As melhores cidades do interior paulista com pesqueiros em SP estão na rota turística do Oeste Paulista.
Para começar, rios, parques ecológicos com pousadas, restaurantes, festivais de peixe e lojas de pescaria são os atrativos do turismo de pesca no Estado de São Paulo.
Nesse sentido, as cidades de Panorama, Pauliceia, Rancharia, Rosana e Teodoro Sampaio são os principais destinos pesqueiros em SP. Sendo assim, a região, que tem grande potencial aquático, é uma boa opção para turismo no oeste paulista e viagem de carro em família ou amigos.
Leia também: Interior de SP: lugares para viajar perto da capital
Pesqueiros em SP
Presidente Prudente e cidades próximas
A cidade de Presidente Prudente, no interior do estado de São Paulo está a uma distância de 560 km da capital paulista. Famosa pela feira do rolo no final de semana, lá você encontra o que não encontra na loja da Havan, na Av. Joaquim Constantino – Vila Formosa.
Rancharia
A uma distância de 60 km de Presidente Prudente, a cidade de Rancharia é destaque na rota do turismo de pesca em SP por conta do belo balneário municipal, a 13 km do centro histórico, com restaurantes, lanchonetes e quiosques.
Certamente, vale a pena conhecer o Rancho Quarto de Milha – fundado por criadores dessa raça de cavalos, trazida dos Estados Unidos e que teve em Rancharia seu berço no Brasil.
No distrito de Gardênia, às margens do Rio Capivari, acontece o Fest Peixe. O visitante também pode conferir os tanques-rede para a criação de tilápias, que servem de fonte de renda para a população local.
Contudo, há poucas opções de hotéis na região, mas com antecedência é possível encontrar acomodações para uma viagem em família nas férias de verão 2023.
Leia também: Férias em família no Brasil
Panorama
Cidade próxima de Presidente Prudente, a distância da capital paulista para a cidade de Panorama é de 700 km. No entanto, com um pôr do sol de tirar o fôlego, o balneário turístico oferece quase 1 km de praias no Rio Paraná, em SP – há quiosques, bares, pousadas com piscina, restaurantes, além de área para camping e pesqueiro em SP.
Da marina, de dentro do balneário, saem passeios de barco aos sábados e domingos.
E claro que a grande atração é a pesca. A cidade não conta com muitas hospedagens, por isso, é bom se planejar e reservar a pousada com antecedência. No mais, para segurança e conforto, o turista conta com caixas eletrônicos para sacar dinheiro, e o hospital santa casa.
Não deixe de provar os melhores pratos à base de peixe, em especial o torresmo de tilápia – prato típico da região.
Paulicéia
Ao lado de Panorama, a uma distância de apenas seis km, o turista em busca de pesqueiros em SP, encontra em Paulicéia um dos melhores destinos de pesca no Estado de São Paulo. Além dos tucunarés, são encontrados dourados, piranhas e outras espécies de peixe.
Um roteiro para viagem de carro bem legal é seguir a travessia ao Mato Grosso do Sul, antes realizada de balsa, hoje é feita por ponte de dois km de extensão.
Apesar de pequena, a cidadezinha do interior paulista conta com boas opções de hospedagens e pousadas de charme. Alías, um dos eventos da cidade é a Festa da Fogueira – Queima da Fogueira Gigante e show pirotécnico, durante o inverno, entre junho e julho.
Leia também: Festas populares em São Paulo
Parque Morro do Diabo

Morro do Diabo – Teodoro Sampaio – SP | Valtair Gomes
Teodoro Sampaio
A 290 km de Ourinho, no oeste paulista, a cidade de Teodoro Sampaio tem seu território banhado pelos rios Paraná e Paranapanema. A pacata cidade fica às margens do Rio Paranapanema, onde está localizado o balneário municipal com várias opções de passeios de barco em SP.
Já para se chegar às margens do Paraná, são cerca de 60 km de distância.
O destaque da cidade, contudo, é o Parque Morro do Diabo, que conta com trilhas cercadas por natureza, além de museu indígena. Vale a pena conhecer o artesanato em bambu e buchas vegetais, característicos da região. Na agenda de eventos da cidade, o festival da pesca e ecoturismo.
Há poucas, mas boas opções de acomodações na cidade, que conta com restaurantes com pratos à base de peixe e centrinho comercial com muitas lojas com artigos para pesca.
Rosana
A pequena cidade de Rosana, no oeste paulista, também é banhado pelos rios Paraná e Paranapanema.
A distância para Presidente Prudente é de 200 km. Certamente, o encontro dos rios é uma das atrações turísticas do oeste paulista, sendo uma grande aventura e um dos passeios de barco pelas ilhas fluviais mais divertidas às margens do Paranapanema.
Em conclusão, no roteiro ainda vale incluir as barragens das hidrelétricas Sérgio Motta e de Rosana. No entanto, o turismo local é voltado para a pesca, e quem busca pesqueiros em SP certamente irá se apaixonar pelo local, que conta com hotéis, pousadas, hospital e bancos.
Por fim, para não errar na viagem, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.
A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!