Início / Souvenir / Open Day Emirates no Brasil: como é o recrutamento para comissários de bordo e pilotos
Aeronave da Emirates Airlines

Open Day Emirates no Brasil: como é o recrutamento para comissários de bordo e pilotos

A Emirates Airlines é uma das empresas aéreas de crescimento mais rápido e assustador do planeta. São mais de 100 destinos entre todos os continentes. A companhia aérea já acumula mais de 300 prêmios internacionais devido sua excelência no atendimento.

Portanto, para ser um comissário de voo ou piloto de aeronaves da Emirates é necessário mais do que inglês fluente e gosto para lidar com diferentes culturas. É preciso superar-se a cada momento, assim como a empresa vem fazendo ao longo de seus pouco mais de 25 anos de fundação.

Dentre os principais valores que a Emirates valoriza em um profissional podemos destacar a diversidade cultural, dinamismo, participação, espírito de servir e apresentação pessoal.

O que é preciso para ser comissário de voo?

Percebemos estes valores na divulgação de seus recrutamentos, como as frases de impacto: — “Quando foi a última vez que você aguardou ansioso por um dia de trabalho?”; Ou ainda: — “No momento, buscamos pessoas excepcionais que queiram construir uma carreira junto à nossa equipe multi-cultural colaborando para o nosso rápido crescimento”.

Requisitos para ser comissários de bordo na Emirates

A equipe de comissários de voo da Emirates conta com mais de 140 nacionalidades diferentes

* Idade mínima 21 anos no momento da candidatura;

* Braço alcance mínimo de 212 cm (na ponta dos pés), o que permitirá que você atinja os equipamentos em todos os tipos de aeronaves;

* Estudo de pelo menos ensino médio padrão;

* Clinicamente apto para satisfazer exigências da função;

* Fluente em inglês falado e escrito (fluência em outra língua é uma vantagem);

* A experiência anterior em serviços de turismo, hotelaria e restaurantes é uma vantagem;

* E certamente deverá ter o perfil de pessoa que tem a natural habilidade de prestar excelentes serviços com espírito de equipe.

Faça aqui o seu cadastro on-line e descubra o seu futuro. Clique aqui e acesse a página de recrutamento da empresa.

Open Day Emirates no Brasil

O processo seletivo da Emirates no Brasil conta geralmente com três etapas.

A primeira etapa é realizada exclusivamente pela consultoria Fly Right International. O candidato deve cadastrar o seu currículo no formulário da consultoria.

A duração do Open Day Emirates varia de 3 a 6 horas, dependendo do número de pessoas. Lembrando que toda a apresentação será feita em inglês. O idioma é pré-requisito para o cargo.

O evento é aberto ao público em geral, não sendo necessário ter Certificado Médico Aeronáutico (CMA) ou Certificado de Habilidade Técnica (CHT).

Neste dia, os candidatos assistem uma apresentação sobre a cidade de Dubai, a Emirates, contrato de trabalho, além de oportunidade para esclarecer quaisquer dúvidas.

Em um segundo momento, neste mesmo dia, ocorre uma prova escrita de redação em inglês, além de uma breve entrevista individual com a entrega de currículos e fotos.

Dicas para tripulantes: comissários de bordo e pilotos de avião

Assessment Day / Final Interview

O Assessment Day

Apenas os candidatos pré-aprovados no Open Day serão convidados para o Assessment Day. Receberão um e-mail da companhia aérea com mais detalhes sobre data, local, horário, etc.

Esta etapa da seleção é dividida em fases: — primeiro há uma apresentação inicial, com perguntas e respostas, dinâmicas de grupo, teste de inglês escrito e documentação. Todas as fases são eliminatórias e os candidatos são informados do resultado imediatamente.

Em um segundo momento, os candidatos que obtiveram êxito passam à próxima atividade dentro deste mesmo dia até finalmente cumprir todas exigências de documentação.

Por fim, os candidatos aprovados são convidados para a Final Interview. Ou seja, farão uma entrevista individual em profundidade, geralmente marcada para os próximos 2 ou 3 dias seguintes do Assessment Day.

Final Interview

Nesta etapa também só participam candidatos que tenham recebido a aprovação na etapa anteriro da seleção. O profissional receberá um convite via e-mail com a data de sua entrevista previamente agendada.

A entrevista tem duração de 1 hora e é feita geralmente com um chefe de cabine da Emirates ou outros profissionais de recrutamento da empresa.

Finalmente o candidato entrega demais documentos – diplomas, cartas de referencia, cartas de desligamento de empresas, etc., além de cópias de acordo com instruções dadas previamente. Após a entrevista, é segurar a ansiedade e aguardar o resultado final que virá por meio de email ou telefonema direto de Dubai.

Aeronave da Emirates Airlines

Dúvidas mais frequentes quanto à empresa:

Qual o segredo do crescimento tão rápido da Emirates?

Desde o início a empresa visa superar a expectativa de seus clientes com qualidade e inovação. Reflexo disso é a conquista de mais de 300 prêmios internacionais. Além disso, temos uma firme gestão focada em metas de longo prazo.

Emirates tem um agressivo plano de desenvolvimento empresarial acrescentando uma média de quatro novos destinos a cada ano, além de aumentar frequências de rotas já operadas, bem como de expansão da frota atual em uma média de um novo avião a cada mês. Enfim, temos um bom produto complementado com nosso excelente serviço sempre buscando ser o melhor em tudo o que fazemos.

O que posso esperar da Emirates sendo um comissário de vôo da mesma?

A partir do momento em que você fizer parte de nossa equipe, as possibilidades se tornam infinitas. Somado ao fato de trabalhar ao lado de pessoas de mais de 100 nacionalidades, o que lhe proporcionará um enriquecimento cultural enorme, ainda terá oportunidades de carreira incríveis dentro da companhia, certamente muito mais rápido e provável do que em qualquer outra empresa aérea.

Atualmente com um alto desempenho de um comissário de voo, é possível atingir a posição de purser em até cinco anos, além da de oportunidades de atuarem em solo como instrutores de serviço de bordo. Há diversos casos de profissionais que migraram para outros departamentos. A Emirates é uma empresa dinâmica, e assim serão suas oportunidades, sempre com base no seu desempenho dia-a-dia.

Qual tempo eu terei de contrato?

Inicialmente será contratado por um período de três anos (renovável se ambas as partes concordarem). No entanto, terá um período de experiência de seis meses.

Terei assistência médica?

Sim. A Emirates fornece aos seus tripulantes um pacote completo para os serviços de saúde médica e odontológica pela Emirates Medical & Dental.

Serei segurado pela Emirates?

Todos os tripulantes segurados 24 horas por dia, sete dias da semana em todo o mundo sob uma base de seguros de vida e de apólices de seguro de acidentes pessoais. Os novos profissionais recebem uma cópia do contrato detalhado quando da sua entrada na empresa.

Como é a estrutura salarial dos tripulantes?

O salário é constituído por uma base fixa e uma parte variável de acordo com as horas de vôo, além das diárias.

Tenho direito a férias?

Todos tripulantes têm direito a 30 dias de férias por ano com direito a uma passagem gratuita para o seu país de origem. Após três anos de trabalho, esta passagem poderá ser marcada para qualquer destino operado pela Emirates.

Quantos dias de folga eu terei por mês?

Todos os comissários de voo têm um mínimo de 8 dias de folga por mês.

Como é o Centro de Treinamento de Comissários da Emirates em Dubai?

Terei direito a acomodação, como é?

Todo tripulante da Emirates tem direito a hospedagem em alojamento compartilhado de alto padrão com instalações recreativas e ar condicionado. Sempre que possível os companheiros de quarto (no máximo três) são da mesma nacionalidade.

Há alojamentos mistos?

Os Emirados Árabes Unidos é um país islâmico, portanto, de acordo com o regime vigente somente será permitida a partilha para pessoas casadas pela lei.

Preciso ter experiência como comissário de voo para participar da seleção?

Não exigimos experiência anterior, mas certamente consideraremos uma vantagem.

Quais as qualidades que a Emirates espera de seus comissários de voo?

Emirates busca candidatos que se identificam com a profissão de comissário de voo. Procuramos candidatos, que independentemente da sua nacionalidade, tenha sempre atitude positiva, inspire confiança, seja flexível, tenha maturidade, sempre amigável, e mais importante, uma verdadeira paixão de ajudar os outros a fim de lhes proporcionar qualidade de serviço (espírito de servir).

Como sabemos que o trabalho poderá ser muito cansativo e exigente, também damos preferência aos candidatos comprometidos e que tenham bom preparo físico, a fim de se recuperarem rapidamente de dias de trabalho cansativos e exigentes.

Preciso ter feito curso de comissário de voo para participar das seleções?

Não. Poderá ser considerado um diferencial, mas a Emirates não exige que o candidato tenha feito o curso de comissário de vôo no Brasil, nem que tenha seu Certificado de Capacidade Técnica. Todos os aprovados em nosso processo seletivo passarão por cinco semanas de treinamento intensivo em Dubai, no Emirates Aviation College. O treinamento inclui os aspectos teóricos e práticos de segurança, primeiros socorros e de prestação de serviços, incluindo simuladores de aviões.

© Conteúdo originalmente publicado no Meio Aéreo e agora parte do Muita Viagem.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*