Início / Aviação / Como ser piloto comercial — avião de linha aérea ou helicóptero
quanto ganha piloto de avião
Quanto ganha um piloto de avião de linha aérea - Azul, Gol e Latam.

Como ser piloto comercial — avião de linha aérea ou helicóptero

Confira as informações abaixo para saber o que é necessário para ser um piloto de avião!

O profissional que optar pela carreira de piloto comercial deve plena ciência da capacitação que a função exige. É preciso muito responsabilidade para pilotar aeronaves modernas de linhas aéreas do Brasil e empresas aéreas internacionais.

Os aviões modernos são extremamente seguros e cada mais mais “simples” de se pilotar. Isto porque o avanço da tecnologia fez com que várias funções dos pilotos fossem substituídas. Este profissional tornou-se um supervisor de sistemas.

Hoje o comandante tem menos funções no sentido de controlar o avião momento a momento, pois basicamente programa o computador, determina parâmetros e monitora a automação do voo.

Leia também: Quanto ganha um piloto de avião

Como ser piloto de avião?

Formação e carreiras

A profissão de piloto é uma das mais cobiçadas dentro da aviação civil.

Para ser um piloto de avião é necessário que o profissional tenha um compromisso com a segurança e se dedique muito aos estudos e treinamentos. Outras características interessantes são:

  • responsabilidade
  • concentração
  • autocontrole
  • controle emocional
  • capacidade de trabalhar sobre pressão
  • capacidade de rápida adaptação às mudanças operacionais
  • capacidade de trabalhar em equipe
  • raciocínio rápido
  • raciocínio espacial
  • paciência
  • agilidade
  • comprometimento
  • disciplina

Leia também: CRM na Aviação

Formação do piloto de avião

O primeiro passo para ser piloto de avião é escolher entre a formação civil ou militar. Para a formação civil, há diversos aeroclubes e escolas de pilotagem espalhados pelo Brasil que ministram cursos de piloto privado e piloto comercial.

No caso de piloto privado ou desportivo, basta ter o Ensino Fundamental. E como ser piloto de avião de linha aérea?

Já para seguir a carreira de piloto comercial, é preciso ter concluído o Ensino Médio. Existem também algumas faculdades particulares que possuem o curso de Ciências Aeronáuticas com ênfase em Piloto Comercial, que tem duração de três anos. (ver lista abaixo)

Qual a formação necessária para ser um piloto de avião

Para seguir a carreira de piloto militar, o profissional tem a possibilidade de cursar a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, prestando concurso no final da oitava série do Ensino Fundamental, ou participar do vestibular da Academia da Força Aérea após concluir o Ensino Médio.

Pilotos da FAB integram a Esquadrilha da Fumaça

Para ser um profissional da aviação civil, o piloto deve ter no mínimo o Ensino Médio completo, ter concluído os cursos de Piloto Privado e Piloto Comercial e acumulado pelo menos 150 horas de voo. A fluência na língua inglesa é desejável. Um pré-requisito muito importante é a realização do exame médico todo ano, onde a integridade física do piloto é atestada enquanto ele quiser voar.

O curso teórico de Piloto Privado tem a duração de quatro meses, e o aluno deve acumular 35 horas de voo em até dois anos. Após essa fase, ele tem de frequentar o curso de Piloto Comercial por mais quatro meses e acumular um total de 150 horas em até dois anos.

A idade mínima para o aluno frequentar as aulas é de 17 anos, mas ele deverá completar 18 anos para obter a licença de piloto privado e poder voar sozinho. Para o piloto comercial, a exigência é ter, no mínimo, 18 anos. Ou seja, não é fácil responder como ser piloto de avião. Há várias rotas para seguir.

O profissional que quiser ser habilitado como piloto comercial, por exemplo, deve completar no mínimo 150 horas de voo. Essa habilitação ou licença é adquirida através do Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O tempo de estudo depende da rapidez com que o aluno realiza seus vôos de treinamento. Em média, leva-se de três a quatro anos.

Leia também: Cursos gratuitos para estudar inglês on-line

Mercado de trabalho na Aviação

O mercado de trabalho para o piloto de avião está em expansão e a remuneração é acima da média. É uma carreira que está em alta mas o sucesso desta profissão depende muito da vocação, empenho e dedicação.

Aeroporto de Viracopos, em Campinas – SP | Foto: Muita Viagem

Um mercado que está criando ótimas oportunidades é o do empresas de táxi aéreo, que possuem aviões e helicópteros para fretamento (aluguel). Elas têm a mesma programação de treinamento e segurança das grandes empresas aéreas.

Leia também: Airlines Manager – game online

Principais atividades do piloto de avião

  • realizar voos privados ou comerciais
  • zelar pela segurança dos passageiros
  • realizar pousos e decolagens
  • fazer exames médicos todo ano
  • participar de treinamentos: regulamentos de tráfego aéreo, técnica de equipamento (estudo dos sistemas do avião em que voamos), combate a incêndios, primeiros socorros, cargas perigosas
  • receber e seguir orientações da torre de controle
  • trabalhar em equipe

É preciso muitas e muitas horas de voo para se tornar um piloto de linha aérea

Áreas de atuação e especialidades

O piloto de avião pode especializar-se em diferentes áreas: piloto privado, comercial, de linhas aéreas, táxi aéreo dentre outros. A categoria que o profissional escolhe seguir varia de acordo com sua habilitação. Abaixo alguns exemplos:

  • PP e PP-H – Piloto Privado e Piloto Privado de Helicóptero
  • IFR – Vôo por Instrumento
  • PC/IFR – Piloto Comercial/ Vôo por Instrumento
  • PC/H – Piloto Comercial (helicóptero)
  • Piloto Agrícola
  • PLA/AV – Piloto Aéreo (avião)
  • PLA/H – Piloto Aéreo (helicóptero)

Aeroclubes e Escolas de Aviação

Para conseguir um emprego naaviação civil, seguindo carreira de piloto de avião, comissário de voo, despachante operacional, instrutor de voo, entre outros trabalhos em aeroportos e companhias aéreas no Brasil, o primeiro passo é buscar um aeroclube ou escola de aviação com curso homologado pela Anac.

Elencamos abaixo a maioria das escolas de aviação civil, aeroclubes, universidades e centros de educação que oferecem cursos ligados a diversas áreas do setor aeronáutico em SP e no RJ:

danilo hadek comissário de voo

Piloto de avião de linha aérea no Brasil.

Aeroclubes e Escolas de Aviação em SP

Aeroclube de Batatais, Aeroclube de Bauru, Aeroclube de Bebedouro, Aeroclube de Bragança Paulista, Aeroclube de Itápolis, Aeroclube de Jundiaí, Aeroclube de Marília, Aeroclube de Piracicaba, Aeroclube de Ribeirão Preto, Aeroclube de Rio Claro, Aeroclube  de São José dos Campos, Aeroclube de São Paulo, Aeroclube de Tatuí, Aeroclube de Tupi, Escola Asas do Vale, Air Training, Bravo Aviação Civil, CEAB, CEPHA, Etec Paula Souza, EACON (São Paulo), EFAI Escola de Pilotagem, EJ Escola de AeronáuticaEJ Escola de Aeronáutica (Jundiaí),  ABC Fly (Santo André), ABC Fly (São Paulo), Brasil Flight, Escola Master de Aviação, Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas, SENAI São Carlos, EWM Aviation Ground School, Fly Center, Instituto Toledo de EnsinoAcademia das Águias, Escola MM Air, Master Helicópteros, ProFlight e Anhembi Morumbi.

Aeroclubes e Escolas de Aviação no RJ

Avitraining Escola de Aviação, Blue Sky Escola de Aviação, Cia do Ar Escola de Aviação, Fly Escola de Aviação, Omni Brasil, STS Escola de Aviação, Universidade Estácio de SáUniversidade Veiga de Almeida.

Confira outras escolas de aviação e aeroclubes homologados no site da Anac.

Faculdades de Ciências Aeronáuticas no Brasil

Faculdade de Tecnologia e Ciências – SOMESB, Faculdades Integradas UNICESP, Universidade FUMEC, Universidade Católica de Goiás, Universidade de Cuiabá, Universidade de Várzea Grande, Universidade de Tuiuti, Unicentro – Universidade do Centro Oeste, UNOPAR – Universidade do Norte do Paraná, Universidade Veiga de Almeida, Universidade Estácio de Sá, UNIUBE – Universidade de UberabaAnhembi Morumbi, CESED – Curso de Ensino Superior e Desenvolvimento, Unisul Virtual – Ensino à Distância, Instituto Toledo de Ensino e Faculdade de Ciências Aeronáuticas – PUC/RS.

© Conteúdo originalmente publicado no Meio Aéreo e agora parte do Muita Viagem.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.