Início / Melhores destinos / João Pessoa e as surpresas do litoral da Paraíba
A praia paraibana de Coqueirinho é uma das praias mais bonitas que vi no meu mochilão pelo Nordeste - foto:divulgação

João Pessoa e as surpresas do litoral da Paraíba

João Pessoa, a porta do Sol, onde o astro nasce primeiro nas Américas, foi uma cidade que me surpreendeu bastante no mochilão pelo nordeste do Brasil.

Antes de mais nada, a capital da Paraíba é estrategicamente localizada a apenas 180 km de distância de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e 120 km de distância de Recife, Pernambuco. Assim, João Pessoa é uma ótima opção de cidade com praia para servir como base para viagens curtas pelo nordeste e roteiros de carros na costa litorânea brasileira.

Nos três dias que passamos no litoral da Paraíba, deu para conhecer muitas praias, o Forte de Santa Catarina do Cabedelo, perto do marco zero da BR 230, a rodovia Transamazonica, a Estação Ciência, um museu desenhado por Oscar Niemeyer em Cabo Branco, pertinho do ponto mais extremo do litoral pessoense, Nordestino, brasileiro e das Américas.

Praias do nordeste próximas de João Pessoa

O que fazer em João Pessoa

A região metropolitana de Jão Pessoa é bastante acolhedora e tem vários pontos turísticos: igrejas antigas, um forte, ótimas praias na região urbana, além de um centro histórico instagrameável com casinhas coloniais. Além disos, o museu projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer — a Estação Cabo Branco, é atração à parte.

E claro, não podemos esquecer a principal praia de nudismo do país (Tambaba) e o marco zero da BR 230 (mais conhecida como Transamazônica). Certamente tudo isso vem na esteira da longa história de João Pessoa (PB). Aliás, é a terceira cidade mais antiga do Brasil, fundada em 5 de agosto de 1585, e o ponto mais oriental das Américas.

É impressionante como escurece cedo na cidade –e como a lua é sensacional refletida no mar. Fiquei hospedado na casa de um amigo (obrigado, Ivanzão), na região de Tambaú, um bairro nobre da cidade, com uma excelente praia urbana, bem organizada, com equipamentos para atividade fisica como calistenia e barras, sem prédios altos na orla, com uma boa infraestrutura.

A lua brilha no céu e reflete no mar em João Pessoa

João Pessoa praia de Tambaú

A lua de João Pessoa refletida nas águas da praia de Tambaú

Chegamos na segunda-feira e, no final da tarde e à noitinha, tinha movimento no calçadão, bem cuidado e com muitas opções de restaurantes e quiosques padronizados, com móveis de madeira. Enquanto isso, nas areias da praia de Tambaú, muitas pessoas faziam atividades físicas em academias móveis.

Diferentemente de São Luís, Natal e Recife, as outras capitais nordestinas que passei no meu mochilão de 40 dias pelo nordeste, o movimento em João Pessoa não tem clima turístico –em Natal e em São Luís, a abordagem de algumas pessoas a quem eles identificam como turistas é exagerada. Tudo é mais calmo em Jampa, com jeito de dia a dia tranquilo.

A capital paraibana é ocupada, pelo menos na região de Tambaú, pelos próprios moradores, que aproveitam uma cidade que já foi apontada como uma das mais verdes do mundo, uma das melhores para viver a aposentadoria, entre outros títulos que dão pistas do porque a cidade atrai tanta gente para morar ali.

Praia de Tambaú, no centro de João Pessoa

praia de Tambaú em João Pessoa

Vista aérea da praia de Tambaú em João Pessoa

João Pessoa tem ciclovias nessa área mais nobre e parte da orla fica fechada todas as manhãs, entre 5h e 8h, para a prática de esporte. Aliás, para muitas pessoas, Jampa tem a melhor relação custo-benefício das praias do nordeste: é relativamente calma, os preços são razoáveis.

Na periferia, João Pessoa sofre com altos índices de homicídio, violência e pobreza. Ainda assim, a cidade é a capital menos desigual do Nordeste, conforme o índice Gini,  e seu Índice de Desenvolvimento Humano de 0,763, é alto, segundo a ONU.

comer buchada na paraiba joão pessoa

Boteco em João Pessoa (PB).

Apesar de não ter provado da culinária paraibana, tendo cometido o pecado de negar comer “a melhor buchada de bode da Paraíba”, segundo meu amigo e guia Ivanzão, no Buchadas Bar (Avenida Aderbal Piragibe, 255), um bar no estilo boteco muito aconchegante.

Fomos até o Buchadas Bar e eu estava disposto a comer a iguaria, mas arreguei pedi uma simples carne de bode ao molho (boa, mais macia e com o gosto menos marcante do que eu esperava).

Praias da Paraíba – Litoral sul de PB

litoral sul da Paraíba

Foto do Maceió de Tabatinga, em Conde, no litoral sul da Paraíba

Vale a pena alugar um carro em João Pessoa para conhecer toda a costa litorânea da capital da Paraíba, que aliás, guarda algumas pérolas, como Tambaba, a praia de nudismo mais conhecida do Brasil, e a praia do Coqueirinho, uma das praias mais bonitas que conheci no mochilão pelo nordeste.

O litoral de João Pessoal possui 130 km de praias paradisíacas com muitas falésias e dunas, além de arrecifes e piscinas naturais. Localizada entre os dois estados — Pernambuco e Rio Grande do Norte, a Paraíba possui um litoral multi-facetado, com resquícios de Mata Atlântica e influência do cerrado, que ainda não entrou do roteiro do turismo de massa. Além de RN e PE, a Paraíba faz fronteira com o Ceará.

Em um dia, fomos de carro conhecer o litoral sul da Paraíba (já tinha vindo de carro da Praia da Pipa até Paraíba, parando em algumas praias do litoral norte do estado). Assim, partimos em direção a Conde-PB, que concentra algumas das melhores praias da Paraíba e está a apenas 30 km de João Pessoa.

o que fazer em joão pessoa

A praia paraibana de Coqueirinho é uma das praias mais bonitas que vi no meu mochilão pelo Nordeste – foto:divulgação

Fomos à praia de Tabatinga e de lá caminhamos até a praia do Coqueirinho. É notável a bela mistura de falésias salpicadas por coqueiros e arrecifes, deixando a água esverdeada mais calma. Na praia de Tabatinga, há o Maceió de Tabatinga. O local é formado pelo encontro do rio Bucatul com o mar, um terreno alagadiço onde pessoas tomam banho de argila e de água doce.

Praia Bela e o litoral multi-facetado de João Pessoa

Já na praia de Coqueirinho, a paisagem pontilhada de coqueiros ganha cores com imensas falésias. A área tem trechos com mar mais forte e pedaços protegidos por arrecifes, que formam piscinas mais calmas, boas para banho. Depois de conhecer essas duas praias, pegamos o carro e fomos um pouco mais para o litoral sul para conhecer a praia Bela, que merece o nome, no município de Pitimbu.

praias em joão pessoa

Os quiosques da praia Bela-PB tem cadeiras na água

A praia Bela fica no encontro do rio Mucatu com o mar, e forma algumas faixas de areia interessantes para passar um tempo embaixo de um guarda-sol com cobertura de palha. Porém, muitas vezes está quase inteiro embaixo d´água, dependendo da maré.

O lugar é cheio de barzinhos e quiosques e algumas cadeiras ficam dentro d´água, um cenário gostoso para passar o final da tarde bebendo cerveja. Na praia Bela, na área de mar, há boas ondas. Na parte do encontro do rio Mucatu com o mar, as águas são mais calmas.

praia mais bonita do brasil 2022

O guarda-sol de palha é uma marca da praia Bela, em João Pessoa – Paraíba

Infelizmente acabamos não indo a Tambaba, o grande ícone do naturismo no Brasil. Sugerimos, para ler sobre essa famosa praia de nudismo, dar uma olhada no blog Raízes do Mundo (ex-Dentro do Mochilão), que tem um ótimo relato sobre a praia de naturismo.

João Pessoa tem praias paradisíacas e muito sol

praia nudismo brasil 2022

Praia de Tambaba – João Pessoa, PB

A praia de Tambaba fica entre Coqueirinho e a praia Bela. Para entrar na área de nudismo, é preciso estar acompanhado de uma mulher ou de um casal –cada casal pode entrar com um acompanhante homem… e vou parar de falar para não continuar lamentando esse furo na minha viagem pelas paisagens do Nordeste.

Lembre-se que na Paraíba o Sol nasce muito cedo e a noite cai também cedo. Se alugar um carro para viajar pelas lindas praias do litoral paraibano, é uma ótima ideia entrar no ritmo do Sol.

A praia de Tambaú é bastante agradável. A 1500 metros da areia, fica o recife de Picãozinho, explorado turisticamente. Eu acabei não indo, mas o passeio de barco até a formação é uma das opções turísticas da praia.

Fui andando do começo da praia de Tambaú até Estação Cabo Branco, ou Estação Ciência, um centro cultural projetado por Oscar Niemeyer –uma de suas últimas obras construídas. Vale a pena visitar a Estação Ciência, que tem uma vasta programação gratuita.

Feirinha de Artesanato de Tambaú

No caminho, passamos pela Feirinha de Artesanato de Tambaú, um centro para quem quer comprar lembranças e arte paraibana. Subimos até o Mirante do Cabo Branco, em frente ao farol de mesmo nome e pertinho da Estação Ciência. Por fim, do mirante, no alto da falésia de Cabo Branco, a vista é magnífica –de dia e de noite. A praia à direita, o Pontal do Seixas, é o ponto mais oriental das Américas.

o que fazer em João Pessoa

A vista do Mirante do Cabo Branco em João Pessoa; no canto esquerdo, tem uma pessoa andando

Em uma manhã, fomos de carro até Cabedelo, cidade ocupada no século 16 em torno do forte que protegia a entrada do estuário do rio Paraíba.

Em Cabedelo, visitei o Forte de Santa Catarina do Cabedelo, conhecido como Fortaleza de Santa Catarina. Um forte gigantesco que é um dos marcos da resistência portuguesa contra a invasão holandesa. É um forte grande, com algumas áreas degradadas, mas impressionante.

Também passamos no marco zero da BR 230, a principal rodovia da Paraíba. A BR 230 é a Transamazônica, e no trecho nordestino está bem melhor conversada, com várias cidadezinhas para quem quer fazer um roteiro de carro pelo sertão nordestino.

Como chegar em João Pessoa

O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto (JPA), o principal da Paraíba, fica na cidade de Bayeux, a cerca de 10 km de distância do centro de João Pessoa. A duração média do voo decolando de São Paulo a partir do aeroporto de Guarulhos é de 3 horas e 8 minutos –as cidades estão a 2.200 km de distância.

Segundo o Skyscanner, o mês mais barato para comprar passagem aérea de São Paulo para João Pessoa é maio. Todas linhas aéreas possuem voos para João Pessoa, em especial a LATAM e a Gol, que vendem passagens aéreas em voos diários. Por sua vez, a Azul tem os voos com saída do aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Entre os voos diários da LATAM e da Gol para João Pessoa, existe a possibilidade de fazer voos corujão. Esses voos na madrugada costumam ter passagens aéreas mais baratas para João Pessoa.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.