Início / Destinos / Caverna de Postojna e o Castelo de Predjama em roteiro na Eslovênia
Castelo de Predjama, na Eslovenia. | Muita Viagem

Caverna de Postojna e o Castelo de Predjama em roteiro na Eslovênia

A Eslovênia é um lugar de belas paisagens. Já falamos um pouco sobre este país da antiga Iugoslávia no post com as dicas da capital Ljubljana

Antes de mais nada, a viagem na Eslovênia era um tiro no escuro, pelo menos aos meus olhos, que mal sabia sobre este pequeno país, membro da Comunidade Europeia.

Apesar de não conhecer muito bem o turismo na Eslovênia, visitar Postojna e Predjama estava nos planos da parceira de viagem. Aliás, a grande entusiasta do roteiro, que sabia tudo do país, pelo qual é fascinada.

Leia também: Roteiros mochilão na Europa

As cavernas de Postojna

É definitivamente um passeio para quem gosta de aventura. O Gustavo que visitou as cavernas do Petar, no interior de SP, iria se amarrar neste tour esloveno.

Alugamos um carro em Liubliana e saímos de lá por volta das 11:00. Chegamos rápido, mas a excursão para as cavernas acabara de partir. Eram pouco mais que meio-dia, e a próxima visita seria apenas às 14:00.

caverna postojna esolvênia

Fique de olho nos horários das excursões no roteiro pela Eslovênia – Europa.

A própria garota do guichê, onde compramos o ingresso, deu a dica (já que estávamos com carro) de ir até Predjama e voltar a tempo de pegar a próxima excursão para Postojna cave, às 14:00. Foi isso o que fizemos.

Tivemos cerca de 1 hora para conhecer o castelo e voltar. Foi apertado, mas suficiente.

Com o ingresso na mão e 10 minutos antes do horário, chegamos na entrada da caverna.

Postojna cave – Eslovênia

cavernas na europa

Todos à bordo, seguimos por 10 minutos até as galerias da caverna na Eslovênia.

A caverna de Postojna foi descoberta em 1880 pelo povo da Eslovênia. Foi o começo da exploração de cavernas na Europa. São 22 km de extensão, mas o tour percorre apenas 5 km, o que já é suficiente para perceber a grandeza desta maravilha da natureza.

o que fazer na eslovênia

A caverna de Postojna, na Eslovênia, é a 6º maior da Europa.

Na época não havia nada, os escavadores trabalhavam até no escuro, apenas com luz de tochas e lamparinas.

Hoje, o turista encontra ótima infraestrutura turística. Há restaurantes, iluminação, trenzinho, ônibus e hotéis no enrtorno de Liubliana – Eslovênia.

Leia também: O que fazer em Viena, Áustria

caverna-europa

Os minerais das rochas, como magnésio e calcário, colorem as formações.

Já dentro da caverna, os turistas se dividem em grupos por idioma (sugiro escolher o inglês), tomam o trem em trajeto de 10 min. em corredores estreitos e baixos. É preciso tomar cuidado com cabeça e braços.

Não esqueça de levar um casaco e um gorro. Faz frio dentro da caverna. A temperatura no interior das galerias varia entre 8 e 10ºC.

É bastante frio!

As cavernas na Eslovênia

A Eslovênia possui mais de 9 mil cavernas e apenas 26 podem ser visitadas. Postojna é a mais bonita! Minhas fotos não conseguem ilustrar a beleza que é o interior da caverna. As formações do alto para baixo (estalactites) e as que brotam do chão (estalagmites) fazem da caverna uma das maiores e mais bonitas do mundo.

diamante branco postojna cave

“Diamante branco”, escultura natural feito a partir da umidade. | Fotos: Muita Viagem

Começamos a pesquisar sobre a Eslovênia depois de assistir reportagem do Globo Repórter, quando a Glória Maria visitou o castelo de Bled. E por coincidência eles foram gravar uma nova matéria na mesma época em que estávamos viajando por lá.

Confira no site oficial como chegar em Postojna.

Já sobrevoei o Grand Canyon, fiz passeio de barco pelo Cânion do Xingó (Aracaju), conheci a Torre Eiffel, em Paris, o Muro de Berlim, e Postojna foi simplesmente um dos lugares mais incríveis que já conheci.

Saiba mais sobre a caverna de Postojna no site Site oficial do destino

Castelo de Predjama

turismo eslovênia

O castelo de Predjama é um dos lugares mais visitados na Eslovênia. | Foto: Muita Viagem

Conforme citamos, ao chegarmos em Postojna decidimos seguir até Predjama, visitar o castelo com o tempo que tínhamos. A distância entre as duas atrações é de apenas 9 km.

Aliás, a estrada na Eslovênia é muito boa – há boa sinalização, com telas de led agradecem quando você passa em velocidades dentro do limite nos pedágios. Os motoristas são prudentes e respeitam as leis.

Lá em Postojna compramos o combo que dava direito visitar o castelo e as cavernas de Postojna. O ingresso para os dois pontos turísticos saiu por 28,90 Euros pra cada um. É caro, mas vale a pena!

postojna joyce eslovênia

castelo medieval europa

castelo postojna europa

O castelo de Predjama também possui algumas galerias e cavernas, mas não fizemos o passeio por falta de tempo. (Dica para biólogos e geólogos). De lá seguimos até Piran, litoral da Eslovênia, de onde é possível ver uma parte da Itália. Confira abaixo o restante do relato desta road trip pela Eslovenia.

Leia também: O que fazer em Bruges, Béligica

Roteiro de carro na Eslovênia

De Postojna seguimos em direção à Piran. A dica de roteiro foi dada pelo Jaka, nosso amigo esloveno.

A rota que ele sugeriu incluía também Koper, por onde passamos rapidamente (nem saímos do carro); Izola, que acabamos desviando por causa do horário; Portorož, onde descemos do carro para caminhada curtinha na orla; e Piran, onde passamos o fim de tarde e jantamos em restaurante italiano.

 

Piran, litoral com cara de Itália na Eslovênia

piran italia eslovênia

piran praia europa

O centrinho de Piran. | Foto: MV

Para quem vai de carro, é preciso estacionar o carro antes de chegar na cidade. É um estacionamento no começo da ladeira, antes de chegar em Piran. Dentro da cidade somente moradores tem acesso às vagas, por isso deixe o carro no estacionamento e dê uma caminhada no litoral esloveno.

Caminhando até o final da costa é possível avistar a península de Grado, na Itália.

Leia também: O que fazer na Ilha de Levanzo, Itália

lugares lindos europa

Fim de tarde em Piran, cidade de praia na Eslovênia. | Foto: MV

A cidade é bem turística e deve ser bacana passar o dia lá. Chegamos tarde, já estava no final da tarde. Uma dica de passeio é alugar uma scooter para dar a volta no litoral. É possível alugar em lojinhas da orla.

Tivemos tempo de ver o pôr-do-sol, mas acredito que seria legal, por isso é uma dica, ficar uma noite lá e voltar para Ljubljana só na próxima noite. Jantamos no Riva, um restaurante italiano bom e barato e voltamos para Ljubljana. Revezamos no volante. É mais legal e seguro.

Leia também: Dubrovnik – Croácia

Por fim, para não errar na próxima viagem internacional, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.

A gente também está no Instagram. Acompanhe!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.