As cachoeiras de Rio Acima (MG), em especial a cachoeira do Viana são destinos próximos de Belo Horizonte para conhecer em uma viagem bate e volta.
Rio Acima (MG) é um dos lugares mais próximos da capital mineira com uma boa quantidade de cachoeiras de médio e pequeno porte. Sendo assim, a cidadezinha no interior mineiro tem cerca de 10 mil habitantes e é agraciada pela natureza, protegida pela área de proteção ambiental sul, que guarda 14 cidades da Grande BH.
Cachoeiras exuberantes, tradições religiosas e passeio de trem perto de Belo Horizonte estão entre o que fazer em Rio Acima (MG). Afinal, Rio Acima faz parte da região metropolitana de BH e fica pouco depois de Nova Lima, pela estrada MG-030. É um destino fácil de visitar mesmo estando em um hotel em Belo Horizonte, Nova Lima ou Itabirito. Ou melhor, alguma pousada, chalé ou hotel em Rio Acima (MG).
Leia também: Resorts all inclusive em Minas Gerais
Cidades para viagens bate volta em BH
Distância de Belo Horizonte (MG)
- Ouro Preto, MG – a 98 km
- Brumadinho, MG – a 55 km
Cachoeiras e passeio de trem perto de Belo Horizonte
A estrada que leva a Rio Acima (MG) tem muitas curvas, mas está em boas condições para viajar, seja para passar um final de semana perto de BH ou mesmo para uma viagem bate e volta da capital. Aliás, grande parte das atrações naturais e pontos turísticos de Rio Acima (Grande BH) são guardadas pelo Parque Nacional da Serra do Gandarela, que protege belas paisagens brasileiras do interior de Minas Gerais.

Trem das Cachoeiras, um passeio perto de BH legal para famílias – foto: Setur/Mariana Salazar
Parque Nacional da Serra do Gandarela
As principais cachoeiras de Rio Acima são as cachoeiras como a Chica Dona, Índio e a cachoeira do Viana. Aliás, Rio Acima tem mais atrações como o mirante da Serra do Gandarel e o trem das Cachoeiras. É muita coisa para fazer próximo de BH! Basta pegar o carro e fazer uma viagem rápida no fim de semana.
Nesse sentido, muito procurado o ano inteiro, Rio Acima (MG) conta com boas pousadas perto de BH, como a confortável Pousada do Canto, gostosos restaurantes de gastronomia regional e brasileira, como o Na subida do Morro e o Canto da Saracura e outras atrações e pontos turísrticos de Rio Acima.
Trem das Cachoeiras
Partindo da simpática Estação Ferroviária de Rio Acima (MG), o trem é uma Maria Fumaça de 1924, a primeira em operação na Grande Belo Horizonte, e, além de apresentar as atrações de Rio Acima, conta às vezes com artistas e a viagem pode incluir, a parte, um delicioso café colonial.
Além disso, a cidadezinha no interior mineiro integra o Caminho Religioso da Estrada Real, uma das maiores rotas de turismo religioso do Brasil. História, cultura e belezas naturais, além de pousadas românticas, passeios para família e bons restaurantes recebem os viajantes em Rio Acima, um dos melhores destinos turísticos perto de BH.
Cachoeira do Viana – Rio Acima (MG)
Entre as montanhas do interior de Minas Gerais, correm rios e as cachoeiras Rio Acima, literalmente. Algumas das mais bonitas cachoeiras de Minas Gerais ficam perto de Belo Horizonte, guardadas pela mata e pela geografia única da Serra do Cipó, destino turístico perto de Belo Horizonte que tem boas pousadas e lugares para ficar.
Além das cachoeiras dentro do parque na Serra do Cipó, há belas quedas d’água em áreas privadas, como a cachoeira Serra Morena, uma das mais bonitas próximas de BH.
Entre Belo Horizonte e São Paulo, quase no meio do caminho, a São Tomé das Letras tem muitas cachoeiras entre as atrações. O destino também é conhecido pelas festas místicas e pelo clima religioso das suas ruazinhas de pedras. De bons campings a pousadas charmosas, há bons lugares para se hospedar na cidade mística de São Tomé das Letras (MG) e conhecer cachoeiras como as do Vale das Borboletas.
Em síntese, há inúmeros destinos lindos no interior de Minas Gerais para quem gosta de água, trilhas e natureza. Conceição do Ibitipoca (MG), por exemplo, é um destinos dos mais legais para fazer ecoturismo no interior de Minas. As múltiplas facetas da Serra de Ibitipoca agradam quem ama entrar em contato com a natureza.
Por fim, um outro destino que tem atraído os amantes de água e cachoeira é Capitólio (MG), conhecidos por muitos como o Mar de Minas, e que merece estar nos roteiros pelo interior mineiro e pela Serra da Canastra. Em conclusão, se a ideia é aproveitar o clima sertanejo do interior mineiro, vale a pena ficar em um chalé no sul de Minas. As montanhas e matas guardam deliciosa acomodações em chalés e pousadas românticas em cidades turísticas ou lugares para relaxar.