fbpx
Home / Viajei (relatos) / Mapa Mundi / O que fazer em Playa del Carmen, Cancún – México
Com piscinas naturais, a Praia Linda é ótima para ir as crianças pequenas

O que fazer em Playa del Carmen, Cancún – México

Afastada 70 km de Cancún, a cidade de Playa del Carmen, na Riviera Maya, destaca-se pelos restaurantes na Quinta avenida e a proximidade das atrações turísticas Tulum, Puerto Morelos, Akumal, diversos cenotes e a ilha de Cozumel.

Fundada nos anos de 1930, a cidade histórica mexicana é bem mais antiga do que Cancún, mas assim como a vizinha tem a economia fundamentada nas atividades turísticas.

Resorts all inclusive em Cancún

Centro turístico de Playa del Carmen – México

Após uma semana em Cancún, fizemos a viagem até Playa del Carmen, para lá passar 5 dias.

Do terminal rodoviário de Cancún saem ônibus da empresa ADO com destino à Playa del Carmen. A viação possui diversas linhas saindo tanto do aeroporto de Cancun quanto do terminal rodoviário de Cancun com destino à Playa del Carmen. E de lá, partem ônibus para os principais destinos turísticos de Cancún.

A procura por Playa del Carmen, no início do planejamento da viagem foi por conta da possibilidade de conhecer outra região de Quintana Roo e ficar mais próximo de algumas atrações turísticas, em especial a pirâmide de Chichen-Itza, uma realização apreciá-la.

De fato os hotéis e pousadas em Playa del Carmen são mais baratos do que a média na zona hoteleira de Cancún. No entanto, o preço dos passeios é praticamente o mesmo. De qualquer forma, você sempre economiza um pouco com os deslocamentos menores caso pretenda alugar um carro ou ir de táxi.

Vale a pena conhecer a cidade, especialmente pelas atrações históricas, restaurantes e clima de paquera nas ruas e praias.

O que fazer em Cancún: paraíso tropical no Caribe

Playa del Carmen

Portal Maya, na Praça dos Fundadores, centro de Playa del Carmen – México

Praça dos Fundadores

Além das praias de Cancún, o Estado de Quintana Roo surpreende pelo legado deixado pelo povo Maya. Na Praça dos Fundadores, por exemplo, é possível apreciar atrações culturais.

Há apresentações diárias de artistas que exibem um pouco das tradições e costumes dos mayas. Conferimos de perto a apresentação artística dos guerreiros indígenas. Um dos destaques são os “voladores de papantla”, uma tradição dos povos nativos da península.

Ali também é possível conhecer e visitar a Capilla de Nuestra Señora del Carmen, a padroeira da cidade.

Passeios até Isla Cozumel

Do Terminal Marítimo, que fica bem próximo da praça dos fundadores, saem as embarcações da Ultramar para Isla Cozumel. A viagem ida e volta custa 400 pesos mexicanos.

Quinta Avenida: baladas e compras

Bares amplos, com música ao vivo, e o clima de praia dão a tônica na riviera mexicana

Com vida noturna mais agitada nas ruas, se comparada à Cancún, o principal ponto de movimentação de turistas em Playa del Carmen é a Quinta Avenida. Como é proibida a circulação de carro na via, o local se transforma em um imenso calçadão turístico paralelo à orla da Riviera Maia.

Para quem busca o que fazer à noite, a dica é ir até o cruzamento da Quinta Avenida com a Calle 12 e acompanhar a música dos bares e baladas. É nesta rua aonde estão as melhores boates de Playa del Carmen — Palazzo, La Vaquita, Tribeca, Coco Bongo ou Mandala. Essas duas últimas têm as suas baladas em Cancún também.

Durante o dia, para continuar no agito, a pedida são os bares e os clubes de praia. À beira mar, já no final da Calle 12, você vai encontrar os elegantes Coco Maya e o Blue Parrot. Na calle 8 fica o Patio 8.

compras cancun

Lojas de artesanatos nos arredores da Quinta Avenida

Já quem gosta de fazer compras, há um shopping center à céu aberto, o Passeo del Carmen, próximo ao Terminal Marítimo; e o Quinta Alegria Shopping Mall (novo), bem no coração turístico da cidade. Não gastamos muitos dólares em Cancún, mas sentimos uma pequena diferença e vimos mais vantagem fazer compras em Playa del Carmen.

Quinta Alegria Shopping Mall, no centro turístico de Playa del Carmen – México

Ruínas maias e sítios arqueológicos

A bela arquitetura de Chichén-Itzá

Chichén Itzá, Tulum, Cobá e Ek Balam são alguns dos sítios arqueológicos no México próximos de Cancún para conhecer.

Pela proximidade, passeios para estas atrações, a partir de Playa del Carmen fica mais confortável do que saídas de Cancún. Se for de ônibus você gasta menos tempo e de táxi sai bem mais em conta. Já para quem prefere carros alugados, é possível fazer um roteiro e conhecer mais de uma atração por dia.

Parques temáticos em Playa del Carmen

Xcaret, Xplor, Xel-Há e Xenses são alguns dos parques temáticos nas proximidades de Playa del Carmen.

Xcaret

O parque ecológico Xcaret, na Riviera Maya

O parque mais famoso é o Xcaret, ideal para quem viaja em família e pretende um lugar gostoso para passar o dia com crianças pequenas. É o parque com ingresso mais caro.

Sinceramente não gostamos muito, pois muitas atividades são pagas à parte, e acreditamos ser mais divertido para quem viaja com crianças. De qualquer forma, valeu a experiência, pois o parque é muito bonito, boa infraestrutura, bons restaurantes e boa comida.

O destaque fica por conta do espetáculo no final do dia, onde dezenas de atores encenam um pouco da história da região, contando um pouco sobre a civilização Maya, seus costumes até a chegada do homem branco nas Américas. Uma apresentação impecável e maravilhosa. Diríamos que o show compensa o valor do ingresso.

Parque Xcaret, na Riviera Maya – Cancún, México

Pagamos 120 dólares com direito ao transporte (o parque fica à 60 km de Cancún) e almoço à vontade mais uma bebida por pessoa. Foi o valor mais barato que achamos já que não estávamos com carro alugado.

A empresa que conseguimos o melhor preço foi a VIP Tour Cancún. Aliás, recomendamos que pesquisem os passeios com o Jaime antes de fechar com qualquer outra agência de viagens em Cancún. Eles costumam ter os melhores preços em diversos passeios, e a dica é fechar todos os passeios que for fazer de uma vez só, assim dá para negociar um preço mais barato.

X-plor

Para quem deseja ainda mais aventura e curte esportes radicais como tirolesa. O parque possui um dos maiores circuitos de tirolesas de Quintana Roo. Além disso, é possível praticar caiaque, percorrer grutas em jipes 4×4 e relaxar nas águas cristalinas dos cenotes localizados dentro do parque, que fica a 75 km de Cancún.

Xenotes

A coloração da água cintilante em cenote no México

O circuito dos cenotes é o melhor passeio para se fazer na região.

Os cenotes são poços de água cristalina formados por rios subterrâneos. São mais de 20 cenotes encravados na selva mexicana. Recomendamos o passeio Xenotes, onde é possível fazer roteiro de um dia para conhecer 4 deles.

Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens.É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*