Home / Vasto Mundo / Chile / Passeios em cidades próximas de Santiago, no Chile

Passeios em cidades próximas de Santiago, no Chile

Por Gabi Saraceni

Praias, montanhas, neve e vinhos. É bem fácil conhecer diferentes paisagens e a cultura chilena sem precisar viajar para longe de Santiago.

Listamos as melhores dicas e passeios que podem ser feitos em família, amigos e até sozinho ao redor de Santiago. Aproveite os roteiros e boa viagem!

Visto, passaporte e documentos para viajar para o Chile

Valparaíso

Casas coloridas do alto dos morros de Valparaíso – Chile| Gabi Saraceni

Essa cidade litorânea encanta por suas peculiaridades e passado histórico, não à toa lhe chamam carinhosamente de ‘Valpo’.

Decretada Patrimônio Histórico da Humanidade por suas casas centenárias e arquitetura primorosa, que hoje colorem a paisagem dos morros (‘cerros’) Alegre e Concepción, com fachadas pintadas por artistas grafiteiros ou de cores vibrantes.

 

Fica a 1h30 (de carro) desde Santiago, distância perfeita para um bate-volta. Fácil de chegar de também de ônibus (desde o terminal da estação Pajaritos do metrô).

Porto de Valparaíso

Um bom passeio pela cidade passa pelo “Muelle Prat”, um deque portuário interessante com navios e containers gigantes bem pertinho da costa. Às vezes é possível avistar navios e outras grandes embarcações da marinha chilena.

No coração do porto também se encontra o monumento à Batalha de Iquique (parte da Guerra do Pacífico, durante as lutas territoriais com o Peru), na Praça Soto Mayor. É um dos símbolos de poder e resistência da cidade, onde também se encontra o prédio da sede da Armada Chilena.

Para continuar a visitar a cidade, não se pode escapar dos morros. Mas os funiculares (chamados de ‘ascensor’) estão nos pontos-chave da cidade, para lhe poupar o fôlego. Os centenários ascensores El Peral e Reina Victoria te permitem subir ao Cerro Alegre rapidamente e ainda dá para aproveitar a vista panorâmica.

Cerro Alegre e Cerro Concepción são os mais visitados e recomendados para um belo passeio. Casas coloniais, cafés, hotéis e restaurantes se acomodam entre as vielas e ladeiras. Aproveite os mirantes para um lindo pôr-do-sol.

Foi em Valparaíso que Pablo Neruda escolheu construir mais uma (das três) casas que possuiu. La Sebastiana (Ferrari, 692, Cerro Bellavista) hoje é um lindo museu bem ao alto do morro, com cara de navio, mas bem longe do mar.

Casa de Pablo Neruda, em Valparaíso – Chile | Gabi Saraceni

As melhores praias de Valparaíso, no litoral chileno

Viña Del Mar

O litoral chileno em Viña del Mar | Gabi Saraceni

O charmoso balneário vizinho à Valparaíso, vale uma visita não só por seu famoso cassino e um relógio enfeitado com flores na entrada da cidade.

Viña Del Mar tem a sua orla bem planejada e pronta para abrigar turistas e veranistas. Apesar de ser banhada pelo geladíssimo Oceano Pacífico, suas areias são uma delícia para tomar banho de sol e relaxar. E ainda tem uma ótima estrutura de restaurantes, bares e cafés.

O que fazer em Viña del Mar e Valparaíso

Cajón del Maipo

Cajon del Maipo, uma viagem perto de Santiago – Chile | CC

Para os que querem um pouco mais de natureza de montanha, a região de Cajón del Maipo com certeza é uma pedida. É uma das atrações imperdíveis próximas de Santiago para viagens bate-volta.

A apenas 1h30 de Santiago, a região conta com muitos atrativos, como fazer rafting no rio Maipo e conhecer a famosa e linda represa Embalse el Yeso, nos pés de montanhas nevadas.

É possível chegar até lá com operadores de turismo ou em carro alugado.

A partir da cidadezinha de San José de Maipo se chega nos principais pontos turísticos do vale.

Vinícolas Concha y Toro, Undurraga e Santa Rita

Quem vai para o Chile tem que conhecer uma de suas famosas vinícolas.

—  Vinícolas chilenas para degustação de vinhos

Degustação de vinhos

Concha y Toro

A vinícola mais conhecida dos brasileiros é talvez aquela que produz o renomado vinho Casillero del Diablo, a Concha y Toro. Conhecida por sua qualidade, a vinícola está bem pertinho dos limites de Santiago, outro motivo para conhecer. É altamente recomendável fazer reserva dos tours guiados no próprio site.

Undurraga

A vinícola Undurraga data de 1885, sendo uma das mais antigas do Chile e seu principal atrativo. Conhecê-la é dar uma volta ao passado e uma boa alternativa para quem busca autenticidade e história. Fica na região limítrofe de Santiago e se pode chegar em ônibus, carro ou operadores turísticos.

Santa Rita

Outra figurinha famosa nas mesas brasileiras, a vinícola Santa Rita também oferece tours guiados aos seus grandes tonéis e parreiras. É uma das preferidas dos santiaguiños e também está nos arredores de Santiago do Chile. Para visitar faça reserva no próprio site e siga as instruções de como chegar.

About Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens.É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

One comment

  1. Estive algumas vezes no Chile gostei muito principalmente os cruzeiros feito no sul do pais.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*