As praias de Ubatuba estão em um litoral com 100 km de costa litorânea e mais de 80 praias e ilhas.
Por isso, fazer uma lista com as melhores praias de Ubatuba é impossível. Depende muito de pessoa para pessoa. De qualquer forma, Ubatuba é ums dos lugares de São Paulo com maior número de praias. E certamente não importa a previsão do tempo em Ubatuba – faça chuva, faça sol, é sempre muito bom!
Aliás, são tantas praias em Ubatuba que é impossível conhecer todas em um único verão. Por isso, não tenha pressa de terminar a sua quarentena.
Leia também: Hotéis no litoral norte de SP
Pesquise pousada em Ubatuba pelo Booking.com
Praias de Ubatuba, litoral norte de SP
As principais praias de Ubatuba são as praias de Lagoinha, Fortaleza e Praia Brava, Praia Vermelha do Centro, Domingas Dias, Toninhas, Camburi, Barra Seca, Prumirim e Almada.

O município de Ubatuba é repleto de praias desertas, como a Praia do Flamengo.
Assim, a partir de São Paulo, passando Maresias, vêm a cidade de Caraguatatuba e em seguida Ubatuba, com litoral extenso, há as praias do Sul e as praias do Norte, estas últimas mais próximas do Rio de Janeiro (RJ). Abaixo, elencamos praias de Ubatuba para passar com a família ou amigos. A Ilha das couves e a Praia do Sapé, por exemplo, não estão na lista.
A sequência é um blend de praias de Ubatuba a partir do litoral Sul rumo ao Rio. São muitas, e abaixo apenas uma amostra das praias da região. Sendo assim, boa parte das praias possuem mar calmo e são rodeada pela Mata Atlântica.
Leia também: Paisagens naturais no Brasil
Lagoinha, em Ubatuba – SP
Antes de mais nada, vale dizer que na alta temporada é difícil encontrar uma praia deserta no litoral norte. Assim, algumas praias mais isoladas e com melhor infraestrutura são a Praia do Cedro, Praia do Prumirim, Praia do Flamengo, Caçandoca e Puruba. Aliás, certamente algumas das melhores praias de Ubatuba (SP).

Praia do Flamengo, cenário paradisíaco no litoral norte de SP.
A Lagoinha é uma das praias mais procuradas de Ubatuba. Qual a melhor praia de Ubatuba para passar com a família? Então uma boa dica de lugar para passar as férias com as crianças no litoral norte é aqui.
Um lugar lindo, areia limpa e fofinha, fora o mar calmo. Além disso, há opções de hotéis perto dessa praia em Ubatuba, bem como pousadas, casas e apartamentos para alugar para temporada.
Assim, um dos quiosques mais bacanas é o Kokoloko Bar. É pé na areia e tem uma área coberta bem charmosa. Fica em frente ao posto de gasolina Lagoinha, ao lado destes coqueiros da foto.
Leia também: Carnaval 2023 na praia

Trilha até a praia das Conchas, em Ubatuba (SP).
Domingas Dias (praia verde)
É a praia mais bonita do centro-sul de Ubatuba para turismo sustentável no litoral norte. Além disso, é uma das praias mais seguras de SP.
A praia fica localizada em condomínio com segurança particular e acesso controlado. Logo na portaria é solicitado documento e necessário pagar outra Zona Azul por 24h de estacionamento.
Aliás, durante no verão a fiscalização deve aumentar por conta das férias, e uma dica é já comprar alguns cartões de Zona Azul no centro de Ubatuba. Ou melhor, deixar o carro na Praia do Lázaro e acessar a praia por meio de uma trilha curta e fácil.
Praia de Ubatuba boa para crianças

Trilha de fácil acesso para chegar na Praia da Caçandoquinha, em Ubatuba (SP).
Barra Seca
É uma praia boa para o banho de mar. Há muitos barcos por conta da Marina.
A dica é ficar no Bar e Restaurante Vila do Pescador, um quiosque bacana pé na areia com tendinhas para se proteger do sol. Peça uma caipirinha e curta esta tranquila e bonita praia de Ubatuba.

Faixa de terra que separa a Praia da Caçandoca e Caçandoquinha, no litoral norte de SP.
Caçandoca e Caçandoquinha

Imagem aérea da Praia da Caçandoquinha, no Quilombo da Caçandoca – Ubatuba (SP).
Praia do Félix
Em seguida, uma outra praia com acesso controlado, porém fácil chegar de carro não poderia faltar em nossa listinha de melhores praias de Ubatuba. Assim como grande parte das praias de Ubatuba, tem ondas grandes e picos perfeitos para o surfe.
Praia das Conchas
Da Praia do Félix é possível fazer algumas trilhas para prainhas menores – Prainha do Félix e Praia das Conchas. Seguindo estrada, a partir da Praia do Félix, as praias começam a ficar mais bonitas e ao mesmo tempo mais desertas.

Fragmentos e cascas de conchas formam a Praia das Conchas, em Ubatuba (SP).
O litoral paulista é tão rico em praias paradisíacas que sempre sobra uma praia deserta para quem é aventureiro e gosta de explorar praias mais selvagens e distantes da aglomeração.
Praia Toninhas
Já depois da Enseada, a Praia de Toninhas — apesar do mar agitado, é uma praia boa e gostosa para passar o dia.
A rede hoteleira oferece hotéis e pousadas românticas. É uma praia de fácil acesso, com mirante perto do calçadão, um pouco sujo, mas com uma vista maravilhosa.
Preserve o meio ambiente. Não polua as praias. Jogue lixo no lixo!

Pôr do sol na Praia da Ribeira, no litoral sul de Ubatuba (SP).
Praia do Tenório
É uma praia pequena e bem localizada, seguindo rumo ao litoral norte de Ubatuba. A Praia do Tenório é ótima para o banho de mar e costuma ficar lotada no verão, com grande fluxo de pessoas entre esta e a Praia Vermelha do norte.
É uma praia boa para crianças em Ubatuba.

A Praia da Caçandoca é bacana para passar o dia com as crianças em Ubatuba (SP).
Praia do Camburi
Praticamente na fronteira com o RJ, Camburi, é uma das praias mais bonitas de Ubatuba. A proximidade com a vila de Trindade e Paraty – RJ tornam um ótimo lugar para relaxar e ter praias paradisíacas e sem aglomeração a poucos minutos de carro.
Ubatuba é um destino no litoral de SP cheio de segredos e atrações, como você pode ver no vídeo acima.
Leia também: Parque do Ibirapuera – SP
Praia Vermelha do norte – Ubatuba
A melhor praia de Ubatuba em nossa opinião. Contudo, a Praia Vermelha do Norte é uma praia de tombo, de areia grossa e mar agitado, sendo a preferida dos surfistas que a consideram um dos melhores picos para surfar em Ubatuba.

Paredão rochoso e natureza preservada na trilha entre o Quilombo da Caçandoca até Caçandoquinha.
Prumirim
Uma praia deserta e com natureza particular. É uma das praias mais tranquilas de Ubatuba.
Assim, uma boa dica é acordar cedo, levar o guarda sol e já reservar um espaço na areia para curtir o verão na praia sem aglomeração.
É fácil chegar e há lugar para estacionar o carro com Zona Azul. Atravessando as rochas há uma prainha ainda mais reservada.
Praia do Puruba
É uma praia abençoada pelo Rio Puruba, que forma uma piscina natural à beira do mar, com áreas de proteção ambiental, mangues e vegetação nativa.

Puruba é uma praia deserta em Ubatuba
O acesso não é difícil, porém é preciso atravessar o rio para chegar à areia. Quando fomos, algumas crianças brincavam, mas é deserta e romântica, sem aglomeração.

Praia da Puruba, uma das paisagens do litoral paulista.
Almada
É uma praia linda para passar o dia. A areia é branquinha, há quiosques e o mar é tranquilo, com poucas ondas.
Antes de chegar na Almada há uma colina de onde se tem um dos melhores lugares para apreciar o fim de tarde e o pôr do sol em Ubatuba, litoral de SP.

Pôr do sol e fim de tarde no caizão, em Ubatuba (SP).
Em síntese, além de belas praias, Ubatuba tem resorts, cachoeiras entre a Mata Atlântica e muitas outras coisas para fazer, como o Quilombo Caçandoca, em uma área que guarda praia deserta de Caçandoquinha, boa para relaxar mesmo na temporada de férias de verão.
Praia da Fortaleza e Praia Brava
A Praia da Fortaleza é uma das praias com acesso mais difícil, mas é possível ir de carro em estrada asfaltada em más condições e muitas curvas.
Estacionar o carro é outra tarefa complicada, mas sempre há um jeitinho.
Da estrada para a Praia da Fortaleza é possível avistar a Praia Brava, uma das praias mais bonitas e tranquilas de Ubatuba para férias sem aglomerações. Diferente do nome, o mar é calmo com poucas ondas.

O complexo Casa do Flamengo, na Praia do Flamengo, conta com chalés e restaurantes.
Praia Vermelha do Centro
É uma das praias mais bonitas de Ubatuba em nossa opinião.
A praia tem fácil acesso, estacionamento e boa infraestrutura com quiosques na orla.
O mar é perigoso e agitado, por acaba se tornando uma praia deserta em SP. Só no mar que tem crowd de surfistas surfando altas ondas nesta bonita praia de Ubatuba, SP.
Itamambuca
Finalmente, uma das praias mais famosas do litoral norte de São Paulo.
A Praia de Itamambuca está sempre lotada. Há muitos condomínios e casas para alugar, além de pousadas e hotéis. Apesar de mar um pouco agitado, ainda é uma praia boa para crianças pequenas.

Praia da Puruba, Ubatuba (SP)
Por fim, para não errar na viagem, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências. Escreva nos comentários!
A gente também está no Instagram. Acompanhe!