Início / Dicas / Passeio de trem em SP: dicas de viagem pelos trilhos

Passeio de trem em SP: dicas de viagem pelos trilhos

A vida é como uma viagem de trem, conheça passeios de trem para levar as crianças para passear na cidade de São Paulo e interior.

Nesse texto mostramos que fazer passeios de trem em SP é uma opção divertida para os pais e filhos. Afinal, é psosível curtirem as férias viajando por cidades do interior de São Paulo. No entanto, os passeios de trem em SP são feitos com os trens da CPTM (Expresso Turístico), trens da Regional Campinas, os trens da Estrada de Ferro de Campos do Jordão e outras companhias das estradas de ferro de São Paulo.

Hotéis e resorts em oferta pelo Booking.com

QUERO APROVEITAR

A vida é como uma viagem de trem!

a vida é como uma viagem de trem

Para quem mora na capital, os trens turísticos da CPTM fazem três roteiros para cidades do interior de São Paulo, partindo sempre da estação da Luz. Aliás, a própria Estação da Luz é um dos passeios de trem bem divertido para fazer em fim de semana de férias escolares, feriados e fim de ano em São Paulo.

Dessa maneira, assim como São Paulo possui a Estação da Luz, os demais destinos no interior paulista possuem museus ferroviários. Por isso, quem vai a Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba pode visitar museus com a história da estrada de ferro do interior.

Cidades em SP para viagem de trem

Aliás, um dos passeios de trem ferroviário dentro da própria cidade de São Paulo é o trem do imigrante.

Nesse sentido, o trem sai da estação do bairro da Moóca, na Estação Roosevelt, indo até a rua da Moóca, retornando até a estação do Brás (conexão com metrô). As viagens e passeios de trem em SP acontecem aos finais de semana e feriados a partir das 10h30, de hora em hora, até às 16h. O trajeto leva cerca de 30 minutos. Sem dúvida, uma dica de viagem rápida e barata em São Paulo é aproveitar a infraestrutura do transporte público e trens metropolitanos da capital.

Os roteiros seguem sempre da estação da Luz, da CPTM, um dos mais importantes pontos turísticos da capital, para Mogi das Cruzes, Jundiaí e vila de Paranapiacaba. O expresso turístico é um serviço da CPTM com três opções de roteiros pela história e cultura do Estado de SP. Aliás, para esse trem para Paranapiacaba, o passageiro pode iniciar a viagem de trem saindo estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André, na Linha 10 Turquesa e paga mais barato por isso.

Certamente, viajar de trem em São Paulo pode ser bem legal e divertido. Uma boa dica de viagem para famílias com crianças e o público da terceira idade é o Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Estação – Mogi das Cruzes

Os passeios de trem em SP para Mogi das Cruzes levam cerca de 2 horas. Já no destino, conhecemos melhor os produtos e serviços integrantes da oferta turística deste destino como as propriedades frutíferas Hoçoya e hortaliças Sítio da Roça, o Casarão do Chá e alguns resorts no interior de SP.

A linha turística sai sempre às 8:30 da manhã no segundo sábado de cada mês, com volta no mesmo dia às 16:30 da Estação Mogi das Cruzes. Caso queira voltar no domingo, poderá voltar de ônibus (Pássaro Marrom) ou em outros trens da CPTM (Linha 7 Rubi).

Há muito o que fazer em Mogi das Cruzes (SP). Aliás, Mogi é uma das cidades no entorno do Alto Tietê e nascente do Rio Tietê, fazendo parte do Cinturão Verde, uma área de fazendas do Estado de São Paulo.

Dessa forma, a Mogi das Cruzes oferece espaço para prática de esportes de aventura nas Serras do Mar, do Itapeti e Parque das Neblinas. Já quem gosta de contemplar a natureza, caminhadas e visitas à fazendas produtoras de frutas, orquidário e pontos históricos como o Casarão de Chá.

Confira o site da Prefeitura de Mogi das Cruzes para mais informações.

Viagem de trem da Estação da Luz até Mogi das Cruzes

A partir de uma viagem de trem saindo de São Paulo até a cidade de Mogi das Cruzes, no interior de SP, é psossível conhecer de perto o grande cinturão verde, área que garante um clima mais ameno na metrópole paulista por conta dos rios e mananciais ali preservados.

A vida é como uma viagem de trem

a vida é como uma viagem de trem

“A vida é como uma viagem de trem”

Fomos recepcionados por um grupo musical cantando músicas sertanejas de raiz, além de comissários de bordo na entrada do trem turístico do interior. Antes da viagem começar é feito o speech com instruções de emergência. O mais importante é NÃO colocar as mãos para fora da janela do trem.

Leia também: Review de malas e mochilas para viajar

Como fazer passeios de trem em SP até Mogi das Cruzes

Para começar, o trem expresso para Mogi das Cruzes partiu da Estação da Luz às 8:30. Recebemos informações sobre a história da estação da Luz e sobre antiga rota de trem que ligava a capital de São Paulo à cidade litorânea de Santos. No entanto, foi anunciado que a viagem demoraria apenas 1h, porém o trajeto foi feito em 1h40 tanto na ida quanto na volta. Assim, avaliamos como um lado ruim desses passeios de trem em SP, pois ir de carro deixaria a viagem bem mais rápida.

No entanto, é realmente uma viagem legal para fazer com crianças. O trem do Expresso Turístico é confortável e não pára em nenhuma estação. É possível ver alguns pontos da cidade como Brás, Tatuapé até São Miguel Paulista e Mogi das Cruzes.

De qualquer modo, as viagens para Mogi das Cruzes no Expresso Turístico acontecem no 2.º sábado de cada mês. Aos domingos o trem expresso faz as viagens para Parnapiacaba. Já as viagens para Jundiaí partem aos sábados. Em síntese, para saber os dias, vagas e tarifas é bom consultar o site da CPTM. É possível também ir até Mogi e demais destinos das linhas de trens da CPTM, porém há paradas e os trens menos confortáveis.

Estação Jundiaí

Viagem de trem da Estação da Luz até Jundiaí

passeio de trem jundiai sp

Jardim Borânico, em Jundiaí

Jundiaí é uma cidade para as crianças. Aliás, para quem não conhece, Jundiaí é uma cidade do interior, perto de São Paulo, que é possível chegar com passeio de trem em SP. A cidade fica a 60 km da capital e também é rápida de se fazer. Especialmente nestas cidades próximas, acho que vale a pena ficar uma noite em hotel ou pousada. Sempre tem coisas interessantes para conhecer na cidade e muitas vezes a viagem bate-volta fica corrida demais.

Como fazer o passeio de trem até Jundiaí?

Para começar, a linha sai sempre às 8h30 da manhã e chega em Jundiaí por volta das 10h. Na volta, o trem sai de Jundiaí às 16h30, chegando em São Paulo por volta das 18h. Ainda vale conferir as dicas de blogs de viagens com dicas sobre o que fazer em Jundiaí, por exemplo. Sem dúvida, a região tem muitas atrações turísticas. Você pode ir ao museu ferroviário histórico, por exemplo, aprender sobre história e ainda e ter contato com a natureza.

Estação Paranapiacaba

Passeio de trem de SP para Paranapiacaba

viagem de trem turístico paranapiacaba sp

A cidade com nome trava-língua é a nova rota turística dos trens da CPTM. Uma dica de viagem barata em Julho é o Festival de Inverno de Paranapiacaba, com shows e música que variam do MPB, sertanejo, rock e música erudita com artistas nacionais e internacionais.

Como fazer a viagem de trem até Paranapiacaba?

A linh sai sempre às 8:30 da manhã, todos os domingos, exceto no segundo fim de semana do mês. O trem faz uma parada às 9:00 em Santo André. A volta é às 16:30 da tarde do ABC para a Estação da Luz.

Lá, em Paranapiacaba, é possível fazer o passeio turístico no trem dos ingleses que faz viagens aos domingos e feriados de hora em hora a partir das 10h até às 16h. O trem faz trajeto de 20 minutos percorrendo um trecho da linha original, dentro do próprio Museu Ferroviário e vista para a Serra do Mar (Santos).

O site da Prefeitura de Santo André tem informações sobre a cidade.

Estação Jaguariúna

Trem “Maria Fumaça” de Campinas (SP) para Jaguariúna

maria fumaca trem campinas sp

Trem Maria Fumaça de Campinas para Jaguariúna, interior de SP. | Foto: ABPF

A viagem de trem “Maria Fumaça” é um dos melhores passeios de trem para fazer com as crianças e filhos. Os passeios de trem em Campinas acontecem todos os finais de semana (sábado, domingo) e feriados. Em geral, a duração dos trajetos levam entre 1h30 e 3h. Para conferir os horários acesse o site da ABPF – Regional Campinas. A viagem é bem legal para crianças, com paradas nas estações Anhumas e Jaguariúna.

Leia também: O que fazer em Campinas no final de semana

Passeios de trem em SP com bondinho em Campos do Jordão

Passeio de trem em campos do jordão sp

Passeio de trem no Vale do Paraíba. Bondinho em Campos do Jordão

Há três rotas possíveis de trem partindo da Estação Vila Capivari, perto da Prefeitura em Campos do Jordão.

As linhas levam o viajante até Pindamonhangaba ou Santo Antônio do Pinhal. Em ambos trajetos é possível ver o Vale do Lageado, vista panorâmica e 360º do ponto ferroviário mais alto do Brasil. Veja os horários no site oficial para comprar as passagens ferroviárias para viagens e passeios de trem no interior de SP.

Trem da Estrada de Ferro Campos do Jordão, Chegando em Santo Antonio do Pinhal | Creative Commons

Passeio de trem pela estrada de Ferro entre Campos do Jordão e Santo Antonio do Pinhal (SP).

Campos do Jordão tem muito o que fazer, como o Festival de Inverno de Campos do Jordão, em julho, além da programação de Natal e Festa da Virada no Réveillon em Campos do Jordão. Além disso, o roteiro clássico em passeio de trem na estrada de Ferro, saindo da Vila Capivari até Santo Antônio do Pinhal; bem como o tradicional bonde Urbano em Campos do Jordão.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.