fbpx
Home / Viajei (relatos) / Cartão Postal / Onde ir em Fortaleza – A melhor praia, bares charmosos e o peixe fresco frito
A praia de Iracema, em Fortaleza, não é boa para banho

Onde ir em Fortaleza – A melhor praia, bares charmosos e o peixe fresco frito

Fortaleza é uma cidade vibrante. Com mais de 2,5 milhões de habitantes, tem uma agitada vida noturna, praias movimentadas e é ponto de partida para conhecer destinos como Cumbuco, Morro Branco, Canoa Quebrada, Aquiraz (e o Beach Park Fortaleza, um dos mais conhecidos parques aquáticos do Brasil) ou até a mais distante Jericoacoara, a vila entre dunas que guarda uma das praias mais bonitas do Brasil –e do mundo.

– Melhores hotéis de Fortaleza – CrocoBeach Hotel – Praia do Futuro

A capital do Ceará é um dos principais destinos turísticos do Nordeste –mesmo com a onda de violência que tomou as ruas da cidade no começo de 2019, logo após o Réveillon.

Na nossa opinião, ainda vale a pena conhecer Fortaleza.

– Booking – Hotéis em Fortaleza

Praia de Iracema, onde ocorre o Réveillon em Fortaleza

Entre as atrações, vale explorar a vida noturna, com destaque para o forró e shows do Pirata Bar, saborear peixes e frutos do mar no excelente Mercado dos Peixes e conhecer a agenda cultural do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Também nos divertimos à noite, em lugares tradicionais e bares moderinhos.

Para quem gosta de banho de mar, vale a pena explorar praias perto de Fortaleza, seja alugando um carro e indo por conta própria ou seja fazendo um passeio com agência turística.

– Lugares perto de Fortaleza – Praia do Cumbuco

Cumbuco tem bons hotéis, como o Duro Beach Hotel

Com espreguiçadeiras protegidas pela sombra, o Duro Beach Lounge é charmoso para ir em Cumbuco

A praia de Iracema, a mais famosa da capital cearense, não é recomendada para banho, por causa da qualidade da água.

A praia do Futuro, a praia mais procurada pelos turistas, tem ótima estrutura, com barracas cheias de atração, tem ondas e eventualmente água com aspecto barrento, além de trechos impróprios.

Para famílias, a praia do Futuro é o melhor lugar para ficar em Fortaleza. Tem bons hotéis, como o Crocobeach Hotel, mas o destaque são as mega-barracas –de novo, a bandeira Crocobeach oferece boas atrações.

Com piscinas, restaurante com bons preços (e que serve o famoso caranguejo de Fortaleza) e uma ampla área de mesas bem sombreadas por coqueiros, a barraca de praia Crocobeach é cercada por tendas de massagens frequentadas por pessoas de todas as idades.

Onde ir à noite em Fortaleza

Um dos melhores lugares onde ir em Fortaleza à noite é o Pirata Bar

O Pirata Bar é a balada mais famosa de Fortaleza – Divulgação

À noite, a Crocobeach (Av. Clóvis Arrais Maia, 3125 – Praia Do Futuro) recebe programação especial, como shows de forró ao vivo ou os reconhecidos shows de humor cearenses –estes, às quintas-feiras.

Quem quer um lugar para paquerar e menos família, tem outras boas opções de barracas, como a Órbita Blue  (Av. Clóvis Arrais Maia, 3879 – Vicente Pinzon, Fortaleza) que tem baladinhas e até shows na sua programação noturna.

Imperdível na noite em Fortaleza é o Pirata Bar (Rua dos Tabajaras, 325 – Praia de Iracema, Fortaleza). Com uma estrutura imponente, que recebe muitas pessoas –de famílias a turistas estrangeiros atrás de paquera– o Pirata Bar é famoso pela “segunda-feira mais louca do mundo”. Realmente impressiona: no palco (e no chão), além do forró, bandas trazem músicas brasileiras para dançar.

Além do evento na segunda-feira, o Pirata Bar abre apenas às sextas, com o forró como carro-chefe da diversão.

Mas há outras opções mais calmas e sofisticadas, para fugir do esquema turismo de massa.

O Giz é um bom lugar para ir à noite de casal em Fortaleza

O Giz Cozinha Boemia tem boa cozinha e cartas de drinques e cervejas – Divulgação

Para comer comida regional, entre outras opções, beber cerveja ou uma cachaça especial e ouvir boa música –a programação musical de artistas nordestinos é um destaque–, o Cantinho do Frango é ótima opção. O lugar surpreendeu e foi um dos lugares mais bacanas que fomos em Fortaleza. Quando estiver na capital cearense, um lugar onde volto é o Cantinho do Frango.

Se a ideia é apenas bebericar cervejas especiais ou ótimos drinques, o Giz Cozinha Boemia é charmoso, bem legal para sair a dois em um ambiente aconchegante, mas sofisticado (Rua Professor Dias da Rocha, 579 – Meireles, Fortaleza).

O Moleskine Gastrobar, pertinho, também é um lugar descontraído e acolhedor que vale a pena conhecer –o destaque é a happy hour. Mas o Moleskine Gastrobar conta com vários ambientes com decoração moderninha e charmosa interessantes para momentos a dois (Rua Professor Dias da Rocha, 578 – Meireles, Fortaleza).

Onde comer peixe e frutos do mar

O Mercado dos Peixes é um dos melhores lugares onde comer peixe em Fortaleza

Escolha peixes e frutos do mar frescos no mercado em Fortaleza

Aqui, voltamos a um lugar menos moderninho e mais raíz. Gostei tanto que fui duas vezes nos dez dias em que estive viajando por Fortaleza.

Se tivesse apenas um dia em Fortaleza, com certeza passaria lá: o Mercado de Peixes do Mucuripe (Av. Beira Mar – Meireles, Fortaleza, na altura do número 4632).

Ali, a beira-mar, encontram-se bancas –por indicação, fomos ao Box 17– que vendem pescados e frutos do mar frescos e por ótimos preços. Camarões enormes, lagostas suculentas, peixes fresquinhos, tudo muito atraente aos olhos e paladar.

Para começar a noite em Fortaleza, um peixinho cai bem

É legal comer o peixe, o camarão ou a lagosta à beira-mar, no começo da noite, no Mercados dos Peixes de Fortaleza

O legal é escolher um dos restaurantes colados e pedir para fritar –-ou fazer no bafo– o peixe, o camarão, a lagosta fresquinha logo ali, enquanto toma uma cerveja vendo o mar –o final da tarde é uma delícia no Mercado dos Peixes do Mucuripe, em Fortaleza. Os preços para fritar também são muito bons.

É um lugar popular, com vendedores ambulantes e eventuais pedintes entre as mesas. Alguns turistas reclamam da limpeza (mas o mercado foi reorganizado recentemente), mas achei tudo muito bom e recomendo sem dúvidas –menos para quem se considera fresco, é claro. E obviamente tem cheiro de peixe.

About Gustavo

Vamo? Vamo! (ou não).

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*