Início / Dicas / Onde fica São Thomé das Letras-MG
Cachoeiras em São Tomé das Letras ficam cheias no invero, nas férias de verão e principalmente no Réveillon
Dentre as cachoeiras de São Tomé das Letras, em MG, a do Vale das Borboletas é uma das mais famosas

Onde fica São Thomé das Letras-MG

Onde fica São Thomé das Letras e como sua localização única influi nessa cidade mística de Minas Gerais?

São Thomé das Letras, a cidade mística que fica no estado de Minas Gerais, se destaca como um dos destinos mais fascinantes e enigmáticos do Brasil.

São Thomé fica localizada no coração do Sul de Minas Gerais, nas montanhas mineiras, a uma altitude de aproximadamente 1.444 metros acima do nível do mar. O cantinho no sul de MG é conhecido por sua atmosfera mística, seu centro histórico com igrejas de pedra e por suas impressionantes formações rochosas que atraem visitantes de turismo religioso, mochileiros e pessoas que gostam das histórias místicas de São Thomé.

Além disso, a cidade mística tem muitas lendas e histórias que misturam-se com onde fica São Thomé no mapa e as características geográficas e de clima devido a localização montanhosa no interior de MG.

O clima tropical de altitude da região que fica São Thomé traz invernos frios, sendo o destino alternativo um dos melhores lugares de inverno de MG para viajar barato.

São Thomé das Letras – Cidade mística em MG

Em São Thomé tem desde campings baratos a lugares para ficar com mais conforto, com o Hotel dos Sonhos, a Pousada Souza Reis e a Pousada Reino Encantado e a Pousada Serra Mística. Todos esses lugares para ficar em São Thomé das Letras estão bem localizados para ficar na cidade mística.

Como chegar onde fica São Thomé das Letras

São Thomé das Letras com uma população de cerca de 7.000 habitantes, essa cidade oferece um refúgio tranquilo do ritmo acelerado das grandes cidades. Localizada a 350 km de São Paulo, 310 km de Belo Horizonte e apenas 44 km de Três Corações, São Thomé das Letras é acessível para aqueles em busca de aventura, espiritualidade e contato com a natureza.

Como Chegar em São Thomé das Letras

Como ir para São Thomé-MG partir de São Paulo

A viagem de carro é feita pela Rodovia Fernão Dias (BR-381), seguindo em direção a Belo Horizonte. Os viajantes devem tomar a MG-295 em Camanducaia, passando por Itapeva e Careaçu, até chegar a Três Corações, de onde a MG-350 leva diretamente a São Thomé das Letras.

Como ir para São Thomé-MG  partir de Belo Horizonte

Pegue a BR-381 em direção a São Paulo. Ao chegar em Três Corações, siga pela MG-350 até seu destino final. A viagem dura cerca de 4 horas, percorrendo aproximadamente 310 km.

Como ir para São Thomé de Ônibus

Claro que um destino de viagem barato em MG como São Thomé é acessível de viagem de ônibus!

Existem serviços regulares de ônibus que conectam São Thomé das Letras a importantes cidades, incluindo São Paulo e Belo Horizonte, com possíveis conexões ou transferências em cidades vizinhas como Três Corações.

A partir de Três Corações para São Thomé das Letras, o passageiro segue viagem com os ônibus da Viação Coutinho, com viagens até a cidade mística em diversos horários. E inclusive com horários especiais de ônibus intermunicipais em épocas que ficam mais movimentadas em São Thomé, como a festa de agosto.

São Thomé fica em uma posição única

Em São Tomé das Letras, a cachoeira da Lua é uma das mais fáceis de chegar

No caminho para a cachoeira da Lua em São Tomé ficam barraquinhas hippies

Geograficamente, São Thomé das Letras se orgulha de sua localização na Serra da Mantiqueira, bem cara de interior de Minas Gerais.

Esta posição geográfica não apenas proporciona vistas panorâmicas espetaculares, mas também contribui para o clima mais frio da região. As formosas formações rochosas de quartzito, características da área, não só definem a paisagem, mas estão profundamente entrelaçadas com a história e o misticismo da cidade.

Localização e as lendas e rochas

São Thomé das Letras tem atrações como cachoeiras, ruas de pedras e grutas

Igrejinha em São Tomé das Letras, que fica no sul de Minas Gerais

A lenda da descoberta da estátua de São Thomé em uma gruta destaca a conexão entre as formações rochosas de quartzito e a espiritualidade da cidade. Estas mesmas rochas, conhecidas como “Pedra de São Thomé”, são amplamente utilizadas em construções locais e artesanato, ligando a economia da cidade à sua geografia única.

Além disso, o quartzito contribui para a formação de inúmeras grutas e cachoeiras, como a Gruta São Thomé e a Cachoeira da Eubiose, que são atrações imperdíveis quando se trata de visitar a cidade mística do sul mimeiro.

Principais atrações da região onde fica São Thomé

A cidade é um paraíso para os amantes da natureza, com suas cachoeiras cristalinas, grutas misteriosas e trilhas que oferecem aventuras inesquecíveis. A exploração dessas belezas naturais permite aos visitantes uma imersão completa na tranquilidade e na magia que São Thomé das Letras tem a oferecer.

Clima de São Thomé das Letras

pousadas são tomé

A charmosa Pousada dos Anjos, em São Tomé das Letras – MG | Arena Lotus

O clima em São Thomé das Letras é profundamente influenciado por sua localização geográfica que fica na Serra da Mantiqueira, dentro do Trópico de Capricórnio.

Esta posição confere à cidade mística um clima tropical de altitude, com temperaturas mais amenas e um perfeito frio para conhecer no inverno, diferenciando-a das demais regiões tropicais mais quentes no mapa do litoral do Brasil.

Situada a cerca de 1.444 metros acima do nível do mar, São Thomé das Letras desfruta de um clima particularmente agradável. A altitude elevada contribui para temperaturas mais baixas, especialmente à noite, com bastante frio no inverno para quem curte o inverno no estado de Minas Gerais.

Gruta da cachoeira de Sobradinho localizada em São Tomé-MG

Saída da Gruta de Sobradinho que fica em São Tomé das Letras: para passar, tem que pagar

E ainda por cima da para aproveitar pratos quentinhos mineiros, a pizza na pedra, especialidade local em restaurantes como O Alquimista, Empório e o espetacular restaurante Panelinha, todos ficam em São Thomé das Letras.

Os períodos mais chuvosos na região ocorrem entre os meses de dezembro e março, coincidindo com o verão brasileiro. Esta é a época em que a vegetação ao redor de São Thomé das Letras se torna especialmente verde e exuberante, embora as chuvas possam limitar as atividades ao ar livre. Já os meses mais quentes, embora amenizados pela altitude, são janeiro e fevereiro, quando as temperaturas podem ser mais elevadas durante o dia, mas ainda assim oferecem noites frescas e agradáveis.

Inverno em São Thomé das Letras

Cidade de São Thomé das Letras, MG

As noites em São Thomé das Letras podem ser surpreendentemente frias para os padrões tropicais, especialmente durante os meses de inverno, de junho a agosto. Às vezes, a temperatura na cidade mística fica abaixo dos 10 graus durante as férias de inverno.

Melhores destinos de inverno em Minas Gerais

Nesse lugar frio nas montanhas de MG, é comum que as temperaturas noturnas caiam significativamente, exigindo que visitantes estejam preparados com roupas adequadas. O inverno é também a estação mais seca e, para muitos, a mais agradável para explorar as belezas naturais da cidade, com dias ensolarados e céu claro, mas lembre-se que as cachoeiras vão ter águas bem geladas.

Trilha para cachoeira Garganta do Diabo, cachoeira que fica em São Tomé das Letras-MG

O inverno na cidade mística é uma boa época para enfrentar trilhas mais longas para algumas cachoeiras de São Thomé, como a cachoeira Garganta do Diabo.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.