“O patrimônio histórico cultural e artístico é o legado que recebemos do passado, vivemos no presente e transmitimos às futuras gerações. Nosso patrimônio cultural e natural é fonte insubstituível de vida e inspiração, nossa pedra de toque, nosso ponto de referência, nossa identidade.”
Assim a Unesco define patrimônio. A agência da ONU, que dá título de Patrimônio Histórico Mundial a sítios de valor universal para a humanidade, tanto os naturais quanto os criados pelo homem, já apontou 19 patrimônios mundiais no Brasil.
No mundo, são milhares de propriedades contempladas com o título de patrimônio histórico, lugares de valor universal e que merecem ser visitados. Nesse sentido, é importante a preservação para as futuras gerações, e para isto é necessário conhecer melhor.
Leia também: Esculturas e estátuas famosas em destinos nacionais
Patrimônio Histórico no Brasil
Cidade Histórica de Ouro Preto/MG (1980)

Centro Histórico de Ouro Preto, um dos palcos da Inconfidência Mineira
A antiga capital mineira, fundada em 1968, é famosa pelo casario colonial, as igrejas, as esculturas de Aleijadinho e, claro, os morros. Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais, foi um dos principais palcos da Inconfidência Mineira e, caso os conspiradores separatistas tivessem sucesso, teria virado polo universitário da república.
A vocação parece não ter se perdido. Hoje a cidade é famosa pela Universidade Federal de Ouro Preto e pelas repúblicas de estudantes em casarões. E a folia, claro. O Carnaval de Ouro Preto é uma das principais festas de rua do país. Esqueça as atrações históricas nessa época.
Leia também: Dicas para fazer pós graduação na França
Centro Histórico de Olinda/PE (1982)

Vista da Sé, no Centro Histórico de Olinda
Um mosaico de cores vivas nas casas que abraçam as ruazinhas e escalam as ladeiras de Olinda trazem charme a cidade pernambucana. O cenário é também composto por igrejas barrocas, conventos, e construções do período colonial de uma cidade fundada ainda em 1537.
Aliás, a cidade histórica e patrimônio da humanidade Olinda não tem um dos melhores carnavais do Brasil. A folia em Olinda, com centenas de blocos, fantasias e muito frevo, por isso é considerado, ao menos por nós, como o melhor Carnaval do Brasil.
Leia também: Tesouros submersos em navio naufragados
Centro Histórico de Salvador/BA (1985)

Torres da Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho
A primeira capital brasileira é um retrato da miscigenação no Brasil. Salvador cresceu sendo a principal cidade colonial no Nordeste e sob larga influência africana, europeia e indígena.
O Pelourinho, seu centro histórico, é uma mistura de cores nas paredes das casinhas, igrejas com impressionantes detalhes rococó e pontos com uma vista maravilhosa de Salvador. O bairro é no topo da Cidade Alta. Dá para chegar pelo Elevador Lacerda nesta que é uma das principais atrações turísticas de Salvador. As ruazinhas do Pelô são um ótimo lugar para passear por lojinhas e restaurantes, além de ouvir muita música.
Mas a segurança e a organização, são, infelizmente, péssimas.
Leia também: Todas as raças de cachorro do mundo
Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia (2000)
O complexo, formado por parques nacionais (entre eles o Parque Nacional do Jaú, segundo mais extenso do país), estações ecológicas e reservas, é uma das maiores reservas de biodiversidade do mundo.
Animais ameaçados, como simpáticos botos, o gigantesco peixe pirarucu e o peixe-boi amazônico, são protegidos no complexo amazônico.
As paisagens são um quebra-cabeças de canais, igarapós e milhares de ilhas, muitas que fazem parte do Arquipélago de Anavilhanas.
“No mar estava escrito uma cidade”.
Rio, paisagens entre a montanha e o mar (2012)
As paisagens entre as montanhas e o mar do Rio de Janeiro foram a mais recente propriedade brasileira apontada como de valor universal.
Para dar o título à Cidade Maravilhosa, a Unesco lembrou de atrações cariocas como o Jardim Botânico, a montanha do Corcovado e o Cristo Redentor e os picos do Parque Nacional da Tijuca, e também da viva cultura de rua do Rio de Janeiro.
Impossível não citar Carlos Drummond de Andrade: “No mar estava escrito uma cidade”.
Leia também: Melhores filmes de viagem na Netflix
Lista de patrimônio histórico no Brasil
- As Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões/RS (1983)
- O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo/MG (1985)
- O Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR (1986)
- O Plano Piloto de Brasília/DF (1987)
- O Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato/PI (1991)
- O Centro Histórico de São Luiz do Maranhão/MA (1997)
- Centro Histórico da Cidade de Diamantina / MG (1999)
- Mata Atlântica – Reservas do Sudeste SP/PR (1999)
- Costa do Descobrimento – Reservas da Mata Atlântica BA/ES (1999)
- Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal – MS/MT (2000)
- Centro Histórico da Cidade de Goiás -GO (2001)
- Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas – GO (2001)
Leia também: Museus com exposições online
Dicas de passeios com crianças em SP
- Beco do Batman – São Paulo
- Taubaté e Monteiro Lobato, no interior de SP
- Cidade das Crianças, Itu (SP)
Por fim, para não errar no próximo feriado, confira todo nosso conteúdo, com dicas de passeios e roteiros para conhecer o patrimônio histórico, além de hotéis e pousadas. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.
A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!