fbpx
Home / Antes da Viagem / As 16 melhores praias de Cancún, no México
Playa Tortugas, uma das mais bonitas da Riviera Cancún

As 16 melhores praias de Cancún, no México

As águas do Mar do Caribe, em Cancún, banham toda a Riviera Mexicana. São diversas praias públicas, sempre com o mar em diferentes tons de azul e areia bem branquinha.

Em Cancún, todas as praias públicas possuem infraestrutura com banheiros, duchas, guarda-sóis e mesas.

A grande dificuldade de quem vai para este tipo de praia, muitas vezes, é a falta de locais para comprar comidas e bebidas. Os resorts dominam boa parte do litoral, além de ser pouco frequente o comércio ambulante (a prática é proibida).

Em Cancún, os clubes de praia são opções para ter conforto

De qualquer forma, há sempre um supermercado Oxxo por perto para fazer compras e levar para a praia. Aliás, é a grande dica para quem não pretende ficar em hotel ou resort pé na areia.

Providencie um cooler, encha-o de gelo, cerveja em lata (vidros não são permitidos nas praias) e outras bebidas e leve uma bolsa com snacks e lanches para aproveitar melhor o dia na praia sem gastar muito.

Elencamos a seguir algumas praias imperdíveis na Riviera com suas características para ajudar você escolher quais as melhores praias em Cancún para passar o dia.

Vale lembrar que muitas vezes é difícil acessar as praias, pois boa parte dos hotéis de Cancún ficam de frente para o mar. Ou seja, quem não está hospedado no resort precisa acessar a praia pelas entradas públicas, e nem sempre são próximas ou bem sinalizadas. Portanto, a dica é sempre que possível ir caminhando pela areia para ir de uma praia à outra.

Praias na Riviera Cancún

Playa Chac Mool

Playa Chac Mool, na zona hoteleira de Cancún

Localizada no coração da zona hoteleira, a Playa Chac Mool está na altura do km 9,5 da Avenida Kukulkan. Conforme a numeração da rua vai aumentando o mar fica mais agitado. Leve isso em consideração na hora de reservar um hotel ou resort.

Nesta parte da Riviera de Cancún há muitos resorts e poucas ou quase nenhuma opção de quiosque na praia. Contudo, na entrada para a praia, ao lado do hostel Cancún Natura, há um supermercado Oxxo, e na praia, existem alguns guarda-sóis, além dos clubes de praia onde é possível pagar pelo day use. Portanto, para economizar, basta fazer umas comprinhas no mercado e levar para a praia.

Nesta parte do litoral o mar começa ficar um pouco agitado, sendo uma praia de bandeira vermelha. Em Cancún, todas as praias possuem uma classificação quanto ao perigo do mar — bandeira azul ou verde (mar calmo, sem restrições), bandeira amarela (mar mexido, sendo permitido nadar com cuidado), bandeira vermelha (mar agitado e perigoso, mas ainda é permitido nadar com precauções) e bandeira preta (mar violento, com entrada proibida).

Playa Gaviota Azul

Playa Gaviota Azul, no coração da zona hoteleira em Cancún

Caminhando de Chac Mool sentido Punta Cancún, no entorno da costa litorânea, próxima aos resorts Krystal Cancún e Hyatt Ziva Cancún, já no km 8,5 da Avenida Kukulkan, com tonalidades incríveis de azul, temos uma das praias mais bonitas de Cancún.

A região também é tomada por hotéis e resorts, por isso é bom estar preparado, carregar na mala uma toalha de praia ou canga e levar lanches e mochila térmica com bebidas.

O acesso público se dá entre as baladas Coco Bongo e o Mandala Beach Club. Aliás, em alguns lugares por ali, como no Mandala, é possível alugar cadeiras de praia e usar a estrutura da propriedade, com ambiente sempre animado, com clima de paquera.

A praia tem bandeira vermelha, pois há correnteza e muitas ondas. É uma praia legal para o surfe, mas também para curtir na parte rasa e em uma das extremidades, ao lado da atração Los Cubos de Fórum — centenas de cubos de concreto que ajudam a deixar o mar mais calmo nesta ponta da praia.

Playa Caracol

Praia Caracol, na zona hoteleira de Cancún

Blue flag, a Praia Caracol está entre as melhores praias de Cancún. O mar é calminho e há partes com pedras e corais perfeitos para fazer snorkelling.

A entrada pública fica em frente ao supermercado Seleto, na altura do km 8,5 da Av. Kukulkan. Vale levar uma toalha, chegar cedo e escolher um canto tranquilo da areia.

Ao lado do resort Grand Fiesta Americana há um bar e restaurante como opção para comer e tomar uma marguerita. Além disso, é fácil encontrar ambulantes vendendo água de coco, frutas e salgados.

Playa Tortugas

Tortugas é a melhor praia de Cancún, no Caribe mexicano

A Praia Tortugas é certamente a melhor praia de Cancún. O mar é bastante calmo, há infraestrutura de quiosques e barracas, além de agências de turismo que alugam caiaque, jet ski e outras opções para esportes náuticos. E, se você animar, ainda dá para pegar o ferry e ir até Isla Mujeres, o terminal de embarcações fica ali do lado.

Como esta praia em Cancún também é tomada de resorts, há poucas opções de restaurantes por ali, especialmente mais ao lado esquerdo.

No canto direito, próximo ao pier, onde há também um local para bungee jump, há duas barracas, uma de tenda vermelha da Coca-Cola e outra tenda preta da Corona.

É possível sentar em cadeiras e pedir una cerveza muy fria com porções bem saborosas. Recomendamos o ceviche de camarão com nachos. É bom demais, e a porção pequena dá para duas pessoas. Quem nos atendeu foi o nonno ou grandfather, como gosta de ser chamado o garçom mais velho dali.

O lado esquerdo da praia tem muitas pedras e resorts

Por ser a melhor praia de Cancún, bonita, blue flag e de fácil acesso, Tortugas é muito procurada.

No canto direito, com a facilidade dos quiosques, percebemos que há muito mais famílias latinas de diferentes partes do México, Guatemala e outros países, que geralmente levam cooler com cerveja, sanduíches e consomem pouco.

Os preços nas barracas não são tão caros. Além disso, há ambulantes na praia e outros restaurantes próximos e um supermercado Oxxo na esquina, na altura do km 6,5 da Boulevard Kukulkan.

Com mar calmo e azul, a praia é ótima para snorkelling

Já caminhando para o canto esquerdo da praia, há formação rochosa na areia e um mar super calmo, ótimo para fazer snorkelling. Contudo, os resorts, especialmente o Riu Palace Península, dominam o litoral.

A dica é chegar cedo, levar uma toalha, bolsa térmica com bebidas e buscar um coqueiro com sombra. Onde há resorts a praia costuma ficar mais animada, mas também lotada de gente.

Playa Linda

Com piscinas naturais, a Praia Linda é ótima para ir as crianças pequenas

No encontro da Lagoa Nichupté com o mar, perto da Torre Cênica, encontramos uma das praias mais charmosas de Cancún.

O mar é bem calmo e a geografia do local favorece a vida marinha, sendo um lugar bastante agradável para relaxar nas piscinas naturais que se formam.

Como o resort Grand Oasis Palm fica de frente para a praia, na altura do km 4,5 do Boulevard Kukulkan, a dica é levar uma toalha e mochila com lanches e bebidas para passar o dia.

Playa Langosta

Playa Langosta, na Riviera Cancún

Entre a Praia Tortugas e a Praia Linda, Langosta não é uma das praias mais bonitas de Cancún, porém é ótima para quem viaja com crianças, que podem se divertir no centro aquático Float Fun, um grande brinquedão inflável dentro do mar para a diversão da família toda.

Letreiro Cancún, na Praia Langosta

Além disso, no calçadão de acesso à praia, na altura do km 5 da Boulevard Kukulkan, tem um letreiro Cancún menos disputado do que na Praia Delfines.

Playa Marlin

Marlin é uma das melhores praias em Cancún

Marlin é outra praia em Cancún que vale a pena conhecer e passar o dia. O mar é um pouco agitado (bandeira amarela), mas há cadeiras e guarda-sóis que podem ser alugados com garotos que logo te oferecem.

O conjunto de um guarda-sol + duas cadeiras saem por 200 pesos. Negociamos e fechamos um guarda-sol + uma cadeira por 120 pesos. Contudo, faltam opções de quiosques e não há restaurantes por perto. A melhor opção é passar no mini-mercado Oxxo, bem ao lado da entrada pública, e comprar coisinhas para beliscar e beber.

Quando fomos, foi difícil achar o acesso à praia, que fica ao lado do banco Santander, na altura do km 13 do Boulevard Kukulkan. Ali nas proximidades fica o Museu da Tequila, uma dica para quem quiser combinar o dia na praia com uma atividade divertida e cultural.

Playa Delfines

A Praia Delfines fica próxima aos principais resorts all inclusive de Cancún

Delfines é uma das praias mais descoladas de Cancún. Localizada na altura do km 19,5 do Boulevard Kukulkan, é lá que fica o principal letreiro de Cancún para tirar foto.

Do mirante não é raro avistar grupos de golfinhos nadando próximo ao litoral. O local costuma ter longas filas, todos querendo postar no Instagram que estão em Cancún.

Poupamos nosso tempo e fomos direto para um guarda-sol público, deixamos nossas coisas por lá e já entramos no mar, um pouco agitado (bandeira vermelha), mas muito gostoso para furar onda e nadar com precaução.

Além das praias na zona hoteleira, quem gosta de praias paradisíacas também deve reservar alguns dias para conhecer as praias em Isla Mujeres, Cozumel e Playa del Carmen. Confira a seguir, as melhores praias destas ilhas e da Riviera Maia, ainda em Quintana Roo.

Praias em Isla Mujeres

Para chegar em Isla Mujeres é bem fácil, basta pegar um ferry em um dos terminais da zona hoteleira. A dica para pagar mais barato é ir até Puerto Juarez. Neste terminal a travessia ida e volta até a ilha custa 300 pesos, enquanto nos terminais da Praia Tortugas, Praia Caracol e em El Embarcadero custa 23 dólares. (cotação na época US$ 1 = 18 pesos)

A travessia é feita em 30 minutos e as embarcações costumam sair de hora em hora. Em Isla Mujeres, as praias bonitas que valem a pena conhecer são a Playa del Norte, a Playa Tiburon e Punta Sur.

Playa del Norte

Playa del Norte, em Isla Mujeres

A Praia do Norte, em Isla Mujeres, fica bem próxima ao terminal das embarcações. O mar é calmo e há opções de restaurantes e clubes de praia.

Uma dica legal é alugar um bangalô e passar boa parte do dia por lá. No entanto, há uma placa com advertência sobre roubos na região, por isso vale ficar sempre atento aos seus pertences.

Playa Tiburon

Playa Tiburon, em Isla Mujeres

Localizada no meio da costa da ilha, ao lado do Tortugranja, um santuário de preservação das tartarugas marinhas ao estilo do Projeto Tamar, a Praia Tiburon, é uma das mais bonitas de Cancún. Vale a pena conhecer e passar algumas horas por lá.

O mar é calmo e há uma pequena infraestrutura com restaurante de frutos do mar. O espaço na areia é curto, mas há sombrinhas de árvores à beira mar.

Punta Sur

Punta Sur é uma praia selvagem e exótica

Ao chegar na ponta sul da ilha das mulheres, o visual é sensacional, porém não é uma praia que dê para entrar no mar. A região é formada por aclives e penhascos, contudo vale a pena conhecer. Para quem gosta de arte, a dica é visitar o museu a céu aberto com esculturas modernas em meio às ruínas do Templo Ixchel.

Ali ao lado fica o famoso Garrafon Natural Reef Park, um dos mais divertidos parques aquáticos de Cancún para quem gosta de tirolesas, snorkel e deseja nadar com golfinhos.

Praias na Riviera Maya

Distante 70 km de Cancún, a cidade de Playa del Carmen destaca-se pelos restaurantes na quinta avenida e a proximidade de algumas atrações turísticas, como Tulum, os cenotes e a ilha de Cozumel.

Contudo, de Playa del Carmen seguindo para Cancún, há uma boa faixa de litoral com praias paradisíacas que valem a pena conhecer — Punta Esmeralda, Puerto Morelos e Akumal, além das praias em Cozumel e Tulum.

Punta Esmeralda

Punta Esmeralda é uma das melhores praias de Playa del Carmen

A cerca de 3 km d centro de Playa del Carmen, Punta Esmeralda faz jus ao nome. O mar tem a tonalidade esmeralda e bem calmo. É possível pedir drinks e petiscos no Cocoa Beach Club.

Puerto Morelos

Por estar afastada do centro de Cancún, é uma praia tranquila | Puerto Tours

A vila de pescadores é um dos melhores pontos para mergulho livre e snorkelling na Riviera Maia por conta de grande barreira de recifes e corais na região.

Há diversas empresas que realizam excursões com mergulho, recomendamos a Puerto Tours. Como faz parte do Parque Nacional Arrecife de Puerto Morelos, é preciso pagar, além do valor da excursão, uma taxa de 40 dólares para acesso ao recinto ecológico.

Akumal

A Baía de Akumal é o melhor lugar para nadar com tartarugas | Guillén Pérez

Localizada dentro de um parque nacional, o Centro Ecológico de Akumal, é um dos melhores lugares para fazer snorkel em Cancún. Lá é fácil nadar ao lado de tartarugas e impressionar-se com a riqueza e variedade da vida marinha entre os corais, além de conhecer melhor sobre a vida e os hábitos desses lindos animais marinhos.

Ilha de Cozumel

A ilha Cozumel tem praias paradisíacas

A partir do centro de Playa del Carmen é possível tomar um ferry até a ilha Cozumel, um paraíso para amantes do mergulho. Quem é credenciado pode mergulhar num dos melhores points do Caribe, a Sunset Beach. O mergulho livre custa cerca de 50 dólares.

Tulum

A Playa Paraíso ganha charme especial com as ruínas de Tulum

É um lugar impressionante. A praia mais movimentada é a Playa Paraíso, que fica em frente às ruínas mayas de Tulum. No entanto, são cerca de 10km de litoral, com praias desertas e paradisíacas, muitas com pequena infraestrutura de bares em hotéis pé na areia.

Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

2 comentários

  1. Olá Danilo!
    Ótimas dicas de Cancún e Riviera Maya. Estou indo pra lá em julho próximo e sua experiência me ajudou em alguns detalhes. Vamos nos hospedar em Playa del Carmen e faremos diversos passeios de ônibus, por conta, e alguns day tours. No final da viagem vamos alugar um carro por 3 ou 4 dias pra conhecer as praias de Cancún e tudo por lá. Por uma questão de distância do nosso hotel, você saberia me dizer se é possível a gente passar o dia na praia, tomar uma ducha e seguir pra algum shopping? Há duchas nas praias?
    Outra coisa: li que você gostaria de conhecer alguns lugares, como a Ásia… se precisar de dicas econômicas posso te passar! Viajei com a minha família pra Tailândia, Malásia e Singapura em dezembro/2016 e janeiro/2017. Passamos 45 dias mágicos!!!! Meu filho voltou sozinho em dezembro/2017 e janeiro/2018: Camboja, Filipinas, Brunei, Hong Kong, Macau… ele se formou na faculdade e trocou a festa de formatura pela viagem.

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*