Início / Destinos / Canadá / O que fazer no Québec, perto de Montréal – Canadá

O que fazer no Québec, perto de Montréal – Canadá

Como morei durante 6 meses no Canadá, posso dizer que conheço um pouco da cultura do país pelo seu próprio povo, afinal morei em mais de 15 casas de famílias diferentes.

Isso é outra estória, porque neste pedaço da viagem ao Canadá, destaco o Carnaval de Inverno do Quebec, evento que acontece entre o final de Janeiro e o começo de Fevereiro na cidade de Quebec.

Estudar e trabalhar no Canadá

“Quebec Winter Carnival”

quebec-winter-carnival

A ideia é animar e aquecer o pessoal…

Ninguém para gostar mais de frio do que os próprios canadenses, a alegria então, rola solta nesta festa para quem gosta de esportes de inverno, música, teatro e diversão. Este é o carnaval, friorento, do Québec!

A praça onde acontece o evento é realmente encantadora, mas um cenário que chega a cegar, de tão branco e coberto de neve! Bem-vindo ao Carnaval de Quebec! Frio na temperatura, mas atividades divertidas.

Claro que é uma viagem de inverno, então, quem não gosta de frio, deve evitar! De qualquer forma, o carnaval por lá é uma dica de viagem diferente para crianças, especialmente se nunca viram neve.

O Carnaval de Quebec acontece na região do rio Saint Lawrence. É uma festa divertida e uma importante atração turística no inverno canadense. É uma bela faceta deste imenso e multicultural país norte-americano que também fala francês.

A festa é uma boa oportunidade para fazer tudo que há de divertido para fazer na estação mais fria do ano, o inverno! Como, por exemplo, aproveitar para entrar dentro de um iglo, andar de trenó puxado por cães, tirolesa, esculturas no gelo, esqui, patinação e descida de tobogã com tapete na neve, entre outras coisas…

Esculturas na neve

competicao-esculturas-neve

Competição de escultura na neve atrai muitos foliões, armados de pá e talento!

Há desfiles noturnos, muita música, shows ao vivo, teatro de rua e também, fogos de artifício. Como disse, é uma boa dica de viagem, especialmente para quem nunca viu neve.

Vídeo com imagens da festa!

Agora, sinceramente, não recomendo ficar mais do que 3 dias por lá! Apesar de capital da província, a cidade de Quebec parece mais um pequeno vilarejo e não oferece muita novidade para quem está em busca de uma noite mais agitada. Neste quesito, Montreal é muito melhor!

Confira mais informações desta célebre festa quebecois no site oficial do evento: http://carnaval.qc.ca.  

Allo Stop, opção barata para fazer viagens no Québec

Durante o meu intercâmbio no Canadá conheci muitos habitantes locais, especialmente por hospedar-me em casas de membros do Couchsurfing, o que me ajudou a descolar algumas dicas para economizar na viagem.

Foi assim que conheci a empresa “Allo-Stop”, uma espécie de rede social de caroneiros que ajuda viajantes reduzirem o custo com transporte em deslocamentos entre cidades na província do Québec, Canadá.

É uma forma alternativa de baixo custo para quem gosta de viajar. Além de economizar na viagem, o serviço também é legal para quem gosta de fazer amizade com locais.

Utilizei o serviço quando fiz a viagem entre Montréal e a Ville de Québec. Há pelo menos uma loja em cada grande cidade na província do Québec, ou seja, é possível planejar conhecer cidades como Trois Rivières, Drummondville, entre outras. Para utilizar os serviços é preciso pagar uma taxa de adesão de CAN$6, além do valor do trecho, pago uma parte para a “Allo-Stop” e outra para a pessoa que lhe dará a carona.

dan-quebec

O castelo de Frontenac (ao fundo) é belíssimo, mas não coube nesta foto…

Na época, paguei pelo trecho CAN$6 para a empresa + CAN$12 para o dono do carro, além da taxa de adesão programa, enquanto que o preço da mesma viagem de trem com a VIA Rail Canadá ou viagem feita de ônibus com a Orleans Express, custam uma média de CAN$60 cada.

carro-coberto-neve

nem sempre o tempo ajuda os caroneiros…

É bem fácil utilizar o serviço, porém, apesar da comunidade contar atualmente com mais de 80 mil membros, você acaba ficando à mercê da disponibilidade de caroneiros. De qualquer forma, se você planejar bem a viagem, sempre acaba conseguindo uma carona para deixar sua viagem mais barata!

Para utilizar o serviço é preciso ir até uma unidade “Allo Stop” e pagar a taxa para se tornar um membro. Uma vez que você se torne membro, a única coisa que tem a fazer é entrar em contato com a filial na cidade em que está para saber se há partidas para o seu destino no dia em que você desejar fazer a viagem. Em geral, todo dia há algumas pessoas oferecendo carona para fazer a viagem, principalmente entre Montréal e Québec, especialmente às sextas-feiras e aos sábados.

Para facilitar as viagens, geralmente marca-se como ponto de encontro dos viajantes uma estação do metro. Portanto, um link útil para quem está viajando pelo Québec é o mapa do Metro de Québec.

Sobre Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*