Início / Souvenir / Como ser piloto de avião e helicóptero?

Como ser piloto de avião e helicóptero?

Confira as informações abaixo para saber o que é necessário para ser um piloto de avião!

O profissional que optar pela carreira de piloto comercial deve plena ciência da capacitação que a função exige. É preciso muito responsabilidade para pilotar aeronaves modernas de linhas aéreas do Brasil e empresas aéreas internacionais.

Os aviões modernos são extremamente seguros e cada mais mais “simples” de se pilotar. Isto porque o avanço da tecnologia fez com que várias funções dos pilotos fossem substituídas. Este profissional tornou-se um supervisor de sistemas. Hoje o comandante tem menos funções no sentido de controlar o avião momento a momento, pois basicamente programa o computador, determina parâmetros e monitora a automação do voo.

Formação

A profissão de piloto é uma das mais cobiçadas dentro da aviação civil.

Para ser um piloto de avião é necessário que o profissional tenha um compromisso com a segurança e se dedique muito aos estudos e treinamentos. Outras características interessantes são:

  • responsabilidade
  • concentração
  • autocontrole
  • controle emocional
  • capacidade de trabalhar sobre pressão
  • capacidade de rápida adaptação às mudanças operacionais
  • capacidade de trabalhar em equipe
  • raciocínio rápido
  • raciocínio espacial
  • paciência
  • agilidade
  • comprometimento
  • disciplina

Qual a formação necessária para ser um piloto de avião?

Para ser piloto de avião é necessário que o profissional escolha entre a formação civil ou militar. Para a formação civil, há diversos aeroclubes e escolas de pilotagem espalhados pelo Brasil que ministram cursos de piloto privado e piloto comercial.

No caso de piloto privado ou desportivo, basta ter o Ensino Fundamental. Já para seguir a carreira de piloto comercial, é preciso ter concluído o Ensino Médio. Existem também algumas faculdades particulares que possuem o curso de Ciências Aeronáuticas com ênfase em Piloto Comercial, que tem duração de três anos. (ver lista abaixo)

Pilotos da FAB integram a Esquadrilha da Fumaça

Para seguir a carreira de piloto militar, o profissional tem a possibilidade de cursar a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, prestando concurso no final da oitava série do Ensino Fundamental, ou participar do vestibular da Academia da Força Aérea após concluir o Ensino Médio.

Para ser um profissional da aviação civil, o piloto deve ter no mínimo o Ensino Médio completo, ter concluído os cursos de Piloto Privado e Piloto Comercial e acumulado pelo menos 150 horas de voo.

A fluência na língua inglesa é desejável. Um pré-requisito muito importante é a realização do exame médico todo ano, onde a integridade física do piloto é atestada enquanto ele quiser voar.

Cursos gratuitos para estudar inglês on-line

O curso teórico de Piloto Privado tem a duração de quatro meses, e o aluno deve acumular 35 horas de voo em até dois anos. Após essa fase, ele tem de frequentar o curso de Piloto Comercial por mais quatro meses e acumular um total de 150 horas em até dois anos.

A idade mínima para o aluno frequentar as aulas é de 17 anos, mas ele deverá completar 18 anos para obter a licença de piloto privado e poder voar sozinho. Para o piloto comercial, a exigência é ter, no mínimo, 18 anos.

O profissional que quiser ser habilitado como piloto comercial, deve completar no mínimo 150 horas de voo.

Essa habilitação ou licença é adquirida através do Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O tempo de estudo depende da rapidez com que o aluno realiza seus vôos de treinamento. Em média, leva-se de três a quatro anos.

Mercado de trabalho na Aviação

Aeroporto de Viracopos, em Campinas – SP | Foto: Muita Viagem

O mercado de trabalho para o piloto de avião está em expansão e a remuneração é acima da média. É uma carreira que está em alta mas o sucesso desta profissão depende muito da vocação, empenho e dedicação.

Um mercado que está criando ótimas oportunidades é o do empresas de táxi aéreo, que possuem aviões e helicópteros para fretamento (aluguel). Elas têm a mesma programação de treinamento e segurança das grandes empresas aéreas.

Principais atividades do piloto de avião

  • realizar voos privados ou comerciais
  • zelar pela segurança dos passageiros
  • realizar pousos e decolagens
  • fazer exames médicos todo ano
  • participar de treinamentos: regulamentos de tráfego aéreo, técnica de equipamento (estudo dos sistemas do avião em que voamos), combate a incêndios, primeiros socorros, cargas perigosas
  • receber e seguir orientações da torre de controle
  • trabalhar em equipe

Áreas de atuação e especialidades

O piloto de avião pode especializar-se em diferentes áreas: piloto privado, comercial, de linhas aéreas, táxi aéreo dentre outros. A categoria que o profissional escolhe seguir varia de acordo com sua habilitação. Abaixo alguns exemplos:

  • PP e PP-H – Piloto Privado e Piloto Privado de Helicóptero
  • IFR – Vôo por Instrumento
  • PC/IFR – Piloto Comercial/ Vôo por Instrumento
  • PC/H – Piloto Comercial (helicóptero)
  • Piloto Agrícola
  • PLA/AV – Piloto Aéreo (avião)
  • PLA/H – Piloto Aéreo (helicóptero)

Aeroclubes e Escolas de Aviação

É preciso muitas e muitas horas de voo para se tornar um piloto de linha aérea

Para conseguir um emprego na aviação civil, seguindo carreira de piloto de avião, comissário de voo, despachante operacional, instrutor de voo, entre outros trabalhos em aeroportos e companhias aéreas no Brasil, o primeiro passo é buscar um aeroclube ou escola de aviação com curso homologado pela Anac.

Elencamos abaixo a maioria das escolas de aviação civil, aeroclubes, universidades e centros de educação que oferecem cursos ligados a diversas áreas do setor aeronáutico em SP e no RJ:

Aeroclubes e Escolas de Aviação em SP

Aeroclube de Araraquara, Aeroclube de Batatais, Aeroclube de Bauru, Aeroclube de Bebedouro, Aeroclube de Bragança Paulista, Aeroclube de Itápolis, Aeroclube de Jundiaí, Aeroclube de Marília, Aeroclube de Piracicaba, Aeroclube de Ribeirão Preto, Aeroclube de Rio Claro, Aeroclube  de São José dos Campos, Aeroclube de São Paulo, Aeroclube de Sorocaba, Aeroclube de Tatuí, Aeroclube de Tupi, Escola Asas do Vale, Air Training, Bravo Aviação Civil, CEAB, CEPHA, Etec Paula Souza, EACON (São Paulo), EACON (Santos ), EFAI Escola de Pilotagem, EJ Escola de Aeronáutica Itapólis, EJ Escola de Aeronáutica Jundiaí,  ABC Fly (Santo André), ABC Fly (São Paulo), Brasil Flight, Escola Master de Aviação, Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas, SENAI São Carlos, EWM Aviation Ground School, Fly Center, Instituto Toledo de Ensino, JCA Escola de Aviação, Academia das Águias, Escola MM Air, Master Helicópteros, Flex Aviation Center, ProFlight, TASAnhembi Morumbi.

Aeroclubes e Escolas de Aviação no RJ

Avitraining Escola de Aviação, Blue Sky Escola de Aviação, Cia do Ar Escola de Aviação, Fly Escola de Aviação, Flex Aviation Center, Omni Brasil, QNE Escola de Aviação, STS Escola de Aviação, Universidade Estácio de SáUniversidade Veiga de Almeida.

Confira outras escolas de aviação e aeroclubes homologados no site da Anac.

Faculdades de Ciências Aeronáuticas no Brasil

Faculdade de Tecnologia e Ciências – SOMESB, Faculdades Integradas UNICESP, Universidade FUMEC, Universidade Católica de Goiás, Universidade de Cuiabá, Universidade de Várzea Grande, Universidade de Tuiuti, Unicentro – Universidade do Centro Oeste, UNOPAR – Universidade do Norte do Paraná, Universidade Veiga de Almeida, Universidade Estácio de Sá, UNIUBE – Universidade de Uberaba, EMCA – Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas, Anhembi Morumbi, CESED – Curso de Ensino Superior e Desenvolvimento, Unisul Virtual – Ensino à Distância, Instituto Toledo de Ensino e Faculdade de Ciências Aeronáuticas – PUC/RS.

© Conteúdo originalmente publicado no Meio Aéreo e agora parte do Muita Viagem.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Um comentário

  1. Pingback: A definição de CRM na Aviação: O que é?

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.