fbpx
Home / Viajei (relatos) / Cartão Postal / Barra do Sahy, uma das melhores praias para viajar com crianças no litoral de SP
A Barra do Sahy é dica para viagem com crianças pequenas no litoral norte de SP

Barra do Sahy, uma das melhores praias para viajar com crianças no litoral de SP

Por Kitty Andrade

Se eu tivesse que sugerir uma praia para ir com criança no litoral norte de São Paulo, sem dúvida seria a Barra do Sahy. E não é só pelo caráter de praia intimista e família, mas porque eu cresci brincando naquela areia branquinha, pegando jacaré e surfando de bodyboard.

Não é praia de surfista não! As ondas só dão pé para surfar deitado mesmo e quando tem onda. Quando não tem, vira uma piscina infinita, para ficar boiando ou até mesmo dar boas braçadas.

Resorts no litoral de SP: as melhores praias e hotéis

O que fazer nas praias paulistas

Rio que deságua no mar e de onde partem passeios de barco e caiaque para As Ilhas

Eu adoro levar óculos de natação para nadar de olho aberto. O sal não incomoda e não perco a grande possibilidade de ser presenteada pela cia de pequenos cardumes de peixes.

Outro esporte bacana para praticar no Sahy é ir até As Ilhas (sim, chama As Ilhas, mas é apenas uma ilha, com duas praias, que fica bem na frente da praia do Sahy) de caiaque ou stand up paddle!

As Ilhas, na Praia da Barra do Sahy, no litoral norte de SP

Vai depender do preparo físico, a distância até que é razoável, 1,5 km, e dá para fazer em meia hora. O importante é ir naqueles dias de calmaria para as correntes e ventos não fazerem do passeio um perrengue.

Se a ideia for fazer a travessia mais relax, contemplando a paisagem, pequenos barcos de pescador fazem o trajeto com hora marcada para te buscar. Tudo é alugado no canto esquerdo da praia, onde um rio deságua no mar. Atualmente (novembro de 2019) o passeio de barco custa 100 reais.

O Sahy é uma das melhores praias de SP

O aluguel das pranchas e caiaques não são muito baratos, cada um custa cerca de 60 reais a hora, mas dependendo do número de pessoas, pode rolar um descontinho. Nos caiaques duplos, por exemplo, dá para dividir os esforços e economizar no bolso e na energia!

Ideal para viagem com crianças pequenas no verão, a praia tem mar calmo e Salva-Vidas

Além da disposição, filtro solar, muita água e lanchinhos são indispensáveis, já que nas Ilhas só tem uma barraca, onde as opções são limitadas e os preços bem salgados! É um programa que vale muito ser feito.

A ilha é pequena, mas esconde um charme, que merece ser descoberto somente chegando lá. Então, prefiro não estragar a surpresa, mas posso dar mais uma dica: leve máscara de mergulho e snorkel!

Lá é um ótimo lugar para praticar snorkeling, nadando de uma praia à outra. É só ter cuidado com embarcações e jet skis para mergulhar com segurança.

Se tiver aquele dia aberto de sol, escolher o fim de tarde para voltar das Ilhas pode ser uma bela estratégia para literalmente fechar com chave de ouro o passeio.

Mar calmo no canto esquerdo da Praia da Barra do Sahy – SP

O pôr do sol é um fenômeno a parte na Barra do Sahy. Aprecia-lo da areia já é um espetáculo unanimemente aplaudido. Do meio do mar, você assistirá de camarote, ou na melhor das viagens… se sentirá como parte do show!

De volta à terra firme, de 1500 m de extensão, a praia apesar de ser de tombo, permite uma caminhada agradável.

Capelinha na Praia da Barra do Sahy – litoral norte de SP

Para o lado esquerdo, além do rio Sahy, calmo, raso e normalmente limpo, encontra-se a Capela da Vila-Caiçara. Construída no início do século, em 1920, pelos próprios caiçaras, é uma graça! E a ponte que leva a ela, um convite para um momento de paz e serenidade.

No canto direito da praia, estão os rochedos do Canto Bravo. De fato, o mar é um pouquinho mais bravo ali. Para as crianças, o melhor lugar é o meio da praia e o canto esquerdo.

Barra do Sahy – litoral norte de SP

Praticamente a praia toda é favorável às crianças. Só mesmo o canto direito é mais indicado para os adultos. Dali tem uma pequena trilha, de menos de 10 minutos, que leva à grandes pedras, onde a vista é exuberante e vale passar um tempo só admirando o alto mar.

Pedras na trilha do canto direito da praia do Sahy, litoral norte de SP

Tem gente que pula dessas pedras, mas atenção! Essa prática é altamente não recomendada! A maré varia muito, além de terem pedras no mar!

Mirante em trilha no canto direito da praia do Sahy

Toda extensão da praia da Barra do Sahy é cercada por morros e vegetação da Mata Atlântica.

As poucas casas a beira mar são discretas e não agridem a paisagem. Por isso traz esse clima aconchegante de praia “selvagem”, apesar de estar localizada num vilarejo, onde você encontra algumas opções de hospedagem e comércio.

Melhores praias de Ubatuba (SP)

Onde ficar na Barra do Sahy

Hotel Aldeia do Sahy, no litoral norte de SP

Eu, particularmente, só posso dar meu parecer do Aldeia do Sahy, hotel que frequento desde de 1985 e único que já me hospedei por ali. De lá pra cá, o Aldeia cresceu muito, mas nunca perdeu suas características acolhedoras e o ar de simplicidade, apesar de toda sofisticação que se sucedeu ao longo desses anos. Muitos dos funcionários são os mesmo da minha infância! Daí o cuidado e respeito que eles têm com o hotel, e claro, com os hóspedes.

O Aldeia do Sahy está situado a 150m da praia da Barra do Sahy. É praticamente um hotel pé na areia, em uma das melhores praias para frequentar com crianças no litoral paulista.

Hotel com piscina é ótima opção para quem viaja com crianças pequenas

Conta com uma bela piscina para adultos e uma piscina infantil aquecida, além de sauna, serviço de spa no local, brinquedoteca e salão de jogos.

Todos os chalés possuem tv e cozinha compacta com geladeira e fogão. São muito agradáveis e privativos. O restaurante abre todos os dias e atende também à beira da piscina. Nada a mal saborear uma lula à doré, acompanhada de uma caipirinha, entre a sombra das palmeiras!

Chalés do Hotel Aldeia do Sahy, a poucos metros da praia

Réveillon na praia: onde passar o ano novo no Brasil

Como chegar no litoral norte de SP

A Barra do Sahy está localizada no município de São Sebastião, a 155 km de São Paulo e 45 km do centro de São Sebastião. Fica entre a praia preta e a praia da Baleia.

Aliás, uma ótima pedida de caminhadas é a praia da Baleia! Tem pouco mais de 2km de extensão de areia plana, batida, boa também para pedalar e jogar frescobol!

É também uma praia legal para ir com crianças, mas o mar é mais agitado, e muito frequentado pelos surfistas. Sem estrutura de comércio, abriga condomínios de alto padrão e poucas opções de pousadas.

A Barra do Sahy conta com alguns bons restaurantes, padaria, farmácia e dois mercados. Outra boa opção de lugar para comer por perto é a praia de Juquehy. Lá tem bastante restaurantes, bares e até shopping! Também é uma praia bacana de ir com criança.

Kitty Andrade

Kitty Andrade é jornalista e artista. Usa a subjetividade como sua melhor forma de expressão no texto, na fotografia e na dança. Frequenta a Barra e o Aldeia do Sahy desde os 9 anos de idade.

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*