Início / Dicas / O que acontece se eu perder o passaporte na viagem?
Aeroporto de Vancouver - Canadá

O que acontece se eu perder o passaporte na viagem?

E se eu perder o meu passaporte durante a viagem?

Pensa em uma furada no meio de uma viagem. Sabe passar aquele perrengue, ficar sem lenço, nem documento, nem ao menos um cantinho para dormir? Essa foi a levada da minha viagem de intercâmbio no Canadá após perder o meu passaporte!

Intitulei a série “Pedaços de viagem ao Canadá” por não lembrar muitos detalhes da viagem. Irei contar essa longa jornada nos próximos posts, mas como faz tempo e não lembro direito, os relatos não seguirão uma ordem cronológica nem ao menos um roteiro, apenas experiências, dicas e retratos de um cara após perder o passaporte no início da viagem de intercâmbio.

Países que não exigem visto para brasileiros

SOS Viajante

O que faço se eu perder o passaporte?

O SOS Viajante de hoje vai para o caso de acontecer com você, assim, por simples descuido, chegar à noite bêbado na casa onde está hospedado e perceber que está sem o passaporte. Então, saiba o que acontece se você perder o passaporte durante a viagem!

intercâmbio canadá

Vale a pena andar a pé ou de bicicleta por Vancouver

perder passaporte na viagem

meus companheiros – o mochilão e a neve

Meu azar veio logo no começo da trip. Havia chego a 10 dias na Canadá. Estava na casa do Beaudin, um amigo canadense que me hospedou por 15 dias – Leia o relato onde conto um pouco da experiência de morar em casas de famílias canadenses e quebecoais em seis cidades do Canadá via Couchsurfing.

Estávamos voltando de uma balada, mas detalhe – voltávamos de bicicleta! Era madrugada e estava muito frio.

Aliás, lembro apenas que não dava para pedalar pela praia, então tive que empurrar a “magrela” em alguns trechos na volta para casa. Assim, só lembro que minha mão sem luvas congelavam segurando no guidão, e deve ter sido aí que perdi meu passaporte durante a viagem.

Sem passaporte, sem bebida alccólica

Resultado? Após perder o passaporte, fiquei sem o documento e sem poder entrar em alguns pubs, nem mesmo comprar bebidas alcoólicas.

A restrição à venda de bebidas é bastante rigorosa no Canadá, especialmente em cidadezinhas menores, como é o caso de Victória onde morei por três meses. Desse modo, o meu maior perrengue foi mesmo durante o período que morei em Victória. Depois de morar três meses por lá, fui estudar francês em Montreal.

Nesta cidade, acredito por ser cidade grande, já era mais tranquilo entrar nos lugares sem documento. A diferença com o que acontece no Brasil, onde acho mais difícil entrar nas baladas sem documento se você estiver em cidades maiores, como São Paulo e Rio de Janeiro.

O que fazer se perder o passaporte durante a viagem

Assim, após perder o passaporte, a primeira coisa que fiz foi telefonar para a polícia local reportando a perda. Após ter este número de arquivo policial, procurei o Consulado do Brasil no Canadá.

Como eu morava em Victória e o Consulado mais próximo estava em Vancouver, teria que ir até lá para ver a questão. Contudo, como antes de voltar ao Brasil eu ainda iria morar em Montréal, poderia embarcar de Vancouver até Toronto (voo doméstico) sem o passaporte.

Em Toronto tive que preencher o “Formulário de Perda, Furto, Extravio ou Destruição de Documento de Viagem” e solicitar a “Permissão para Voltar ao Brasil“. Tive apenas que levar duas fotos 5×7 cm e deixar minha impressão digital.

Consulados do Brasil no Canadá

Consulado Geral do Brasil em Toronto

77 Bloor Street West, Suite 1109 – Toronto – Ontário – Canadá

Site oficial do consulado

Consulado Geral do Brasil em Montreal

1 Westmount Square, 1700 – Montreal – Quebec – Canadá

Site oficial do consulado

Onde morei no Canadá

Como disse, não lembro de detalhes dos meus seis meses morando no Canadá. O tópico central é o fato de ter ido para estudar inglês e francês, em Victória e Montreal, respectivamente. E o mais impressionante: — Morei e visitei sete cidades no Canadá pagando apenas duas semanas em hostel e duas semanas de aluguel ao longo de seis meses. Gastei menos de 500 dólares canadenses com a hospedagem.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.