por Gabi Saraceni
Sabe aquele lugar que qualquer um se apaixona? Lagos de um azul que você não acredita de tão azul, montanhas enormes rodeando o horizonte, florestas perfumadas de pinheiros e ciprestes, animais grandes como alces e ursos andando soltos e selvagens…
Prepare-se para conhecer o Parque Nacional de Banff!
O Parque Nacional de Banff, o mais antigo do Canadá, fica próximo a Calgary, província de Alberta, no sudoeste do país.
Onde ficar no Parque Banff
Existem muitas opções de hospedagem em Banff, encontre a que melhor se encaixa nos seus planos.
Procure algo na região central para ter acesso fácil aos restaurantes, lojas, sorveterias e passeios. A Banff Avenue é a mais movimentada, mas mesmo assim bem tranquila, pois a cidade é bem pequena.
Quando ir: inverno e verão
Ponte sobre o rio Bow, em Banff
Um dos destinos mais procurados no Canadá, faz jus à fama.
Em meio à Cordilheira das Montanhas Rochosas, pode ser visitado ao ano todo.
No verão é possível remar pelas corredeiras do rio Bow, fazer caminhadas nas diversas trilhas mapeadas e sinalizadas do parque, escalada e muitas outras atividades ao ar livre, incluindo até passeios de cavalo.
No inverno, as temperaturas caem bastante e a região fica toda nevada. Ou seja, bastante frio! Eu fui no início do outono e já tinha alguma neve começando a cair.
Como chegar no Parque Banff, Canadá
O local conta com trilhas bonitas e bem sinalizadas
O Banff National Park fica na província de Alberta, próximo à divisa com a Colúmbia Britânica.
A capital Calgary é a maior cidade da região e conta com aeroporto internacional.
O melhor a fazer é voar até Calgary e de lá alugar um carro ou pegar um traslado (os serviços de Shuttle) que leva diretamente à Banff, Canmore e Lake Louise. A viagem dura em média 1h30 por boas estradas.
Para quem vai no orçamento apertado e procura oportunidades de viagens mais baratas, tem opções de ônibus também com a empresa Greyhound.
O que ver e o que fazer no parque canadense
Os lugares mais deslumbrantes sem dúvidas são os lagos e montanhas. Explore os famosos lagos Louise e Morraine, onde você pode fazer trilhas e apreciar a vista.
E se quiser conhecer outro lugar bem acessível e incrivelmente lindo, recomendo um passeio pelo lago Bow.
São tantos lugares que o ideal é passar por um centro de visitantes (tem um na Banff Avenue) e consultar os guarda-parques. Eles vão saber te recomendar o que está aberto, de acordo com o seu tempo por lá.
As atividades vão de apreciar a vista a até escalada em cascatas de gelo! Para todos os gostos, tem trilhas de caminhada, pesca, camping, canoagem, piscinas termais naturais, passeio a cavalo.
Um alerta para quem gosta de trilhas: durante o verão no Canadá (junho a setembro) as trilhas podem estar fechadas por conta da quantidade de ursos que passeiam por ali, para comer frutas.
No inverno do Canadá, as atividades com neve são as mais procuradas: estação de esqui, passeio com raquete de neve, dogsleding (o trenó puxado por cachorros), patinação no gelo, snowmobiling (espécie de quadricilo que invés de rodas tem esquis), alpinismo e escalada em cascatas de gelo.
Se quiser se aventurar com segurança, procure uma agência renomada no assunto, como a que eu usei.
Um passeio a dois para apreciar a vista? Recomendo um belo piquenique na beira do Lake Louise.
Bônus
A cidade de Banff já está dentro do parque. Então ela mesma conta com muitas trilhas bem sinalizadas e muito bonitas que você pode fazer da porta do hotel!
E ainda tem um lindo passeio de teleférico, chamado “Gondola” em Banff e Lake Louise. É bem divertido e você chega no topo da montanha sem nenhum esforço. A vista do vale rodeado de montanhas nevadas com certeza vale a pena.
É uma ótima opção para crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção (não aconselhável para pessoas com medo de altura).