O Chile é um dos destinos turísticos mais legais e charmosos da América do Sul, com várias atrações para os viajantes de todos os tipos, dos casais em viagens românticas em lua de mel aos mochileiros aventureiros.
Santiago, a charmosa capital chilena, mistura tradição, com prédios, museus e praças bem conservadas, com a modernidade de um cidade cosmopolita.
Pertinho da capital, dá para encontrar as famosas vinícolas chilenas, como a Concha y Toro, que oferecem passeios para os turistas.
O país conta com as praias de Algaborro, que tem ótimos resorts (em Algaborro fica a maior piscina do mundo) e é bastante popular no verão.
— Roteiros de viagens em Santiago, Chile
Patagônia chilena
O Parque Nacional das Torres del Paine guarda cenários incríveis – foto: Neil Wikie
Os mais aventureiros podem procurar lugares como o Valle Nevado, as Torres del Paine, na Patagônia chilena, o Deserto do Atacama, a região mais árida do planeta, e a misteriosa Ilha de Páscoa.
Passagens aéreas para o Chile
A única cidade chilena que recebe voos diretos do Brasil é a capital, Santiago. O aeroporto internacional de Santiago é o Aeroporto Santiago Arturo Merino Benitez. O tempo de voo de São Paulo para Santiago é de cerca de 3 horas e 40 minutos.
Entre as linhas aéreas que vendem passagens aéreas do Brasil para o Chile, estão a LATAM, a Lan, a Aerolineas Argentinas e a KLM.
— Dicas para comprar passagens aéreas baratas
Pacotes de viagem para o Chile
— Mochilão pela América do Sul
Muitas empresas brasileiras tem pacotes de viagens para o Chile, que incluem mais de um destino no país ou até outros destinos da América do Sul.
A CVC, por exemplo, sempre tem pacotes CVC para Santiago e Buenos Aires, além de viagens com passeios incluídos e pacotes para Santiago e Lagos Andinos.
No site de reservas de hotel Booking.com, encontramos diversas opções de acomodações no Chile, em cidades como Torres del Paine, na Patagônia e hotéis em Santiago, Região dos Lagos Andinos e Patagônia.
Pesquise passagens aéreas baratas para Santiago, no Chile, que percorrem a Rota do Vinho nesse belo destino da América do Sul
É preciso visto para viajar para o Chile?
Os brasileiros não precisam de visto para entrar no Chile. Para entrar no país como turista é preciso apenas o passaporte válido por seis meses ou a carteira de identidade (RG) em bom estado –atenção: a carteira de motorista não é válida como identidade para visitar o Chile.
O prazo de permanência no Chile para turistas é de 90 dias, podendo ser expandido mediante requisição ao Departamento de Extranjería.
É importante ter a passagem de volta para o Brasil e se lembrar de guardar o cartão de ingresso no país, que deve ser apresentado ao sair do Chile.
Atrações turísticas do Chile
O Chile é um dos países mais desenvolvidos da América do Sul, com boa infraestrutura turística. Não é um país barato para se visitar em comparação com outros países do subcontinente, mas os preços não devem assustar quem mora em São Paulo.
Santiago, a capital, é uma cidade moderna que mantém sua tradição com museus, prédios e praças bem conservadas. Santiago é um ótimo destino para viagens de casal, com destinos românticos como vinícolas ao redor e opções de passeios de trem.
Entre as atrações turísticas do Chile estão as vinícolas. Uma das melhores épocas para visitar os lugares de produção de vinho no Chile é entre março e maio, quando as parreiras estão mais carregadas de uvas.
As principais produtoras de vinho chilenas são preparadas para receber os turistas. A mais famosa vinícola chilena é a Concha y Toro, no Vale do Maípo, próxima a Santiago. A Concha y Toro oferece visitas guiadas em inglês e espanhol.
A melhor época para visitar os vinhedos do Chile é entre março e maio, quando as parreiras ficam bem carregadas de uvas. Todas as vinícolas têm ótima estrutura e recebem muito bem os turistas. Há diversas pousadas, restaurantes, degustações, passeios com visitas guiadas, lojas internas e até cavalgadas.
Um dos lugares mais misteriosos da América do Sul fica no Chile: a Ilha de Páscoa, famosa pelos Moai, imensas cabeças de pedra espalhadas por toda ilha. Veja nossas dicas de turismo na Ilha de Páscoa.
Outra atração turística e ecológica do Chile é o Atacama, que tem o deserto mais árido do mundo.
Valparaíso, na costa chilena, é uma cidade famosa pela cultura boêmia, pelas paisagens e pelas casinhas coloridas. A cidade é um Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e vale a pena ser visitada pelos turistas.
No extremo sul do Chile, na Patagônia Chilena, fica outro destino turístico importante: o Parque Nacional das Torres del Paine, com suas paisagens andinas que misturam montanhas, lagos e glaciares.