O centro de São Paulo é caótico e agressiva, porém com muitas atrações culturais, históricas e divertidas para conhecer.
A cidade de São Paulo é vibrátil justamente porque tem muita gente, e talvez por isso mesmo, seja legal e tenha tudo o que tem. Uma amiga defende a teoria de que São Paulo só é legal e tem tantas opções de entretenimento, restaurantes, bares, baladas, shows, etc. justamente porque tem muita gente por aqui, o que deixa a cidade, sem dúvida, caótica, agressiva, porém vibrante.
Nesse sentido, o centro de SP, com edifícios históricos e lugares turísticos, representa bem esta imagem da metrópole. Portanto, para ilustrar e informar a quem pouco conhece da cidade e pretende fazer turismo em São Paulo durante as férias e mesmo em outras ocasiões, elaboramos um roteiro com passeios e lugares históricos que valem a pena visitar.
Roteiro pelo Centro de São Paulo
O centro de São Paulo é repleto de construções, museus, teatros e edifícios que contam um pouco da história da cidade. Para explorar alguns pontos turísticos em São Paulo, basta um pouco de disposição. O roteiro pode começar a pé até uma estação de metro ou trem e seguir até a Estação da Luz.
O roteiro segue da Luz para o Brás e Bom Retiro. Nestes bairros, destacamos a Sala São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa e a Rua Santa Ifigênia.
Leia também: São Paulo além do óbvio – lugares descolados em SP
Estação da Luz

Estação da Luz | Foto: Lubasi
Museu da Língua Portuguesa
O museu da Língua Portuguesa é uma dica de passeio em São Paulo bem legal por ser moderno, interativo e fácil de chegar. Tem muita informação e curiosidades. Além disso, admirar o edifício da estação, construção de 1901, é sensacional.
Mosteiro da Luz
O edifício é local de recolhimento das Irmãs Concepcionistas, que vivem em clausura e confeccionam as famosas pílulas milagrosas do Frei Galvão.
Assim, o mosteiro abriga o Museu de Arte Sacra, com um acervo de mais de 5 mil objetos e a coleção de presépios.
Estação Júlio Prestes – Sala São Paulo
Construída entre 1926 e 1938 para ser sede da Estrada de Ferro Sorocabana, a Estação Júlio Prestes foi inspirada nos modelos das estações norte americanas.
Por fim, para quem gosta de música erudita e grandes concertos, o local abriga a Sala São Paulo, sede da OSESP – a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
Galeria do Rock – Galeria do Reggae

galeria do rock
No centro de São Paulo há diversas galerias, entre elas a Galeria do Reggae e a Galeria do Rock. Esta última um prédio várias lojas que vendem camisetas de bandas de rock, roupas pretas e acessórios.
Há também muitas lojas de discos de vinil, lojas de skate, shape de skate, estúdios de tatuagem, piercing e salões de cabeleireiros.
Endereço: Rua Vinte e Quatro de Maio, 62 – República, Centro de SP.
Bairro da Liberdade
O bairro da Liberdade retrata a cultura e tradição dos imigrantes japoneses. As ruas com luminárias e pontes decoradas dão o ar oriental ao bairro e são mais legais aos sábados e dias festivos.
Desse modo, ao lado da estação São Joaquim é possível visitar e conhecer o Museu da Imigração Japonesa. Aliás, já utilizei o acervo do museu para fazer um trabalho de faculdade sobre cinema. Lá encontrei diversos livros e storyboards do cineasta Akira Kurosawa. Incrível!
Em seguida, nos arredores da estação Liberdade há dezenas de lojas e restaurantes para comer comida japonesa em São Paulo, além da tradicional feira de artesanato que acontece final de semana.
Bairro da Bela Vista
Logo, é possível chegar da Liberdade até a Bela Vista com o metro. Neste bairro tradicional de São Paulo é possível encontrar tradições italianas nas cantigas, localizadas em sua maioria na Rua Treze de Maio e Rua Rui Barbosa. Aliás, a região da Bela Vista e Av. Paulista é reduto de teatros e casas de shows e espetáculos.
O Museu da Cidade – 12 edifícios e espaços urbanos que compõem arte e história no centro de SP. O museu é formado por móveis que remontam ao século XVIII, como o Solar da Marquesa de Santos, Beco do Pinto e a Casa da Imagem de São Paulo.
Por fim, o Edifício Martinelli, com 30 andares, o prédio foi inaugurado em 1929 como um dos mais altos do mundo, sendo um dos edifícios mais bonitos do centro de SP. Desse modo, vale a pena admirar além da arquitetura da construção, o visual do topo – a vista panorâmica do centro de São Paulo.
Leia também: São Paulo Free Walking Tour
Praça da Sé e Catedral da Sé
A praça abriga o marco zero da cidade, ponto de partida para uma viagem barata pela história de São Paulo. Para começar o roteiro, visite a Catedral da Sé. Construída em 1954, mantém um órgão italiano com mais de dez mil tubos, capela subterrânea e cripta.
Páteo do Collegio – Museu Anchieta
O Pátio do Colégio é o berço da cidade de São Paulo, onde ocorreu a missa de fundação da cidade pelo Padre José de Anchieta, beatificado recentemente pelo Papa Francisco. Nesse sentido, o Museu Anchieta é composto por sete salas, expõe coleções de arte sacra, uma pinacoteca, uma maquete de São Paulo no século XVI e objetos da época.
Mosteiro São Bento
O local, que hospedou o Papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil, abriga a Basílica de Nossa Senhora da Assunção, com cerca de 40 monges, que fabricam pães, doces e bolos vendidos na lojinha do mosteiro sempre pela manhã. Lá as missas são em canto gregoriano.
Rua 25 de Março
A “25 de Março” é considerada a rua mais movimentada do Brasil. É também um grande shopping a céu aberto, o maior da América Latina.
Desse modo, a Rua 25 de Março ganha movimento já ao amanhecer, todos os dias, movimentando um grande centro de compras baratas, comércio varejista e atacadista, com muitas lojas de acessórios, bijuterias, brinquedos, objetos de decoração e para festas.
O nome da Rua 25 de março é em homenagem à promulgação da primeira Constituição Brasileira de 1824. Aliás, nas ruas da região de comércio popular é possível encontrar diversas outras galerias de produtos importados baratos como a Galeria Pajé.
Mercado Municipal
Por fim, se tem um passeio que recomendo para quem está viajando e conhecendo São Paulo é o Mercado Municipal.
Afinal, lá você encontra frutas, carnes, massas, doces, queijos e vinhos para levar para a casa. Além do espaço gastronômico com o saboroso, gigante e tradicional sanduíche de mortadela. Experimente também o pastel de bacalhau.
Em resumo, há inúmeras atrações turísticas na região central de São Paulo. Ali nos arredores, por exemplo, você ainda encontra o Centro Cultural CAIXA, o Centro Cultural Banco do Brasil, a Biblioteca Mário de Andrade e o Catavento Cultural. Este último, um dos melhores passeios para fazer com crianças na cidade.
Cidades turísticas para viagens bate volta em SP
Distância de São Paulo
- Atibaia, SP – a 70 km
- Embu das Artes, SP – a 30 km
- Paranapiacaba, Santo André (SP) – a 65 km
Por fim, para não errar na viagem, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.