Praias, montanhas, neve e vinhos. É bem fácil conhecer diferentes paisagens e a cultura chilena sem precisar viajar para longe de Santiago.
Listamos as melhores dicas e passeios que podem ser feitos em família, amigos e até sozinho ao redor de Santiago. Aproveite os roteiros e boa viagem!
— Visto, passaporte e documentos para viajar para o Chile
Valparaíso
Casas coloridas do alto dos morros de Valparaíso – Chile| Gabi Saraceni
Essa cidade litorânea encanta por suas peculiaridades e passado histórico, não à toa lhe chamam carinhosamente de ‘Valpo’.
Decretada Patrimônio Histórico da Humanidade por suas casas centenárias e arquitetura primorosa, que hoje colorem a paisagem dos morros (‘cerros’) Alegre e Concepción, com fachadas pintadas por artistas grafiteiros ou de cores vibrantes.
Fica a 1h30 (de carro) desde Santiago, distância perfeita para um bate-volta. Fácil de chegar de também de ônibus (desde o terminal da estação Pajaritos do metrô).
Porto de Valparaíso
Um bom passeio pela cidade passa pelo “Muelle Prat”, um deque portuário interessante com navios e containers gigantes bem pertinho da costa. Às vezes é possível avistar navios e outras grandes embarcações da marinha chilena.
No coração do porto também se encontra o monumento à Batalha de Iquique (parte da Guerra do Pacífico, durante as lutas territoriais com o Peru), na Praça Soto Mayor. É um dos símbolos de poder e resistência da cidade, onde também se encontra o prédio da sede da Armada Chilena.
Para continuar a visitar a cidade, não se pode escapar dos morros. Mas os funiculares (chamados de ‘ascensor’) estão nos pontos-chave da cidade, para lhe poupar o fôlego. Os centenários ascensores El Peral e Reina Victoria te permitem subir ao Cerro Alegre rapidamente e ainda dá para aproveitar a vista panorâmica.
Cerro Alegre e Cerro Concepción são os mais visitados e recomendados para um belo passeio. Casas coloniais, cafés, hotéis e restaurantes se acomodam entre as vielas e ladeiras. Aproveite os mirantes para um lindo pôr-do-sol.
Foi em Valparaíso que Pablo Neruda escolheu construir mais uma (das três) casas que possuiu. La Sebastiana (Ferrari, 692, Cerro Bellavista) hoje é um lindo museu bem ao alto do morro, com cara de navio, mas bem longe do mar.
Casa de Pablo Neruda, em Valparaíso – Chile | Gabi Saraceni
— As melhores praias de Valparaíso, no litoral chileno
Viña Del Mar
O litoral chileno em Viña del Mar | Gabi Saraceni
O charmoso balneário vizinho à Valparaíso, vale uma visita não só por seu famoso cassino e um relógio enfeitado com flores na entrada da cidade.
Viña Del Mar tem a sua orla bem planejada e pronta para abrigar turistas e veranistas. Apesar de ser banhada pelo geladíssimo Oceano Pacífico, suas areias são uma delícia para tomar banho de sol e relaxar. E ainda tem uma ótima estrutura de restaurantes, bares e cafés.
— O que fazer em Viña del Mar e Valparaíso
Cajón del Maipo
Cajon del Maipo, uma viagem perto de Santiago – Chile | CC
Para os que querem um pouco mais de natureza de montanha, a região de Cajón del Maipo com certeza é uma pedida. É uma das atrações imperdíveis próximas de Santiago para viagens bate-volta.
A apenas 1h30 de Santiago, a região conta com muitos atrativos, como fazer rafting no rio Maipo e conhecer a famosa e linda represa Embalse el Yeso, nos pés de montanhas nevadas.
É possível chegar até lá com operadores de turismo ou em carro alugado.
A partir da cidadezinha de San José de Maipo se chega nos principais pontos turísticos do vale.
Vinícolas Concha y Toro, Undurraga e Santa Rita
Quem vai para o Chile tem que conhecer uma de suas famosas vinícolas.
— Vinícolas chilenas para degustação de vinhos
Degustação de vinhos
Concha y Toro
A vinícola mais conhecida dos brasileiros é talvez aquela que produz o renomado vinho Casillero del Diablo, a Concha y Toro. Conhecida por sua qualidade, a vinícola está bem pertinho dos limites de Santiago, outro motivo para conhecer. É altamente recomendável fazer reserva dos tours guiados no próprio site.
Undurraga
A vinícola Undurraga data de 1885, sendo uma das mais antigas do Chile e seu principal atrativo. Conhecê-la é dar uma volta ao passado e uma boa alternativa para quem busca autenticidade e história. Fica na região limítrofe de Santiago e se pode chegar em ônibus, carro ou operadores turísticos.
Santa Rita
Outra figurinha famosa nas mesas brasileiras, a vinícola Santa Rita também oferece tours guiados aos seus grandes tonéis e parreiras. É uma das preferidas dos santiaguiños e também está nos arredores de Santiago do Chile. Para visitar faça reserva no próprio site e siga as instruções de como chegar.
Estive algumas vezes no Chile gostei muito principalmente os cruzeiros feito no sul do pais.