores e caixas de frutas e verduras amontoados por todos os lados. Saímos de lá rapidinho e seguimos até o que mais nos interessava – conhecer “La Sebastiana”, uma das casas de Pablo Neruda.

Plaza Simon Bolívar e Catedral de Valparaíso

roeteiro no litoral do Chile - valparaiso

Avenida Brasil, Plaza Simon Bolívar e a Catedral de Valparaíso.

Desse modo, para chegar até “La Sebastiana” é preciso continuar caminhando pela Avenida Brasil, então seguimos pelo canteiro central até a Plaza Simon Bolívar e entramos na Calle Edwards, passando em frente à Catedral de Valparaíso. Certamente, algo imperdível para fazer em Valparaíso, Chile.

Museu a céu aberto e “La Sebastiana”

Antes de chegar à casa de Pablo Neruda, transformada hoje em museu, é preciso fazer o trajeto do Museu a Céu Aberto, que nada mais é do que uma série de murais grafitados nos muros de casas, hostels e restaurantes nas ruas e vielas do bairro da Bellavista.

museu ceu aberto valparaiso

As cores vivas das casinhas e hostels de Valparaíso dão vida à cidade que é Patrimônio Cultural da Humanidade.

bellavista valparaiso

Mural no hostel Bellavista.

Nesse sentido, uma das formas de se admirar a cidade é pegar um dos inúmeros ascensores, entre os quais recomendo o “Ascensor do Espírito Santo”, que facilita a sua chegada ao topo do cerro Bellavista, ali nos arredores do bairro. Você tem acesso à ele pela Calle Aldunate.

No entanto, as ruas são íngremes e a subida cansativa, por isso pare, respire, admire e tire fotos. Porém, nada mais do que 45 minutos de caminhada por entre as vielas já é possível sentir a essência mágica do lugar e chegar até ao museu “La Sebastiana”, uma das casas de Pablo Neruda. Pronto, é um roteiro que realmente que vale a pena fazer em Valparaíso.

Museu La Sebastiana – Valparaíso

Esta casa de Pablo Neruda no Chile é totalmente vertical, num total de 5 andares, cada qual com uma vista diferente para o Porto e morros de Valparaíso. Destaco o bar rosa, no 2.º andar, onde dizem que Neruda passava horas a preparar drinks e beber solitário.

casa pablo neruda sebastiana

“La Sebastiana”, principal ponto turístico de Valparaíso, Chile.

A visita à casa de Pablo Neruda em Valparaíso – Chile, é livre, sem monitores. Você simplesmente vai caminhando pelos cômodos com um áudio guia. Há pinturas e objetos pessoais do poeta. A entrada custa 5.000 pesos e pode ser feita diariamente menos às segundas-feiras. Para mais informações acesse o site da Fundação Neruda.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.